Durante a programação, os participantes visitaram vinícolas, conheceram experiências enogastronômicas e exploraram atrativos turísticos que reforçam a vocação de São Roque para o enoturismo. O grupo também teve a oportunidade de visitar as instalações do curso de Tecnologia em Viticultura e Enologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) – Campus São Roque, que forma profissionais para o setor.
Esta foi a terceira edição do projeto em 2025. Em janeiro, profissionais de comunicação do Rio Grande do Sul, São Paulo e Distrito Federal participaram de uma jornada imersiva por vinícolas da Serra Gaúcha. Já em fevereiro, jornalistas e influenciadores do Rio Grande do Sul e Paraná exploraram o enoturismo de Bituruna (PR). Ao longo de 2025, o Projeto Imagem seguirá seu roteiro por outras regiões produtoras do Brasil, incluindo Minas Gerais, Vale do São Francisco e Rio de Janeiro.
A iniciativa faz parte do convênio Fortalecimento da Vitivinicultura Brasileira, realizado pelo Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) em parceria com o Sebrae Nacional. O projeto visa expandir mercados, qualificar a produção, incentivar a formalização de pequenos produtores e consolidar a imagem dos vinhos, espumantes e sucos de uva brasileiros.
Entre seus pilares estratégicos, estão:
:: Promoção do Vinho Brasileiro: ações como o Projeto Comprador, campanhas publicitárias, Festival Vai de Vinho Brasileiro e Projeto Imagem;
:: Qualificação e Orientação para Produtores: atualizações no Manual Técnico de Boas Práticas Agrícolas e na cartilha "Como Formalizar uma Vinícola";
:: Inteligência de Mercado: pesquisas sobre comportamento do consumidor e mapeamento da cadeia vitivinícola nacional.
Com essas ações, o Projeto Imagem reforça o posicionamento do Brasil como um destino vitivinícola de qualidade e fortalece o enoturismo como uma importante vertente econômica para o setor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário