16 de abril de 2025

Projeto Imagem leva jornalistas e influenciadores para imersão no enoturismo de São Roque (SP)

 


São Roque (SP), uma das principais regiões vitivinícolas do estado de São Paulo, recebeu na última semana, de 7 a 10 de abril, um grupo de jornalistas e influenciadores digitais para uma imersão no enoturismo local dentro do Projeto Imagem. A iniciativa tem como objetivo promover a diversidade e a qualidade do setor vitivinícola brasileiro, proporcionando experiências diretas com produtores e empreendimentos ligados ao vinho.

Durante a programação, os participantes visitaram vinícolas, conheceram experiências enogastronômicas e exploraram atrativos turísticos que reforçam a vocação de São Roque para o enoturismo. O grupo também teve a oportunidade de visitar as instalações do curso de Tecnologia em Viticultura e Enologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) – Campus São Roque, que forma profissionais para o setor.

Esta foi a terceira edição do projeto em 2025. Em janeiro, profissionais de comunicação do Rio Grande do Sul, São Paulo e Distrito Federal participaram de uma jornada imersiva por vinícolas da Serra Gaúcha. Já em fevereiro, jornalistas e influenciadores do Rio Grande do Sul e Paraná exploraram o enoturismo de Bituruna (PR). Ao longo de 2025, o Projeto Imagem seguirá seu roteiro por outras regiões produtoras do Brasil, incluindo Minas GeraisVale do São Francisco e Rio de Janeiro.

A iniciativa faz parte do convênio Fortalecimento da Vitivinicultura Brasileira, realizado pelo Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) em parceria com o Sebrae Nacional. O projeto visa expandir mercados, qualificar a produção, incentivar a formalização de pequenos produtores e consolidar a imagem dos vinhos, espumantes e sucos de uva brasileiros.

Entre seus pilares estratégicos, estão:

:: Promoção do Vinho Brasileiro: ações como o Projeto Comprador, campanhas publicitárias, Festival Vai de Vinho Brasileiro e Projeto Imagem;

:: Qualificação e Orientação para Produtores: atualizações no Manual Técnico de Boas Práticas Agrícolas e na cartilha "Como Formalizar uma Vinícola";

:: Inteligência de Mercado: pesquisas sobre comportamento do consumidor e mapeamento da cadeia vitivinícola nacional.

Com essas ações, o Projeto Imagem reforça o posicionamento do Brasil como um destino vitivinícola de qualidade e fortalece o enoturismo como uma importante vertente econômica para o setor.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário