3 de janeiro de 2025

Obras de Pablo Perini levam tradição e cultura à Pipa Parade 2025

 


O vinho e a arte invadirão 30 cidades da Serra Gaúcha no início de 2025. O artista e diretor de marcas e P&D da Casa Perini, Pablo Perini, é um dos destaques da Pipa Parade, a maior exposição de arte ao ar livre da Serra Gaúcha, na qual cada artista recebeu um trio de barricas de vinho a serem pintadas. Pablo Perini produziu sua obra exclusiva para a exposição sob o título Saga da Uva, uma homenagem à jornada dos colonos da região desbravando seu terroir até a modernização do meio junto a multiplicidade cultural que hoje já a caracteriza  sem ter perdido as origens

"A obra possui grafismos pop e figuras com cores vibrantes, ainda que em partes haja a madeira e os arcos de metal originais da barrica. Essa fusão relata não só a narrativa do colono em um novo mundo no qual foi bem recebido e pode prosperar, mas também esta mesma terra com um viés mais cosmopolita e que tem assimilado etnias e pessoas de origens diferentes ao receber novos imigrantes e também turistas contemporâneos para incrementar ainda mais este blend multifacetado que é a riquíssima cultura brasileira”, contou Pablo Perini. 

A Casa Perini, localizada em Farroupilha/RS, é uma das apoiadoras do evento, que acontecerá de 7 de janeiro a 7 de março de 2025. O Pipa Parade combina arte, cultura e a paixão pelo vinho, integrando as celebrações da Vindima 2025. Serão 30 pontos de exposição espalhados por 10 cidades da região: Bento Gonçalves, Farroupilha, Garibaldi, Pinto Bandeira, Caxias do Sul, São Francisco de Paula, Monte Belo do Sul, Gramado, Canela e Flores da Cunha.

A Casa Perini, reconhecida internacionalmente pela excelência de seus vinhos, também é um verdadeiro cenário de inspiração artística e será um dos pontos que também receberá para expor um trio de barricas como obra de outro artista participante do projeto. A sede da vinícola é decorada com diversas obras de Pablo Perini.

"Vinho e arte tem muito em comum pois ambos requerem a maestria de um autor para transformar matérias primas, sejam tintas ou tintos, em uma experiência que através dos sentidos faz com que possamos acessar o nosso subjetivo é transcender o que muitas vezes não pode ser expresso em palavras. Dar margem a essa abstração de forma democrática em ambientes que conjugam vinho e arte enaltecendo nossas raízes é sem dúvida um trunfo e a Casa Perini fica lisonjeada em fazer parte deste projeto uma vez que já tem a arte em seu DNA. Convidamos os turistas a imergir nesta experiência", conclui o diretor.

O tema da Pipa Parade deste ano é os 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul. Realizado pela Wine Locals por meio do Ministério da Cultura (Lei Rouanet 8.313/1991) e apresentado pelo Governo do Estado, o projeto busca criar uma rota cultural inédita que conecte a região das Hortênsias à região da Uva e Vinho, promovendo o enoturismo e fortalecendo as tradições locais.

 

SOBRE A CASA PERINI 

 

Com quase 100 anos de história, a Casa Perini está entre as maiores vinícolas do Brasil. Localizada no Vale Trentino, em Farroupilha, na Serra Gaúcha, a vinícola conquistou mais de 300 medalhas nacionais e internacionais. Um dos seus destaques é o Casa Perini Moscatel, eleito o 5º melhor vinho do mundo em 2017 pela WAWWJ (World Association of Writers & Journalists of Wine & Spirits).

Fundada por Benildo Perini e com os primeiros vinhos familiares elaborados em 1929, a Casa Perini conta com a participação da sócia Maria do Carmo Onzi Perini e a liderança dos filhos Franco Perini, presidente do conselho administrativo e Pablo Perini, Diretor de Marcas e P&D. A vinícola se destaca pela combinação de tecnologia de ponta com uma equipe altamente profissional, produzindo vinhos com criatividade e talento excepcionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário