28 de junho de 2023

Guima Café anuncia a renovação das certificações Rainforest Alliance e Regenagri®

 Olá, amores!

O compromisso com a construção de um futuro melhor para o planeta e a responsabilidade de assegurar a produção apoiada nos pilares ambientais e socioeconômicos da sustentabilidade renderam ao Guima Café a recente renovação do selo Rainforest Alliance – organização internacional sem fins lucrativos, presente em mais de 70 países. E exatamente um ano após conquistar a certificação Regenagri®, por meio de um criterioso processo de avaliação para obtenção do título de Cafeicultura Regenerativa, o Guima Café anuncia a renovação do selo.

Concedido pela britânica Control Union, o certificado Regenagri® reconhece as boas práticas adotadas e o uso da tecnologia aliada ao manejo responsável, garantindo alta produtividade da lavoura em harmonia com o bioma – no caso do Guima Café, o cerrado. A avaliação é feita in loco por especialistas, por meio de métricas indicadas pela gestão do solo, gerenciamento hídrico e energético, otimização dos insumos agrícolas, introdução de soluções biológicas e orgânicas, entre outras.

A certificação segundo os critérios Regenagri® é fundamentada em um programa internacional de agricultura regenerativa, que promove a biodiversidade, garante a saúde do solo, reduz a emissão de gases de efeito estufa e contribui para a remoção de gás carbônico da atmosfera (sequestro de carbono). Os resultados do processo normativo são monitorados por meio de um modelo de melhoria contínua, que permite avaliar como a implantação de práticas regenerativas está contribuindo positivamente no agro ecossistema das fazendas.

Rainforest Alliance

A responsabilidade com o futuro do planeta e das novas gerações, viabilizada pela expansão da cafeicultura sustentável, foi atestada com a renovação do selo Rainforest Alliance do Guima Café. Para garantir o certificado, a equipe de auditores avaliou se a produção da empresa agrícola do grupo BMG segue utilizando os métodos para contribuir com o crescimento próspero e harmônico entre as pessoas e a natureza, através de práticas agrícolas de sustentabilidade aplicadas tanto no meio ambiente quanto nos setores sociais e econômicos.

A aliança criada pela Rainforest entre agricultores, empresas e comunidades florestais visa preservar a biodiversidade, combater as mudanças climáticas e promover ações conjuntas de subsistência sustentável focadas na melhoraria da qualidade de vida. Um dos planos fundamentais da certificação é a rastreabilidade do produto. A ferramenta, que funciona como um raio X do processo produtivo, confere não só o diferencial do café, mas também o comprometimento da empresa com a responsabilidade social e ambiental.

“A renovação do selo é de extrema importância para nós, pois demonstra o nosso compromisso com as boas práticas agrícolas, além do cuidado com o meio ambiente e as futuras gerações”, ressalta o técnico agrícola do Guima Café, Vinícius Nogueira. “A agricultura regenerativa é um passo fundamental para fortalecermos o trabalho que desenvolvemos por aqui nos últimos anos, sempre em busca do equilíbrio econômico, social e ambiental”, reforça.

Sobre o Guima Café

O Guima Café é produzido nas fazendas São Lourenço e Brasis, nos municípios de Patos de Minas e Varjão de Minas, na Região do Cerrado Mineiro, no Alto Paranaíba (MG). Suas lavouras estão entre planícies e vales com altitude média de 1.030 metros e somam 1.300 hectares, sendo 700ha de café plantado. Com capacidade de produção anual de 35 mil sacas, sendo 70% da produção de

café especial, é uma empresa do grupo BMG, membro da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e tem o selo de denominação de origem Região do Cerrado Mineiro, que indica a origem do seu produto. Certificado pela RainForest Alliance desde 2008, além do Certifica Minas, AAA da Nespresso e Café Practices, o Guima Café recentemente reforçou seu compromisso com a produção sustentável, sendo a quarta fazenda no mundo a receber a certificação britânica Regenagri® de cafeicultura regenerativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário