10 de outubro de 2023

Dia das Crianças: Tempo de Qualidade X Compensação de Falta por Presentes

 Olá, amores!


Com a aproximação do Dia das Crianças, vale sempre trazer aquela reflexão sobre o tempo de qualidade com os filhos. Muitos pais se culpam por não acompanharem o crescimento das crianças, e também, por não terem tempo para vida pessoal por conta da excessiva demanda do trabalho. Com isso, Rebeca Toyama, especialista em carreira, traz a solução para esse desafio e mostra a importância de se ter uma carreira saudável para conseguir equilibrar a vida pessoal e profissional, além de ainda ser um exemplo de uma carreira de sucesso para os filhos e gerações futuras.   

A ausência é um tema que não é muito comentado em ambientes familiares, por ser um assunto polêmico e até delicado, que pode gerar alguns gatilhos. Por muitas vezes, até mesmo sem perceber, por conta da agitação cotidiana e na tentativa de conciliar a carreira com o papel de pai e mãe, esse comportamento vem atrelado a um recurso utilizado que tem um efeito muito negativo na vida dos pequenos: compensar essa ausência com presentes. 

Diante disso, a melhor maneira é encarar a realidade sem culpa e transformar o tempo que se fica com os filhos em tempo de qualidade. “Aproveite o Dia das Crianças para lembrar que ser pai e mãe são os únicos papéis nos quais somos insubstituíveis. Portanto, reserve momentos significativos para estar presente, conversar, brincar e criar memórias inestimáveis. Não é a quantia que importa, mas a qualidade desse tempo juntos. Ao investir seu tempo, você fortalece os laços familiares e constrói relações duradouras”, revela Rebeca Toyama, especialista em carreira. 

A especialista ainda ressalta que resolver questões emocionais com presente não é saudável, principalmente, a longo prazo. “Essa estratégia pode inclusive gerar um comportamento compulsivo no futuro, além de poder transformar a forma como estas crianças irão enxergar o mundo e as pessoas ao seu redor”, alerta Toyama.

Ser exemplo profissional 

A conciliação entre a carreira e a paternidade e/ou maternidade é possível, porém, é necessário que se torne um hábito. E ainda, pode-se dizer que a prática contínua de reservar tempo para a família se traduz em um equilíbrio harmonioso entre o trabalho e a vida pessoal, promovendo uma vida profissional bem-sucedida sem comprometer também a saúde mental. 

É importante mostrar para as crianças o motivo que o deixa longe em alguns períodos do dia. “Use esse momento para compartilhar com os filhos o impacto do seu trabalho na sociedade. Falar sobre legado e propósito, isso inclusive, será educativo e ainda pode ajudar as crianças na hora de escolher a vocação. E lembre-se: nunca é tarde para aprender a cuidar da qualidade de vida, mas quanto antes você se dedicar a isso, mais tempo terá para colher os frutos de sua escolha”, finaliza Rebeca.  

Rebeca Toyama, especialista em carreira, traz 5 dicas para facilitar a conciliação entre os papéis da vida profissional pessoal (pai e mãe), a fim de  alcançar sucesso em ambos os âmbitos da vida.

1- No Dia das Crianças, dê aos seus filhos o que você tem de mais precioso e escasso: seu tempo;

2- Aproveite e faça disso um hábito reservando um espaço diário em sua agenda para os filhos, o que vale aqui é a qualidade e não a quantidade;  

3- Acredite que é possível equilibrar carreira e vida pessoal; 

4- Liberte-se de crenças limitantes como: “Para ter sucesso precisarei deixar meu papel de pai ou de mãe de lado”;  

5- Jogue fora a culpa, esteja inteiro ou inteira quando estiver no papel de mãe ou pai e esteja inteira quando estiver no papel profissional. 

 

Sobre Rebeca Toyama

Rebeca Toyama Msc é porta-voz da ODS 8 (trabalho decente e crescimento econômico) do Programa Liderança com ImPacto da ONUfundadora da ACI – Academia de Competências Integrativas, uma empresa signatária do Pacto Global da ONU participante do Movimento Mente em Foco promovido pela Rede Brasil do Pacto Global da ONU

Mestre em Psicologia Clínica e AdministradoraEspecialista em liderança, carreira e tendência do mundo do trabalho. Atua há 20 anos como palestrante, mentora e coach.

Nenhum comentário:

Postar um comentário