Olá, lindezas!
A partir de amanhã, 8 de novembro, tem início a primeira edição da D23 Brasil, evento dedicado à comunidade de fãs, que chega pela primeira vez ao país. Criado em 2009, na Califórnia, a sigla que nomeia o evento faz referência ao "D" de Disney e ao ano de 1923, data de fundação da Walt Disney. Além da icônica edição norte-americana, o evento já teve edições realizadas no Japão. Aproveitando a contagem regressiva para a estreia no Brasil, reunimos alguns dos principais nomes da dublagem brasileira e seus respectivos papéis no universo Disney.
Com quase 40 anos de carreira, Marco Ribeiro é um dos profissionais com mais trabalhos no universo Disney. Com início de carreira nos nostálgicos estúdios Herbert Richers, Marco é a voz do Mestre Gato em Alice no País das Maravilhas, animação de 1991 do estúdio. No mesmo ano, dublou o carismático e atrapalhado Le Fou, de A Bela e a Fera. Em 1999, após a perda de Alexandre Lippiani, Marco assumiu a voz de Woody, o querido Xerife de Toy Story, personagem que ele acompanhou por mais de 20 anos. Em Vida de Inseto, Marco Ribeiro deu voz ao engenhoso Flik e Nigel na animação “Selvagens”. Na franquia Monstros S.A, o dublador deu voz ao Fergus. Além de suas atuações em animação, Marco é, há mais de 35 anos, a voz oficial de Robert Downey Jr., tendo acompanhado de perto a nova fase Marvel ao dublar o ator nas franquias Homem de Ferro e Vingadores. “É sempre uma grande emoção e expectativa quando Dublo algo da Disney. É a certeza de que você marcará muitos Gerações. Tenho esse exemplo em casa com meu Filho e meu Neto, apaixonados pela mesma Desenho que os marcou tanto e a mim também.” comenta Marco Ribeiro.
Fernanda Baronne é uma das vozes femininas mais reconhecidas da dublagem brasileira. Sua trajetória teve início ainda na infância, com a novela mexicana Carrossel. Na Disney, Fernanda se destacou como a voz da Vampira em X-Men, tanto nas animações quanto na trilogia em live-action, sendo reconhecida pelos fãs como a voz oficial da personagem. Ela também dublou a Cinderela na continuação do clássico animado e foi a voz de Kim Possible na famosa animação. No aclamado Procurando Nemo, Fernanda deu voz à estrela Peach. Nos live-actions, é amplamente conhecida pela dublagem de Viúva Negra, interpretada por Scarlett Johansson, atriz de quem é a voz no Brasil há mais de 20 anos, além de ter dublado Elektra, personagem de Jennifer Garner. "“As personagens que eu dublei para o universo Disney chegaram até mim em momentos muito importantes da minha trajetória como atriz e dubladora. Poder dar vida em português a tantas mulheres incríveis (e que são exemplo para tantas outras) é uma grande honra e uma forma de levar essas histórias de heroísmo, coragem, gentileza e força feminina ao público brasileiro de forma acessível “ comenta Fernanda Baronne.
Bianca Alencar, outra dubladora que começou na infância, possui um extenso currículo em produções Disney. Após uma passagem pela Turma do Balão Mágico, Bianca iniciou na dublagem aos 11 anos. Atualmente, com mais de 5 milhões de seguidores nas redes sociais, Bianca é a voz de Mabel Pines em Gravity Falls, Taffyta Caramelo em Detona Ralph e Princesa Clio em Princesinha Sofia. No universo das princesas Disney, Bianca também dublou Clara em O Quebra-Nozes e os Quatro Reinos.
Sérgio Cantú começou na dublagem ainda criança e, além de ser a voz de icônicos personagens da Disney, dirige a dublagem de diversas produções. Ele se tornou referência para os fãs de Star Wars ao dublar Kylo Ren na trilogia recente – O Despertar da Força, Os Últimos Jedi e A Ascensão Skywalker. Com seu conhecimento técnico e paixão pela franquia, Sérgio foi escolhido para dirigir a redublagem da saga clássica. Fã declarado da Marvel e da franquia X-Men, ele dirigiu a dublagem de filmes como X-Men: Dias de um Futuro Esquecido e X-Men: Apocalipse, e em 2023 dirigiu a série X-Men 97 no Disney+, também dublando o Noturno. Sérgio ainda dirigiu a dublagem de vários filmes e séries da Marvel, como Capitão América: O Soldado Invernal, Pantera Negra, Guardiões da Galáxia e WandaVision. Graças ao seu currículo na dublagem e seu conteúdo sobre cultura pop nas redes sociais, Sérgio Cantú também integra o squad de influenciadores oficiais da D23 Brasil. "Cresci assistindo os filmes e desenhos da Disney e convivendo com as vozes destas produções. Hoje, é gratificante e tenho muito orgulho em poder ajudar a dar vida a esse universo".
O ator, dublador e músico Raphael Rossatto celebrou 14 anos de carreira recentemente e mesmo com pouco mais de uma década atuando na dublagem, coleciona papéis queridos pelo público. Sua trajetória profissional em uma produção Disney ao ser escolhido para interpretar canções de Flynn Rider em Enrolados. O sucesso desse trabalho o levou a dublar Kristoff Bjorgman em Frozen. Recentemente, realizou o sonho de dar voz a um vilão no universo Disney, dublando Rei Magnífico em Wish. Raphael também dublou John Reid em O Cavaleiro Solitário e é a voz de Peter Quill na franquia Guardiões da Galáxia e Vingadores, personagem interpretado por Chris Pratt.
Nenhum comentário:
Postar um comentário