27 de março de 2025

Mostra "As Cientistas" ocupa Centro de Exposições de Salesópolis até 7 de maio

 


O legado de mulheres que desafiaram limites e transformaram a história por meio da ciência está em destaque na exposição gratuita "As Cientistas: Mulheres e Trabalho"em cartaz no Centro de Exposições Maestro Sebastião de Mello Faria, em Salesópolis (SP), e pode ser visitada até 7 de maio.

 

A mostra é realizada em colaboração com o Museu da Energia de Salesópolis, com patrocínio da EDP, distribuidora de energia do Alto Tietê, por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC), lei de incentivo à cultura do Governo do Estado de São Paulo, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e apoio da Prefeitura de Salesópolis.

 

"As Cientistas: Mulheres e Trabalho" convida o público a refletir sobre a trajetória histórica das mulheres na ciência e como suas contribuições foram essenciais, embora frequentemente não reconhecidas. O projeto destaca as dificuldades enfrentadas por mulheres para acessar educação formal e espaços de prática científica, e como elas superaram preconceitos e estereótipos de gênero para se tornarem pioneiras em suas áreas. 

 

Os conteúdos e a pesquisa desta exposição são fruto de projetos já desenvolvidos pela instituição, entre eles as exposições “Liberdade, Mulher e Ciências”, uma parceria com o Museu Catavento; “Energia e Transformação” (painel “Mulheres Cientistas”); e o projeto de pesquisa “Mulheres da Energia”. 

 

Temas da exposição 

 

Entre os temas explorados está a história das mulheres na ciência, destacando como elas foram afastadas de ambientes científicos e profissionais por séculos e como a resistência e determinação de muitas abriram caminhos importantes. Destaca-se também como as pioneiras venceram preconceitos e se tornaram essenciais em descobertas científicas, apesar de muitas vezes terem suas invenções registradas sob pseudônimos ou nomes de maridos. E, por fim, a reflexão acerca das barreiras atuais que ainda impedem as mulheres de alcançar plena participação nas ciências, e a importância de continuar a luta por igualdade de gênero. 




Serviço - Exposição "As Cientistas: Mulheres e Trabalho" 

 

Visitação: até 7 de maio

 

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, 08h às 12h e das 13h às 17h

 

Local: Centro de Exposições Maestro Sebastião de Mello Faria (Rua Prefeito Antônio Camargo Primo, 150, Salesópolis – SP).

 

Entrada: gratuita

 

Sobre a Fundação Energia e Saneamento

Criada em 1998, a Fundação Energia e Saneamento atua na pesquisa, preservação e divulgação do patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Está presente em várias regiões do Estado de São Paulo, por meio das unidades do Museu da Energia (São Paulo, Itu e Salesópolis) e de centrais geradoras hidrelétricas que, a partir do reposicionamento, voltarão a funcionar também como usinas parque abertas ao público (Brotas, Rio Claro, Salesópolis e Santa Rita do Passa Quatro). A Fundação realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais, trabalhando nos eixos de patrimônio histórico e cultural, ciência, tecnologia, meio ambiente e desenvolvimento sustentável.

Sitehttps://www.energiaesaneamento.org.br/

Instagram: @museudaenergia 

Facebook: Museu da Energia

YouTube: Museu da Energia

 

Sobre a EDP South America 

O grupo EDP está presente em quatro regiões: América do Norte, Ásia-Pacífico, Europa e América do Sul. Na América do Sul, atua nos segmentos de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia, bem como no desenvolvimento, construção e manutenção de ativos eólicos e solares, com ativos no valor de R$ 41 bilhões, o que a torna a segunda maior operação do grupo. A empresa tem mais de 12.000 funcionários diretos e terceirizados. No Brasil, a EDP também oferece soluções energéticas voltadas para o mercado B2B, como geração solar distribuída e venda de energia no mercado livre. Seu negócio de Distribuição atende a cerca de 3,8 milhões de clientes no estado de São Paulo e no estado do Espírito Santo. Referência em ESG, a EDP é reconhecida como uma das empresas de energia elétrica mais sustentáveis do mundo pelo índice Dow Jones, além de ter sido incluída no Índice de Igualdade de Gênero da Bloomberg. Nos mercados da Europa e da América do Sul, a EDP ganhou o prêmio Top Employer 2025, além de ter sido eleita a empresa mais inovadora do setor elétrico brasileiro pelo Valor Econômico por quatro anos consecutivos.

 

Sitehttps://www.edp.com.br/

Instagram@edpbrasil

Facebookhttps://www.facebook.com/edpbr

YouTubehttps://www.youtube.com/@EDPnoBrasil

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário