Todos os anos, surgem tendências de marketing que dão o que falar na internet e o hype que se constrói em volta de algo novo e viral costuma ser gigantesco. Afinal, todos querem se aproveitar da moda do momento.
No entanto, surfar a onda e não construir um conceito sólido, que se alinhe com a sua marca, pode ser um tiro no pé. Além disso, estar atento e se antecipar às novas técnicas, mídias e eventos que ocorrerão no universo do marketing pode ajudar tanto a empresa, quanto a equipe a desenvolver campanhas consistentes, com foco em otimizar as conversões.
De acordo com Saulo Camelo, CEO da CMLO&CO, agência que auxilia empresas a alcançarem os seus objetivos com ferramentas e estratégias de marketing inovadoras, a tendência mais recente no mundo do marketing é o uso de inteligências artificiais, como o ChatGPT. “A ferramenta ganhou destaque por responder perguntas, oferecer orientações em diversos assuntos, dar ideias e temas sobre como escrever livros e, até mesmo, criar uma linha de raciocínio de chatbot para automatizar as mais diversas atividades. Ainda assim, a solução tem o objetivo de auxiliar e não tomar a frente de toda a rotina de uma organização. Além disso, ela possui uma lógica de comunicação humanizada, fluida e simples. É como se fosse uma conversa com um conhecido para perguntar sobre qualquer tipo de assunto e obter respostas rápidas e completas”, relata.
Vale lembrar que o ChatGPT funciona com Machine Learning, ou seja, a IA está em constante otimização dos seus algoritmos na medida em que as buscas têm sido mais recorrentes.
Apesar de não ser um conceito novo, o ESG (Environmental, Social and Governance) volta a ser uma tendência, uma vez que grandes mídias digitais, como o Google, têm criado uma série de iniciativas de apoio a organizações que projetam a sua comunicação para ações com foco na preservação ambiental. “Comunicar com propósito é um dos critérios de compra e consideração de marca das gerações mais novas. Diversos estudos apontam que pessoas entre 18 e 25 anos têm maior conexão e se tornam clientes de marcas que desenvolvem o lado humano, como a representatividade social e ambiental. Criar conexões é mais do que falar sobre seus produtos e serviços. É desenvolver ações que mudem perspectivas humanitárias com campanhas publicitárias”, aponta.
As soluções Omnichannel seguem como uma das principais tendências da área de marketing, já que elas vêm mostrando sua força há alguns anos. “O conceito visa integrar todos os setores, tanto digitais quanto físicos, com o intuito de aprimorar a experiência de compra do cliente e personalizar o atendimento exclusivo. Com o Omnichannel, o consumidor pode transitar em qualquer ponto de contato com a marca e todas as suas informações estarão unificadas nos mais diversos canais de venda. A coleta desses dados faz com que os clientes comprem os produtos certos de acordo com seus gostos, histórico de compra e estilo de vida”, revela.
No entanto, é preciso estar atento à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que marca um novo rumo para o marketing digital quando se pensa em como são coletadas, processadas, armazenadas e utilizadas as informações dos usuários.
A lei tem como princípio sete fundamentos:
- Respeito à privacidade;
- Autodeterminação informativa;
- Liberdade de expressão, de informação, de comunicação e de opinião;
- Inviolabilidade da intimidade, da honra e da imagem;
- Desenvolvimento econômico e tecnológico e a inovação;
- A livre iniciativa, a livre concorrência e a defesa do consumidor; e
- Os direitos humanos, o livre desenvolvimento da personalidade, a dignidade e o exercício da cidadania pelas pessoas naturais.
Novas estratégias, transparências e políticas de privacidade precisam ser desenvolvidas para que a lei e a liberdade de escolha dos usuários não sejam feridas. “Nesse sentido, as empresas passam a ser obrigadas a atualizar suas políticas de cookies, informando como serão utilizados e oferecendo opções com botões claros e concisos. Ainda assim, a LGPD permite que as empresas tenham um filtro assertivo de base de leads, uma vez que os usuários não são obrigados a disponibilizar suas informações. Logo, quem disponibiliza, tem real interesse de passar pelos estágios de funil dessa companhia”, pontua Camelo.
Nos últimos anos, houve um crescimento absurdo nos números de plataformas que oferecem vídeos curtos, como TikTok e a aba Reels, no Instagram. Para o CEO da CMLO&CO, esse tipo de conteúdo mudou, e muito, a lógica de consumo na internet. “Com isso, grandes marcas viram oportunidades de investir em novos formatos, com marketing de influência para os nichos do seu segmento diretamente no TikTok ads. Consequentemente, a comunicação também mudou com as novas gerações, que buscam conteúdos focados em experiência acima do produto e serviço”, declara.
Sendo a rede social que mais cresce no mundo, com 1 bilhão de usuários ativos em 2022, o TikTok planeja investir e crescer no mercado de tráfego pago com sua própria ferramenta de divulgação.
Apesar de ter sido um boom no mercado há alguns anos, o UX Design segue como grande tendência de marketing, visto que, cada vez mais, as plataformas querem lançar funcionalidades novas pensando nos usuários e como eles experienciam seus produtos e serviços. “Seja um site, aplicativo ou qualquer produto digital, os usuários criam relações afetivas com as páginas de fácil usabilidade, navegação, padronização e comunicação fluida. Cada vez mais, se vê equipes especializadas na experiência do usuário, que envolve pesquisas profundas para coletar dados reais baseados em constantes testes de melhorias. Aplicativos de bancos, streaming e redes sociais são cases perfeitos para estudar como se estrutura a hierarquia de informação para projetar soluções focadas em um design de mais qualidade”, relata.
Para Saulo Camelo, se aproveitar de novas tendências para construir estratégias consolidadas no mercado pode ajudar as marcas a englobar maiores públicos em cada ponto de contato. “Afinal, quando uma nova ferramenta ou metodologia está em alta, os olhares se voltam totalmente para elas. Mas vale lembrar que apenas surfar a onda do sucesso não é um indicativo de bons resultados se os planos de marketing não estiverem alinhados aos propósitos e valores de uma marca. Portanto, são necessárias muitas pesquisas, coletas de dados e planejamentos para atingir o resultado esperado utilizando as novas e principais tendências de marketing”, finaliza.
Sobre Saulo Camelo
Saulo Camelo é publicitário, formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e empresário há mais de dez anos no ramo de comunicação, marketing e publicidade. Com background nas áreas de branding e design, fundou em 2011 a Camelo Digital, agência de marketing e publicidade com mais de 500 clientes atendidos em mais 12 países e que hoje se torna a CMLO&CO. Responsável por liderar projetos de planejamento estratégico, marketing, performance, comunicação e tecnologia, Saulo é o CEO e presidente das operações da CMLO&CO, gerenciando times responsáveis por atender grandes marcas como Nestlé, Garoto, Petrobras, Coqueiro, Shopping Center 3 entre outros.
Sobre a Agência CMLO&CO
Com mais de 12 anos no mercado a CMLO&CO é uma agência de publicidade que tem o propósito de transformar negócios através da comunicação. Com um time forte de 25 profissionais atende grandes marcas de diversos segmentos como Nestlé, Garoto, Saúde Petrobras, Camil, Enel, Kiko Milano e potencializa os negócios de pequenas e médias empresas com serviços de Performance, Social Media, Institucional, Tech e Branding. Conheça mais no site www.cmlo.co.
Nenhum comentário:
Postar um comentário