“La Marquise De Pompadour”, conhecida por Madame Pompadeur, uma bela, rica, sensual e culta “bourgeoise” parisiense; sedutora e possuidora de um gosto refinado, sua mente criativa tornava sua influência sentida em tudo que tocava, uma mulher encantadora, poderosa e temida, a “Senhora De Versalhes do século XVIII."
Esta magnífica mulher relembrava sua infância simples e alegre no coração de Villeneuve, um distrito super povoado e movimentado da cidade de Paris.
Primeira filha do casal, ela pertencia firmemente, por nascimento, à classe média.
A pequena “reinette”, rainhazinha, como era chamada pelos seus parentes e amigos, fora iniciada nas ciências eróticas, intelectuais, filosóficas, artísticas e literárias aos nove anos de idade.
“Reinette” desenvolveu um duradouro amor pelo teatro aprendendo muitas peças de cor, posteriormente alimentando sua paixão pelo teatro e pelo drama, chegou até mesmo a construir um requintado teatro em “Bellevue”, totalmente decorado com motivos chineses.
Ela mostrou possuir um considerável talento para a pintura e o desenho, e suas aulas incluíam o estudo da gravura.
Ela aprendeu a montar maravilhosamente, a vestir-se com perfeição e trajar-se com desenvoltura.
“Reinette” amava o estilo rococó, mas sempre estava em dia com a última moda e a tendência Neoclássica em todos os seguimentos dos artísticos estava se firmando com formas e motivos com tanta liberdade e calidez de cor que o efeito era de grande romantismo.
Jeanne-Antoinette Poisson jogara habilmente e metodicamente com as oportunidades que o destino lhe oferecera e alcançara a grande ambição de sua vida – conquistar o coração e a mente do rei Luiz XV, o seu “grand amour”, “lê bien-aimé”, tornando-se sua “maîtresse em titre”, amante declarada do rei da França, um dos homens mais poderosos do século XVIII.
O rei Luiz XV aprimorou e desenvolveu sua libido nos braços de madame Pompadeur, onde ele se mostrava apaixonado e fisicamente muito exigente, chegando quase a ponto de ser insaciável.
Na França do século XVIII, o ato sexual era visto quase que exclusivamente como uma gratificação do desejo e o papel da “noblesse”, eram adornar a suntuosidade da corte para promovê-la pelo continente europeu, transformando uma corte criada para o divertimento em uma existência voltada para a busca do prazer desenfreado e do gozo carnal.
Como amante oficial do rei, Madame de Pompadour ditava a moda da época e foi reconhecida mesmo pela rainha, embora os críticos a acusassem de exercer demasiado poder político.
O grande filósofo Voltaire, escrevendo para seu amigo d`Alembert, comentou em suas cartas sobre esta sua admirável grande amiga:
“dans lê fond de son coeur, elle ètait des nôtres”, no fundo do coração, ela era um dos nossos.
Para este filósofo, “ela nasceu sincera e amava o rei por ele mesmo”.
Fica o meu beijo para todos!
Fernanda
Interessante história de Madame Pompadour!
ResponderExcluirBjs,Fernanda,noiva do Edgar
Obrigado pela aula de história!
ResponderExcluirHahaha
Abraços
=)
ResponderExcluiroii td bm?
fazendo uma visitinha ;)
beijos!
Não conhecia esta história não, muito interessante, me lembrou a Beija brasileira. BJS!!!
ResponderExcluirNossa...quanta cultura!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirNossa, que interessante!
ResponderExcluirAcabei de assitir Maria Antonieta e o rei tinha uma concubina oficial!
Mt cômico!
Beijo!
Ela era o tipo de mulher que domina e enfeitiça um homem. Até um rei!
ResponderExcluirNão se fazem mais "Madames de Pompadour" como antigamente! Rsrsrsrsrsrsrs
Um beijão!
Olá Fernanda!Fico mega feliz quando recebo visitinhas no meu blog...Obrigada!
ResponderExcluirEntão, esse mês teremos a apresentação do trabalho sobre Brasil x França e coube ao meu grupo a gastronomia..e eu que estou fazendo essa apresentação em powerponit..ta lindo. Umas amigas vão apresentar sobre moda e pediram pra eu fazer tb. Como amo pesquisa, leitura, à princípio fiquei meio atrapalhada com tanta coisa pq não é só Facu que faço,(yoga, ginástica, pintura, terapia tb fazem parte da minha senama, fora a minha casa, maridão e chazinhos com outro grupo de amigas rsrsrsrs),mas acabei por concordar e etou amando Moda
( Chanel, Louis vitton, YsL...)Claro q faremos festa junina e num sítio maravilhoso de umas das amigas da facu...contratamos tudo pra não dar trabalho pra ninguém...rsrsrrs Depois postarei fotos. NO segundo semestre teremos a confecção de 1 livro de receitas de família. Tudo bem organizado, claro rsrrs
Beijocas carinhosas e apareça prum cafezinho bloguiano rsrsr
Fe, o nome do remédio é Zetron, o principio ativo é a Bupropiona.
ResponderExcluirPeça á ela pra ir ao médico, pode ser o clinico geral mesmo, e se ela puder tomar ele receita. E tb não deixe de falar sobre o livro, pq os dois juntos, e claro, a força de vontade ajudam e muito.
bjsss
estudei sobre ela nas minhas aulas de historia da indumentária. realmente poderosa, rs.
ResponderExcluirAmante oficial? Haha
ResponderExcluirQue engraçado.
Legal a história. Eu realmente não tinha a menor a ideia.
Bjss
Querida Fe,
ResponderExcluirPoxa, que pena! Ainda não tenho um macacão para cheinhas... Tenho uma blusa vermelha com paetês e um casaqueto que devem dar em vc. Dê uma olhada no site!
Blusa vermelha com paetês Cláudia Simões e Casaqueto Xadrez Modamania.
Bjk grande
7ºC é bem frrrrio!! ^^
ResponderExcluirah, mas eu gosto tanto de friozinho! desde que esteja bem agasalhada né :p
fe, posso de pedir um favor?
vota no meu video nesse link aqui: http://www.meudocedesejoimaginarium.com.br/eu-te-amo-com-todo-meu-coracao/
por favor? ^^
te agradeço!
é só cadastrar basicão, eles enviam uma senha pro seu email cadastrado, vc loga e vota!
um beijo!
brigada!
;*
Gostei do post! na verdade adorei seu blog! bjs
ResponderExcluirluxoooo!
ResponderExcluir;)
caramba, tudo isso é novidade pra mim
ResponderExcluir=)
Adorei a Matéria, principalemnte porque este é o ano da França no Brasil.
ResponderExcluirAinda nãoe scolhe op presente para meu namorado...quero algo inusitado...assim que escolher eu te conto em segredo rsss.
Bjos
a-do-rei
ResponderExcluircongratulationsss
ficou muito legal mnemso
1 abraço
Ver o resultado no tecido realmente é ótimo.. algumas vezes a gente não dá nada pro desenho, mas no tecido fica maravilhoso. Essas estampas eu fiz num programa que chama Tex Design, que vai aplicando o rapport no desenho automaticamente, a medida que a gente desenha. Depois vou publicar lá no blog algumas imagens das estampas com repetição, pra dar uma idéia.
ResponderExcluirBeijos!
O Edgar tem uma noiva inteligente, hein ?? Eu adoro história, ainda mais destas madames !!!! Cultura é sempre bem vindo !!! Abraço !
ResponderExcluirOlá Fernanda!
ResponderExcluirObrigada pelo comentário no meu blog!
Temos muito em comum e adorei conhecer o seu espaço :)))
Mil beijinhos, até logo!!!
Kira
Adoro essas coisas de Marquesas Duquesas e tals, é bom saber mais sobre elas!!!
ResponderExcluirAdorei o Blog e vlw por passar no meu!!
beijooo :*
hey fernanda obrigado pelo elogio e por ter gostado. as camisetas variam de 50 a 80... qdo puder apareça lá e sucesso aí
ResponderExcluir