Se você passou pela Avenida Paulista nos últimos dias e perdeu a chance de levar para casa um dos livros distribuídos na recente ação do TikTok, não se preocupe! Há um lugar onde você pode pegar emprestado os melhores títulos e explorar o universo literário sem custo algum: as bibliotecas públicas.
A Biblioteca de São Paulo (BSP), a Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL) e a BibliON possuem um vasto acervo que é renovado mensalmente, garantindo acesso a obras dos mais diversos gêneros e autores. De clássicos da literatura a lançamentos contemporâneos, há sempre algo novo para descobrir — tudo de forma prática, acessível e gratuita.
Confira abaixo onde encontrar os títulos que fizeram sucesso com a comunidade literária que cresceu dentro do TikTok em 2024. Ambos poderão ser encontrados nos acervos físicos da Biblioteca de São Paulo e da Biblioteca Parque Villa Lobos:
'A Biblioteca da Meia-Noite', de Matt Haig (Bertrand Brasil)
'A Empregada Está de Olho', de Freida McFadden (Arqueiro)
'A Vegetariana', de Han Kang (Todavia)'Ainda Estou Aqui', de Marcelo Rubens Paiva (Alfaguara)
'Amêndoas', de Won-Pyung Sohn (Rocco)
'Assistente do Vilão', de Hannah Nicole Maehrer (Alt)
'Divinos Rivais', de Rebecca Ross (Alt)
'É Assim que Acaba', de Colleen Hoover (Galera Record)
'É Assim que Começa', de Colleen Hoover (Galera Record)
'A Hora da Estrela', de Clarice Lispector (Rocco)
'Leitura de Verão', de Emily Henry (Verus)
'Memórias Póstumas de Brás Cubas', de Machado de Assis (Martin Claret e Principis)
'Nadando no Escuro', de Tomasz Jedrowski (Astral Cultural)
'Nem Te Conto', de Emily Henry (Verus)
'Noiva', de Ali Hazelwood (Arqueiro)
'O Avesso da Pele', de Jefferson Tenório (Companhia das Letras)
'Olhos d’Água', de Conceição Evaristo (Pallas)
'Torto Arado', de Itamar Vieira Junior (Todavia)
'Trono de Vidro - Vol. 01 ao Vol. 8', de Sarah J. Maas (Galera Record)
'Tudo É Rio', de Carla Madeira (Record)
'Uma Família Feliz', de Raphael Montes (Companhia das Letras)
'Verity', de Colleen Hoover (Galera Record)
Para aproveitar, basta fazer um cadastro simples e escolher os livros que deseja levar para casa. Além disso, as bibliotecas oferecem uma programação variada de eventos, como clubes de leitura, oficinas culturais e atividades infantis, tornando a experiência ainda mais enriquecedora.
Já no acervo digital da BibliON você encontra os livros abaixo:
A vegetariana (Todavia), Han Kang
As irmãs Blue (Astral Cultural), Coco Mellors
Amêndoas (Rocco), Won-Pyung Sohn
A hora da estrela (Rocco), Clarice Lispector
Memórias póstumas de Brás Cubas (Martin Claret e Principis), Machado de Assis
Nadando no escuro (Astral Cultural), Tomasz Jedrowski
Olhos d’Água (Pallas), Conceição Evaristo
Torto Arado (Todavia), Itamar Vieira Junior
Uma família feliz (Companhia das Letras), Raphael Montes
Conheça mais sobre cada uma das bibliotecas:
Biblioteca de São Paulo: https://bsp.org.br/
Biblioteca Parque Villa-Lobos: https://bvl.org.br/
BibliON: https://www.biblion.org.br/
Sobre a Biblioteca de São Paulo
Inaugurada em fevereiro de 2010, a Biblioteca de São Paulo (BSP) está localizada no Parque da Juventude, no terreno em que funcionou a Casa de Detenção de São Paulo (conhecida como Carandiru), na zona norte da capital paulista. A qualidade do acervo, as atividades de programação cultural e os serviços oferecidos deram um novo significado ao espaço, transformando-o em uma praça cultural, local de acolhimento e descobertas. Inspirada nas melhores práticas das bibliotecas públicas do Chile e da Colômbia, soma mais de 4 milhões de visitantes e visa promover o incentivo à cultura, à leitura e à literatura. Ocupa uma área de 4.257 metros quadrados para atender o público - crianças, jovens, adultos e idosos com ou sem deficiência. A BSP é um equipamento cultural da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerido pela Organização Social SP Leituras.
Sobre a Biblioteca Parque Villa-Lobos
A Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL), localizada dentro do parque de mesmo nome, é um espaço convidativo para a leitura, fruição da cultura e interação entre as pessoas. Além de um amplo acervo literário, atualizado semanalmente, oferece várias atividades gratuitas, como encontro com escritores, contação de histórias, saraus, oficinas, cursos, apresentações musicais, entre outros eventos de uma extensa programação. O local conta ainda com sala de games, ludoteca, computadores com acesso à internet, auditório, aparelhos de tecnologia assistiva, deck com vista para o parque, bicicletário e skatário. É um equipamento cultural da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerido pela Organização Social SP Leituras.
BibliON
Para utilizar o serviço gratuito de empréstimos de livros, basta que os interessados acessem www.biblion.org.br ou baixem o aplicativo BibliON, disponível no Google Play e na Apple Store e realizem um breve cadastro.
O usuário pode fazer empréstimo de até duas obras simultâneas, por 15 dias. A BibliON permite ações como organizar listas, adicionar favoritos, compartilhar um livro como dica de leitura nas redes sociais, fazer reservas, ver histórico e sugerir novas aquisições. Por meio de princípios de gamificação, os associados conseguem acompanhar as estatísticas do tempo dedicado à leitura e participar de desafios. E o sistema de busca permite que o usuário utilize diversos filtros, como tema, autor, categoria ou título - ou até mesmo leitura indicada para grupos etários, como leitura infantil e juvenil.
É possível ler em dispositivos móveis, sem a necessidade de usar dados do celular, por meio do download prévio do título ou, ainda, ajustar o tamanho da letra e o contraste da tela; escolher diferentes modos de leitura para dia ou para noite e acionar a leitura em voz sintetizada, para saída em áudio do texto.
A BibliON, biblioteca digital gratuita de São Paulo, é uma iniciativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo sob gestão da SP Leituras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário