10 de abril de 2023

Profissão do futuro: confira as soft e hard skills necessárias para trabalhar com ChatGPT

 Olá, amores!

Foto: divulgação

O universo da tecnologia vive a revolução da Inteligência Artificial, onde a API economy vem guiando o mercado e o ChatGPT é o grande protagonista da vez. Com isso, empresas do setor têm traçado estratégias para promover e preparar profissionais especializados na A.I., que permite realizar tarefas consideradas complexas de maneira rápida e com alto nível de aprendizagem. 

Um dos players de olho nessa oportunidade é Take Blip, empresa de tecnologia com atuação no mercado conversacional, que atende grandes empresas e marcas como Claro, Dell, Itaú Unibanco, Coca-Cola, Fiat e outras. A companhia lançou seu primeiro produto utilizando ChatGPT em dezembro de 2022 e conta hoje com um grupo de profissionais voltados à área de inteligência artificial em seu quadro de Blipers - como são carinhosamente chamados os talentos da empresa. Take Blip também criou squads dedicados ao ChatGPT e estima que cerca de 100 profissionais de outras áreas já atuaram em alguma iniciativa focada na tecnologia.

O que é preciso para ser um profissional do futuro?

William Colen, Líder de Inteligência Artificial em Take Blip, menciona que profissionais de Ciência da computação, Linguística computacional, Jornalismo e criadores de conteúdo devem estar atentos a esse tipo de tecnologia. “Entre as soft skills mais importantes para esse nicho estão o perfil analítico, a comunicação, relacionamento com o cliente, compreensão do negócio do cliente e agilidade para adaptação e evolução”, afirma.

O especialista completa: “quando o assunto são hard skills, é importante conhecer como criar um bom prompt, linguagem de programação do ChatGPT. Conhecer bem seu funcionamento ajuda a contornar limitações e comportamentos incorretos”.

De olho no futuro, o executivo comenta que muitas empresas querem usar o ChatGPT em seus negócios, mas para além do fácil acesso à inteligência artificial é necessário um olhar estratégico para cada nicho do mercado. “O uso assertivo da ferramenta só é possível com a interação de profissionais qualificados, que vão entender as dores e demandas de cada marca, serviço ou produto”, finaliza.

Algumas posições que já existem no mercado com atuação com inteligência artificial em seus jobs descriptions são: cientista de dados, machine learning engineer, innovation lead, tech lead, machine teacher, além dos cargos tradicionais de desenvolvimento de software.

Para capacitar cada vez mais profissionais, Take Blip vem realizando bootcamps e treinamentos em parcerias com instituições de ensino para formar verdadeiros especialistas em desenvolvimento e gerenciamento de chatbots. Mais de 38 mil bolsas de estudo já foram oferecidas no mercado e a empresa tem expectativa de lançar mais projetos como este visando sanar a demanda de talentos em tecnologia.

SOBRE TAKE BLIP

Take Blip é a plataforma líder em interações inteligentes entre marcas e consumidores nos principais aplicativos de mensagem. Fundada em 1999, a companhia tem uma história de pioneirismo e protagonismo na internet móvel no Brasil. Em 2020, recebeu um aporte de US$100 milhões do Warburg Pincus, na época, foi o maior aporte Series A da história do mercado de investimentos do Brasil. Em 2022, recebeu um aporte Series B, também do Warburg Pincus, no valor de US$70 milhões. Atualmente, ajuda diversas empresas, como Dell, GM, Itaú Unibanco, Coca-Cola, Fiat, Claro e outras, a vender, engajar e se relacionar com os clientes de forma segura e completa  em canais como WhatsApp Business API, SMS, Telegram, Instagram, Messenger, Google Business Messages, Google RCS, Apple Messages for Business e outros. A empresa foi eleita por 5 anos consecutivos entre as melhores empresas para se trabalhar pelo Great Place to Work. Mais informações em https://take.net/.

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