13 de dezembro de 2023

Estafa mental de final de ano, como evitá-lo?

 Olá, amores!

Esta época tende a desencadear a famosa 'Dezembrite'
CRÉDITO FOTO: VILMA ALVES

Enquanto alguns celebram o final do ano, para outras pessoas, esta época tende a desencadear sentimentos de angústia. A famosa síndrome de final de ano, conhecida como ‘Dezembrite’, é mais comum do que se imagina. No entanto, é possível adotar algumas estratégias para reduzir seus impactos.

A psicóloga Sabrina Amaral, da Epopéia Desenvolvimento Humano, destaca que neste período, as pessoas costumam fazer um balanço do que passou e planejar o próximo ano. “Mesmo sendo uma época de encontros com pessoas queridas, sentimentos de melancolia, estresse e autocobrança podem surgir. A síndrome é uma condição real e impacta muitas pessoas”, destaca.

Ainda segundo a especialista, são inúmeros os fatores que despertam emoções pesadas e a dificuldade de lidar com as adversidades, fatores que podem afetar diretamente o equilíbrio emocional. Mas que é possível mapear alguns deles, já que costumam surgir especificamente neste período. Confira:

  • Excesso de trabalho e dificuldade de gerir bem o tempo
  • Falta de dinheiro e cobrança por presentes
  • Conflitos em reuniões familiares e comparações com os outros
  • Saudade de pessoas que já faleceram
  • Pressão por felicidade e gratidão
  • Cobrança por coisas que não realizamos

Para ela, a forma com que se vivencia a ‘Dezembrite’ difere de pessoa para pessoa, mas, que há uma concentração muito grande nas expectativas não atendidas: “Costumamos focar no lado negativo e esta atitude gera angústia e sentimentos de menos-valia. É fato que o impacto emocional é ainda maior para pessoas que são muito exigentes consigo mesmas. A partir daí é que podem surgir os sintomas físicos e psicológicos como ansiedade, irritabilidade, insônia, gastrite nervosa, entre outros”, destaca.

Neste contexto, Sabrina Amaral sugere uma postura mais acolhedora com os próprios sentimentos, em vez de fuga e negação e, por isso, elencou 5 passos que podem contribuir com este processo. Confira:

  1. Valorizando o positivo Desenvolva o hábito de ressaltar seus aspectos positivos e qualidades, bem como suas vitórias e acontecimentos de vida que foram bons. Isso despertará em você uma sensação de contentamento e bem-estar, que são os ingredientes fundamentais para uma boa saúde emocional. Respeite suas limitações, valorize-se e agradeça por cada pequena conquista.
  1. Régua da autoexigência Quanto mais somos exigentes conosco, mais ampliamos um estado emocional dolorido. Permita-se fazer uma reflexão mais generosa, analisando o que você fez bem e o que pode ser feito de forma diferente da próxima vez, transformando erro em aprendizado.
  1. Ressignifique Já passou pela sua cabeça que, talvez o fato de não ter concretizado aquele plano que queria é consequência de você ainda não estar preparado para isso? Substitua a culpa pela habilidade e assim responda diferente numa próxima vez. Mas se você chegar à conclusão de que faltou força de vontade, reflita se o que você almeja é algo que genuinamente deseja, ou se está fazendo isso por outra pessoa.
  1. Expectativas Ao invés de querer mudar o outro e criar expectativas, trabalhe sua reação frente as adversidades. Pense em estratégias para te ajudar neste momento: deixe claro seus limites (comunicação não-violenta é sua maior aliada nessas horas), diga não e evite discussões desnecessárias. Por fim, respire fundo e saiba que isso vai passar.
  1. Presente não é moeda de troca Tenha em mente que o valor do presente não é proporcional ao tanto de afeto que você sente pela pessoa. Além disso, não é demérito você estar passando por dificuldades financeiras e, por conta disso, não conseguir presentear como gostaria. Faça um planejamento financeiro e assuma compromissos apenas com aquilo que vai caber no seu orçamento.

A especialista ainda ressalta que é muito normal sentir-se mais triste, ansioso ou estressado neste período, mas que é preciso tomar cuidado para não aliviar o sofrimento utilizando mecanismos como compras compulsivas ou até mesmo exagerar na comida ou na bebida. “Torne-se adepto da autocompaixão e valide seus sentimentos. Este é o começo do caminho”, indica.

A psicóloga afirma que é preciso ter um plano para cumprir seus objetivos e alcançar sucesso, então sugere um checklist para te ajudar a ‘driblar’ o cérebro e os mecanismos de autossabotagem que te impedem de chegar lá.

E para quem quiser se aprofundar mais, neste link é possível encontrar alguns testes que podem ajudar muito neste processo.

Psicóloga afirma que é possível mapear os fatores que despertam essas emoções
CRÉDITO FOTO: VILMA ALVES

Sabrina Amaral é psicóloga especialista em neurociência do comportamento, bacharel em Psicologia pela Universidade Metodista de Piracicaba, pós-graduada em Gestão e Estratégia de Pessoas pela INPG Business School e em Terapia Cognitiva Comportamental pela PUC-PR, possui ainda formação em Neurociência do Comportamento Humano e Programação Neurolinguística, além de certificações internacionais pela Omni Hypnosis Training Center em Master Coaching e em Hipnose Clínica Avançada.  

Em mais de duas décadas de carreira treinou mais de 10 mil pessoas em cursos e palestras, é também a idealizadora da Epopéia Desenvolvimento Humano, que nasceu com propósito de gerar transformação positiva na vida das pessoas, embaixadora da Rede Mulher Empreendedora na cidade de Campinas (SP) e voluntária na Humanitarian Coaching Network.

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6 de dezembro de 2023

Curvy-faja women's shapewear

 Hello, loves!

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5 de dezembro de 2023

Julio Okubo lança coleção de Natal inspirada nos "Tesouros da Floresta"

 Olá, amores!

Neste Natal, a Julio Okubo - joalheria brasileira -, celebra a beleza e a diversidade do planeta em uma nova coleção intitulada “Tesouros da Floresta”. Desde delicados brincos de flores até colares de gemas preciosas deslumbrantes, cada peça da coleção “Tesouros da Floresta” reflete a harmonia entre o ser humano e a natureza, enfatizando a responsabilidade de proteger o planeta. Inspirada na biodiversidade da flora brasileira, cada joia se apresenta como um talismã poderoso, incorporando a essência das riquezas naturais.

Maurício Okubo, CEO da Julio Okubo, destaca que assim como a natureza proporciona experiências únicas, essas joias desdobram-se em elementos que capturam a vitalidade do meio ambiente. "Ao usar cada peça, entrelaçamos nossas histórias com a floresta, celebrando a eterna união entre a criatividade humana e a magnitude da Terra", declara.

A coleção, também, explora a interseção da flora com as mares e rios, unindo a tradição oriental à cultura brasileira. “Cada joia carrega a essência das riquezas naturais e, assim como a natureza que presenteia com sensações únicas, as joias Julio Okubo se desdobram em elementos que incorporam a vitalidade de um ambiente que nos proporciona essa incessante troca de energia.”, explica o CEO da marca.

Pérolas, Pessoas e Planeta

 A Julio Okubo reforça seu compromisso baseado em três pilares fundamentais: Pérolas (tradição e razão de ser), Pessoas (responsabilidade social) e Planeta (sustentabilidade). Segundo Maurício Okubo, a empresa está empenhada em se tornar a joalheria mais sustentável do Brasil.

Queremos ter o papel de transformar a sociedade, por isso, queremos cada vez mais nos conectar a tudo que envolve pessoas e meio ambiente.”, declara.

As novidades da Julio Okubo já estão à venda nas seis lojas próprias, mais especificamente nos shoppings Iguatemi SP, Morumbi Shopping, Shopping Ibirapuera, Shopping Pátio Paulista, Shopping Anália Franco e Shopping Iguatemi Campinas, além das lojas parceiras e via e-commerce (www.juliookubo.com.br), que passa a oferecer um atendimento assistido para os clientes que queiram avançar com compras digitais.

4 de dezembro de 2023

Missão a Marte: Como a Inovação Nos Levará Até Lá

 Olá, amores!

Unspalsh

É uma era emocionante para a exploração espacial e um dos próximos marcos no horizonte será levar os humanos a Marte. A viagem ao Planeta Vermelho é diferente de uma missão à Lua em muitos aspectos, a começar por ser uma jornada muito mais longa. A distância média da Terra à Lua (considerando sua rotação em órbita) é de cerca de 383 mil quilômetros, enquanto a distância até Marte é de 225 milhões de quilômetros.

Isso significa que uma missão da NASA até Marte deve levar cerca de um ano de viagem, com um ano adicional dedicado a avaliar se podemos viver naquele planeta. Em 2018, a NASA (agência espacial americana) apontou a tendência de avanço tecnológico desde a missão Apollo original como um sinal que favorece uma missão tripulada a Marte, bem-sucedida, em um futuro não muito distante. O planeta pode estar 200 vezes mais distante do que a Lua, mas podemos estar milhares de vezes mais preparados, tecnologicamente, para conseguir isso.

Inovações nos sistemas de suporte à vida dos astronautas são fundamentais 

Para compreender a tecnologia que permitirá que os humanos respirem em Marte no futuro, é importante aprender sobre os sistemas de suporte à vida que já são utilizados na Estação Espacial Internacional (ISS).

A ISS usa um sistema de controles ambientais espaciais e sistemas de suporte à vida (ECLSS) que converte dióxido de carbono (CO2) em oxigênio. Mas o sistema atual, chamado de Conjunto de Remoção de Dióxido de Carbono (CDRA), tem limitações em comparação com as necessidades que uma missão ao Planeta Vermelho apresenta.

O processo atual de extração de oxigênio do CO2, ou reação de Sabatier, pode ser usado para a ISS relativamente próxima e recuperar 50% do oxigênio. No entanto, essa porcentagem representaria em quantidade significativa de oxigênio que teria de ser transportado Marte para que os astronautas pudessem respirar.

“Adicionar uma tecnologia como a pirólise de metano permite a recuperação de 100% do oxigênio do CO2 e diminui a massa necessária para uma missão a Marte”, explica Phoebe Henson, engenheira sênior de sistemas de suporte à vida, pesquisa e desenvolvimento espacial humano da Honeywell.

“Não queremos que a missão tenha um custo proibitivo”, diz ela, referindo-se ao custo por quilograma de qualquer coisa lançada ao espaço. Embora este valor tenha diminuído para voos em órbita baixa, cada quilograma que você pode deixar para trás em viagens excepcionalmente longas conta ainda mais.

O trabalho de Henson na Honeywell concentra-se em sistemas de suporte de vida espacial, especificamente um sistema de remoção de CO2 conhecido como tecnologia de remoção de dióxido de carbono por sistema de líquido iônico (CDRILS). Ele usa “um líquido iônico regenerável para capturar o CO2 da atmosfera de uma espaçonave”, diz Henson. CDRILS combinado com um reator Sabatier e a tecnologia de Pirólise de Metano criam um sistema de suporte de vida em circuito completamente fechado que é capaz de recuperar 100% do oxigênio do CO2.

Henson explica que a durabilidade dos principais componentes do CDRILS permite que seja fornecido em um pacote muito menor – o que é bom para futuros astronautas em missão a Marte. Além de grandes reduções de volume e massa, o componente também requer menos energia do que o sistema de remoção de CO2 utilizado na Estação Espacial Internacional, representando uma grande atualização em outra área importante ao exigir menos equipamentos para armazenamento e pouca manutenção.

“O tempo do astronauta é valioso. Para uma missão a Marte, não podemos permitir que eles passem todo o seu tempo trabalhando para manter uma tecnologia”, disse ela. “A missão deles deve ser explorar o planeta para que consigamos ter informações científicas valiosas, que eles consigam ter tempo para configurar equipamentos para missões futuras e assim por diante.” A maior confiabilidade do sistema também tem o objetivo de garantir segurança contínua, por um período muito mais longo.

Missões Preliminares Ajudarão a Preparar Para o Futuro 

Henson explica que um dos desafios de uma missão a Marte é a latência na comunicação entre a Terra e o planeta, em contraste com a comunicação quase direta entre a ISS e o Controle da Missão em Houston. Segundo a NASA, o atraso na comunicação entre o Controle da Missão e Marte variará de 4 a 24 minutos.

“Os sensores precisam ser extremamente confiáveis. Quando formos a Marte, se houver um problema, não podemos esperar que o Controle da Missão, na Terra, resolva esse problema”, diz ela. “Portanto, não se trata apenas dos sensores, mas também do sistema de controle e de ter astronautas treinados em todos os cenários possíveis, incluindo aqueles em que tudo pode dar errado. Tudo precisará ser muito mais autossuficiente”, afirma.

Falando em testes em andamento, as próximas missões Artemis II (órbita tripulada ao redor da Lua) e Artemis III (missão tripulada na Lua) da NASA testarão capacidades para exploração do espaço profundo. A parceria contínua da Honeywell com agência na exploração espacial inclui o envolvimento em vários aspectos do lançamento Artemis I, que enviou a nave espacial não tripulada Orion ao redor da Lua para provar capacidades para missões futuras.

“A NASA está a usar a Lua como uma espécie de trampolim para Marte”, diz Henson. “Teremos alguma latência de comunicação, não muito grande, mas acho que estar mais longe nos ajudará a construir a capacidade de sermos mais autossuficientes com muito menos risco do que uma missão a Marte. Também nos dará a oportunidade de testar capacidades como a potencial utilização de recursos marcianos ou lunares, a fim de criar coisas valiosas para a missão, como combustível”, completa. “Sabemos que as primeiras empresas capazes de criar combustível na Lua ou em Marte criarão muito valor para a NASA e para as empresas comerciais que vão para o espaço”.

No que diz respeito a inspirar a próxima geração de inovadores, Henson disse: “Espero que quando as crianças souberem que vamos voltar à Lua, em preparação para a missão a Marte, fiquem tão maravilhadas como eu fiquei quando soube da ISS pela primeira vez." Quer saber mais sobre o que torna a missão a Marte única? Confira este episódio do podcast The Future Is… com Amanda Childers, Cientista Líder de P&D, cujo trabalho se concentra na recuperação de oxigênio após a remoção de CO2 do ar.

Sonhos não mentem: psicóloga mostra como entender os significados do inconsciente

 Olá, lindezas!

Existem poucas experiências que todo ser humano compartilha independentemente de qualquer característica física ou condição social. Por isso, é de se admirar que o sonho, a atividade mental que ocorre enquanto dormimos, continue sendo um mistério.

Segundo a mestra em psicologia Deyseane Lima, o que acontece no cérebro quando adormecemos carrega significados genuínos sobre situações do dia a dia, mesmo que não pareça possível entender o porquê. Para facilitar a busca por explicações, ela assina o livro-caixinha® O sentido dos sonhos, novidade da Matrix Editora.

No lançamento, a autora propõe 100 perguntas que abrem as portas para a compreensão dos sonhos, fomentando a reflexão do que eles representam e o que querem dizer na vida de cada um. Esses questionamentos têm o objetivo de promover a saúde física e emocional a partir da conexão entre o “eu desperto” e o “eu adormecido”.

Freud teorizava que os sonhos se formam como a “realização de um desejo" e, conforme explica a psicanálise, bons ou maus eles refletem as vivências do indivíduo no inconsciente. Nesse sentido, o que sonhamos revela muito sobre necessidades, vontades, culpas, temores, traumas e aspirações.

Alguns exemplos de perguntas da caixinha associam os sonhos à memória, como “Qual é o sonho mais recente de que você se lembra?”, “Qual sonho você gostaria de esquecer?” e “Qual é o sonho mais antigo de que você se lembra?”. Outras questões incentivam o leitor a elaborar suas respostas para aprofundar as análises, como “Você costuma se lembrar dos seus sonhos? Comente”.

O sentido dos sonhos permite que psicólogos e profissionais da saúde mental trabalhem as minúcias do inconsciente de maneira lúdica no consultório. A obra também serve como ferramenta de autoconhecimento para quem deseja aprender um pouco mais sobre si mesmo, a partir do que acontece quando o corpo descansa e a mente viaja pelo universo onírico.

Ficha Técnica

Lançamento: Livro-caixinha O sentido dos sonhos
Autora: Deyseane Lima
Editora: Matrix Editora 
Preço: R$ 46,00 
Onde encontrar: Matrix EditoraAmazon

Sobre a autora

Deyseane Lima é mestre em Psicologia, doutora em Educação e professora de graduação em Psicologia. Ela conduz atendimento psicológico para crianças, adolescentes, adultos e casais, além de realizar supervisão profissional em psicologia clínica, escolar e social.

 

 

Redes sociais da autora

Sobre a Matrix Editora

Apostar em novos talentos, formatos e leitores. Essa é a marca da Matrix Editora, desde a sua fundação em 1999. A Matrix é hoje uma das mais respeitadas editoras do país, com quase 1000 títulos publicados e oito novos lançamentos todos os meses. A editora se especializou em livros de não-ficção, como biografias e livros-reportagem, além de obras de negócios, motivacionais e livros infantis. Os títulos editados pela Matrix são distribuídos para livrarias de todo o Brasil e também são comercializados no site www.matrixeditora.com.br.

 

7 tendências de decoração para o Natal 2023: saiba os destaques!

 Olá, amores!

O Natal é uma data tradicional no Brasil e no mundo: é costume juntar a família, os amigos e as pessoas queridas para celebrar - enfeitar o ambiente com luzes, montar uma árvore natalina, preparar o espaço para um jantar e trocar presentes. Há quem goste de pensar na decoração já no início de dezembro e há os que apostam na última hora. Mesmo assim, é importante estar atento às tendências e ao que pode funcionar na data. Quem trouxe algumas dicas sobre isso foi a feira Celebra Show 2023, realizada entre maio e junho deste ano. 

Tendo como uma de suas curadoras a consultora de negócios e especialista no setor de Casa e Decoração Luciana Locchi, a feira teve um espaço inteiro dedicado ao Natal, inclusive com workshops e palestras sobre como turbinar as vendas neste período. Logo na entrada, era possível ver e experienciar um ambiente dinâmico, com mesa posta, além de outras ideias de decoração de Natal: árvores, papais noéis, duendes, malas de viagem, e muito mais. Assim, lojistas puderam se inspirar e trocar conhecimentos sobre o que aplicar no varejo. E, com base em sua experiência e em tudo o que pode absorver, Luciana comentou quais serão as principais tendências de Natal para este ano.

Tons de verde e dourado

Contrariando o vermelho, presente em papais noéis, toalhas, guardanapos, jogos de jantar, botas e outros itens de decoração e mesa, quem vai ganhar a cena este ano é o verde, em diferentes tons. Representando esperança, renovação e vitalidade, ele poderá ser combinado com o dourado para decorar prateleiras, mesas, cômodas e racks, por exemplo. “Essa é uma tendência que já pode ser observada na Ásia e Europa; e agora virá também para o Brasil”, comenta a especialista.

Além de estar presente nas árvores de Natal, os tradicionais pinheiros, os tons de verde podem vir em pelúcias, bolas decorativas, meias de tecido, guirlandas e ornamentos. Já o dourado fica nos detalhes, como porta-guardanapos para as mesas de jantar, itens brilhantes, letreiros, laços, ponta de estrelas e mais. 

Luz para todo lado

Um Natal iluminado também não será exagero este ano. As luzes são tendência, principalmente nas árvores de Natal. Uma novidade são os fios de luz com controle remoto, ou seja, será possível ligar, desligar e alterar a frequência de iluminação à distância. Ainda, esses itens também terão a habilidade de emitir sons e tocar música, tudo em um mesmo objeto de Natal. É possível utilizá-los tanto nas áreas externas do ambiente, como quintal, varanda e jardim; ou mesmo dentro de casa: como centro de mesa em um vidro transparente, guirlanda, bolas decorativas, estantes de livros e cabeceira da cama. Qualquer ambiente da casa pode receber uma decoração de Natal, basta usar a criatividade. 

Estampa xadrez

Não só nas festas juninas que será possível conferir a estampa xadrez. No Natal, ela é a aposta para as toalhas de mesa, guardanapos, laços e até para as combinações de roupas de final de ano. Se a intenção é montar um espaço decorativo na sua loja, você pode apostar no xadrez para poltronas, almofadas e utilizar tecido para enfeitar as bolas de Natal. 

Elementos orgânicos e rústicos

Já tem um tempo que elementos sustentáveis e artesanais estão em alta e para o Natal isso não será diferente. De acordo com Luciana Locchi, “existe a busca por elementos exclusivos, diferenciados e imersivos. Ou seja, pode-se apostar em decorações temáticas, personalizadas, pois além de comprar um item, o consumidor quer que aquele objeto faça com que ele se sinta parte da data, de um todo maior, que é o Natal”, explica a especialista. 

Aqui entram em cena os objetos rústicos de Natal. É possível utilizar pinhas, detalhes em madeira, galhos e até palitos de sorvete. Ainda, cachepô para a árvore de Natal, tecidos manuais, como barbantes e linhas; e, no geral, manter as cores terrosas para ornamentação. É possível apostar, por exemplo, em uma guirlanda feita com rolhas de bebidas.

Para fugir do tradicional, os elfos

Outra tendência observada na Celebra Show este ano, a maior feira de festas e decoração do setor B2B na América Latina, foi a presença de elfos, deixando um pouco de lado o tradicional papai noel. Seguindo as cores verde e dourado, eles são opções de decoração para racks, para a base da árvore de Natal e também podem ficar pendurados na porta, parede ou até mesmo serem colocados em quadros ou molduras para deixar o ambiente mais acolhedor e intimista. 

Produtos pensados para áreas externas

Já quem estiver propenso a montar decorações externas, como quintais, halls de entrada ou jardins pode apostar em ambientes bem iluminados que tragam aconchego. Luzes amarelas funcionam melhor, além de decorações com vasos, guirlandas e arcos natalinos.  

Natal intimista, voltado para decoração da casa 

De maneira geral, outra percepção é que o Natal será mais tratado de forma mais pessoal, voltado a pequenas celebrações, com poucas pessoas e uma decoração única. “A partir do exposto na Celebra Show, percebeu-se a busca geral por um Natal mais intimista, com decoração bastante voltada para a casa. Como estamos em um ano pós-pandemia, que já passou por uma Copa do Mundo, teremos um resgate da tradição de Natal”, finaliza a especialista Luciana Locchi. 

Os primeiros sinais de um relacionamento tóxico

 Olá, amores!

Em 2021, dados do Instituto Datafolha encomendados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) revelaram que uma a cada quatro mulheres acima de 16 anos sofreu violência física, psicológica ou sexual durante a pandemia de Covid-19, totalizando cerca de 17 milhões de pessoas. O FBSP também registrou 1.350 casos de feminicídio em 2020, indicando um caso a cada seis horas e meia, um aumento de 0,7% em relação ao ano anterior. É importante salientar que nem todo relacionamento tóxico chega às vias de fato. A parceria abusiva pode se iniciar de maneira sutil, enredando pessoas em um ciclo de tensões, violências e reconciliação. 

Segundo Danilo Suassuna, idealizador do Instituto Suassuna, que organiza e realiza congressos, seminários, workshops e extensões voltadas aos profissionais da psicologia, o abuso pode começar com gestos aparentemente inofensivos, que acabam se transformando em comportamentos de controle e humilhação. "Os primeiros sinais podem parecer inocentes, mas não são. Diminuir uma pessoa com brincadeiras e piadas ou cercear a liberdade de alguém são alertas vermelhos", afirma.

O ciclo do relacionamento abusivo se inicia com uma fase de construção de tensões, seguida pela explosão da violência e, por fim, a chamada "lua de mel", onde o abusador pede desculpas e promete mudança. Muitas vezes, as vítimas se calam diante desses comportamentos por medo ou vergonha, ouvindo e aceitando as desculpas do parceiro, o que perpetua o ciclo.

Sinais sutis podem incluir acúmulo de chateações, críticas desmedidas, energia negativa constante na relação e um sentimento de desconforto ao estar junto ao parceiro. "É essencial reconhecer esses sinais para buscar ajuda", alerta o especialista. 

Ele pontua que seja por uma constante luta de controle e poder, crises de ciúme ou ausência de apoio nas escolhas de vida de um dos parceiros, cada um desses sinais merece atenção e pode indicar um relacionamento tóxico.

"Para curar-se de um relacionamento tóxico, é crucial reconhecer a situação e construir um sistema de apoio", diz. Aceitar a realidade do relacionamento e investir em autoconhecimento são passos fundamentais nesse processo. 

Além disso, Suassuna indica passos simples como escrever sobre os sentimentos, ler livros de autoajuda e, claro, buscar auxílio de um psicólogo. Esses são caminhos que podem ser úteis para ressignificar experiências e construir relacionamentos saudáveis no futuro.

 

Danilo Suassuna


Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2008), possui graduação em Psicologia pela mesma instituição. Autor do livro “Histórias da Gestalt-Terapia – Um Estudo Historiográfico”. Professor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás e do Curso Lato-Sensu de Especialização em Gestalt-terapia do ITGT-GO. Coordenador do NEPEG Núcleo de estudos e pesquisa em gerontologia do ITGT. É membro do Conselho Editorial da Revista da Abordagem Gestáltica. Consultor Ad-hoc da revista Psicologia na Revista PUC-Minas (2011). Para mais informações acesse o instagram: @danilosuassuna. 

 

Sobre o Instituto Suassuna

O Instituto Suassuna realiza congressos, seminários, workshops e extensões voltadas aos profissionais da psicologia. E para isso, conta com um time de especialistas em educação. O instituto utiliza o Google for Education para transformar a maneira como os alunos e professores aprendem, trabalham e inovam juntos. A metodologia utilizada transforma o ensino em aprendizagem permitindo que os alunos evoluam no próprio ritmo, resultando em solucionadores de problemas criativos e também em colaboradores eficientes.

Tudo é pensado e entregue com o objetivo de direcionar os produtos, funcionários, programas e filantropia para um futuro em que os alunos tenham acesso à educação de qualidade que eles merecem e que com isso, possam transformar o mundo. Para mais informações, acesse o site ou através do instagram e canal no youtube.

Avon inaugura Centro de Inovação Global em Cajamar

 Olá, amores!

A Avon inaugurou nesta quinta-feira (30), em Cajamar (SP), suas novas instalações para as operações globais de pesquisa e inovação. Em um evento para convidados e autoridades locais, a companhia anunciou que o Brasil, considerado o maior mercado da multinacional, assume a responsabilidade pelo avanço da tecnologia de seus produtos em nível global. Integrado ao Centro de Inovação da Natura, o Centro de Inovação Global Avon Brasil tornará a América Latina o principal polo de investimento tecnológico da marca no mundo.

 

A integração para troca de experiências entre times de especialistas expandirá, ainda mais, a capacidade científica da Avon, dando continuidade ao legado de produtos de alta qualidade e preços competitivos que já são produzidos pela marca. Vale ressaltar que a Natura e a Avon, apesar de serem irmãs, possuem processos de inovação distintos, porém complementares graças aos seus diferenciais e prioridades: no caso da Natura, os investimentos em pesquisa e uso de ativos da biodiversidade brasileira, enquanto a Avon apresenta uma estratégia conectada a tendências globais.

 

"Visamos preservar as distintas identidades e autonomias de ambas as marcas, promovendo um ambiente simbiótico que otimiza as atividades de Pesquisa e Desenvolvimento. Simultaneamente, buscamos expandir as fronteiras da criação de tecnologias, ativos e produtos inovadores, visando proporcionar ao mercado benefícios aprimorados e desempenho superior. Sob essa abordagem robusta, o hub assume a responsabilidade de atender e conectar cerca de 50 mercados globalmente", esclarece João Paulo Ferreira, CEO de Natura &Co América Latina.

 

"A estratégia de direcionar os esforços de pesquisa para o Brasil é uma iniciativa destinada a posicionar o país como um polo global de desenvolvimento para a marca. Almejamos não apenas liderar no desenvolvimento de produtos e tecnologias, mas também destacar a expressão da Avon, trabalhando na modernização das expressões da marca em toda a região. Ampliaremos assim nossa influência e a precisão das nossas mensagens, consolidando assim o legado de democratização da beleza e valorização do feminino", complementa Daniel Silveira, vice-presidente de Marca, Marketing e Inovação de Avon para a América Latina.

 

Brasil como polo global de pesquisa e desenvolvimento da Avon

 

A transferência da estrutura de operação para o Brasil é um movimento estratégico não somente porque o país é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo e o mais importante para os negócios da marca, mas também pelas possibilidades de descobertas que uma região tão diversa em termos geográficos, culturais e étnico-raciais pode proporcionar no processo de criação de produtos que atendam às demandas de consumidores de todos os continentes. “Com ela, 100% das operações globais de P&D da Avon serão comportadas aqui, incluindo o desenvolvimento de todas as categorias de produtos do portfólio, como fragrâncias, cuidados com a pele e maquiagem”, explica Daniel.

 

Ele destaca ainda as vantagens de tornar a América Latina, o mercado mais importante globalmente para as operações da companhia, o principal centro de tecnologia, pesquisa e desenvolvimento da marca no mundo. “Entre as projeções de vantagens estão o ganho em proximidade com fornecedores, consultoras e consumidores, o que garantirá maior eficiência e velocidade na percepção das necessidades regionais, considerando fatores como a diversidade de peles, cabelos, regionalismos, preferências sensoriais, clima e rituais de beleza”. O novo empreendimento também terá capacidade e potencial para desenvolver mais de 100 fórmulas ao ano e mais de 30 fórmulas exclusivas para o mercado latino-americano.

 

A companhia já havia observado o potencial da pesquisa e desenvolvimento em solo brasileiro quando instalou, em São Paulo, seu laboratório de inovação nacional, onde eram desenvolvidos produtos focados nos países latinos, como adaptações de cores, fragrâncias e texturas, substituições de ingredientes e estudos para adequações de formulações para demandas regionais. “Esse espaço deu à companhia a percepção da vantagem na capacidade de desenvolvimento de novas soluções e tecnologias, já que, em apenas seis anos de funcionamento, conseguimos desenvolver quase 300 fórmulas para itens de perfumaria, higiene pessoal, linhas infantis e cuidados para o corpo”, explica César Tadashi, diretor-executivo de P&D para Latam.

 

“Atualmente, a Avon já é a marca número 1 em maquiagem no Brasil, de acordo com o Kantar, e oferece um amplo portfólio de maquiagem, skincare e perfumaria, com produtos de diferentes acabamentos, que atende a múltiplas necessidades, garantindo uma experiência mais completa ao consumidor e levando acesso a produtos surpreendentes à valores irresistíveis”, ressalta Silveira. “Esse potencial será alavancado com as novas instalações. Mundialmente, a Avon lança um produto por dia e agora esse volume e potencial de produção passará a ser feito aqui no Brasil, em Cajamar”, completa.

 

Contratação de talentos especializados em beleza e cosméticos

 

A empresa já contratou mais de 70 profissionais que irão compor o time global, com atuação em áreas como Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Embalagens, fórmulas de fragrância, produtos para Rosto, Corpo e Banho, entre outras. Alinhados ao Compromisso com a Vida da companhia, que define como uma de suas metas de sustentabilidade garantir paridade de gênero e inclusão de grupos sub-representados, 60% das vagas do novo Centro de Inovação da Avon foram preenchidas por mulheres e 30% por pessoas negras e da comunidade LGBTQIAPN+.

 

O objetivo é formar equipes interdisciplinares e diversas de cientistas, engenheiros e especialistas em beleza, responsáveis pelo estudo de soluções seguras, eficazes e de qualidade em cosméticos, criando os melhores produtos e produzindo em uma escala global, o que os tornam mais acessíveis.

 

Sobre a Avon

Avon, parte do grupo Natura &Co desde 2020, é uma das maiores empresas de venda direta no mundo. Fundada em 1886, trabalha pela elevação da autoestima, democratização da beleza e a promoção do empreendedorismo feminino. Desde 1958 no Brasil, concentra no país sua maior operação. Avon é mais do que uma empresa de beleza: é um movimento global pela autonomia das mulheres, com um modelo de negócios ancorado na inovação, geração de oportunidades e na ampliação de suas habilidades empreendedoras, com o objetivo de fortalecer as economias e impactar positivamente a sociedade. Seu portfólio diverso inclui produtos inovadores e de alta tecnologia, com marcas reconhecidas mundialmente como as linhas de maquiagem Avon e Color Trend, as linhas de cuidados Renew e Avon Care e os perfumes Far Away e 300km. Além disso, suas revistas também oferecem diversos itens para Moda & Casa.

 

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