Olá, amores!
Chat GPT, buscadores digitais, redes sociais, câmeras de segurança, internet banking: o universo conectado se expande em uma velocidade inestimável a cada dia, moldando nossas maneiras de ser, pensar e agir. Como os algoritmos de inteligência artificial mediam e recortam a visão do ser humano sobre o mundo que o cerca?
A partir da análise sobre como pensamento crítico pode funcionar quando tratamos da inteligência artificial, o educador e jornalista Alexandre Le Voci Sayad arrisca como a educação deve abordar essa relação em seu novo livro. “Inteligência Artificial e Pensamento Crítico: Caminhos para a Educação Midiática”, publicado pelo Instituto Palavra Aberta, é baseado na pesquisa de mestrado do autor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
A inteligência artificial é um campo multidisciplinar de conhecimento que pode parecer invisível à percepção humana, mas suas consequências não o são. Seus avanços técnicos já impactam a vida em sociedade em velocidade inédita — por isso ocupa hoje papel relevante no debate em políticas públicas no mundo todo.
O livro conta com textos complementares de Patrícia Blanco, presidente do Instituto Palavra Aberta; Dora Kaufman, pós-doutora em inteligência artificial e colunista da Época Negócios; Lúcia Santaella, pós-doutora em semiótica e professora da PUC-SP, e Rosane Rosa, pós-doutora pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (Portugal) e professora visitante da Universidade Pedagógica de Maputo (Moçambique).
Para lançar a obra, haverá uma série de eventos, entre os quais o primeiro será uma live com o autor Alexandre Sayad e Rosane Rosa, no dia 28 de junho, a partir das 20h. A transmissão ocorrerá no canal de Youtube do Instituto Palavra Aberta e na página de Facebook da Revista Educação.
A obra contribui para o movimento Open Science a encontra-se sob licença Creative Commons, com download pelo site do Palavra Aberta.
Sobre o autor
Alexandre Le Voci Sayad é jornalista, educador e escritor. Mestre em Inteligência Artificial e Ética, na área de Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD), pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), é atualmente diretor da ZeitGeist (Educação, Cultura e Mídia). Serviu por dois mandatos como co-presidente da Unesco MIL Alliance, aliança internacional sediada em Paris com foco em educação midiática. Colunista da Revista Educação e autor de livros nas áreas da educação, cultura e comunicação,além de obras infantojuvenis, também apresenta o programa Idade Mídia, no Canal Futura. É membro do conselho consultivo do programa Educamídia, do Instituto Palavra Aberta, do International Council for Media Literacy (IC4ML), da ABPEducom (Associação Brasileira dos Profissionais em Educomunicação), da Bett Brasil e do conselho científico revisor da revista acadêmica Comunicar (Universidad de Huelva, Espanha).
Sobre o Palavra Aberta
O Instituto Palavra Aberta é uma entidade sem fins lucrativos que advoga a causa da plena liberdade de ideias, de pensamento e de opiniões. Por meio de pesquisas, seminários e campanhas, promove a liberdade de expressão, a liberdade de imprensa e a livre circulação de informação como pilares fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade forte e democrática. Desde 2019, desenvolve o EducaMídia, programa de educação midiática criado para capacitar professores e organizações de ensino, além de engajar a sociedade no processo de educação midiática dos jovens, desenvolvendo seus potenciais de comunicação nos diversos meios.
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