14 de agosto de 2024

Nestlé lança programa interno sobre menopausa

 Olá, amores!

A menopausa é uma fase que vai acontecer na vida de toda pessoa que menstrua. No entanto, nem todas se sentem à vontade para falar sobre o tema, ou sequer imaginam os efeitos que a nova fase pode gerar no corpo e na mente. Na Nestlé Brasil, até 2028, esta força de trabalho com idade entre 45 e 55 anos crescerá 78%. Para apoiar as colaboradoras que enfrentam os sintomas da perimenopausa e menopausa, a companhia anunciou um programa para melhorar a qualidade de vida dessas profissionais.

O Guia Global para Menopausa no Trabalho foi lançado este ano e demonstra atenção a um assunto com tantas particularidades, que atinge não apenas o sexo biológico feminino, como também o sexo biológico masculino, com a chamada andropausa, que também faz parte do programa. 

A política corporativa dedicada à menopausa vai além do letramento. Conta com um planejamento estabelecido que inclui a estrutura física dos escritórios, com a disponibilização de mini ventiladores nas mesas e acesso a chuveiros e ambientes abertos. As medidas são pensadas para aliviar as altas temperaturas e o suor excessivo, sintomas comuns da menopausa. O guia aponta também a necessidade de adaptação de uniformes das fábricas, uma mudança de cor, como forma de reduzir a ansiedade da pessoa em ocasiões de manchas de sangramento menstrual, que costuma ficar irregular nessa fase, ou qualquer outra marca.

A iniciativa reforça o cuidado da empresa com as colaboradoras em uma fase da vida com grandes transformações físicas e mentais. Para a pessoa que menstrua, é o fim da preocupação com o ciclo menstrual ou com a TPM, mas o início das famosas ondas de calor, alterações de humor e até insônia, para ficar nos sinais mais simples de serem identificados e tratados.

“Entendemos que a chegada da menopausa acontece em um momento que pode ser o auge da vida profissional e pessoal. Como os impactos físicos e psicológicos podem ser grandes, por vezes, essas mulheres acabam renunciando à sua posição no mercado de trabalho. Não queremos que nossas profissionais sintam que essa é uma opção. Fazemos parte da rede de apoio de cada uma”, explica Kátia Regina, Diretora de Total Rewards Nestlé LATAM.

Aliado ao lançamento do Guia Global de Menopausa no Trabalho, a Nestlé reuniu em seu aplicativo próprio de bem-estar, disponível para todos os colaboradores e colaboradoras, uma trilha de conteúdo voltada ao tema. São vídeos gravados com uma médica especializada em diversos temas relacionados à menopausa, como alimentação e reposição hormonal, além de explicações quanto ao que é menopausa e andropausa, os impactos no ambiente de trabalho, a realidade de fábricas, centros de distribuição, escritórios e vendas, por exemplo. O material também destaca a importância de um estilo de vida saudável, trazendo mais leveza para as mulheres na perimenopausa/menopausa e educando quem não sabe muito sobre o assunto e pode atuar como rede de apoio.

 

Sobre a Nestlé 

A Nestlé tem mais de 100 anos de atuação no Brasil e segue renovando seu compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que contribui para levar nutrição e bem-estar para bilhões de pessoas, criar um ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros e ser o produtor de alimentos mais sustentável do país. A empresa emprega mais de 30 mil pessoas no Brasil e tem 20 unidades industriais localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, além de oito centros de distribuição e mais de 70 brokers (responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição). Comprometida com boas práticas que vão do campo à mesa do consumidor, a companhia conta com milhares de produtores fornecedores participando de programas de qualidade nas cadeias de cacau, café e leite, que garantem uma produção sustentável e que trazem modernidade ao campo. Além disso, mantém iniciativas nas fábricas como minimizar a utilização de água e energia e reduzir as emissões, ações de reflorestamento e inovações contínuas em embalagens cada vez mais sustentáveis. A Nestlé Brasil está presente em 98% dos lares brasileiros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário