Olá, amores!
Black Friday corre agora, mas revendedores, lojistas, donos de boutique e compradores de moda em atacado já estão na ativa alimentando seus estoques para suprir a demanda do varejo para o Natal. Do outro lado, quem oferece todos os insumos para isso acontecer é o setor atacadista. Empresários do setor da indústria do vestuário seguem com suas campanhas para conquistar clientes e se diferenciar perante a concorrência.
De acordo com Cinthia Kim, presidente da Associação Brasileira da Indústria do Vestuário (ABIV), entidade que atua na defesa dos interesses de confecções associadas do comércio atacadista, um dos entraves mais comuns de empresários do setor é a limitação da estratégia na precificação e divulgação de promoções.
Para a representante da entidade, que capacita atacadistas ao longo do ano em polos de moda, sobretudo do Bom Retiro, São Paulo, mudanças em toda a jornada de venda – desde a estrutura tecnológica, financeira, comercial, de atendimento, até chegar à ponta das ações promocionais, serão cruciais para o retorno em vendas de forma segura e sustentável. O uso de inteligência artificial e estratégias de marketing criativas, segundo ela, também são cruciais para se destacar no setor. A seguir, algumas dicas:
1. Foque no objeto de venda e no alcance: defina metas claras do que quer vender. Ao invés de só querer “vender mais”, pergunte-se: quanto quer vender? Qual produto ou serviço quer destacar? Além disso, quantos novos clientes quer atrair? Metas bem definidas ajudam a montar um plano estratégico, medir os resultados e fazer ajustes ao longo do caminho.
2. Personalize seu marketing: crie campanhas direcionadas. Se um cliente comprou um produto X, ofereça um desconto em um acessório complementar. Ou, se um cliente costuma comprar com frequência, envie uma oferta VIP, valorizando essa relação.
3. Aja de forma diferente nas redes: crie conteúdos dinâmicos nas redes sociais, como vídeos criativos dos colaboradores divulgando ofertas. Durante todo o mês de promoção, altere a identidade visual das páginas, lançando mão de cores que remetam às efemérides, tais como Black Friday, Natal, Dia da Mães, novas coleções, entre outros eventos, para atrair e engajar o público.
4. Anuncie novidades: em especial aos atacadistas, marcos do setor (datas comemorativas, lançamento de coleções, entre outros) podem ser o momento perfeito para lançar algo novo no mercado. Afinal, os varejistas estão de olho em formas de maximizar seus resultados e sua força de venda.
5. Seja estrategista nas promoções: no lugar de dar desconto em tudo, analise os produtos que precisam de giro de estoque e defina descontos atrativos. Aos pequenos empreendedores, foquem nos produtos com maior margem de lucro ou de maior demanda.
6. Crie cupons de desconto: anuncie cupons de desconto na divulgação de sua campanha, ou mesmo dentro de uma estratégia de gamificação, como oferecer um cupom de desconto para clientes recorrentes ou que gastarem um valor X em compras em sua loja.
7. Facilite o pagamento: é essencial oferecer e divulgar várias opções de pagamento. Aos empreendedores que vendem online, a recomendação é conferir com seu sistema de pagamento as taxas e, se possível, oferecer descontos para pagamentos à vista no PIX.
8. Implemente programas de fidelidade: ótima estratégia para manter a cadeia de clientes engajada e incentivá-los a continuar consumindo produtos da sua marca.
9. Invista em tecnologia: de olho na automatização de processos. Sistemas de gerenciamento de estoque e coletores de dados agilizam a separação, a expedição e a conferência dos pedidos, eliminando a necessidade de processos manuais.
10. Atenção redobrada aos canais de atendimento: é natural que, durante o período que antecede datas de maior demanda do varejo, assim como nas semanas seguintes, exista uma maior movimentação nos canais de atendimento. Isso acontece muito devido ao pós-venda, com demandas relacionada a trocas e devoluções. Por isso, é indispensável repassar para os times de atendimento dados completos sobre condições para a devolução e a substituição dos produtos.
Sobre a ABIV: A Associação Brasileira da Indústria do Vestuário (ABIV) nasceu em 2019 para a defesa dos interesses de confecções associadas do comércio atacadista brasileiro, junto a instituições e órgãos governamentais. Com atuação nacional, a Associação luta por uma concorrência cada vez mais favorável e justa para o setor da Indústria do Vestuário. Sua sede física está localizada no bairro do Bom Retiro, em São Paulo, considerado um dos maiores polos de moda do Brasil, por atrair revendedores de todas as regiões do país. Mais informações em ABIV
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