4 de novembro de 2024

50 anos de Hello Kitty: as estratégias de marketing da Sanrio por trás de uma das personagens mais icônicas do mundo

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(Reprodução: Sanrio)
 

Há 50 anos, mais precisamente no dia 1º de novembro de 1974, nascia uma das personagens mais icônicas da cultura pop. Celebrada por todas as gerações, da X à geração Alpha, a Hello Kitty é um símbolo de amizade, positividade e empatia, valores que são tão atemporais quanto ela. Para celebrar seu meio século de existência, a Sanrio vem apostando, ao longo de 2024, em diversas ações de marketing responsáveis por impactar milhares de pessoas, tanto no online quanto no offline.
 

As ativações pelos 50 anos da personagem começaram no início do ano em um dos pontos mais icônicos de São Paulo. Criada pela artista Cléo Moreira, o mural da Hello Kitty no Beco do Batman possuía 3,70 x 2,40 m e ficou exposto por 30 dias. A atração contou, ainda, com a presença da personagem no local para Meet & Greet com os fãs.
 

Ainda no campo das artes, a exposição imersiva “Hello Kitty: 50 Anos de Encanto e Magia” levou milhares de fãs para o Shopping Vila Olímpia. Com muita tecnologia, o evento contou com mais de 50 projetores, responsáveis por realizar a ambientação das sete salas, além de painéis tecnológicos da Biobots, que possibilitam a customização de cenários em uma tela interativa, e tecnologia de realidade aumentada, que ofereceu aos visitantes a chance única de explorar o universo da Hello Kitty de maneira tridimensional.
 

No final de 2023, a marca promoveu um concurso onde mais de 500 artistas enviaram projetos para estilizar esculturas de 1,40 metros da Hello Kitty. Por meio de uma votação realizada por uma comissão interna, 50 projetos foram selecionados para serem replicados nas bonecas de fibra de vidro, no projeto chamado “Hello Kitty Parade”. Em abril, as peças foram expostas pela primeira vez no Conjunto Nacional e também em 15 estações da CPTM e, atualmente, o projeto itinerante tem como destino shoppings e espaços culturais e de lazer pelo país.
 

Em junho, a Sanrio promoveu, em parceria com a Fundação Pró-Sangue, a sua quarta edição da campanha de doação de sangue. A ação contou com ativações personalizadas nos postos de coleta, materiais decorativos em comemoração aos 50 anos da Hello Kitty e brinde especial para os doadores, além de comunicações nas redes sociais.
 

Entre as ações para celebrar os 50 anos da personagem destacam-se, ainda, collabs com grandes marcas fashion, maquiagens, artigos para a casa e brinquedos, entre outros. A Hello Kitty também esteve presente na 5ª edição da Corrida Eu Mulher, destinada exclusivamente a mulheres, que reuniu mais de 3.000 participantes, e na “Corridinha Hello Kitty & Amigos”, com 700 crianças inscritas em mais uma edição de sucesso. A personagem também ganhou uma edição especial de selos, em uma parceria inédita com os Correios pelos seus 50 anos.
 

De acordo com Caroline Manha, gerente Comercial e Marketing da Sanrio, a Hello Kitty tem em sua essência atributos de amizade, amor e positividade por meio de seus produtos. Suas características de fofura e traços simples, combinadas com parcerias estratégicas, são a fórmula do seu grande sucesso. “Estamos sempre buscando trazer algo especial e inédito aos fãs da marca”, afirma Caroline. Um exemplo recente é a pelúcia comemorativa dos 50 anos, que se tornou uma edição limitada muito desejada.

“A Hello Kitty é atemporal, e nosso objetivo é expandir a conexão com os fãs por meio de produtos e experiências inovadoras, assim como fizemos neste ano especial de celebração”, completa. A Sanrio continua a se dedicar a criar momentos memoráveis e produtos que reforçam a paixão por Hello Kitty, garantindo que a magia da personagem perdure por gerações.
 

Roda Rico ganha programação especial em novembro

A Roda Rico, localizada no Parque Villa Lobos, em São Paulo, receberá uma programação especial ao longo do mês. A partir do dia 5 de novembro, 10 das 42 cabines da maior roda-gigante da América Latina estarão personalizadas com uma decoração totalmente exclusiva.
 

Entre os diversos espaços instagramáveis disponíveis no local, a Roda Rico também contará com ativações especiais da personagem aos finais de semana, como a máquina de vídeo SpinCam 360º, que garante aos visitantes uma filmagem interativa, disponível aos sábados, e Meet & Greet com a Hello Kitty aos domingos. Além disso, as 50 esculturas do projeto itinerante "Hello Kitty Parade" estarão juntas pela primeira vez e serão expostas gratuitamente no local.
 

Sobre a Sanrio

Sanrio® é uma marca life style global mais conhecida pela personagem Hello Kitty®, que foi criada em 1974, e detentora de muitas outras marcas de personagens amadas, como My Melody™, Kuromi™, LittleTwinStars™, Cinnamoroll™, Pompompurin™, Gudetama™, Aggretsuko™, Chococat™, Badtz-Maru™ e Keroppi™. A Sanrio® foi fundada com base na filosofia de que um pequeno presente pode trazer felicidade e amizade às pessoas de todas as idades. Desde 1960, esta filosofia tem servido de inspiração para oferecer produtos, serviços e atividades que promovam a comunicação e inspirem experiências únicas aos consumidores em todo o mundo. Hoje, os negócios da Sanrio® se estendem à indústria do entretenimento com várias séries de conteúdos, games e parques temáticos. A Sanrio® possui uma extensa linha de produtos que está disponível em mais de 130 países. Com a ideia de “One World, Connecting Smiles”, a Sanrio pretende levar sorrisos a todos as pessoas. Para saber mais sobre a Sanrio®, visite www.sanrio.com.br e siga nossos conteúdos nas plataformas YouTube, TikTok, Instagram e Facebook @HelloKittyBrasil e @SanrioBrasil.

INSPIRAMAIS abre inscrições para edição de Porto Alegre/RS

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A 31ª edição do INSPIRAMAIS, único salão de lançamentos de materiais inovadores e sustentáveis para as indústrias de calçados, confecções, moveleiro e de bijuterias, está com inscrições abertas para visitantes. O evento acontece no Centro de Eventos da FIERGS, em Porto Alegre/RS, nos dias 21 e 22 de janeiro de 2025. Os primeiros inscritos receberão, em primeira mão, a cartela de cores da pesquisa Burnout, que norteia as criações inovadoras que estarão expostas no espaço Conexão INSPIRAMAIS durante todo o evento.
 

Com cerca de 150 expositores de materiais confirmados, que devem receber mais de 7 mil visitantes nos dois dias de evento, o INSPIRAMAIS se notabiliza por ser um encontro único que une negócios, tendências e muita informação de mercado e moda. Conforme dados da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), na mais recente edição, em São Paulo, o evento gerou mais de R$ 34 milhões em negócios, tanto com o mercado interno quanto internacional. “Além disso, trazemos uma programação intensa, com muita informação de qualidade, com destaques para tendências e mercado”, adianta a superintendente da entidade, Silvana Dilly.
 

Moda
Neste ano, a pesquisa que norteia os mais de mil materiais que serão apresentados no INSPIRAMAIS foi batizada de Burnout. O coordenador do Núcleo de Design e Pesquisa da Assintecal, Walter Rodrigues, conta que a pesquisa apresentada, como de praxe, foi realizada através da metodologia da Pirâmide, pela qual o topo (10%) representa o “laboratório de inovação”. Segundo ele, o Burnout, temática que será apresentada como topo da pirâmide, traz um cenário brutalista e ressalta o tom underground da temática


Na pesquisa, o estilista ressalta a estética boneca quebrada, que apresenta um quadro depressivo e artificial que reflete na moda no mix dos estilos vitoriano, com o fetiche de uma sociedade fechada, e da ficção científica e da alta tecnologia, com papel preponderante da Inteligência Artificial. Nos materiais, a estética reflete em amarrações, saltos alongados e pontiagudos, acabamentos com muito brilho e fivelas e zíperes que concedem um aspecto pesado. Na cartela de cores aparecem tons mais escuros como azul marinho e berinjela e também para os clássicos como o bege areia e tons pastéis.

O salão
Promovido pela Assintecal em parceria com o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) e Associação Brasileira das Indústrias de Mobiliário (Abimóvel), o INSPIRAMAIS tem a realização do Brazilian Materials e a parceria do Sebrae Nacional. As inscrições são gratuitas no site.

Moda Inclusiva e Periférica são temas de encontros na capital paulista

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Com foco no público jovem, talks são gratuitos e acontecem este mês

O projeto itinerante Geração Curto Circuito Talks: Profissões da Economia Criativa, que viaja o Brasil levando informação de qualidade sobre o mercado de trabalho e as profissões para jovens da educação pública, abre mais uma série de atividades e, desta vez, desembarca em São Paulo. A apresentadora Thais Polimeni, uma das idealizadoras do projeto, é quem conduz os bate-papos. 

O segmento escolhido para as duas rodas de conversa confirmadas na capital é o de Moda e cada uma contará com a presença de profissionais do segmento para abordar os temas: Diversidade na Moda inclusiva (13/11), com Helo Rocha e Fernanda Melare, na Etec Rocha Mendes, que fica na Vila Prudente; e Moda Periférica (26/11), com Alex Santos e Letícia Cortes, que estarão na Fábrica de Cultura Jardim São Luís. Esta edição é patrocinada pelo Instituto C&A dentro do programa ProAC.

“A Moda é um dos segmentos da Economia Criativa categorizada na área de Consumo e ela vai muito além da “roupa”. Falar de moda é promover uma reflexão sobre sociedade, sustentabilidade e comportamento. Estamos muito felizes de levar esses profissionais que pensam a moda de um jeito amplo para conversar com novos estudantes e futuros profissionais do segmento, incentivando a transformação social por meio da criatividade e do diálogo”, comenta Thais.

PROGRAMAÇÃO
Diversidade na Moda Inclusiva

Data: 13/11 l Horário: 10h às 11h30
Local: Etec Rocha Mendes - Rua Américo Vespucci, 1.241, Vila Prudente - MAPA AQUI
Convidadas: Helo Rocha e Fernanda Melare

Moda Periférica
Data: 26/11 l Horário: 19h às 20h
Local: Fábrica de Cultura Jardim São Luís - Rua Antônio Ramos Rosa, 651 - Jardim São Luís - MAPA AQUI
Convidados: Alex Santos e Letícia Cortes

Sobre os participantes 

Alex Santos é fashion designer formado em Design de Moda, atualmente é o representante e líder do PIM - Periferia Inventando Moda, que tem como objetivo oferecer oportunidades de aprendizado e desenvolvimento pessoal para pessoas da comunidade.

Letícia Cortes é formada em Administração, Produção de Moda e estudante de Ciências Sociais. Também é CEO e Diretora Criativa da empresa e marca de roupas VOLAT, que tem como missão usar a arte como ferramenta de impacto e transformação social.

Heloisa Rocha é jornalista, redatora responsável pelo site e pelas redes sociais da Rádio Gazeta Online e criadora do projeto Moda Em Rodas, que trabalha em prol da moda inclusiva, do resgate da autoestima feminina - especialmente da mulher com deficiência - e de promover uma nova concepção do corpo com deficiência na mídia.

Fernanda Melare é mãe de gêmeas com deficiência e a partir das dificuldades que encontrou na própria realidade, criou junto com sua sócia Duda a marca brasileira Iguall Moda Inclusiva, com roupas desenvolvidas especialmente para o conforto dessas crianças.

CONHEÇA MAIS SOBRE O PROJETO O Geração Curto Circuito Talks é realizado no formato itinerante e tem como objetivo aproximar jovens de 15 a 25 anos - que estão em busca do primeiro emprego - a profissionais que atuam com Economia Criativa, movimentando, assim, o setor nas cidades por onde passa. Por isso, os convidados a participar dos painéis são, em sua maioria, moradores da região.

De acordo com os organizadores, os publicitários Thais Polimeni e Leonardo Cássio, o formato no qual foi desenhado facilita a comunicação com seu público. “Falar de profissões é ir além do óbvio. É discutir relações, sonhos, mudanças. Tudo isso vem ao encontro da proposta do Geração Curto Circuito, que tem o objetivo de estimular a reflexão sobre o ambiente de trabalho, com dicas para que os jovens profissionais criem relações saudáveis com seus colegas de empresa ou projeto”, destaca Thais.

Desde sua primeira edição, em 2019, o projeto cria conteúdo sobre profissões da Economia Criativa por meio de webséries, podcasts, videocasts, lives e bate-papos presenciais, como o Geração Curto Circuito Talks. E conta, inclusive, com iniciativas de economia criativa em diferentes áreas como consumo, moda, publicidade, audiovisual, cultura, tecnologia e outras.

A quarta edição do Geração Curto Circuito Talks - Circuito Profissões da Economia Criativa é realizada por meio do Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo e tem patrocínio do Instituto C&A, com produção da Carbono 60.

Acessibilidade Libras (Língua Brasileira de Sinais)
Instagram l Youtube l Tik Tok @geracaocurtocircuito

Todo mundo tem aquela pessoa que faz esquecer as outras

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Será que outras mulheres se sentem assim? Apesar de terem seguido a vida e conquistado seus objetivos, existe alguém que pode se desestruturar tanto por uma paixão do passado? Estas perguntas perturbam constantemente a cabeça da protagonista de Uma parte do meu coração, romance escrito por Helô Delgado.  

Na obra, publicada pela Qualis Editora, a autora narra com riqueza de detalhes a história de Lúcia, e exala sensações tão presentes como a dor que persiste em ficar após a partida de seu primeiro namorado, Saulo.  

Ele não me deu um tapa na cara, mas o efeito é o mesmo. A faca foi enfiada e torcida bem no meio do meu esterno. Com a boca aberta e os olhos arregalados, solto um grito animalesco e dolorido. É como se todas as minhas vértebras fossem quebradas, uma a uma, sufocando e fincando meus órgãos internos. Milhões de agulhas alfinetam meu crânio e mal consigo ver o que está a um palmo da minha frente. Fecho os lábios e permito que as lágrimas encharquem meu rosto.  

(Uma parte do meu coração, p. 34) 

Entre flashbacks e os dias atuais, Helô conta que a vida da personagem seguiu mesmo depois do baque sentido ao saber que perdeu o amor de sua vida à indústria pornográfica. Porém, após 20 anos, um casamento, uma filha e muitas realizações, as amarguras não foram superadas. 

A narrativa caminha para um evento da turma escolar, que acaba por trazer uma visita inesperada e temida, Saulo. Nesse reencontro inusitado, Lúcia precisará lidar com os sentimentos do passado, e esse momento pode ser um desfecho para a história que nunca acabou dentro dela. Ou, então, um recomeço para um amor que poderá ressurgir após de um hiato angustiante. Será que eles ainda são mesmo a pessoa um do outro? 

Ficha Técnica:
Título do livro: Uma parte do meu coração 
Autor: Helô Delgado 
Editora: Qualis  
ISBN/ASIN: 978-85-7027-114-3 
Páginas: 304 
Preço: 68,00 
Onde comprar: Qualis Editora 

Sobre a autora: Natural de Poços de Caldas (MG), Helô Delgado publicou seu primeiro romance em 2017. Formada em Psicologia e pós-graduada em Psicanálise e Tradução, decidiu dedicar-se à escrita após o sucesso de Entre Laços e Conflitos em um concurso literário. Casada e mãe de dois filhos, ela é uma leitora ávida desde a infância, influenciada pelo amor aos livros que herdou dos pais. Com dez obras publicadas, Helô continua a entrelaçar amor e desafios emocionais em suas histórias e busca inspirar leitores a cada página. Uma parte do meu coração é o segundo livro dela publicado pela Qualis Editora. 

Redes Sociais: 
Instagram: @helodelgado 
Facebook: Helô Delgado 
TikTok: helodelgado.autora 

Sobre a editora: Há mais de 15 anos, a Qualis se destaca no cenário literário como uma editora tradicional, reconhecida por seu comprometimento com a promoção e o investimento em talentos nacionais. Criada em 2008 com a missão de disseminar o conhecimento científico produzido no âmbito acadêmico, a editora se reinventou e ampliou seu alcance com o selo de literatura. Todo esse processo sem jamais se desviar de um objetivo essencial: contribuir para uma sociedade mais justa e sem preconceitos. Sustentada por uma visão inclusiva e diversificada, a Qualis tem como norte o princípio de que todas as vozes merecem ser ouvidas e, todas as histórias, contadas. 

Redes sociais: 
Instagram: @qualiseditora 
LinkedIn: Qualis Editora 
Site: Qualis Editora 

Canal 3 Expo 2024: Cultura gamer nostálgica para mais de 4.500 pessoas

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Campeonatos na Canal 3 Expo | Foto: Beatriz Barbosa/ On Board Sports

A edição de 2024 da Canal 3 Expo levou mais de 4.500 pessoas ao STATE Innovation Center, em São Paulo (SP), consolidando-se como a maior feira de games antigos do país. O evento, que encerrou no domingo (3), reuniu 140 estandes focados na cultura dos videogames, especialmente os mais nostálgicos. Estima-se que o evento tenha gerado cerca de R$ 1 milhão em negócios, promovendo um encontro entre o passado e o futuro da indústria dos videogames. 

Coleção de gibis |  Beatriz Barbosa/ On Board Sports

Distribuídos por todo o espaço, os pontos de venda de produtos relacionados à cultura geek e os locais de troca de artigos de games foram os mais movimentados. Os campeonatos de The King of Fighters 2002 – Arcade, Street Fighter e Mario Kart, entre outros jogos, também marcaram presença na programação da Canal 3 Expo.

A programação do evento seguiu a premissa do primeiro dia, sábado (2), com atrações de game music e anime music, palestras e exibições ao longo do final de semana.

Entre os palestrantes, Nino Megadriver discutiu a preservação de jogos arcade; Marco Lazzeri falou sobre a importância da segunda geração na história dos videogames; Rique Sampaio abordou o sonho interrompido dos computadores e games brasileiros nos anos 80 e 90; Erika Caramello tratou da monetização de jogos independentes; e Fábio Trentas debateu com o público a contínua batalha pela preservação digital dos games. Encerrando as palestras, Pedro Caxa e Eddy Antonini, da TecToy, apresentaram "Desenvolvendo o Zeenix".

Pedro Caxa e Eddy Antonini, Tectoy | Foto: Beatriz Barbosa/ On Board Sports

“Foi incrível palestrar aqui na Canal 3 Expo; a recepção do público foi ótima. Acho que o público da Canal 3 é o que mais abraça a TecToy, pois vivenciou a empresa desde seu início,” comentou Pedro Caxa, head de marketing da TecToy. “A Canal 3 Expo é um evento muito especial. Encontramos muitas pessoas conhecidas e somos recebidos de forma calorosa,” completou Eddy Antonini, head de produtos da TecToy.

No piso superior, exposições sobre a história dos videogames trouxeram à tona games raros, portáteis e consoles icônicos, proporcionando nostalgia das primeiras gerações de games aos visitantes.

Além disso, a Canal 3 Expo permitiu que os visitantes tivessem contato com consoles clássicos como Pong, Intellivision, Atari, Odyssey, Master System, Nintendinho, Game Boy e até o peculiar Power Glove. O evento também contou com desenvolvedores de jogos independentes, proporcionando visibilidade a jogos nacionais e a projetos universitários relacionados ao desenvolvimento de games.

“Vim para mostrar meu trabalho, mas acabei criando uma comunidade interessada em expandir o mercado de games indie e trazer mais pessoas desse segmento para eventos como a Canal 3 Expo,” comentou Fábio Gomes, um dos expositores.

O domingo (3) foi especial com a presença de cerca de 150 crianças de projetos sociais, como o Instituto Bibi Bazar e o Projeto Social Gueto. Elas tiveram acesso às atrações e experimentaram o universo dos jogos antigos. “Muitas dessas crianças vêm de comunidades e não têm acesso a videogames, especialmente aos retrôs, que representam cultura para as gerações mais antigas. Nosso objetivo foi proporcionar esse contato, que foi muito aguardado por elas,” destacou Fabiana Ferreira, assistente social do Instituto Bibi Bazar.

Outra iniciativa do evento foi a meia entrada social, onde os visitantes obtinham desconto mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível. As doações serão destinadas ao Instituto Bibi Bazar e ao Solidariedade Veja.

Ricardo Wilmers e Bruno Maimoni |  Beatriz Barbosa/ On Board Sports

“O Canal 3 Expo busca oferecer cultura, diversão e entretenimento de qualidade. Aqui, não estamos apenas ligando videogames antigos; estamos contando uma história e preservando a memória dos games,” comentou Ricardo Wilmers, um dos organizadores.

CANAL3 EXPO 2024 - Feira de games retrô

Instagram: @canal3classicgaming 
Facebook:  @canal3classicgaming 
Site: https://canal3expo.com.br/

No dia do Merlot, conheça rótulos de vinhos das principais regiões produtoras

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No dia 7 de novembro, comemora-se o Dia Internacional da Merlot, uma das uvas mais queridas do mundo do vinho. Acredita-se que o nome Merlot tenha origem na semelhança da cor de seus cachos maduros com a plumagem escura do pássaro merle (melro-preto), comum nos vinhedos de Bordeaux, França, berço dessa variedade. Parente da uva Cabernet Sauvignon e da Carménère, trata-se de uma uva que produz vinhos varietais - produzidos com uma só uva - de excelente qualidade, mas são graças aos blends que adquiriu grande destaque e fama. 

“É considerada uma uva camaleão, pois pode gerar desde vinhos mais frescos e delicados, até exemplares encorpados, sofisticados e com potencial de envelhecimento”, diz Thamirys Schneider,  sommelière da Wine, o maior clube de assinatura de vinhos do mundo.  “A Merlot apresenta um perfil consistente de textura macia, e geralmente traz notas de ameixas, podendo variar de frescas e maduras, a depender do clima. Em comparação com a uva Cabernet Sauvignon, sua meia-irmã, tende a ter taninos e acidez mais suaves, e concentração frutada mais em evidência no paladar”, explica a especialista.  


A sommelière acrescenta que, em climas moderados a quente, a Merlot tem nos solos argilosos seu local de destaque e adaptação. Em climas mais frescos, costuma trazer notas de ameixa vermelha fresca e cereja, corpo mais delicado e uma acidez mais perceptível. Já em climas quentes, costuma trazer notas de frutas maduras, às vezes em compota, taninos mais suaves e teor alcoólico e corpo mais elevados. É também uma uva que se valoriza do amadurecimento em barrica, podendo ter notas de especiarias e baunilha, e à medida que envelhece, tende a desenvolver notas achocolatadas e aromas de tabaco.


Confira algumas indicações de vinhos Merlot produzidos em algumas de suas regiões produtoras de destaque. 


  1. Bordeaux em estilo jovem e descomplicado


A região de Bordeaux, cidade portuária no sudoeste da França, é ampla na produção de vinhos, sendo a maior região produtora de denominação na França. Na vitivinicultura, é geograficamente dividida entre margem esquerda (onde a uva Cabernet Sauvignon tem destaque) e margem direita (onde a uva Merlot se destaca), tendo uma grande área entre os rios conhecida como Entre-Deux-Mers ("entre dois mares" em francês).  No geral, a uva Merlot ocupa um lugar de destaque nas plantações, sendo a uva tinta mais plantada em toda Bordeaux, compondo desde blends jovens e descomplicados, até vinhos mais complexos e longevos. 


De vinhedos na região de Entre-Deux-Mers, o rótulo francês Château du Closet A.O.P. Bordeaux Rouge 2019 traz o corte clássico: Merlot e Cabernet Sauvignon. Jovem e descomplicado, esse blend é elegante, macio e equilibrado, proporciona uma excelente experiência de um vinho bordalês.


(https://www.wine.com.br/vinhos/chateau-du-closet-a-o-p-bordeaux-rouge-2019/prod26314.html)


  1. Bordeaux em alto escalão 


Para degustar um Merlot em toda sua glória, os rótulos de algumas regiões de Bordeaux garantem a experiência: Pomerol e Saint-Émilion, ambas na margem direita de Bordeaux.  A Château La Fleur-Pétrus é uma das vinícolas mais renomadas da francesa Pomerol, produzindo apenas um rótulo com garrafas muito limitadas, uma joia rara. Localizada entre os renomados Château Lafleur e o Petrus, esta propriedade histórica, situada exclusivamente no planalto, recebeu esse nome no século XVIII devido à sua posição nas localidades ‘Petrus’ e ‘La Fleur’. A personalidade do Château La Fleur-Pétrus reside na cuidadosa associação dos famosos terroirs de cascalho e argila do planalto de Pomerol. A vinha, situada entre 33 e 38 metros acima do nível do mar, tira a sua identidade das nuances do solo e da altitude de cada parcela. As parcelas dominadas pela gravilha tendem a produzir vinhos de grande elegância, enquanto as dominadas pelo barro são nitidamente aveludadas, densas e estruturadas. 


A indicação de exemplar para esta proposta é o Château La Fleur-Pétrus 2014, composto predominantemente por Merlot, o que confere sedosidade e generosidade ao vinho. A parcela de Cabernet Franc, plantado em cascalho e argila fina, contribui com rigor e complexidade. O vinho combina uma elegância única com a generosidade e estrutura típica das grandes vinhas de Pomerol. Uma degustação atenta revela notável requinte e complexidade. Uma produção que conquista a cada safra incríveis pontuações dos críticos mais renomados do mundo do vinho.


(https://www.wine.com.br/vinhos/chateau-la-fleur-petrus-2014/prod19482.html


  1. Californianos ousados e volumosos


Nos Estados Unidos, a Merlot se destaca na Califórnia devido aos altos índices de sol e calor. Geralmente os estilos de vinhos dessa uva são mais encorpados, alcoólicos, com bastante concentração frutada e mais macios no paladar. Os vinhos desta uva também são produções populares no estado de Washington devido às bruscas quedas de temperatura noturnas, que garantem uma considerável preservação da acidez, tornando o vinho Merlot desta região mais ácidos e frescos e com um distintivo toque de ervas. 


O exemplar William Hill Central Coast Merlot 2018 é uma excelente opção para conhecer a uva Merlot da Califórnia em sua versão mais madura, encorpada e com textura aveludada. Elaborado pela William Hill Winery, vinícola que desde 1978 elabora vinhos de alta qualidade, este rótulo é proveniente de vinhedos selecionados em Central Coast, a maior área de produção da Califórnia. São vinhas localizadas em região de colinas suaves com solos rochosos, com grande incidência solar, marcado por dias quentes e noites frescas, ideal para que as uvas amadureçam lentamente, o que proporciona vinhos excepcionalmente equilibrados, com características de frutas vivas e acidez refinada. William Hill Central Coast Merlot é um vinho suculento e complexo, expressivamente frutado nos aromas e paladar, é encorpado, macio e refinado. Vale a pena cada gole!


(https://www.wine.com.br/vinhos/william-hill-central-coast-merlot-2018/prod25862.html


  1. Um Supertoscano, é claro


A uva teve uma boa adaptação na Itália, mas é na Toscana que se destaca e que também pode compor os famosos vinhos Supertoscanos, aqueles elaborados na Toscana que, ao surgir, não obedeciam as regras de produção da região pois incluiam uvas não autóctones da região (geralmente com Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Merlot). A criação de um Supertoscano não diz respeito apenas a ir contra as regras de elaboração da época (meados do século XX), era ir além do padrão, ousar, desafiar e criar um novo vinho que se desassociasse de Chianti e levasse o vinho italiano aos paladares internacionais. 


Os Supertoscanos são conhecidos pelo seu caráter rico, encorpado, complexo e volumoso, como é o caso do Val delle Rose Aurelio D.O.C. Maremma Toscana 2019. Elaborado pela Val Delle Rose, Aurelio é uma homenagem ao potencial de qualidade superior de Maremma. Com uma produção limitada, este vinho é elaborado majoritariamente com a Merlot e tem um toque de  Cabernet Franc (5%), bem no estilo dos vinhos da margem direita de Bordeaux. O amadurecimento de 12 meses em barricas de carvalho, seguidos de mais 6 meses em garrafa antes de ser comercializado, trouxeram corpo, volume e complexidade à bebida. Este exemplar expressa a tipicidade do terroir de Maremma Toscana em um vinho muito equilibrado e com final longo, definitivamente um porta-estandarte do D.O.C. Maremma Toscana. 

(https://www.wine.com.br/vinhos/val-delle-rose-aurelio-d-o-c-maremma-toscana-2019/prod30188.html


  1. Merlots do Vale Central chileno 


No Chile, a uva Merlot tem um lugar com condições ideais para o seu desenvolvimento, a micro região de Apalta, localizada na parte interior e mais fria do Valle de Colchagua. Pertencente ao grande Vale Central chileno, a região apresenta uma grande variedade térmica entre os dias e as noites, o que favorece o lento amadurecimento, preservando a acidez e desenvolvendo bem os compostos fenólicos e os taninos. Os vinhos com a uva Merlot no Chile tendem a ser mais contidos e de corpo médio, e suas notas aromáticas lembram os aromas dos Merlot bordaleses. 


E no rico recorte da grandiosa diversidade de terroirs no Vale Central chileno, o vinho Casa de Alqueria D.O. Valle Central Merlot 2023 é um excelente exemplo de vinhos de entrada chilenos elaborados com a uva Merlot provenientes de vinhedos da D.O. Valle Central. Trata-se de um rótulo amigável e descomplicado elaborado pela Cremaschi Barriga, vinícola familiar com mais de 130 anos de história dedicados ao vinho fino. Seus vinhedos estão localizados no Vale Loncomilla, uma sub região do Vale Central chileno, local com proximidade do Pacífico - tem influência das brisas oceânicas que amenizam as altas temperaturas durante o dia e proporciona noites mais frescas - e com solos diversificados, possibilitando o cultivo de diferentes variedades de uvas. Este é um Merlot com delicados aromas frutados com toques especiados e florais. No paladar, apresenta-se fresco, leve, elegante, macio e com excelente retrogosto. 

(https://www.wine.com.br/vinhos/casa-de-alqueria-d-o-valle-central-merlot-2023/prod30480.html


Inspiração coreana: produtos brasileiros para a pele estão seguindo as tendências dos K-Dramas

 Olá, lindezas!



O universo dos k-dramas, com suas tramas envolventes e personagens cativantes, tem conquistado o público brasileiro e influenciado diversas tendências no mundo da beleza, seja por seus ativos inovadores nos produtos de skincare ou pelo boom que as coreanas tiveram nas redes sociais com suas peles lisas e aveludadas, o que gerou um altíssimo interesse do público brasileiro. Segundo a ferramenta de marketing digital que fornece dados sobre buscas de usuários e posicionamento na SERP do Google, a Semrush, no Brasil, as pesquisas online pelo termo “skincare coreano” aumentaram 247,1% somente neste ano. A consultoria Circana aponta que, no país, o quarto maior mercado de beleza do mundo, que movimenta cerca de US$ 27 bilhões por ano, marcas coreanas e japonesas já representam 14% das vendas totais do setor. Mas será que os produtos coreanos são ideais para a pele brasileira?

Rotinas de skincare de 10 passos, com foco em hidratação pesada e intensa, não se adequam perfeitamente ao contexto brasileiro. Em um país de clima tropical e subtropical, com uma alta diversidade de tons e tipos de pele e uma significativa exposição solar ao longo do ano, há uma busca cultural mais acentuada por controle de oleosidade. Considerando esses fatores, assim como a alta performance dos produtos coreanos para a pele das asiáticas, os ativos inspirados nos cosméticos coreanos foram desenvolvidos com foco nas necessidades da pele brasileira, ajustados para entregar o melhor equilíbrio entre tratamento e leveza.



Inspirada na k-beauty, sigla para Korean Beauty, que significa "beleza coreana”, a marca KOTE apresenta ingredientes de origem asiática em seus produtos, como o bakuchiol, os cogumelos e a centelha asiática. “Buscamos na sabedoria milenar asiática os produtos clean beauty que estão presentes na rotina de skincare das coreanas, e adaptamos as fórmulas para a pele das brasileiras. Nossa inspiração está muito voltada para a alta performance de ingredientes livres de toxinas, em uma rotina mais minimalista de skincare, com produtos mais multifuncionais”, afirma uma das idealizadoras da marca, Eduarda Bonaroski Gameiro Lopes. Além do uso nos cosméticos, os ingredientes asiáticos são muito usados na medicina ayurvédica e tradicional chinesa, com benefícios restauradores e de fortalecimento do organismo. 

A KOTE é uma marca de skincare dedicada à beleza limpa, livre de toxinas, vegana, que une o poder dos superfoods com ativos de alta performance e dermatologicamente testada e aprovada. Inspirados no skincare coreano, os produtos são desenvolvidos para pele brasileira, levando em conta suas particularidades em relação a diferentes tons, clima e objetivos. Além disso, muitos dos ativos selecionados nas formulações são nativos da flora do país, como por exemplo o cacay, e o jambu, que são originários da Amazônia. “A busca pelo wellness está ligada a escolhas conscientes, não só na alimentação, mas nos produtos que escolhemos no dia a dia”, completa.

A marca traz a visão que o autocuidado é uma conexão com o próprio corpo, e além de uma experiência sensorial, que precisa estar aliado ao relaxamento e bem-estar. O próximo lançamento da KOTE, um sérum facial, traz em sua composição o óleo essencial de lavanda, o que torna a fórmula um neurocosmético, com ingredientes que estimulam a produção de neuromediadores e neurotransmissores na pele, aumentando a sensação de bem-estar.

Voltados para a rotina de well-aging, que além de combater os sinais visíveis do envelhecimento, promovem um envelhecimento saudável e vibrante, os produtos da KOTE trazem ingredientes naturais que nutrem a pele. Além do sérum, a marca apresenta o Superfood Retinol-Like Moisturizer, um hidratante facial firmador, de uso diário, que reduz linhas de expressão e é uma alternativa natural para o retinol. Ele também é composto dos superfoods cacay e a tintura do jambu, que proporcionam lifting instantâneo perceptível nos primeiros minutos após a aplicação, e trazem a ação botox-like. Para completar os cuidados, a Tri-Mushroom Adaptogen Mask, conta um blend de três cogumelos funcionais, Reishi, Chaga e Cordyceps, com propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e adaptógenas, auxiliando a pele a se adaptar ao estresse ambiental e oferecendo proteção contra radicais livres.

 “O propósito da KOTE é se posicionar como uma marca de clean beauty verdadeira, por um futuro que você não precise ler rótulos, com uma comunicação clara, direta e honesta, para provar que o skincare natural entrega performance, sim!”, finaliza Eduarda.

Narcisa Tamborindeguy, Diogo Defante e Podpah com convidados especiais serão estrelas da Black Friday do Magalu

 Olá, amores!



O Magalu terá atrações mais do que especiais nas ações da Black das Blacks, a tradicional campanha de Black Friday da companhia que dura o mês de novembro todo. Todos os dias, os clientes serão impactados com novas ofertas relâmpago antecipadas no app. O influenciador e apresentador Diogo Defante irá "invadir" a programação da Rede Globo, CazéTV e formatos especiais no YouTube e TikTok para divulgar novos descontos. Nesses momentos, os clientes poderão aproveitar ofertas que não voltarão mais baratas no dia da Black Friday – é o "Agora ou Nunca".

Além de Defante, a socialite e influenciadora digital Narcisa Tamborindeguy fará participações em momentos especiais. Neste ano, o Magalu terá o maior squad de influenciadores já reunido em uma campanha, para ampliar ainda mais o alcance e engajamento. Entre eles, nomes em alta nas redes sociais como Lactea, Priscila Evellyn, Cela e Patrícia Ramos. 

"Queremos trazer o humor como tom principal das conversas, mas claro, com muitas ofertas”, afirma Bernardo Leão, diretor de marketing do Magalu. “O Magalu é uma plataforma que já vende de tudo e somos o principal destino de compras dos brasileiros em categorias como smartphones, televisores e eletrodomésticos, que são itens de desejo e tem muita procura nessa época do ano. Esta será também a primeira Black Friday com produtos da nossa recém-anunciada parceria com o AliExpress.”

Podcommerce é parceria de sucesso

Além da socialite carioca e do humorista, ainda fará parte do squad o time do Podpah, que repete a parceria do ano de sucesso do ano passado, o famoso podcommerce de 5 horas de duração, no YouTube, no dia 28 de novembro, véspera do Black Friday. 

No dia 28 de novembro, véspera da Black Friday, Igão e Mítico comandarão o projeto com retransmissão no Masthead do YouTube, e, junto do time da casa e outros convidados surpresa, apresentarão mais de 50 ofertas das mais variadas categorias de produtos.

No ano passado, a live de Black das Blacks do Magalu no Podpah teve picos de 97 000 espectadores simultâneos, mais de 2,6 milhões de visualizações totais e gerou 6 milhões de visitas ao app da companhia enquanto o programa esteve no ar. Além disso, o Magalu se tornou a marca mais buscada no Google após o início da transmissão, que também teve um impacto de mais de 135 milhões no Masthead do YouTube.

Sobre o Magalu. O Magalu é a empresa que está digitalizando o varejo brasileiro. Desde maio de 2011, a companhia é listada no Novo Mercado da B3. Nos últimos anos, fez diversas aquisições, consolidando sua presença nacional. Além de quase 1.250 lojas, em 20 estados do país, o Magalu conta com mais seis marcas online (Netshoes, Zattini, Época Cosméticos, Estante Virtual e KaBuM!), 359 000 sellers em seu marketplace, e a plataforma de food delivery AiQFome. O App da companhia é acessado por mais de 50 milhões de usuários ativos mensais. Sua política de gestão de pessoas foi reconhecida com diversos prêmios.