Olá pessoal!!
Nos últimos anos, o e-commerce tem crescido muito no Brasil, o faturamento do primeiro semestre de 2019, por exemplo, foi 12% maior em comparação ao mesmo período de 2018. Por conta disso, investir no visual merchandising se torna cada vez mais importante.
O Visual Merchandising, também conhecido como VM, é uma ação aplicada no ponto de venda que tenha como objetivo melhorar a experiência de compra e, consequentemente, aumentar o volume total de vendas. Podemos dizer que essa experiência envolve todo o processo que o cliente passa até efetivar a sua compra, isto é, do momento em que ele é atraído pela vitrine até o que ele experimenta o produto. Assim, tudo deve ser posicionado de forma estratégica e as ações devem ir além do vitrinismo!
É comum classificar os espaços das lojas em zonas quentes e zonas frias. As primeiras são as áreas mais visíveis, que as pessoas necessariamente passam. Enquanto as segundas são aquelas com menor circulação e que não prendem a atenção dos clientes. Para “esquentar” as zonas frias, exponha produtos de maior rotatividade e que sejam atraentes aos clientes, fazendo com que eles se dirijam até lá e visualizem uma quantidade maior de produtos. Já nas quentes, como os caixas, exponha os produtos menos vendidos e capazes de induzir a compra não planejada. Além disso, em épocas de promoção, por exemplo, você pode colocar as peças promocionais na frente da loja para atrair clientes, e as da coleção nova pelo caminho que ele terá que percorrer até o provador e o caixa.
Apesar de muitos acharem que o marketing sensorial não está ligado ao VM, ele é um grande aliado das estratégias de persuasão durante o processo de compra.
Busque um aroma que represente a identidade da sua marca e que agrade o seu público alvo. Alguns estudos comprovam que lojas aromatizadas melhoram a experiência de compra, prolongando mais de 15,9% a permanência do cliente no local.
Para explorar a audição, a música tem uma grande influência na decisão de compra, por isso, pense bem no estilo musical que você vai escolher para sua loja. Por exemplo, músicas agitadas estimulam uma compra acelerada e aumentam o fluxo de pessoas. Já as mais lentas tendem a fazer os clientes comprarem com mais calma, acompanhando o ritmo.
A vitrine é a primeira impressão que o cliente tem da sua loja e ela é responsável por aproximadamente 70% das vendas, então planeje-a muito bem! Ao contrário do que muitos pensam, extravagância e excesso de informação podem afastar os clientes. Isso acontece porque a compreensão acaba ficando comprometida e a pessoa não entende completamente o que está sendo vendido. Você deve investir, então, em uma boa iluminação e controlar o uso de letreiros e papeis, por exemplo. Além disso, deixe artigos de maior valor ou mais vendidos no centro da sua vitrine de modo a direcionar os olhares para eles. Outro ponto que não deve ser esquecido é que uma vitrine bem projetada é uma vitrine que está em constate atualização. Procure fazer mudanças a cada 15 dias porque, assim, você acaba provocando a curiosidade de quem passa pela frente da sua loja com frequência.
E aí, gostaram? Conta pra mim nos comentários!!
Não sabia disso sobre a música de mais agitada as pessoas comprarem mais rápido.
ResponderExcluirNossa são dicas diferentes.
Concordo com a vitrine é a primeira coisa que eu olho e realmente tem umas que não me chamam a atenção e acabo não entrando.
Beijos
https://www.pamlepletier.com
Great post.
ResponderExcluirImportant information to do business!
ResponderExcluirConfesso que não sabia mesmo disso, mas também não sou muito de ir a lojas
ResponderExcluirBeijinhos
Novo post
Tem post novos todos os dias
Oii, como vai?
ResponderExcluirQuando eu trabalhava em um shopping, dei uma estudada sobre e por isso já conhecia algumas das suas dicas. Elas realmente fazem toda a diferença por mais simples que pareçam. Tive muita dificuldade na hora de arrumar bem as vitrines rs
Abraço,
Parágrafo Cult
Sem dúvida que a vitrine é a primeira e chamar a atenção e a "convidar" o cliente a entrar.
ResponderExcluirIsabel Sá
Brilhos da Moda
Realmente há muitas técnicas de arrumação/exposição para nos levarem a comprar as coisas! :) Beijinhos
ResponderExcluir--
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Dicas ótimas! Já trabalhei com uma VM e o trabalho é mega criativo e detalhista.
ResponderExcluirBeijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥ | Instagram - Vem interagir no Insta tbm!
Eu acho que a música nas lojas influencia muito, porque nos põe bem dispostos e isso faz com se facilite a compra!!
ResponderExcluirxoxo
marisasclosetblog.com
Amei esse post, Fernanda. Realmente, existem muitas técnicas que ajudam e muito as pessoas no início. O aroma e as músicas me despertam bastante atenção quando entro em uma loja! ❤
ResponderExcluirhttps://www.kailagarcia.com