Olá, amores!
O consumo de conteúdo infantil por crianças e jovens brasileiros vem mudando bastante nos últimos anos, especialmente devido ao amplo alcance da internet e o crescimento dos serviços de streaming. Se antes crianças e adolescentes sentavam em frente à televisão para assistir aos conteúdos ao vivo, como filmes e desenhos, hoje em dia este público hiperconectado assiste ao que quiser, a qualquer hora, e por meio de muitos dispositivos, como celulares, tablets e computadores.
O YouTube é uma das principais plataformas utilizadas pelo público infantil e juvenil no país, afinal, ela oferece conteúdos variados que vão desde desenhos animados até canais educativos e de entretenimento geral. De acordo com um estudo recente da plataforma KidsCorp, especializada em kid tech, assistir a vídeos no YouTube é a atividade favorita entre 78% das crianças e adolescentes brasileiros.
Na outra ponta do conteúdo estão os criadores, grandes protagonistas da maior plataforma de vídeos do mundo. Os dez canais mais assistidos no YouTube, por exemplo, atualmente se dividem em duas categorias: música e conteúdo infantil. As produções voltadas às crianças e aos jovens ocupam, inclusive, seis posições do ranking. Ou seja, o domínio é amplo e há estratégias importantes por trás de tanto sucesso.
O alto engajamento dos canais voltados ao público infantil pode ser justificado, em parte, pelos conteúdos familiares, seguros e de alta qualidade que eles oferecem, especialmente se for levado em conta que este público compõe parte relevante da população conectada à internet. Em outras palavras, são conteúdos que seguem diretrizes importantes voltadas às crianças, o que tranquiliza pais e responsáveis na hora de escolher um conteúdo para os jovens.
Além disso, as produções investem cada vez mais em recursos visuais atrativos para a faixa etária, capturando a atenção de crianças e envolvendo-as com histórias criativas, lúdicas e bem dirigidas. Na hora de ampliar o público, os canais também inserem na fórmula do sucesso a realização de desafios e tendências (trends), bem como muitas vezes interagem diretamente com os seguidores e são constantes nas publicações. Este último fator é fundamental quando trata-se do público infantil, tendo em vista a fidelidade desta faixa etária no consumo de conteúdos.
Com audiências tão significativas em uma plataforma bastante poderosa como o YouTube, os canais infantis se tornaram grandes atrativos para as marcas. Se antes as empresas se encantavam majoritariamente por produções televisivas — muitas delas em canais abertos —, hoje em dia os grandes protagonistas são os youtubers. Estes produtores de conteúdo foram capazes de entender as mudanças de hábito e consumo de crianças e adolescentes, e, por isso, são chamarizes para que as marcas anunciem nos canais e acessem um público bastante amplo.
A transformação na maneira como os públicos infantil e juvenil consomem conteúdo permite, inclusive, que estes canais do YouTube se estabeleçam como grandes marcas e atinjam outros patamares de exposição e faturamento. Afinal, além da produção de conteúdo na plataforma, também é possível licenciar personagens, produtos e realizar turnês de shows, para ficar em apenas alguns exemplos.
Os hábitos de consumo mudaram, os produtores de conteúdo cresceram no YouTube por meio de estratégias bem eficientes, e os canais se tornaram negócios altamente atrativos para as marcas. Esta é a realidade estabelecida por um segmento digital em alta, mas que ainda segue crescendo e se oferece constantemente como um mundo aberto a inúmeras possibilidades.
*Cintia Medvedovsky é responsável pela criação do projeto de licenciamento de marcas na Ziggle
Sobre a Ziggle
A Ziggle é uma agência boutique de licenciamento de marcas e personagens, responsável por estratégias de posicionamento que resultam em grandes experiências aos consumidores e receita para os detentores da marca. A empresa se encarrega do trabalho de mapeamento de categorias, prospecção de negócios, suporte criativo, elaboração e gestão de contratos. Atualmente é a agência oficial de licenciamento de marcas como Maria Clara e JP, Enaldinho, entre outros.
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