A C&A segue consolidando sua presença no universo da cultura pop. Desde que chegou às lojas, a coleção cápsula de Tapas & Beijos – série que marcou a televisão brasileira e continua conquistando novas gerações – tem movimentado a internet, com fãs compartilhando achados, provadores e combinações de looks.
A coleção faz parte da estratégia contínua da C&A de antecipar e capturar tendências, trazendo lançamentos que conversem com os principais interesses da cliente e que traduzem o momento cultural e social. Nos últimos cinco anos, a marca registrou um crescimento significativo na categoria de produtos licenciados impactando diretamente a estratégia de desenvolvimento de coleções. Na varejista, as vendas dos produtos aumentaram em aproximadamente 40% em comparação ao período pré-pandemia, apresentando uma consolidação de performance também no universo jovem adulto, que corresponde a 50% do resultado.
O mercado global de produtos licenciados continua a crescer de forma expressiva, movimentando US$ 356,5 bilhões em 2023, de acordo com dados da Licensing International. Ao incorporar personagens queridos, o licenciamento se transforma em uma ferramenta poderosa para reforçar a identidade da marca. “Os itens licenciados são um pilar estratégico para a C&A, pois conectam a marca a grandes histórias e ao imaginário do consumidor. Em 2024, essa categoria cresceu 10% para jovens adultos em relação ao ano anterior, e iniciamos 2025 mantendo essa trajetória, com um avanço de dois dígitos até o momento”, comenta Eneas Scabello, Gerente de Licenciados da C&A.
Em 2023, as coleções licenciadas de “Barbie O Filme” e “Calça de Shopping”, inspirada em uma cena da animação clássica Patolino, foram grandes cases e sucesso de vendas. Com impacto orgânico estimado em 1,6 milhões de pessoas nas redes sociais, o case “Calça de Shopping” chegou a render para a C&A o Prêmio de melhores do ano na categoria de inovação de Licenciados da Warner Bros, e a grande procura esgotou os produtos em site e lojas em poucos dias. Já em 2024 com Divertida Mente 2, maior sucesso de bilheteria do ano, “fez a cabeça” dos milhares de fãs também na hora de escolher o que vestir. Prova disso é que a coleção de roupas licenciadas do longa, lançada em junho no Brasil, teve peças esgotadas em menos de três semanas do lançamento do filme.
“A categoria cria uma conexão essencial entre a C&A e a cliente, garantindo que ela encontre exatamente o que procura. Essa conexão, por sua vez, impulsiona o consumo, fortalecendo a lealdade e a satisfação da cliente.”, completa Scabello. Os lançamentos reforçam a estratégia da marca de investir em licenciamentos conectados ao entretenimento e comportamento digital, ampliando o desejo do público e impulsionando as vendas.
O sucesso da coleção cápsula ‘Tapas & Beijos’ acontece também na véspera da cerimônia do Oscar, marcada para o dia 2 de março. Fernanda Torres, também protagonista da produção, concorre à categoria de Melhor Atriz por “Ainda Estou Aqui”, e movimenta a cultura pop brasileira que aguarda ansiosamente pelo evento, que terá protagonismo brasileiro após 25 anos de jejum.
A proximidade com o Carnaval também contribuiu para o sucesso da coleção. Às vésperas da festa, Fátima e Sueli já são consideradas inspiração para fantasias da folia – e até Fernanda Torres mencionou isso em entrevista recente. Agora, com as camisetas, ficou ainda mais fácil entrar no personagem.
A cápsula conta com cinco camisetas estampadas e frases icônicas, como “Uma pessoa que precisa de aumento” e “Soltinhas na pista”, que já alcançaram aproximadamente 70% de vendas. A coleção foi desenvolvida a partir de um mapeamento estratégico de tendências, identificando a crescente popularidade da série nas redes sociais e a busca por produtos que combinam moda e entretenimento. O design das camisetas aposta em frases nostálgicas e bem-humoradas, proporcionando uma conexão emocional com o público.
"Ver a coleção viralizar tão organicamente mostra o quanto Tapas & Beijos continua viva na memória afetiva do público. A ideia sempre foi transformar esse carinho em moda acessível e divertida, e o engajamento só confirma que acertamos na escolha”, afirma Mariana Prado, Gerente de Marketing da C&A.
A executiva explica que o lançamento aconteceu no momento ideal com a repercussão de Fernanda Torres na Temporada de Premiações, incluindo o Oscar. “Sem dúvidas, fortaleceu a conexão entre os consumidores e a coleção, gerando desejo e a vontade de se sentir fazendo parte da festa.”
Além do sucesso comercial, o lançamento também fortalece a lembrança de marca e o engajamento digital da C&A, que reforça seu olhar para produtos versáteis – que dialogam tanto com o streetwear quanto com a diversão do Carnaval. A marca segue acompanhando as transformações do mercado para oferecer coleções cada vez mais alinhadas ao comportamento do consumidor.
Os produtos, feitos com algodão mais sustentável, estão disponíveis em lojas físicas selecionadas da C&A e no e-commerce da marca, com o preço de R$69,99 por peça.
Sobre a C&A Brasil - A C&A é uma empresa de moda focada em propor experiências que vão além do vestir. Fundada em 1841 pelos irmãos Clemens e August na Holanda, a C&A entende e defende a moda como um dos mais fundamentais canais de conexão das pessoas consigo mesmas, com todos à sua volta e, por isso, coloca os seus clientes no centro da estratégia. Uma das maiores varejistas de moda do mundo, a C&A chegou ao Brasil em 1976 quando inaugurou a sua primeira loja no shopping Ibirapuera, em São Paulo (SP). Atualmente, a companhia opera em mais de 330 lojas em todo o território nacional, além do seu E-commerce. Listada na bolsa brasileira (B3) desde outubro de 2019, a C&A é pioneira em diversas inovações em seu segmento a partir da oferta de serviços e soluções digitais e omnicanais, visando ampliar experiência on e offline dos seus clientes. Com cerca de 15 mil associados em todo o país e presente na vida de um milhão de clientes por dia, a empresa se destaca ainda por oferecer uma moda jovem, inovadora, diversa e inclusiva para mulheres, homens e crianças. Te convidamos a conhecer mais sobre a C&A em sala de imprensa.
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