8 de abril de 2025

Instituto Natura promove conscientização sobre violência contra a mulher durante jogo do Brasileirão

 


Crédito: Rafael Giacondino e Flora Correia

O Instituto Natura, com apoio da Natura e Avon, realizou uma importante ação para alertar sobre o enfrentamento das violências contra mulheres, durante o jogo entre Botafogo de Futebol e Regatas e Esporte Clube Juventude, realizado no último sábado, 05, no Estádio Olímpico Nilton Santos. Antes do apito inicial, os jogadores de ambos os times entraram em campo com uma faixa com a mensagem “A violência doméstica aumenta 26% em dias de jogos de futebol”. A ação ainda direcionou o público para o atendimento da Ângela, assistente virtual do Instituto Natura que oferece apoio às mulheres em situação de violência doméstica, por meio de um QRCODE apresentado na faixa e do número de Whatsapp que estava na camisa dos jogadores do Juventude, no lugar dos números habituais. 

Além disso, um vídeo foi exibido no telão do estádio noticiando os dados alarmantes sobre violência contra as mulheres em dias de jogos de futebol no Brasil e na torcida, um bandeirão com os mesmos dizeres da faixa para amplificar a mensagem.  A locutora da partida também reforçou as informações para todos os torcedores.

De acordo com a pesquisa “Violência Contra Mulheres e o Futebol”, conduzida pelo Instituto Avon, recentemente incorporado pelo Instituto Natura, em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública em 2022, em dias de jogos onde o clube é o mandante da partida, jogando na própria cidade e estádio, os registros policiais de violência contra mulheres crescem aproximadamente 26%. O estudo indica, ainda, que o índice de ocorrências de ameaças contra o público feminino aumenta em até 23,7% quando um dos times de futebol da cidade está em campo.

A Líder de Políticas Públicas de Direitos das Mulheres do Instituto Natura, Beatriz Accioly, reforça a importância de parcerias como essa: "Esta parceria com os times de futebol nos oferece uma oportunidade ímpar de dar visibilidade para o enfrentamento à violência contra as mulheres para um público diferente. Mesmo que nossos dados sejam de 2022, o cenário atual dos índices de violência e feminicídio ainda são alarmantes. Iniciativas assim são essenciais para conscientizar e unir esforços na transformação dessa realidade preocupante da violência contra a mulher no Brasil."

Sobre o Instituto Natura

Criado em 2010, o Instituto Natura almeja transformar a educação pública, garantindo uma aprendizagem de qualidade para todas as crianças e jovens nos seis países da América Latina em que está presente (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru). Também como forma de atuação, se dedica ao desenvolvimento educacional das Consultoras de Beleza Natura e Avon e trabalha em conjunto com inúmeros parceiros no poder público, no terceiro setor e na sociedade civil. Desde 2024, o instituto ampliou sua atuação para a defesa da saúde e dos direitos fundamentais das mulheres, desenvolvendo iniciativas voltadas à saúde das mamas e ao fim da  violência contra mulheres por meio do apoio da Avon, que historicamente tem sido uma parceira comprometida e continua apoiando as ações do Instituto Natura nessa causa.

Sobre a Natura

Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira, líder em beleza e cuidados pessoais na América Latina. Conta com 3,5 milhões de Consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no Brasil. Foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo "The Leaping Bunny", concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, França, México e Peru, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras, por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias "Aqui tem Natura". Para mais informações, visite www.natura.com.br  ou acesse os perfis da empresa nas redes sociais: LinkedInFacebook e Instagram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário