27 de julho de 2023

Dicas para harmonizar lasanhas com vinhos

 Olá, amores!

A lasanha não tem uma origem certa, mas é tão especial que tem um dia só para ela: 29 de julho. Os primeiros registros de sua existência apontam para a Grécia antiga, mas provavelmente nasceu na Itália, nas regiões Emilia Romagna ou Nápoles. Com isso, a única certeza é que ela é queridinha dos brasileiros e ganhou várias versões ao longo dos anos.

Presente em muitos almoços de domingo, pode ser considerada uma comfort food, aquele prato que remete à sensação de aconchego familiar e traz sempre memórias afetivas. “Para harmonizar lasanhas com vinhos, é muito importante prestar atenção na proteína e também nos molhos que a compõem”, Cibele Siqueira, sommelière da Wine, maior clube de assinatura de vinhos do mundo e líder no ranking de importação do Brasil.

Lasanha à bolonhesa 

Se você é fã da mais clássica das receitas de lasanha, aposte em vinhos tintos com média estrutura e boa acidez como Conte Fosco D.O.C. Montepulciano DAbruzzo 2021 ou Bear Flag Red Blend 2018, que apresentam taninos leves, ideais para equilibrar o sabor proteína, e uma boa acidez, para harmonizar o molho. Se a massa da receita à bolonhesa for elaborada com fatias finas de berinjela ou abobrinha, vale apostar em rótulos tintos com média estrutura e toques herbáceos como o premiado Root: 1 Reserva Carménère 2019 ou o brazuca Ballade Cabernet Sauvignon 2022.

Lasanha de queijos com molho branco

Já os fãs da lasanha de queijos, intercalados com molho branco, o ideal é harmonizar o prato com exemplares brancos mais estruturados, que tragam untuosidade em boca e contribuam com boa acidez para equilibrar a gordura dos queijos, como o Altemura Àpulo I.G.T. Salento Fiano 2020. Mas, se você não abre mão de combiná-lo com um tinto, pode apostar num Malbec frutado e sem passagem por barricas como Los Pueblos Malbec 2022. 

Lasanha com frutos do mar

Para quem é apaixonado por frutos do mar, como uma lasanha elaborada com camarões e lulas, a recomendação é equilibrar o paladar com rótulos de vinhos rosés. Para deixar a harmonização ainda mais prazerosa e gastronômica, a dica é o Aliwen Reserva Valle de Colchagua Rosé 2022 ou Altivo Classic Rosé 2021. Essa mesma sugestão também é válida caso o recheio da lasanha seja preparado com peixes de sabores marcantes como salmão e atum.

Lasanha de cogumelos

Para uma refeição em que a lasanha de cogumelos é a receita principal, a sugestão é uma harmonização com vinhos que tenham toques terrosos ou tintos leves elaborados com a uva Pinot Noir como Root: 1 Reserva D.O. Valle de Casablanca Pinot Noir 2020 ou Mosaiko Reserva D.O. Cachapoal Valley Pinot Noir 2019.

Lasanha de pupunha e queijo

Por último, para quem aprecia receitas mais leves ou vegetarianas, como a lasanha de pupunha com abobrinha e queijo, a sugestão para a combinação continuar suave, a proposta é optar por vinhos elaborados com a uva Sauvignon Blanc com toques herbáceos como o chileno Ímpetu D.O. Valle Central Sauvignon Blanc 2022 ou, um Verdejo, como o Cuatro Rayas Cuarenta Vendimias SE D.O. Rueda Verdejo 2019.

Agora que você já sabe como comemorar esse dia com estilo e vinho, feliz Dia da Lasanha!

Sobre a Wine

A Wine foi fundada em 2008. A empresa, que já nasceu online há 14 anos, ousou investir em vinho no país da cerveja e, hoje, é o maior clube de assinatura de vinhos do mundo e líder no ranking de importação do Brasil. Com a missão de conectar pessoas por meio da paixão pelo vinho, a Wine está presente também no México, com o clube “Vino como quieras”. Além do Clube Wine, do e-commerce www.wine.com.br e do app Wine Vinhos, disponível para download na AppStore e Google Play, a empresa possui atualmente 16 lojas físicas no Brasil: três unidades na capital paulista, duas no Rio de Janeiro e outras 11 em Ribeirão Preto, Barueri (Alphaville), Campinas, Natal, Fortaleza, Goiânia, Recife, Belo Horizonte, Curitiba, Vitória e Porto Alegre. Com a aquisição da Cantu Importadora, em 2021, a Wine se consolida como um player de peso no canal B2B que engloba off-trade (hipermercados, supermercados, minimercados, hortifrutis e mercearias) e on-trade (bares, restaurantes, casas noturnas, clubes e hotéis) e segue no caminho da omnicanalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário