O Brasil ocupa a quarta colocação entre os países de maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo. Segundo dados da Mordor Intelligence, o setor deve movimentar US$ 33,14 bilhões neste ano, com projeção de atingir US$ 44,03 bilhões até 2029. Foi com esse propósito em mente que a L’Oréal, multinacional francesa presente há mais de 65 anos no mercado brasileiro, buscou a ENEXT, consultoria especializada em full digital, para alavancar sua presença online e ampliar oportunidades de engajamento e conversão. A partir da construção de conteúdos estratégicos, a atuação em conjunto permitiu que a marca ultrapassasse concorrentes, conquistando um aumento de 86% no tráfego orgânico, 47% no número de termos posicionados em mecanismos de busca, além de um acréscimo de 37% na taxa de intenção de compras digitais.
Além dos números conquistados junto à linha principal de produtos, outras marcas do grupo também foram beneficiadas pela estratégia. Focada no nicho de "espinhas", Garnier registrou uma expansão de 73% no número de sessões, 62% de novos usuários, além de 98% no volume de termos associados posicionados no Top 3. Já Colorama, empresa destinada ao mercado de esmaltes, consolidou sua posição entre os principais resultados orgânicos das buscas, ampliando sua taxa de click to buy em 94%.
De acordo com Daniela de Jesus Chaves, especialista de SEO e PO do projeto de L'Óreal Paris na Enext, o trabalho desenvolvido junto à marca esteve centrado na aquisição de novos usuários digitais e, para isso, a atuação orgânica nos mecanismos de busca (como Google) foi fator essencial. “Tínhamos como objetivo principal garantir que, sempre que os consumidores pesquisem por termos relacionados aos territórios de interesse das marcas, as páginas da L’Oréal estivessem entre as melhores posicionadas, idealmente entre as três primeiras colocações”, detalha.
Para isso, a empresa estruturou um plano de ação baseado no desenvolvimento de conteúdos personalizados para cada nicho de atuação da parceira, dividindo-os entre materiais informativos e transacionais. Um dos diferenciais para o projeto foi a utilização da inteligência artificial, contribuindo na identificação de oportunidades e otimização de formatos e temas abordados. “A análise de dados e concorrência foi fundamental para entender a melhor estratégia a ser tomada em cada território. A IA permitiu que obtivéssemos insights para melhores formatos e assuntos para cada nicho, potencializando o trabalho como um todo”, pontua Daniela. O projeto foi supervisionado pela Head de SEO Larissa Canavarro, da Enext, e o Coordenador Geral de DATA & Website Luiz Sampaio, da L’Oréal.
A partir desta estratégia, a intenção foi não apenas garantir maior visibilidade às marcas dentro de seus mercados, mas também estabelecê-las como referências confiáveis no universo de beleza e cuidados pessoais. “Com os sites estabelecidos como resultados para as principais buscas e dúvidas dos consumidores, nossas marcas asseguraram uma boa autoria perante os usuários. Hoje, os sites possuem uma função estratégica fundamental de oferecer informações detalhadas para o público e garantindo que eles possam tomar suas decisões de compra a partir das informações apresentadas”, explica Luiz Sampaio, Coordenador Digital de DATA & SEO de DPGP da L’Oréal.
Sobre a Enext
Com mais de 15 anos de experiência, a ENEXT é uma agência referência em full digital, especializada em oferecer serviços digitais de ponta a ponta para empresas que desejam impulsionar suas estratégias de e-commerce e marketing digital. Com grande especialidade em retail media, atua com os principais players deste mercado, incluindo Mercado Livre, Amazon, Magazine Luiza e Shopee, além de um portfólio que destaca parcerias com marcas como L'Oréal, Colgate, Hapvida, BASF, Campari, Picpay, Globo, 3 Corações e muitas outras.
Com foco em inovação e tecnologia, a ENEXT utiliza inteligência artificial e outras soluções tecnológicas para potencializar o planejamento e o desempenho de seus clientes. Seu diferencial está na personalização das abordagens, com estratégias voltadas a SEO, mídia digital, Social e CRM, visando resultados mensuráveis e de alto impacto.
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