Olá, amores!
Créditos: Pexels
O número de adeptos a dietas sem carne vem aumentando no mundo, inclusive no Brasil. Isso porque a preocupação com o meio ambiente e a ecologia tem sido cada vez maior e mais frequente. Os dados mais recentes são da pesquisa realizada pelo Ibope, em 2018, que indica que cerca de 30 milhões de brasileiros são vegetarianos, 75% a mais que em 20121.
O movimento é tão forte que no dia 20 de março é celebrado o Dia Mundial Sem Carne. A data foi criada em 1985 por meio de uma iniciativa da Farm Animal Rights Movement (FARM), uma ONG estadunidense que defende o direito dos animais e também o vegetarianismo2.
Uma excelente maneira de diversificar os sabores em uma dieta vegetariana é incluir umami nas refeições. “Umami é o quinto gosto básico do paladar humano e é encontrado em diversos tipos de alimentos, incluindo cogumelos, queijos, legumes e vegetais”, indica a nutricionista do Comitê Umami, Mariana Rosa.
Além de inovar no cardápio do dia a dia, o gosto também proporciona diversos benefícios à saúde. A nutricionista explica que o umami promove o aumento da salivação e o prolongamento do gosto na boca, o que ajuda na aceitação alimentar, principalmente de crianças, idosos e em casos de alteração de paladar.
"Tomate, milho, batata, brócolis, cenoura, ervilha, aspargos, shimeji e shitake seco são algumas das opções de alimentos ricos em umami para compor uma refeição vegetariana e deixá-la ainda mais saborosa", afirma Mariana.
Que tal tentar alguns dias sem proteína animal? Confira a seguir duas deliciosas receitas que a nutricionista separou para inspirar no Dia Mundial Sem Carne: uma salada na cestinha de parmesão super crocante e um surpreendente rocambole de queijo e tomate.
SALADA NA CESTINHA DE PARMESÃO
(Tempo de preparo: 40 minutos)
Serve: 6 porções
Créditos: Comitê Umami
Ingredientes
- 3 xícaras (chá) de queijo parmesão ralado grosso (300 g)
- meia xícara (chá) de maionese (50 g)
- meia xícara (chá) de leite (100 ml)
- meio dente de alho espremido (3 g)
- 1 xícara (chá) de muçarela ralada (100 g)
- 6 folhas de alface americana rasgadas (120 g)
- 6 tomates-cereja cortados em 4 partes iguais (60 g)
- 1 cenoura pequena ralada (120 g)
Modo de preparo
- Em uma frigideira pequena, espalhe meia xícara (chá) de queijo parmesão e leve ao fogo médio por 2 minutos, ou até começar a dourar. Retire cuidadosamente, com o auxílio de uma espátula, e vire sobre o fundo de uma tigela pequena ou de um copo.
- Deixe esfriar até enrijecer e obter o formato de uma “cestinha”. Repita o processo com o parmesão restante, formando mais 5 cestinhas.
- No processador de alimentos ou liquidificador, coloque a maionese, o leite, o alho e a muçarela, e bata por 1 minuto, ou até ficar homogêneo.
- Distribua pelas cestinhas de parmesão as folhas de alface, os tomates-cereja e a cenoura, regue com o molho e sirva em seguida.
Dica: o queijo parmesão e o tomate são os alimentos que têm o glutamato em grande proporção e, por isso, proporcionam o Umami (5º gosto) de forma mais acentuada.
ROCAMBOLE DE QUEIJO E TOMATE
(Tempo de preparo: 55 minutos)
Serve: 8 porções
Créditos: Comitê Umami
Ingredientes
Massa
- meia xícara (chá) de óleo (100 ml)
- 3 ovos (150 g)
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo (110 g)
- 1 xícara (chá) de leite (200 ml)
- 1 colher (sopa) de fermento em pó (10 g)
- meia colher (chá) de sal (2,5 g)
Recheio
- 1 colher (sopa) de óleo (15 ml)
- 2 dentes de alho picados (10 g)
- 4 tomates pequenos, sem sementes, picados (520 g)
- 1 colher (chá) de sal (5 g)
- 150 g de muçarela fatiada
- 1 gema batida (20 g)
- 3 colheres (sopa) de queijo tipo parmesão ralado (25 g)
Modo de preparo
- Faça a massa: no copo do liquidificador, coloque o óleo, os ovos, a farinha de trigo, o leite, o fermento e o sal, e bata até formar uma mistura homogênea.
- Disponha em uma assadeira retangular grande (27 x40 cm), forrada com papel-manteiga untado, e leve ao forno médio (180 graus), preaquecido, por 20 minutos.
- Retire do forno, desenforme ainda quente sobre um pano de prato úmido e enrole. Reserve
- Prepare o recheio: em uma panela média, coloque o óleo e leve ao fogo alto para aquecer. Junte o alho e refogue por 1 minuto, ou até que doure ligeiramente. Acrescente os tomates e o sal, mexa e retire do fogo.
- Desenrole a massa, espalhe o refogado e cubra com a muçarela.
- Enrole novamente, coloque sobre uma assadeira untada, pincele com a gema e polvilhe com o queijo ralado.
- Leve ao forno quente (200 graus), por 10 minutos, ou até dourar ligeiramente a superfície.
- Retire do forno e sirva em seguida.
Dica: para que a massa do rocambole fique bem uniforme, unte a assadeira antes de colocar o papel-manteiga também untado.
UMAMI
É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias umami. As duas principais características do umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse o site www.portalumami.com.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário