O panetone, típica iguaria italiana, se tornou uma tradição natalina entre os brasileiros que expandiram a massa leve e aromática recheada com frutas secas para elaboradas receitas com recheios diversos, ganaches e gotas de chocolate, mas engana-se quem acha que não é possível incluir o produto na rotina alimentar de forma saudável nesta época de festas. A nutricionista do Oba Hortifruti, Thamires Lima, ensina que para apreciar o alimento de maneira equilibrada, a principal dica é nunca matar a fome com o panettone e sempre associá-lo a uma refeição mais equilibrada e em pequenas porções.
Clássico, o produto não pode faltar na mesa no fim do ano. Os tradicionais recheados com frutas cítricas ou chocolate têm muitos adeptos. Porém não faltam versões mais gourmets que chamam a atenção e conquistam o paladar de muitos. Versáteis, combinam com vários momentos do dia. “Uma fatia no café da manhã junto com ovos mexidos, ou de sobremesa, após um almoço equilibrado, rico em folhas, legumes e proteínas ou no lanche da tarde, junto com um shake de proteína, para conferir saciedade e equilibrar os níveis de açúcar, são as melhores formas de consumo”, diz Thamires.
A especialista frisa que seguindo essas orientações, é possível apreciar o alimento que traz uma memória afetiva tão importante nesta época do ano, sem se exceder nas festas e confraternizações.
A linha Oba Bem Querer oferece cinco versões de panetones, todas preparadas com fermentação natural e uso da massa madre (levain) em substituição ao fermento químico, para ter uma textura mais macia. Esse processo é realizado em temperatura controlada e com maior tempo de crescimento, para garantir um produto leve e saboroso.
Os de frutas cristalizadas e o de gotas de chocolate estão disponíveis em caixas decoradas de 500g, enquanto as versões de panetones genoveses são oferecidas em latas exclusivas de 900g, nas opções de frutas cristalizadas com damasco, gotas de chocolate ao leite e no sabor de brigadeiro de pistache.
Os panetones genoveses possuem o formato mais achatado, são elaborados com ingredientes nobres que realçam ainda mais sabor, aroma e, principalmente, a maciez. A versão com frutas cristalizadas combina uvas-passas e damascos, com uma cobertura açucarada. Já o panettone de gotas de chocolate ao leite é coberto por uma camada açucarada crocante, enquanto o brigadeiro de pistache, com o seu recheio cremoso, é finalizado com uma cobertura de chocolate branco e pistache moído.
Thamires ensina 3 receitas fáceis de fazer, e o chef Benedito Tersi desenvolveu 4 receitas exclusivas com panettone.
Pudim de panetone de liquidificador
Pudim de panetone de liquidificador |
250g de panetone esfarelado
5 ovos
1 lata de leite condensado
3 xícaras de chá de leite
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de café de cravo em pó
Modo de preparo:
No liquidificador, bata os ovos, o leite condensado, o leite, a manteiga, o cravo e a canela. Transfira para uma tigela e misture o panetone esfarelado. Coloque o pudim em uma forma com furo central, caramelizada e asse em banho-maria no forno preaquecido a 200°C durante cerca de 50 minutos. Deixe esfriar e desenforme. Sirva uma fatia como sobremesa.
Rabanada de panetone
Rabanada de panetone |
2 ovos
1/2 lata de leite condensado
150ml de leite
1 panetone
Açúcar a gosto
Canela a gosto
Modo de preparo
Em uma tigela, coloque os ovos, o leite condensado e o leite. Bata tudo com um garfo ou um fuê. Corte o panetone em fatias e passe-os na mistura preparada, molhando bem de ambos os lados. Frite em óleo bem quente ou coloque na fritadeira elétrica por 5 minutos a 200 °C. Faça uma mistura de açúcar e canela, e passe as fatias. Sirva uma fatia no lanche da tarde.
Tiramissu de panetone com gotas de chocolate
Tiramissu de panetone com gotas de chocolate |
250g de panetone com gotas de chocolate
½ xícara de chá de creme de leite fresco (120ml)
3 gemas peneiradas (60g)
1 ovo grande
6 colheres de sopa de açúcar (80g)
1 pote grande de cream cheese em temperatura ambiente (300g)
½ xícara de chá de café coado forte (120ml) misturado com 2 colheres de sopa de licor de café (30ml), opcional
Modo de Preparo
Espalhe o panettone em assadeira e leve ao forno médio-baixo preaquecido (160 ºC) por cerca de 20 minutos ou até tostar. Reserve. Bata o creme de leite na batedeira em ponto de chantili (uns 5 minutos). Reserve na geladeira. Misture as gemas com o ovo e o açúcar e leve ao banho-maria. Mexa sempre, até amornar, sem deixar cozinhar. Bata a mistura na batedeira por uns 10 minutos (o ponto é de um creme fofo e esbranquiçado). Sem bater, adicione o cream cheese e misture vigorosamente com um um fuê. Delicadamente, incorpore o chantili. Umedeça os cubos de panetone na mistura de café com licor. Em taças, monte em camadas: creme, cubos de panetone umedecidos, creme, panetone umedecido, creme e panetone esfarelado. Leve à geladeira por ao menos 1 hora antes de servir.
Receitas do chef
Pizza de panetone com gotas de chocolate com banana
Pizza de panetone com gotas de chocolate com banana |
300g de panetone com gotas de chocolate (ou 6 fatias médias)
2 bananas maduras
100g de gotas de chocolate meio amargo (ou ½ xícara de chá)
2 colheres de sopa de açúcar (ou 30g)
Canela em pó a gosto
50g de amêndoas laminadas (ou ¼ de xícara de chá)
Manteiga para untar a frigideira (cerca de 1 colher de sopa)
Modo de preparo:
Base de panetone com gotas de chocolate: Corte o panetone em fatias de cerca de 1cm de espessura. Em uma frigideira untada com manteiga, grelhe as fatias por 2 minutos de cada lado, até dourarem levemente. Reserve.
Cobertura de banana: Descasque e corte as bananas em rodelas finas. Distribua as fatias de panetone com gotas de chocolate em uma assadeira ou travessa. Coloque as rodelas de banana sobre cada fatia e distribua as 100 g de gotas de chocolate meio amargo por cima.
Finalização: Polvilhe o açúcar e a canela por cima das fatias. Em seguida, distribua as amêndoas laminadas sobre o chocolate e as bananas. Leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 10 minutos, até que o chocolate derreta, as bananas caramelizem e as amêndoas fiquem levemente tostadas. Sirva quente, como sobremesa ou lanche.
Dicas: Tostar levemente as amêndoas antes de adicioná-las dá um sabor ainda mais marcante à sobremesa. Adicionar uma pitada de sal sobre o chocolate realça o sabor doce e dá um toque sofisticado ao prato.
Triffle de panetone com gotas de chocolate
Triffle de panetone com gotas de chocolate |
300g de panetone com gotas de chocolate (ou cerca de 4 fatias grossas)
100ml de café expresso (ou ½ xícara de chá)
300ml de creme de leite fresco (ou 1 ¼ xícara de chá)
50g de açúcar (ou ¼ de xícara de chá)
1 fava de baunilha (ou 1 colher de chá de essência de baunilha)
200g de geleia de frutas vermelhas (ou ¾ de xícara de chá)
100g de morangos, fatiados (ou ¾ de xícara de chá)
50g de amoras (ou ¼ de xícara de chá)
50g de mirtilos (ou ¼ de xícara de chá)
Sementes de ½ romã
Modo de preparo:
Panetone: Corte o panetone com gotas de chocolate em cubos de cerca de 2cm. Reserve.
Chantilly: Em uma tigela, bata o creme de leite fresco com o açúcar. Abra a fava de baunilha ao meio, raspe as sementes e adicione ao chantilly, batendo até formar picos firmes. Se estiver usando essência, adicione agora.
Em taças de sobremesa, distribua uma camada de cubos de panetone e regue com o café expresso para umedecer levemente. Adicione uma camada de geleia de frutas vermelhas sobre o panetone umedecido. Acrescente uma camada de chantilly por cima da geleia. Repita as camadas de panettone, geleia e chantilly até preencher as taças. No topo, decore com as frutas frescas (morangos, amoras, mirtilos e sementes de romã). Leve à geladeira por 1 hora antes de servir.
Dicas: A geleia pode ser aquecida levemente para ficar mais fácil de espalhar entre as camadas. Para um toque crocante, adicione amêndoas laminadas torradas na decoração junto às frutas frescas.
Tronco natalino com panetone genovês
Tronco natalino com panetone genovês |
Para a Base:
1 panetone genovês Oba (500g), fatiado em camadas finas e retas
Para o Recheio:
300ml de creme de leite fresco (para chantilly)
4 colheres de sopa de açúcar de coco Oba
3 colheres de sopa de cacau em pó
4 colheres de sopa de pasta de avelã com chocolate
100g de physalis
100g de mirtilos
100g de amoras
100g de framboesas
Para a Cobertura:
3 colheres de sopa de pasta de avelã com chocolate
1 colher de sopa de cacau em pó
Frutas frescas (physalis, mirtilos, amoras e framboesas)
Modo de preparo:
Preparar o chantilly de chocolate e avelã: Em uma tigela bem fria, bata o creme de leite fresco com o açúcar de coco até obter um ponto de chantilly leve e firme. Adicione o cacau em pó e a pasta de avelã com chocolate e misture delicadamente com uma espátula para que o chantilly não perca a aeração. Reserve na geladeira.
Sobre uma superfície limpa, disponha uma folha de filme plástico e, sobre ela, organize as fatias finas do panetone lado a lado, ligeiramente sobrepostas, formando um retângulo uniforme. Com uma espátula, espalhe o chantilly de chocolate e avelã sobre as fatias de panetone. Distribua as frutas (physalis, mirtilos, amoras e framboesas) por toda a superfície do chantilly. Com o auxílio do filme plástico, comece a enrolar o panettone cuidadosamente e forme um rocambole. Pressione levemente enquanto enrola para que o recheio fique bem distribuído. Envolva o rocambole firmemente no filme plástico e leve à geladeira por cerca de 1 hora para firmar. Retire o rocambole da geladeira e remova o filme plástico. Espalhe uma camada fina de pasta de avelã com chocolate sobre toda a superfície do tronco e polvilhe com cacau em pó. Decore com as frutas frescas para um toque final elegante e colorido.
Baked Alaska de panetone genovês com damasco
Baked Alaska de panetone genovês com damasco |
Base:
1 panetone genovês Damasco Oba
100g de geleia de damasco
50ml de licor de laranja ou rum (opcional)
Recheio:
1 litro de sorvete de creme Oba
Merengue:
4 claras de ovo
200g de açúcar refinado
1 pitada de sal
1/2 fava de baunilha Oba ou 1 colher de chá de essência de baunilha
Modo de preparo:
Corte o panetone em fatias de aproximadamente 1 cm de espessura. Forre o fundo e as laterais de uma forma redonda (22cm de diâmetro) com papel filme. Preencha a base da forma com fatias de panettone e pressione levemente para formar uma camada uniforme. Pincele as fatias com o licor (opcional) e espalhe a geleia de damasco sobre a base.
Recheio:
Retire o sorvete do congelador 10 minutos antes para que amoleça levemente. Coloque o sorvete sobre a base de panetone e alise com uma espátula para nivelar. Cubra com outra camada de fatias de panetone e pressione suavemente. Leve ao congelador por pelo menos 2 horas ou até o sorvete ficar completamente firme.
Merengue:
Em uma tigela limpa e seca, bata as claras com a pitada de sal até espumar. Adicione o açúcar aos poucos e bata em velocidade alta até formar picos firmes e brilhantes. Finalize com a essência de baunilha, se desejar.
Montagem e finalização:
Retire o panetone recheado do congelador e desenforme em um prato resistente ao calor. Cubra toda a superfície com o merengue e use uma espátula para criar picos decorativos. Leve ao forno preaquecido a 250°C (ou utilize um maçarico) para dourar rapidamente o merengue, por cerca de 3 a 5 minutos. Sirva imediatamente ou retorne ao congelador, retirando 10 minutos antes de servir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário