29 de setembro de 2023

Dois lados da moeda: como marcas e influenciadores devem unir forças para engajamento em campanhas

 Olá, lindezas!

O marketing de influência é uma estratégia que não para de crescer, colaborando na construção do cenário do marketing digital. As marcas estão reconhecendo o poder do trabalho dos influenciadores para atingir seu público-alvo de forma autêntica. É o que mostra a pesquisa Youpix+Nielsen ROI & Influência 2023, realizada pela consultoria Youpix e a empresa de pesquisas Nielsen. 

De acordo com o relatório, mais de 93% dos profissionais concordam que trabalhar com influenciadores traz um resultado que nenhum outro tipo de comunicação pode trazer. Para Guilherme Brunhole, CEO e fundador da hiperfy — startup que conecta influenciadores e marcas por meio de Inteligência Artificial e marching learning —, o marketing de influência continua a evoluir e o engajamento efetivo é fundamental para o sucesso das campanhas. 

“A autenticidade, o conteúdo de qualidade, escolha certa do público-alvo e a análise de dados inteligentes são elementos fundamentais para atingir os resultados desejados. Mas sabemos que muitas empresas ainda encontram barreiras de dificuldades para potencializar essa estratégia em sua comunicação”, explica. 

Confira abaixo dicas que o executivo separou sobre como ter um engajamento efetivo nas suas campanhas de marketing de influência:

Identifique os melhores influenciadores para você

Procurar os influenciadores corretos é um dos passos mais importantes nessa jornada. Os profissionais precisam estar alinhados com sua marca e valores. Análise não apenas o tamanho do público desse criador de conteúdo, mas também a autenticidade, qualidade do conteúdo, relevância no nicho de atuação e se tem um público ativo.

“Muitas companhias visualizam apenas os mega influenciadores, que possuem um número gigantesco de seguidores. No entanto, esse pode não ser o melhor caminho. Se pensarmos em uma campanha para uma empresa de produtos capilares femininos, por exemplo, a escolha de uma creator que costuma mostrar a realidade do seu dia a dia pode dar mais resultados do que uma apresentadora de um programa de TV, pois as chances das mulheres se identificarem com a primeira opção são maiores”, comenta Guilherme. 

Defina seus objetivos e métricas

Antes de iniciar uma campanha, é crucial que você tenha definido os objetivos mensuráveis que quer atingir, estabelecendo métricas que medem o andamento do trabalho. O que você quer com essa ação? Aumentar o reconhecimento da marca? Gerar leads? Promover vendas? Todos esses pontos devem estar alinhados na sua estratégia.


Saiba construir relações autênticas com os influenciadores

É importante ter um relacionamento genuíno, transparente e objetivo com os profissionais, para que assim eles consigam transpor sua efetividade nas ações. Para isso, é importante evitar limitá-lo demais. Seja específico ao passar as normas da empresa e quais são as mensagens-chave que guiarão a campanha. 

“O briefing enviado para os influenciadores deve conter todas as informações possíveis. Lembre-se que você é a pessoa que mais conhece seu negócio nesse mundo. Já para os creators a minha dica é fazer a lição de casa e pesquisar sobre a companhia que você aceitou trabalhar e tirar todas as dúvidas que possam surgir no meio do caminho. Se ambos os lados estiverem bem alinhados, as chances de refação do conteúdo diminuem muito”, explica o CEO.

Uma boa história vale ouro

Para ter sucesso na campanha, evite mensagens excessivamente promocionais. Se concentre em criar uma narrativa interessante para o público, alinhando a mensagem da marca com o estilo do influenciador, mantendo a essência para ficar o mais natural possível. Prefira contar uma história que tenha um certo apelo emocional e que crie uma conexão com o consumidor.

Aposte também em mensagens de diversidade, com conteúdos que ressaltam esses valores da instituição de responsabilidade com os grupos minorizados. Lógico que isso não deve estar só no argumento da porta para fora. É crucial que a empresa tenha isso em mente e execute a pluralidade.  

Acompanhe e analise as métricas de resultados

Ainda conforme o estudo ROI & Influência 2023, 1/4 das marcas não definem KPIs que serão analisadas ao fim da campanha. 1/3 delas não correlacionam os resultados aos objetivos do negócio. Brunhole esclarece sobre a importância de medir as métricas em tempo real. 

“Analisar os dados das campanhas é fundamental para medir o desempenho. Taxa de engajamento, alcance, conversões devem ser visualizados para ajustar a estratégia conforme necessário. Muitos acabam não mensurando o ROI (retorno sobre o investimento) também e isso é um erro, afinal, é importante calcular o impacto financeiro que essa ação está tendo”, finaliza. 

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