23 de junho de 2023

Livro discute a relação entre inteligência artificial e pensamento crítico

 Olá, amores!

Chat GPT, buscadores digitais, redes sociais, câmeras de segurança, internet banking: o universo conectado se expande em uma velocidade inestimável a cada dia, moldando nossas maneiras de ser, pensar e agir. Como os algoritmos de inteligência artificial mediam e recortam a visão do ser humano sobre o mundo que o cerca? 

A partir da análise sobre como pensamento crítico pode funcionar quando tratamos da inteligência artificial, o educador e jornalista Alexandre Le Voci Sayad arrisca como a educação deve abordar essa relação em seu novo livro. “Inteligência Artificial e Pensamento Crítico: Caminhos para a Educação Midiática”, publicado pelo Instituto Palavra Aberta, é baseado na pesquisa de mestrado do autor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

A inteligência artificial é um campo multidisciplinar de conhecimento que pode parecer invisível à percepção humana, mas suas consequências não o são. Seus avanços técnicos já impactam a vida em sociedade em velocidade inédita — por isso ocupa hoje papel relevante no debate em políticas públicas no mundo todo.

O livro conta com textos complementares de Patrícia Blanco, presidente do Instituto Palavra Aberta; Dora Kaufman, pós-doutora em inteligência artificial e colunista da Época Negócios; Lúcia Santaella, pós-doutora em semiótica e professora da PUC-SP, e Rosane Rosa, pós-doutora pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (Portugal) e professora visitante da Universidade Pedagógica de Maputo (Moçambique).

Para lançar a obra, haverá uma série de eventos, entre os quais o primeiro será uma live com o autor Alexandre Sayad e Rosane Rosa, no dia 28 de junho, a partir das 20h. A transmissão ocorrerá no canal de Youtube do Instituto Palavra Aberta e na página de Facebook da Revista Educação.

A obra contribui para o movimento Open Science a encontra-se sob licença Creative Commons, com download pelo site do Palavra Aberta

Sobre o autor

Alexandre Le Voci Sayad é jornalista, educador e escritor. Mestre em Inteligência Artificial e Ética, na área de Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD), pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), é atualmente diretor da ZeitGeist (Educação, Cultura e Mídia). Serviu por dois mandatos como co-presidente da Unesco MIL Alliance, aliança internacional sediada em Paris com foco em educação midiática. Colunista da Revista Educação e autor de livros nas áreas da educação, cultura e comunicação,além de obras infantojuvenis, também apresenta o programa Idade Mídia, no Canal Futura. É membro do conselho consultivo do programa Educamídia, do Instituto Palavra Aberta, do International Council for Media Literacy (IC4ML), da ABPEducom (Associação Brasileira dos Profissionais em Educomunicação), da Bett Brasil e do conselho científico revisor da revista acadêmica Comunicar (Universidad de Huelva, Espanha). 

Sobre o Palavra Aberta

O Instituto Palavra Aberta é uma entidade sem fins lucrativos que advoga a causa da plena liberdade de ideias, de pensamento e de opiniões. Por meio de pesquisas, seminários e campanhas, promove a liberdade de expressão, a liberdade de imprensa e a livre circulação de informação como pilares fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade forte e democrática. Desde 2019, desenvolve o EducaMídia, programa de educação midiática criado para capacitar professores e organizações de ensino, além de engajar a sociedade no processo de educação midiática dos jovens, desenvolvendo seus potenciais de comunicação nos diversos meios.

Live com Alexandre Sayad
Participação da Prof.ª Dr.ª Rosane Rosa
28 de junho, às 20h

Nenhum comentário:

Postar um comentário