Olá, amores!
As tradicionais festas juninas comemoradas em todo o Brasil, em especial, no Nordeste, são repletas de tradições, contando com diversos elementos que já se tornaram símbolo desse período do ano. Em cada Estado do país, as danças típicas, comidas, bebidas, roupas e brincadeiras se configuram com suas próprias particularidades e características. Que tal reunir o melhor da gastronomia do Brasil na sua festa junina deste ano? Confira abaixo os elementos que não podem faltar sua celebração e como você pode apresentá-los e surpreender a todos os seus convidados.
NORDESTE – QUEIJO REINO
Uma das tradições nordestinas é a presença do Queijo Reino nas mesas. Na região, esse tipo de queijo é considerado um aperitivo muito especial, símbolo da cultura regional.
Isso porque, no início, esse tipo de queijo era uma raridade por aqui, sendo, muitas vezes, oferecido como presente às pessoas queridas, desejando a elas prosperidade, tradição que se perpetua até hoje, principalmente, no Nordeste. Atualmente, pode ser encontrado nos supermercados em lata ou fracionado, como é o caso do Queijo Reino da Tirolez, maior indústria 100% brasileira de queijos.
Durante esse período, a marca disponibiliza em seu portfólio embalagens decoradas de Queijo Reino desenvolvidas pela designer alagoana, Mellina Farias, em celebração as festas nordestinas desta época do ano. Disponível em lata nas versões de 600g e 900g, e na versão fracionada com 180g, lançamento deste ano.
O Queijo Reino Tirolez já foi eleito nove vezes o “Queijo Reino Nº1 do Brasil”, segundo o Concurso Nacional de Produtos Lácteos de Juiz de Fora, em Minas Gerais; e é medalha de prata da categoria na 3ª edição do Mundial do Queijo, assegurando sua qualidade.
SUDESTE – BEBIDAS QUENTES
A região Sudeste é conhecida por reunir diversas tradições nordestinas no cardápio, mas a principal diferença se dá pelas bebidas quentes servidas. Junho é caracterizado por ser um mês mais frio, o que torna o consumo do vinho quente e quentão ainda mais inesquecível.
O vinho quente é feito com vinho tinto e especiarias. Há também quem opte por colocar frutas, como maçã. Já o quentão, é feito principalmente com cachaça, limão, açúcar e gengibre, sendo uma opção mais forte do que o vinho quente.
SUL – PINHÃO
Além dos tradicionais churrascos e doces campeiros, na região Sul é muito comum a presença do pinhão nas festas juninas. De sabor marcante, é muito suculento e pode ser consumido de diversas maneiras.
Diferente do que muitos pensam, o pinhão não deve ser consumido apenas puro. O fruto é muito versátil e pode ser utilizado em receitas doces e salgadas, como farofa, bolos e saladas.
NORTE – BOLO DE MACAXEIRA
Também conhecido como bolo de mandioca, essa iguaria tem origem indígena e está relacionada com o intenso cultivo das raízes na bacia do Rio Amazonas. Tradicionalmente do Norte do Brasil, a receita nunca falta nas festas juninas da região.
CENTRO-OESTE – SOPA PARAGUAIA
A sopa paraguaia é uma tradicional receita do Centro-Oeste brasileiro que causa muita confusão entre os turistas. Na verdade, se trata de um bolo de milho salgado, que pode inclusive levar outros ingredientes, como milho, tomate etc.
Saiba mais curtindo nossas redes sociais ou acesse o nosso site: www.tirolez.com.br
https://www.instagram.com/tirolezqueijos/
https://www.facebook.com/TirolezQueijos
Sobre a Tirolez
Fundada há 44 anos, a Tirolez é uma das mais tradicionais marcas de laticínios do País. Com mais de 1.800 colaboradores, a empresa dispõe de cinco fábricas e um Centro de Distribuição em São Paulo. Suas fábricas localizam-se em Minas Gerais (Tiros e Arapuá), em São Paulo (Monte Aprazível e Lins) e em Santa Catarina (Caxambu do Sul).
Os produtos Tirolez possuem grande aceitação no mercado brasileiro em razão da elevada qualidade e tradição. Tais características decorrem, entre outras causas, da qualidade do leite, do cuidado e do carinho que dedica a seus produtos durante todas as etapas de produção. O portfólio da empresa é composto por mais de 30 tipos de produtos e mais de 100 SKUs, que podem ser encontrados em todo o Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário