1 de julho de 2024

Copos e garrafas térmicas: 6 dicas de presentes para o Dia dos Pais

 Olá, amores!

Com a proximidade do Dia dos Pais, muitos filhos já começam a pensar em opções de presentes diferenciadas, que possam agradar e realmente surpreender nesta data. E para aqueles que buscam ideias e inspirações que ajudem a sair dos itens mais clichês, os copos e garrafas térmicas podem ser uma boa pedida para a ocasião, especialmente se o pai for adepto da prática de esportes ou precisa de um estímulo para se hidratar melhor, ou ainda, se é um fã assumido de um bom café no dia a dia e daquela cerveja gelada ou bons drinks nos momentos de lazer.

Nesse sentido, marcas como a Contigo®, oferecem diferentes opções térmicas, que ajudam a manter as bebidas na temperatura ideal e possuem tecnologias que facilitam o uso nas mais diversas ocasiões.

 

Entre as sugestões da marca, a Garrafa Térmica Luxe Autoseal® Inox 473 ml, possui fechamento automático e é 100% à prova de vazamentos. Sua tampa pode ser travada quando não estiver em uso para garantir que o botão não seja pressionado acidentalmente. Com sistema de isolamento a vácuo e parede dupla em aço inoxidável, ela mantém as bebidas geladas por até 12 horas e as quentes por até cinco horas.

Preço sugerido: R$ 199,90

 

Pensando no pai esportista, a Garrafa Térmica Chill Autopop® Azul de 591 ml, da Contigo®, pode ser uma ótima opção, já que para beber, basta apertar um botão. Ela conta com tecnologia antivazamento e possui ajuste ideal, que permite encaixá-la na maioria dos porta-copos de carro e nos suportes de bikes. Seu potencial de conservação térmica ajuda a manter as bebidas frias por até 24 horas e as quentes por seis horas. Preço sugerido: R$ 159,90

 

Eficiente em manter as bebidas quentes por até 30 horas, esse é o grande diferencial da Garrafa Térmica 360° Inox 739 ml, da Contigo®. Ela pode também ser utilizada para bebidas frias, com potencial de conservação de até 45 horas. Com tecnologia 3SIXTY™, que permite servir a bebida em qualquer ângulo sem derramar, a garrafa possui tampa de aço inox que se converte em um copo e pode ser usado a qualquer hora e lugar. Ela conta com uma tecnologia antivazamento e um bocal mais largo, que facilita na hora de higienizar. Preço sugerido: R$269,90.

 

Já a Caneca Térmica Street da Contigo® está disponível nas cores preta, rosé e branca. Com capacidade para 414 ml, ela mantém as bebidas quentes por até cinco horas, devido à tecnologia de dupla parede de inox com isolamento a vácuo. Possui uma alça confortável e prática, tampa à prova de respingos e fundo antiderrapante, que evita que a caneca escorregue ou arranhe as superfícies. É perfeita para o pai que adora um cafezinho ou tem o hábito de tomar outras bebidas quentes, como o chá, no dia a dia. Preço sugerido: R$ 109,90.

 

Prática e bastante versátil, outra opção térmica oferecida pela Contigo® é o Copo Térmico Street Cinza, com capacidade para 296 ml. Com tecnologia de isolamento à vácuo, ele é feito de aço inox e conserva as bebidas quentes por até quatro horas e as frias por até 10 horas – o que o torna uma excelente opção tanto para o consumo de chás e café, quanto para apreciar um bom drink ou caipirinha nos momentos de descontração. Livre de BPA, sua tampa deslizante ajuda a evitar respingos. Tanto o copo quanto a tampa podem ir à máquina lava-louças, na prateleira superior. Preço sugerido: R$ 99,90.

 

A marca oferece também o Copo Térmico Street na versão de 473 ml, que pode ser uma boa escolha para diferentes situações do dia a dia: desde o consumo de bebidas quentes no escritório – que são conservadas na temperatura ideal por até seis horas – até a hidratação por meio de diversas bebidas frias, que são mantidas geladas por até 17 horas; uma companhia perfeita para o dia todo, inclusive em eventos e comemorações. Possui tecnologias antirrespingo e antiderrapante. Preço sugerido: R$99,90. 

 

Para mais informações e para adquirir todos os produtos oferecidos pela Contigo®, basta acessar o site da marca.

Sobre a Contigo

Empresa líder no mercado americano em produtos para hidratação, a Contigo é especializada em copos e garrafas térmicas, e tem como missão ajudar a tornar a vida mais prática, a partir de uma hidratação eficiente. Suas soluções são todas pensadas de maneira a beneficiar as pessoas e o planeta, por meio do consumo inteligente. Inovação, alta eficiência, praticidade, sofisticação e desempenho incomparável são alguns dos atributos expressos em cada produto que integra seu portfólio.

 

Sobre a Newell Brands

O Grupo Newell Brands é líder mundial em bens de consumo com um amplo portfólio de marcas reconhecidas, entre as quais se destacam: Oster®, Cadence®, Paper Mate®, Sharpie®, Dymo®, Expo®, Parker®, Elmer’s®, Invicta®, Coleman®, Marmot®, Sunbeam®, FoodSaver®, Mr. Coffee®, Rubbermaid Commercial Products®, Graco®, Baby Jogger®, NUK®, Lillo®, Calphalon®, Rubbermaid®, Contigo®, e Yankee Candle®. Para milhões de pessoas, as marcas da Newell Brands têm o propósito de encantar seus consumidores, iluminando seu dia a dia, através de seus produtos.

 

Dia do Chocolate: chef de restaurante premiado mundialmente ensina receita da mousse perfeita

 Olá, lindezas!



É quase impossível não gostar de chocolate, a paixão é tanta que ele até ganhou um dia só seu: 7 de julho é o Dia Mundial do Chocolate.

Seja nos encontros com os amigos ou nas reuniões em família, apostar em uma sobremesa com chocolate é sempre uma boa pedida e para dar aquele empurrãozinho, o chef Bernard Contipelli, do Restaurante Pontremoli, eleito em 2023 o 6º Melhor do Mundo na Categoria Jantares Românticos, ensina a receita da mousse perfeita em textura, aroma e sabor. Confira:

Ingredientes:

1 dose de licor fino de laranja

4 gemas

4 claras batidas em neve

1 lata de creme de leite

100 gramas de chocolate suiço (aquele do formato triangular, que tem amêndoas e mel)

400 gramas de chocolate meio amargo

200 gramas de manteiga 

1 xícara de açúcar

3 folhas de gelatina incolor e sem sabor derretida em ½ copo de água quente

 

Modo de preparo:

Derreta o chocolate meio amargo em banho maria e quando ele tiver derretido, acrescente o chocolate suíço e reserve.

Em um bowl de inox, misture a manteiga com o açúcar e as gemas até obter uma massa bem homogênea. Junte o creme de leite sem o soro e a gelatina sem sabor dissolvida e bata com o auxílio de uma batedeira ou com um batedor manual. Acrescente a mistura dos 2 chocolates derretidos e misture bem. A textura vai ser parecida com a de um ganache. Junte o licor, as claras em neve e misture devagar de baixo para cima para aerar e dar volume à mousse. 

Passe para uma taça de vidro ou faça porções individuais, rale chocolate suíço por cima e está pronto, é só levar à geladeira e aguardar de um dia para o outro. Chantilly e cereja por cima são opções para acompanhar.



Restaurante Pontremoli

Endereço: Rua das Hortências, 605 – Alto Boa Vista, Campos do Jordão/SP.

Telefone: (12) 99794-1213. Restaurante só atende com reservas feitas através do telefone  

Site: www.restaurantepontremoli.com.br 

Instagram: @restaurantepontremoli 

Inverno: Cuidados com as roupas durante a estação mais fria do ano

 Olá, amores!

As temperaturas baixas, os dias mais curtos e o tempo seco anunciam a chegada do inverno. É o momento de cuidar das roupas de frio e de cobertores que ficaram guardados durante o restante do ano.  

Pensando nisso, a Floraindústria nacional de bens de consumo, separou algumas dicas de produtos para a lavagem das roupas e alguns cuidados especiais para essas peças.  

Então abra os armários, separe as peças de frio e confira essas dicas. 

 

Para uma limpeza suave 

 

Os lava-roupas em pó ASSIM Micelar e Minuano Máximo Cuidado são excelentes escolhas para uma limpeza suave. Com uma fórmula que perfuma como amaciante, remove manchas difíceis e tem ação anti-resíduos, ASSIM Micelar é dermatologicamente testado e hipoalergênico, com uma formulação suave para as mãos. Já Minuano Máximo Cuidado oferece delicadeza e limpeza profunda em uma fórmula com óleo de lavanda¹, promovendo sensação relaxante e enzimas ativas.  

 

¹ Óleo de lavanda presente na fragrância  

 

O Amaciante Minuano Céu de Algodão também é ideal para esse tipo de lavagem. Com fragrância suave que contém ingredientes naturais, o produto é livre de corantes e possui tecnologia antiodor², além de promover maciez aos tecidos. 

Todos os produtos são dermatologicamente testados e hipoalergênicos.  

² Tecnologia anti-odor presente na fragrância, para odores de suor, mofo e cozinha, cigarro e Pet 

 

Para tecidos delicados  

Engana-se quem pensa que só tecidos grossos compõem o guarda-roupa do inverno, pois as roupas delicadas da estação também merecem atenção especial. O Lava Roupas Líquido Minuano Coco conta com fórmula suave, indicado especialmente para roupas delicadas, como um tricô. 

 

Para cores mais vivas  

Para quem busca uma limpeza profunda de peças que ficaram guardadas, sejam elas coloridas ou brancas, o lava-roupas líquido ASSIM Bicarbonato e o lava-roupas em pó BRISA Floral com bicarbonato de sódio são os produtos ideais. Ambos trazem os benefícios do bicarbonato de sódio, que auxilia na remoção das manchas, proporcionando um branco mais branco e cores mais vivas para as roupas. 

A versão líquida do lava-roupas ASSIM possui uma fragrância que perfuma como amaciante e ainda contam com a ação de tecnologia que remove até 100 tipos de manchas³. O detergente em pó BRISA tem perfume de longa duração com notas florais. 

³ Consulte as manchas testadas  www.flora.com.br/marca/assim-lava-roupas-liquido/ 

 

Sobre a Flora   

Indústria nacional de bens de consumo, a Flora atua há mais de quatro décadas nos segmentos de cosméticos, higiene pessoal e limpeza com marcas relevantes e muito queridas pelos consumidores, como Minuano, Francis, Neutrox, Albany, OX Cosméticos e Phytoderm. Possui unidades industriais em Goiás, Santa Catarina e Alagoas e Centros de Distribuição em Goiás, Minas Gerais, Alagoas, Santa Catarina e São Paulo. Seus mais de 300 produtos estão presentes em pontos de venda de todo o país e têm em comum o propósito de ajudar cada pessoa a se cuidar melhor. 

Christian Louboutin e o retorno das mules

 Olá, lindezas!

Originárias do século XVI, as mules, com sua característica abertura no calcanhar e bico aberto, foram peça-chave no closet de mulheres ao longo dos séculos e vem ressurgido com forte força no mundo da moda, conquistando o coração das fashionistas.  

Calçado capaz de se adaptar a diferentes estilos e cenários, as mules femininas conseguem adquirir uma sofisticação e elegância aos looks de uma maneira muito natural, podendo ser combinada com uma ampla variedade de peças, desde jeans e camisa para um visual descontraído, até vestidos mais formais.  

Com a elegância e sofisticação características da maison francesa, Christian Louboutin entrou na tendência e lançou a Condora Mule, sapato icônico da marca, que apresenta bico quadrado e salto inclinado de 85mm. Esse design clássico exala atemporalidade, mostrando a criatividade inovadora da marca. Disponível em nude, preto e lilás, a mule carrega o DNA único da marca. 

 

Modelos similares disponíveis em: https://www.iguatemi365.com/christian-Louboutin 

 

Sobre a Christian Louboutin  
Christian Louboutin estabeleceu seu negócio no coração de Paris, em 1991, com uma primeira coleção feminina, seguida de uma masculina – ambas reconhecidas pela característica sola vermelha envernizada. O ano de 2014 marcou o lançamento da Christian Louboutin Beauté.  

Com uma coleção prolífica de sapatos femininos e masculinos, bolsas e pequenos artigos de couro, a Christian Louboutin conta com hoje com 160 boutiques ao redor do mundo.  

Serviço:   
@louboutinworld    
Shopping Iguatemi São Paulo | Tel.: (11) 3816-0016  
Shopping Iguatemi Brasília – Piso Lago Norte | Tel.: (61) 3039-5811 

Ideias criativas para inovar nas festas julinas

 Olá, amores!


 

Uma das épocas do ano mais esperadas pelos brasileiros já está acontecendo, as festas juninas têm ganhado cada vez mais o coração dos brasileiros. As tradicionais festas estão se estendendo para o mês de julho, se transformando em festas julinas. Brincadeiras, músicas e comidas típicas são as atrações principais, encantando a todos com sua alegria e tradição.

Mas já pensou em inovar e deixar tudo isso ainda mais gostoso? A Haribo elaborou ideias para implementar as balinhas mais amadas nas nossas festas.

Com os icônicos Ursinhos de Ouro, Sweet Banana, Melancia, Wummis, Cream Kiss, Sticks Morango e Ácido, que são os queridinhos do público e representam 43% de todas as vendas, a Haribo oferece opções deliciosas para tornar esta época do ano ainda mais especial. Confira algumas ideias da marca para usar essas delícias de maneira criativa:

Decoração de Mesa 

Faça um mix de Sweet banana e Melancia para formar uma combinação de cores chamativas e coloque em chapéus de palha ou potes de vidro e use como centros de mesa. Dessa forma, você adiciona um toque colorido e alegre que combina perfeitamente com o típico xadrez do arraial.

Prêmio de Gincanas

Jogos como pescaria, tiro ao alvo, bingo e boca do palhaço são atrações indispensáveis. Para deixar essas brincadeiras ainda mais divertidas, inclua Wummis e Sticks Haribo como prêmios das gincanas e Cream Kiss para acompanhar as cartinhas do correio elegante dos apaixonados. Tanto crianças quanto adultos vão adorar ganhar essas delícias como recompensa.

Lembrancinhas

Personalize saquinhos ou caixinhas com itens temáticos como fitas, bandeirolas, fogueiras e estampa xadrez. Encha com os clássicos Ursinhos de Ouro que agradam todos os paladares e distribua como lembrancinhas para os seus convidados. 

Barraca de Doces

Monte uma barraca ou mesa de doces com diversas opções de balas de gelatina em cores e formatos diferentes e combine com doces típicos como paçoca, pé de moleque e cocada.

Com essas ideias, a Haribo não só adiciona sabor, mas também proporciona momentos de alegria e diversão para todos os participantes. Inove na sua festa e deixe os convidados encantados com essas delícias.

Sobre a Haribo
Haribo é a marca centenária responsável pelas balas de gelatina Ursinhos de Ouro. Líder de mercado mundial no setor de balas de gelatina, marshmallow e regaliz, está presente em mais de 120 países, com 17 fábricas em dez países. Com produção nacional desde 2016, a empresa tem fábrica em Bauru, interior de São Paulo. No Brasil é possível encontrar os produtos do catálogo da Haribo Brasil em milhares de pontos de venda de diferentes portes. São mais de 30 produtos das categorias balas de gelatina, regaliz e marshmallow e a marca está sempre atenta às preferências locais para o lançamento de produtos.

Celebre a chegada do inverno com uma noite do fondue

 Olá, lindezas!



Com a chegada do inverno, os dias frios convidam a momentos especiais de calor e aconchego. Para celebrar esta estação charmosa, nada melhor do que reunir amigos e familiares ao redor de uma saborosa e tradicional refeição de fondue.

Prato que tem suas raízes nas regiões alpinas da Suíça, o fondue, tornou-se sinônimo de noites agradáveis e compartilhadas. Seja a versão cremosa de queijo ou a indulgência de chocolate, o fondue é a escolha ideal para aquecer o corpo e o coração nas noites de inverno.

Pensando nisso, a Mococa, empresa com 105 anos de tradição em laticínios, separou uma seleção de receitas coringas que prometem agradar a todos os gostos e transformar suas noites de inverno em momentos inesquecíveis. Aproveite!

 

FONDUE DE QUEIJO

(Tempo de preparo: 30 minutos)

Créditos: Mococa

Ingredientes

  • 1 caixa de Creme de Leite Mococa
  • 200 gramas de Queijo Emmenthal
  • 200 gramas de Queijo Gruyére Ralado
  • 1 xícara (chá) de Vinho Branco Seco
  • 1 dente de Alho Cortado ao Meio
  • Pimenta-do-Reino e Noz-Moscada Á Gosto

Modo de preparo

  1. Em uma panela deixe o vinho esquentar em fogo baixo, assim que levantar fervura adicione o creme de leite e misture bem. Em seguida acrescente os queijos, a pimenta moída, noz-moscada ralada e mexa bem até os queijos derreterem. Reserve. Com o alho cortado ao meio, esfregue-o dentro da panela que servirá o fondue, despeje o creme de queijo e coloque no réchaud.
  2. Sirva o fondue com pedacinhos de pão italiano, salsicha, cenoura, brócolis, batatinhas e embutidos e sua preferência.

 

FONDUE DE CHOCOLATE

(Tempo de preparo: 30 minutos)

Créditos: Mococa

Ingredientes

  • 1 caixinha de Creme de Leite Mococa
  • 1 colher (sopa) de Manteiga Mococa
  • 5 colheres (sopa) de leite integral 
  • 200 g de chocolate em pó
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha
  • 170 g de chocolate ao leite
  • Frutas cortadas em cubos a gosto

Modo de preparo

  1. Em uma panela pequena, leve ao fogo o leite e o chocolate em pó, mexendo até dissolver bem. Acrescente o creme de leite, a baunilha e a manteiga, mexendo até obter um creme. Acrescente o chocolate picado e mexa até ficar homogêneo.
  2. Coloque na panelinha de fondue e sirva sobre o réchaud com as frutas à parte.

 

Acesse o portal (www.mococa.com.br) e o Instagram oficial (www.instagram.com/mococa_oficial) da Mococa para ficar por dentro de diversas opções culinárias.

 

Sobre a Mococa 

Fundada em 1919, a Mococa está presente há mais de 100 anos nas casas dos brasileiros, com produtos de qualidade e tradição. Nascida como uma empresa familiar de produção artesanal de manteiga, a marca centenária preza por matérias-primas de alto nível para garantir qualidade e consistência em todos os produtos. Ao longo de um século de atuação, a companhia se modernizou, investiu em tecnologia e expandiu para todo o território nacional, além de América Latina, Central, Estados Unidos, África, Arábia Saudita e Japão. Atualmente, tem em sua linha de produtos condensados, cremes, achocolatado, queijo ralado, coco ralado, leite de coco, manteiga e composto lácteo. Seu portfólio é sinônimo de momentos de afeto, qualidade e confiança, que acompanha o dia a dia das famílias há gerações. A Mococa tem sua sede e fábrica localizadas na cidade de mesmo nome que originou a marca, no interior de São Paulo, onde emprega cerca de 400 colaboradores. 

20 de junho de 2024

Avon lança Hydramatic Tratamake Radiante, batom que além de maquiar, trata os lábios e conta com proteção solar

 Olá, lindezas!

Batom Avon Hydramatic Tratamake Radiante

Avon, pioneira em tecnologia e inovação em cosméticos há mais de 136 anos, democratizando a beleza por meio de empoderamento feminino, revoluciona mais uma vez no segmento de batons e lança o Batom Avon Hydramatic Tratamake Radiante (R$49,99 cada), combinando ativos que tratam a pele e alta pigmentação e efeito gloss radiante, em 15 cores, para todos os tipos de lábios e tonalidades de pele.

Com uma alta performance incrível, o novo Batom Avon Hydramatic Tratamake Radiante confere hidratação a longo prazo devido ao seu núcleo de tratamento exclusivo, que reúne um complexo de ingredientes hidratantes, como ácido hialurônico e glicerina concentrados no centro da bala. Já a pigmentação que fica na parte externa do batom garante intensidade de cor graças a sua textura cremosa.

Batom Hydramatic Tratamake nas cores: Fúcsia Profundo, Vermelho Vinho, Malva Marrom, Rosado Frio, Malva Suave, Nude Coral, Rosê Escuro, Cor-de-Rosa Carmim, Rosa Quente, Rosado Coral, Marsala Rosê, Coral Sutil, Pink Claro, Marrom Bronze, Vinho Borgonha (R$49,99 cada)

A tecnologia exclusiva Tratamake é multifuncional, com 3 benefícios em 1 batom:

1 - tem cor intensa e alta pigmentação, trazendo aquele efeito radiante;

2- tratamento labial com ativos de skincare, que deixam os lábios volumosos;

3 - proteção solar com FPS 30.

É possível sentir todos os efeitos da fórmula de Tratamake, que promove desde a sensação de hidratação durante o uso e boca com linhas reduzidas e mais suaves, até a manutenção de lábios hidratados dia após dia, mesmo depois de retirar a maquiagem.

“Para a Avon, o novo Hydramatic Tratamake Radiante é mais uma revolução e inovação para o mercado de batons. Sempre estamos investindo em performance e tecnologia em cosméticos para atender a nossa consumidora com garantia de qualidade a preço acessível. Por isso, Tratamake é a combinação perfeita para mulheres que buscam praticidade e facilidade no dia a dia em um produto multifuncional, que entrega maquiagem e tratamento”, explica Andrea Echeverri, diretora de maquiagem da Avon Brasil. “Tratamake é a make que te trata bem e só a Avon tem”, conclui.

Por que escolher entre maquiagem e tratamento se novo Batom Avon Hydramatic Tratamake entrega tudo? Então esteja pronta para qualquer ocasião e adquira suas cores favoritas do no e-commerce (https://www.avon.com.br) e na Revista da Beleza Avon com uma Consultora da Beleza mais próxima de você.

Sobre a Avon: Avon, parte do grupo Natura &Co desde 2020, é uma das maiores empresas de venda direta no mundo. Fundada em 1886, trabalha pela elevação da autoestima, democratização da beleza e a promoção do empreendedorismo feminino. Desde 1958 no Brasil, concentra no país sua maior operação, com mais de um milhão de Representantes da Beleza Avon. Avon é mais do que uma empresa de beleza: é um movimento global pela autonomia das mulheres, com um modelo de negócios ancorado na inovação, geração de oportunidades e na ampliação de suas habilidades empreendedoras, com o objetivo de fortalecer as economias e impactar positivamente a sociedade. Seu portfólio diverso inclui produtos inovadores e de alta tecnologia, com marcas reconhecidas mundialmente como as linhas de maquiagem Avon e Color Trend, as linhas de cuidados Renew e Avon Care e os perfumes Far Away e 300km. Além disso, suas revistas também oferecem diversos itens para Moda & Casa. Para obter mais informações sobre a Avon, visite o site: www.avon.com.br.     

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Japan House São Paulo aborda streetstyle japonês na exposição "Sutorīto Fashion: moda das ruas"

 Olá, lindezas!

Trazendo destaque para a moda de rua do Japão, a Japan House São Paulo traz a exposição "Sutorīto Fashion: moda das ruas", que apresenta as tendências de moda desde a década de 1950 até os dias atuais por meio de mais de 100 registros fotográficos. Com entrada gratuita, a mostra acontece de 25 de junho a 20 de outubro, no térreo da instituição. Assim como “Efeito Japão: moda em 15 atos” (em cartaz no segundo andar até 1° de setembro), a exposição "Sutorīto Fashion: moda das ruas" é coordenada pelo diretor de moda Souta Yamaguchi.  

A seleção de fotografias analisa por década as mudanças da moda de rua no Japão dos anos 1950 aos anos 2020, abordando diversas tendências internacionais, cinema e música, assim como a contracultura japonesa que surgiu em resposta às mudanças culturais, sociais, políticas e econômicas dessas épocas. 

“Essa exposição faz parte do ciclo de moda que iniciamos em maio deste ano e tem como foco o cotidiano japonês e como as recentes mudanças culturais e sociais afetaram a moda de rua dos jovens. Será uma oportunidade única para entender como cada período foi traduzido, adaptado e refletido nos looks cotidianos, gerando uma identidade muito particular, criativa e inovadora.”, comenta a Diretora Cultural da JHSP, Natasha Barzaghi Geenen. 

A passagem histórica da exposição tem início na década de 1950, em um contexto pós-guerra. Nesse período de recuperação e reconstrução após a Segunda Guerra Mundial, referências internacionais da alta costura e o cinema japonês servem como inspiração, além de estilos como o rockabilly. Foi um período de aumento no consumo de roupas com a difusão de peças prêt-à-porter e o avanço na qualidade de fibras sintéticas. Na década de 1960, o ambiente doméstico japonês se modernizou e a influência de tendências internacionais na moda jovem, como o uso da minissaia e de calças pantalonas tornou-se popular no Japão. Nos anos 70, os primeiros estilistas japoneses despontam nas passarelas internacionais, ao mesmo tempo em que os movimentos de contracultura no Japão são acompanhados pelo mais conservador “nyuutora” (abreviação japonesa do termo em inglês New Traditional) adotado por estudantes, com saias até os joelhos.  

Créditos ACROSS by PARCO CO., LTD
Créditos Revista FRUiTS

A década de 1980, o momento de aumento do poder econômico permitiu um gasto maior de jovens e adultos em itens da moda, inclusive artigos de luxo. Foi o auge da popularidade das DC Brands (abreviação de Designer’s & Character’s), nome dado às marcas fundadas por designers renomados. As revistas de moda e lifestyle também eram essenciais em ditar tendências vistas nas ruas e o estilo "shibuya casual", baseado no “amekaji” (abreviação japonesa do termo em inglês American Casual) tornou-se popular especialmente entre os estudantes. Já nos anos 90, surgiram várias culturas, subdividindo os estilos. A moda que mais impactou as gerações posteriores foi a "ura-harajuku" (estilo que surgiu quando lojas de designers famosos foram abertas no bairro de Harajuku), onde as marcas que herdaram o contexto da cultura de rua, como skatistas e DJs, criaram um grande movimento. Por outro lado, no bairro de Shibuya, que continuava sendo o centro da cultura jovem, surgiram as “kogal”, que desencadeou uma tendência da moda baseada na combinação de saias de uniforme escolar com bainhas curtas e meias até a altura da panturrilha, criando uma cultura singular que deu início ao boom das “colegiais”. 

A década de 2000 é marcada pelo surgimento de várias redes de fast fashion internacionais no Japão. Os estilos ficaram mais globalizados em conjunto com a popularização da internet. Nos anos 2010, impactados pelo Grande Terremoto do Leste do Japão de 2011, jovens japoneses passaram a buscar um estilo mais simples e sustentável, fazendo com que a moda contemporânea priorizasse o conforto e um caimento solto das roupas.

Em complemento à evolução década a década, a exposição apresenta também uma coletânea de 25 fotos retiradas da Revista FRUiTS, uma das plataformas mais influentes de documentação acerca do streetstyle japonês entre os anos 1997 e 2017, quando teve sua última publicação. A revista foi responsável por registrar como os jovens, que resistiam aos padrões de estilo da época, se vestiam na região de Harajuku, no distrito de Shibuya, em Tóquio, local que viria a ser conhecido como um dos principais centros de cultura jovem do país, marcando toda uma geração. Até hoje, a criatividade e a espontaneidade desse movimento inspiram designers e amantes da moda do mundo todo.  

Créditos Revista FRUiTS

 

De forma a estender a experiência do público para além da exposição, a JHSP promoverá atividades paralelas durante todo o período expositivo, como visitas mediadas, seminários, workshops e bate-papos com especialistas. Dentro do programa JHSP Acessível, a exposição “Sutorīto Fashion: moda das ruas” ainda conta com recursos de audiodescrição e vídeo libras. Esta exposição é realizada em cooperação com a "ACROSS" by PARCO CO., LTD. - mídia que pesquisa a cultura jovem e a moda de Tóquio - e a Revista FRUiTS, publicação que documentou a moda de rua japonesa. 

Serviço: 
Exposição “Sutorīto Fashion: moda das ruas” 
Coordenador: Souta Yamaguchi 
Colaboração: "ACROSS" by PARCO CO., LTD. e FRUiTS Magazine  
Período: 25 de junho a 20 de outubro de 2024 
Local: Japan House São Paulo, térreo - Avenida Paulista, 52, São Paulo/SP  
Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h. 
Entrada gratuita. Reservas online antecipadas (opcionais) no site. 

Sobre a Japan House São Paulo (JHSP): 

A Japan House é uma iniciativa internacional com a finalidade de ampliar o conhecimento sobre a cultura japonesa da atualidade e divulgar políticas governamentais. Inaugurada em 30 de abril de 2017, a Japan House São Paulo foi a primeira a abrir suas portas, seguida pelas unidades de Londres e Los Angeles. Estabelecida como um dos principais pontos de interesse da celebrada Avenida Paulista, a JHSP destaca em sua fachada proposta pelo arquiteto Kengo Kuma, a arte japonesa do encaixe usando a madeira Hinoki. Desde 2017, a instituição promoveu mais de quarenta exposições e cerca de mil eventos em áreas como arquitetura, tecnologia, gastronomia, moda e arte, para os quais recebeu mais de dois milhões de visitantes. A oferta digital da instituição foi impulsionada e diversificada durante a Pandemia de Covid-19, atingindo mais de sete milhões de pessoas em 2020. No mesmo ano, expandiu geograficamente suas atividades para outros estados brasileiros e países da América Latina. A JHSP é certificada pelo LEED na categoria Platinum, o mais alto nível de sustentabilidade de edificações; e pelo Bureau Veritas com o selo SafeGuard - certificação de excelência nas medidas de segurança sanitária contra a Pandemia de Covid-19.  

Confira as mídias sociais da Japan House São Paulo: