22 de fevereiro de 2025

Osklen apresenta nova edição limitada inspirada no Inhotim

 

Osklen e Inhotim respiram a mesma fonte de inspiração: a arte. O encontro de dois universos que expressam um movimento de integração com a exuberância botânica, a arquitetura e expressão artística, e que tem como objetivo em comum a construção de um novo olhar para as riquezas naturais e o design brasileiro. A nova coleção é parte do Osklen ArtSeries, projeto que busca promover o encontro da moda e arte com coleções de séries limitadas. Mais uma vez a composição paisagística e estética de Inhotim é protagonista e consolida essa sinergia que este ano celebra uma década de história.

 

Em 2015, Oskar Metsavaht e sua equipe mergulharam nas paisagens do Inhotim, museu de arte contemporânea e jardim botânico, localizado em Brumadinho, Minas Gerais, transformando o ambiente em um laboratório criativo. Dessa imersão nasceu uma expressão que explora, de forma singular a estética, a identidade e a cultura.
 

“Inhotim educa, seduz e transforma. É diferente de todos os museus do mundo, é onde você contempla a exuberância da nossa natureza, aliada à uma estética programada. É a mão da natureza e do homem em perfeita sintonia, em um cenário que emociona.” afirma Oskar.
 





As peças são vistas como uma tela em branco, prontas para contar novas histórias e evocar sentimentos, é o reflexo de um olhar artístico associado ao lifestyle e aos processos criativos de Metsavaht.
 

O resultado traduz a infinita flora do maior museu a céu aberto da América Latina. A cartela de cores traz o verde forest que faz parte do DNA da marca, além do preto e do off-white sempre presentes. Tons vibrantes das estampas tropicais reeditadas trazem o frescor da paisagem para vestidos, lenços e pareôs. Os acessórios também marcam presença com totes, pulseiras, pochete, mochila e chapéu.

 

“O Inhotim é o lugar onde arte, natureza e conhecimento se encontram de maneira singular, promovendo experiências transformadoras. A conexão com a Osklen transpõe para a moda elementos que fazem parte da identidade do Inhotim, como a valorização da cultura, o respeito à biodiversidade, o pensamento voltado à sustentabilidade e a promoção de diálogos entre diferentes expressões artísticas”, comenta Paula Azevedo, diretora-presidente do Instituto Inhotim.

 





A coleção estará disponível em edição limitada na Inhotim Loja Design, em lojas selecionadas da Osklen e em sua Digital Flagship.

 

Para ampliar a imersão entre arte e moda, a exposição Osklen Inhotim será apresentada no Studio OM.art, no Rio de Janeiro. A mostra resgata a experiência sensorial e conceitual vivida por Oskar Metsavaht durante sua residência artística no museu, revelando as interseções entre a profunda relação entre o corpo humano e a paisagem exuberante que abriga as obras. Aberta ao público de 20/02 a 23/03, a instalação convida à contemplação desse diálogo entre expressão criativa, natureza e estética.
 

Para saber mais, acesse: osklen.com.br/inhotim
 

Sobre OSKLEN Art Series 

Representação de um dos pilares da Osklen, através de um projeto de valorização da cultura brasileira e das vivências artísticas. A arte é um elemento constante em nosso inspiracional, o reflexo de um olhar artístico e arquitetônico que está diretamente associado ao lifestyle e aos processos criativos da marca. Ao longo dos anos, essa conexão se materializou em coleções que dialogam com grandes ícones da arte e do design, como Instituto Burle Marx, Bienal de São Paulo, Tarsila do Amaral e Lygia Clark, fortalecendo a narrativa que une moda e cultura.

 

Sobre Inhotim

Museu de Arte Contemporânea e Jardim Botânico, o Instituto Inhotim nasce da interseção entre arte, natureza e educação. Nos 140 hectares que compreendem a sua área, a pessoa visitante caminha entre milhares de espécies de plantas de diferentes continentes e um acervo artístico composto por esculturas, instalações, fotografias, pinturas e muitos outros formatos artísticos de grandes nomes da arte contemporânea nacional e internacional. Devido à sua extensão e localização – entre os biomas Mata Atlântica e Cerrado –, o Inhotim possibilita que artistas criem obras de forma singular e inovadora, além de viabilizar a exibição permanente de trabalhos em grande escala. É essa experiência integrada da criação artística, natureza, território, em uma programação sempre viva, que faz do Inhotim um lugar único no mundo. Aberto ao público desde 2006, o Instituto Inhotim já recebeu mais de 4 milhões e 400 mil pessoas e, atualmente, têm ingressos gratuitos em todas as quartas-feiras e no último domingo do mês.

 

Sobre o Studio OM.art

O ateliê de artes plásticas de Oskar Metsavaht reúne o seu estúdio para desenvolvimento e produção de diversos projetos de arte e um espaço expositivo. Abriga conteúdos de reflexão contemporânea sobre arte, ciência e filosofia, por meio do olhar de curadores, artistas e intelectuais convidados. Promove a difusão de ideias criativas e o pensamento crítico por meio da arte, em suas mais diversas formas, técnicas, linguagens e plataformas.
 

Inaugurado em maio de 2018 com ‘Rhodislandia: Hélio Oiticica’, seguido por diversas exposições coletivas e individuais, tais como: ‘Dialética’, uma coletiva com obras de artistas contemporâneos brasileiros; ‘Experienza Live Cinema #4’, dos artistas Raul Mourão e Cabelo; ‘Respire Comigo − Lygia Clark’ - abrindo as comemorações do centenário da artista, entre outras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário