13 de fevereiro de 2025

Netshoes aposta em trends com colaboradores nas redes sociais para humanizar marca e se aproximar da GenZ

A Netshoes, maior e-commerce de artigos esportivos e lifestyle do país, viu o engajamento da sua comunidade de “brand lovers” deslanchar nas redes sociais depois da adoção de uma estratégia para humanizar o conteúdo no último trimestre do ano. A aposta foi em produções criativas que envolvem seus colaboradores e as dependências da empresa e que, além do número de curtidas e comentários nas postagens do Instagram e do TikTok subirem, ainda conseguem aproximar a marca da geração Z, maior consumidor das redes. Outra percepção da companhia sobre a prática é que ela também melhorou o engajamento interno dos times de funcionários.

“As coisas têm ido muito bem da porta para dentro e, também, para fora”, afirma Bruno Molina, coordenador de Redes Sociais e Influência da Netshoes. “Nossos seguidores têm interagido e se envolvido mais com os nossos conteúdos. Por outro lado, internamente, o interesse dos nossos colaboradores em participar das ‘trends’ está cada vez maior.”

A intenção é humanizar, aproximar a companhia dos seguidores por meio de publicações que revelam os bastidores do dia a dia do escritório, brincam com situações descabidas, com a finalidade de fortalecer a marca e o posicionamento da companhia em relação ao lifestyle esportivo sem, necessariamente, ter um viés comercial. 

Desde a Black Friday do ano passado (https://www.instagram.com/reel/DBPVGy3vRyo/), a Netshoes tem apostado no humor como carro-chefe dos conteúdos de marca em suas redes sociais. Na ocasião, passou também a contar com a participação dos colaboradores. Além disso, a empresa quer se aproximar ainda mais da geração Z, e adotaram os conteúdos como estratégia de conexão com esse público, que é um dos que mais consome o Instagram e o TikTok. 

Até agora, já foram ao ar mais de 15 vídeos produzidos dessa maneira. Os materiais foram publicados em ocasiões como o Natal (https://www.instagram.com/p/DDhca7qJxzj), e a PayDay, a liquidação do dia do pagamento. Foram, pelo menos, 50 colaboradores colocados como protagonistas das ações e a procura pelo time de social mídia para apresentar ideias e pedir para participar só cresce.

“Temos feito cada vez mais postagens desse tipo porque o resultado é muito positivo”, diz Molina. “Além de trazerem um engajamento 100% orgânico e se aproximarem do viral, esses conteúdos ainda fortalecem a nossa cultura organizacional. Quanto mais você cria conteúdos genuínos, com menos cara de publicidade e com mais espontaneidade, mais público e seguidor acaba vindo para a marca. É o senso de comunidade e geração de desejo e inspiração.”

Criação de conteúdo colaborativa

Tudo acontece de maneira 100% voluntária, já que os colaboradores não têm qualquer obrigação em participar ou ajudar com ideias. Também não acontece nenhum pagamento extra pela colaboração. “É tudo baseado em realmente vestir a camisa”, afirma Molina. “O pessoal gosta porque se diverte e, no final do dia, também tem os seus 15 segundos de fama, pode engajar a família e os amigos para assistir e comentar”.

O principal desafio é adaptar a linguagem para o público de cada plataforma, uma vez que algumas “trends” performam melhor no Instagram do que no TikTok e vice-versa. Para a criação dos vídeos, o time responsável tem um alinhamento de ideias, define estratégias, tema e roteiro. A marca prioriza as produções em que os funcionários tenham liberdade na hora da gravação. A ideia é trazer conteúdos que sejam diferentes daqueles que fazem publicidade direta de produtos, para gerar desejo e identificação com os consumidores. 

Um exemplo de conteúdo publicado foi a “trend” “Caiu o pagode”, que está relacionada ao quinto dia útil do mês, quando o salário é depositado nas contas, e a Netshoes aproveitou para fazer vídeos descontraídos com as ofertas do e-commerce: https://www.instagram.com/p/DElG59NJvHM/. Outro material que teve grande repercussão mostra o “ponto de vista” de uma bicicleta que passeia pelo escritório da companhia: https://www.instagram.com/p/DDpLoQ-JO1Q/.

Sobre a Netshoes

A Netshoes é o maior e-commerce de artigos esportivos e lifestyle do país e oferece um amplo portfólio de produtos e serviços. Além disso, acredita que o esporte é para todos e por isso tem comprometimento com o consumidor para proporcionar a melhor experiência de compra, entrega e qualidade dos produtos. A marca está no varejo digital há 22 anos e tem mais de 20 milhões de fãs nas redes sociais. A empresa também opera mais de 10 e-commerces no Brasil, como as lojas oficiais da NBA, NFL e Kappa, Rainha e Topper, além das lojas de clubes como ShopTimão, São Paulo Mania, Loja do Cruzeiro, InterShop, ShopVasco, Santos Store e Loja da Chape. Em 2019, a Netshoes passou a fazer parte do Magalu, reforçando o comprometimento da empresa com o consumidor e a visão de ser referência global em experiência de compra on-line por meio de inovação e conectividade em multiplataformas.

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