Olá, lindezas!
Para a abertura da programação de 2022, da Adelina Instituto, Brunno Almeida Maia, pesquisador em filosofia (Unifesp) e curador da exposição “Ema e a moda no século XX – as roupas e a caligrafia dos gestos”, da Casa Museu Ema Klabin, ministra, no dia 13 de janeiro de 2022, quinta-feira, às 19h, a aula aberta e gratuita online “Como a arte influencia a criação de moda?”.
“Desde a Renascença, o vestuário de Moda aparece nas pinturas dos principais movimentos, escolas e artistas. No século XX, os movimentos de vanguardas, como o art nouveau, art déco, futurismo italiano, surrealismo francês, o fauvismo, a pop e a op art, propuseram roupas a partir de suas propostas estéticas e políticas. Também a moda desse século se inspirou nas criações dos pintores, escultores, fotógrafos, literatos e poetas. Qual é a relação entre a Moda e a arte? De qual maneira podemos conceituar a Moda como arte? Como ela inspira as criações de coleções e propostas de estilistas?”, indaga Brunno Almeida Maia.
As inscrições, que já estão abertas, podem ser feitas pelo site: adelina.org.br
CURSO INÉDITO DO PESQUISADOR RELACIONA A MODA COM A HISTÓRIA DA ARTE E A FILOSOFIA
Temática inédita nas pesquisas de Almeida Maia, o curso online “Moda e arte: diálogos e releituras para criação”, que ganha 1ª edição entre os meses de janeiro e fevereiro de 2022, na Adelina Instituto, visa expor e conceituar a relação existente entre a Moda e a arte ao longo da emergência da Idade Moderna ao contemporâneo do século XXI.
Com vasta bibliografia da filosofia, da história da arte e da moda, da sociologia e da psicanálise, o curso transita entre a Antiguidade Clássica, o Medievo, o Renascimento, os séculos XVII e XVII, a modernidade dos séculos XIX e XX, até os artistas no contemporâneo que visitaram as referências da moda, e as criações de costureiros e estilistas que se inspiraram nas principais vanguardas artísticas.
Em um primeiro momento, “Moda e arte” historiciza o conceito de Moda, enquanto organização social da aparência na cultura ocidental, sua origem, características e funções sociais. Em seguida, ao definir, pela filosofia da arte, as principais teorias sobre a arte, o papel do artista, os significados das concepções de Belo e do “fazer artístico”, diferencia e aproxima a noção de arte com a moda.
Pela iconografia, o curso apresenta a relação entre a indumentária e as pinturas e esculturas da Antiguidade Clássica, o período gótico e as silhuetas no Medievo, as analogias entre Moda e arquitetura no Renascimento, a presença das vestimentas na pintura e na gravura dos séculos XVII e XVIII, em artistas como Diego Velázquez, Johannes Vermeer, Thomas Gainsborough, François Boucher, Jean-Honoré Fragonard, Antoine Watteau e Louis Léopold Boilly, entre outros, e os principais movimentos e vanguardas dos séculos XIX e XX, como o romantismo, o impressionismo, o pontilhismo, o art déco e art nouveau, o dadaísmo, o futurismo italiano e o surrealismo francês. Por último, como os costureiros e estilistas dos séculos XX e XXI se inspiraram na história da arte para a criação das suas coleções.
“Moda e arte: diálogos e releituras para criação”, acontece online (Plataforma Zoom da Adelina), entre os dias 20 de janeiro a 08 de fevereiro de 2022, todas as terças e quintas-feiras, das 19h às 21h. As inscrições podem ser feitas até o dia 20/01/2022, pelo site: www.adelina.org.br
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO CURSO:
20/01 – Conceitos da teoria de Moda:
- Moda: origem, história pelos percursos sociológicos e filosóficos, características, funções e dialéticas;
25/01 – Conceitos da filosofia da arte:
- Platão e a crítica da mimesis (imitação);
- Aristóteles e a defesa da mimesis (imitação);
- A autonomia estética: da razão clássica à Kant (juízo de gosto e sublime) e Hegel (A ideia do Belo e do Espírito Absoluto);
- Baudelaire e o declínio da tradição;
- Modernidade e vanguardas;
- A guinada política da estética: Lukács, Heidegger, Benjamin; Marcuse e Adorno;
- O declínio da aura e a obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica.
27/02 – O problema da relação entre a Moda e a arte:
- O artesão, artífice e o artista – do Medievo à Renascença;
- A era dos grandes costureiros – de Charles Frederick Worth à Christian Dior;
- A emergência da alta-costura: Worth e a etiqueta com a assinatura do costureiro;
- O luxo, a aura e a spécialité;
- O costureiro como artista em Gilda de Mello e Souza.
01/02 – A arte e a indumentária e Moda na Antiguidade Clássica, no Medievo e na Renascença:
- As estatuárias greco-romanas: releituras por Madeleine Vionnet, Mariano Fortuny, Madame Grès, Lanvin e Chanel;
- O Império Bizantino e o “vestido Reforma” de Gustave Klimt;
- O período gótico, os vitrais e o alongamento das silhuetas;
- O classicismo e a Moda;
- “O casal Arnolfini” (1434), de Van Eyck: definições do masculino e do feminino;
- As primeiras gravuras de moda em Cesare Vecellio;
- A arte do retrato, a cultura do eu e a representação da nobreza.
03/02 – A arte no século XVIII e XX:
- Luís XIV e as regras da aparência na Corte de Versalhes;
- A revolução francesa e o neoclassicismo;
- O naturalismo e a moda revolucionária em 1789;
- A linha Diretório em Boilly, Gérard e Rouget;
- O romantismo e a Moda;
- O retorno do espartilho, a crinolina e as anquinhas;
- A modernização de Paris, a arquitetura e a Moda;
- Os impressionistas e a moda como arte do movimento;
- Os retratos da alta-burguesia e da aristocracia por Giovanni Boldini;
- O pontilhismo e o estudo das formas e silhuetas do corpo da mulher.
08/02 – A arte e a Moda no século XX:
- Belle Époque: art nouveau, art déco, o japonismo e o fauvismo;
- Poiret: entre a arte e a Moda;
- O conceito de “roupa de artista” para a Moda;
- O louvor ao progresso pela Moda: o caso do futurismo italiano;
- Elsa Schiaparelli e Freud: deslocamentos sexuais e deslocamentos de sentidos pela vestimenta;
- Os pioneiros da fotografia de Moda: Condessa de Castiglione, Barão Adolf de Meyer, George Hoyningen-Huene, Horst P. Horst e Edward Steichen;
- A pop art e a sociedade de consumo;
- Mondrian e Yves Saint Laurent no maio de 1968;
- Modos de vida: a estética da existência, a leitura de Foucault e Barthes sobre o dandismo.
SOBRE O MINISTRANTE
BRUNNO ALMEIDA MAIA:
Pesquisador em Filosofia pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), foi curador e pesquisador da exposição “Ema e a Moda no século XX – as roupas e a caligrafia dos gestos”, na Casa Museu Ema Klabin, e residente do NECMIS (Núcleo de Estudos Contemporâneos do MIS – Museu da Imagem e Som). É coordenador pedagógico e professor convidado do IED (Istituto Europeo di Design), de São Paulo, da Escola de Comunicação e Arte (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), do SENAC Lapa, da FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado) e do Centro Universitário Belas Artes. Já ministrou aulas sobre a relação entre a moda, a filosofia, a arte e a literatura em espaços como MAM (Museu de Arte Moderna) de São Paulo, Casa Museu Ema Klabin, Adelina Instituto, Oficinas Culturais Oswald de Andrade, Oficina Cultural Casa Mário de Andrade, Sesc Consolação, Sesc Pompéia, Sesc Ipiranga, CPF – Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, Sesc Jundiaí, Sesc 24 de maio, Sesc Belenzinho, Casa da Palavra Mário Quintana, em Santo André (SP), Oficina Cultural Hilda Hilst, em Campinas (SP), Galera AMDO, em Belo Horizonte (MG), Biblioteca Mário de Andrade, Fábricas de Cultura, Biblioteca Pública Pedro Nava, Escola São Paulo. É autor do livro “O Teatro de Brunno Almeida Maia” (Editora Giostri, 2014). Também assina capítulo sobre a relação entre a literatura e a moda no romance Lucíola (1862) de José de Alencar no livro “Moda Vestimenta Corpo” (Editora Estação das Letras e Cores, 2015), e é um dos autores da antologia “São Paulo em Palavras” (Editora Aquarela Brasileira, 2017). Foi facilitador pedagógico do módulo I de formação em Cidadania e Direitos Humanos do Programa “Transcidadania”, uma iniciativa da Prefeitura Municipal de São Paulo, com a CADS (Coordenadoria de Assuntos de Diversidade Sexual) e Centro de Cidadania LGBT SP. Atualmente trabalha em seu próximo livro “Tempos de exceção: ensaios sobre o contemporâneo” (Editora Cosmos, no prelo).
SERVIÇO
Aula aberta online e gratuita: “Como a arte influencia a criação de moda?”, com Brunno Almeida Maia
Data: 13 de janeiro de 2022, quinta-feira.
Horário: das 19h às 21h.
Local: Plataforma Zoom – Adelina Instituto – São Paulo/ SP.
Gratuito.
Link para as inscrições: www.sympla.com.br/adelina
Curso Online: “Moda e arte: diálogos e releitura para criação”, com Brunno Almeida Maia
Data: 20 de janeiro a 08 de fevereiro de 2022, terças e quintas-feiras.
Duração: 6 aulas/ 12 horas
Horário: das 19h às 21h.
Local: Plataforma Zoom – Adelina Instituto – São Paulo/ SP.
As aulas serão gravadas e poderão ser enviadas para quem não conseguir acompanhar ao vivo.
Ofereceremos certificado, bibliografia complementar e plantão de dúvidas.
Contatos
Whatsapp 11 9 4812 3175
Site www.adelina.org.br
Instagram @adelinainstituto
Valores:
R$ 300,00 (à vista) ou em 12x de R$ 31,03
Inscrições até 20/01/2022
Professores da rede pública de ensino possui condições especiais, para saber entre em contato.
Link para as inscrições: www.adelina.org.br
Passando, lendo, elogiando, desejando a
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Continuação de boas festas. FELIZ ANO NOVO.
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Pensamentos e Devaneios Poéticos
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Ora muito bem!! :))
ResponderExcluir-
O Ano nasceu e termina...em reflexão
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FELIZ ANO NOVO, A TODOS OS FAMILIARES E AMIGOS, EXTENSIVO AOS QUATROS CANTOS DO MUNDO. QUE NO ANO VINDOURO CONTINUEMOS NESTA NOSSA ETAPA, POÉTICAMENTE FALANDO. 📌
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ABRAÇOS
How do you want your vagina fucked?
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