Olá, amores!
O setor de Recursos Humanos é responsável por gerenciar pessoas dentro de uma empresa, desde a seleção até a saída dos colaboradores. Uma das tarefas mais importantes do RH é, justamente, o processo de recrutamento, que consiste em encontrar e escolher os melhores candidatos para preencher as vagas disponíveis.
Porém, é importante que o RH tenha em mente que esse processo pode gerar gastos significativos, desde a divulgação da oportunidade até o treinamento do novo colaborador.
De acordo com Thaisa Batista, graduada em Administração de Empresas pela UFPR e fundadora da abler, startup que tem o propósito de trazer facilidade na gestão dos processos seletivos, é fundamental que gestores estejam atentos às despesas envolvidas nesse processo, encontrando formas de otimizar custos sem comprometer a qualidade da contratação. “É muito importante analisar qual é a despesa, seja em qualquer operação ou subsistema de recursos humanos. Para fazer essa análise é preciso, primeiro, ter em vista qual objetivo quero alcançar quando despendo algum recurso financeiro dentro daquela operação. A importância é entender o quanto aquele investimento está facilitando o objetivo de, por exemplo, contratar uma pessoa mais rapidamente, encontrar o profissional certo para posição e consequentemente, ver como ele trará o resultado esperado”, relata.
Com isso em mente, é necessário analisar esses aspectos de forma mais ampla. “Entendendo, também, qual é o impacto que essas despesas e investimentos trazem nas métricas. Dentro da área de recursos humanos, por exemplo, deve-se ter atenção em relação ao quanto o investimento em recrutamento e seleção está melhorando as métricas e apresentando processos seletivos mais bem executados, que refletem, por exemplo, no aumento de tempo de casa dos colaboradores. Isso pode ser feito com pesquisas internas, como as de clima”, pontua.
Alguns elementos compõem as principais despesas na área de recrutamento e seleção. “A primeira das mais significantes do setor são as pessoas. Isso inclui todo o time que está diretamente ou indiretamente envolvido na operação de atrair, selecionar e contratar novos colaboradores. A segunda está relacionada à tecnologia, como cursos que ajudem o processo de contratação do início ao fim, soluções que auxiliem na atração de candidatos, gestão, qualificação e, até mesmo, automação de algumas partes do processo seletivo. A terceira e está ligada a serviços. Eventualmente, a instituição pode demandar serviços especializados para aplicar alguma avaliação específica ou, até mesmo, terceirizar o processo de recrutamento e seleção. Existem também as consultorias, que se encaixam nessa mesma categoria de despesa”, pontua a gestora.
Para Thaisa, é preciso analisar se essas despesas estão trazendo algum retorno financeiro. “Falando especificamente no contexto de recrutamento e seleção, o objetivo principal de qualquer investimento é contratar dentro de um prazo estabelecido, com perfil adequado, para que ela consiga se adaptar e atender as demandas que a companhia tem sobre o que se espera daquela posição. No entanto, é importante observar os fatos em uma esfera mais ampla, pois o processo de recrutamento vai além da contratação. É preciso notar se a pessoa está se adaptando, conseguindo um bom fit cultural com a empresa, entregando minimamente o esperado para posição ao longo da jornada e se oferece, ou não, bons feedbacks quanto ao pertencimento na empresa, seja em pesquisa de clima ou em avaliação de desempenho. Quando os processos são bem executados, os resultados são refletidos em forma de receita”, declara.
Algumas organizações adotam, fortemente, a metodologia de recrutamentos internos com o intuito de minimizar os custos. De acordo com a fundadora da abler, esse tipo de conceito tem seus prós e contras. “Nesse caso, os custos relacionados a pessoas, tecnologia e serviços são diretamente impactados, visto que existe uma amostra menor de pessoas para serem avaliadas dentro do processo e isso, consequentemente, demanda menos tempo de todos os envolvidos. Embora toda movimentação interna possibilite o crescimento de colaboradores dentro da empresa, também pode gerar a necessidade de um recrutamento externo e outros investimentos para substituir a pessoa realocada, e isso também deve ser avaliado”, revela.
A tecnologia da abler oferece um pacote de soluções capazes de otimizar e reduzir despesas durante o processo de seleção. “Desde o planejamento, é possível ter um perfil de candidatos bem definido e contar com vários canais de atração para esses profissionais, facilitando a visualização e divulgação de vagas”, relata.
A gestão é totalmente centralizada, simplificando todo o acompanhamento através da ferramenta. “Isso se aplica a todos os envolvidos no processo, sejam gestores, candidatos, gerentes e os próprios recrutadores de RH. As avaliações e testes também estão dentro de um único local. Algumas métricas são capazes de mensurar o quanto a nossa ferramenta contribui para a agilidade no fechamento das vagas, que hoje conta com uma média de 15 dias. A solução permite dedicar um foco maior no aporte para conceitos mais humanizados, como a análise de habilidades, sejam hard skills ou soft skills, fit cultural e outros pontos que, consequentemente, trarão mais assertividade em todo o processo de recrutamento e seleção”, finaliza Thaisa Batista.
Sobre Thaisa Batista
Graduada em Administração de Empresas pela UFPR, possui MBA em Gestão Empresarial pela UTFPR e atua no planejamento, controle e gestão de equipes em projetos e processos de Recrutamento e Seleção há oito anos. Curiosa por soluções que pudessem otimizar a produtividade de selecionadores e melhorar a experiência de candidatos, fundou o abler para ajudar a desenvolver o mercado de R&S, trazendo agilidade e efetividade nos processos seletivos.
Sobre a abler
Por quase dez anos, os fundadores atuaram no setor de recursos humanos. Essa bagagem trouxe experiências, vivências e principalmente, um olhar tecnológico sobre as dores do setor. No ano de 2016, a inconformidade com as necessidades da área de RH os impulsionou a iniciar a criação da abler, desenhando um software de recrutamento e seleção olhando para as maiores dores da área. Nestes quatro anos, a abler já conquistou mais de 300 clientes por todo o Brasil e mais de 80 mil vagas já foram fechadas através da plataforma, conquistando um tempo médio de 15 dias para o fechamento de vagas. Hoje, o software disponibiliza um banco de talentos mais completo, sendo mais de 4,5 milhões de profissionais cadastrados. Para mais informações, acesse https://abler.com.br/.
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