7 de novembro de 2024

Em edição especial para o Natal, Cimed e Bauducco® lançam Carmed Bauducco Chocottone®

 Olá, amores!


Carmed Bauducco Chocottone®, o hidratante labial que traz o aroma icônico do Natal. | Créditos: Divulgação
 

A Cimed, terceira maior farmacêutica do país e produtora de Carmed, e a Bauducco®, marca símbolo do Natal, apresentam sua mais nova colaboração com o fenômeno Carmed Bauducco Chocottone®. Em edição limitada, o lançamento foi inspirado no icônico aroma do Bauducco Chocottone®, item proprietário da marca.


Em tom incolor, o produto chega às farmácias e perfumarias, com o objetivo de resgatar a magia natalina, oferecendo uma experiência única e opção especial para presentear. Com o mote: “Bauducco Chocottone® virou Carmed. Isso é a magia do Natal!”, a novidade representa mais um passo importante na trajetória das marcas, unindo-as como um símbolo das celebrações de fim de ano entre o público jovem.


Há décadas, a Bauducco® transforma o Natal brasileiro. O Bauducco Chocottone® é uma das criações mais emblemáticas dessa trajetória. Desde o seu lançamento, o produto conquistou o público e rapidamente se consolidou como um dos itens mais esperados nas mesas natalinas do país. Atualmente, ele está presente em aproximadamente 10 milhões de lares, segundo a Kantar WorldPanel 2023.


Já Carmed, um fenômeno nacional, sendo um dos líderes em sua categoria, tem se destacado por suas collabs inovadoras - campanhas que foram responsáveis por um faturamento de R$ 400 milhões em 2023, um crescimento de 2000% em relação a 2022, além de fazer o segmento de hidratantes labiais crescer mais de 90% no Brasil.


A aproximação entre as marcas surgiu de um desejo comum: proporcionar aos consumidores um produto que traduzisse a essência do Natal. “Carmed e Bauducco® compartilham valores como qualidade e a criação de memórias afetivas, resultando em uma collab que encanta pela originalidade. Afinal, Natal é um momento de felicidade, família, conexão e, acima de tudo, magia. O aroma de Bauducco Chocottone® leva imediatamente a esse mundo de boas lembranças e sensações. A nova collab promete ser mais um sucesso, reforçando a presença da Cimed no cenário de produtos inovadores e colecionáveis que agregam valor emocional ao consumidor”, afirma Karla Felmanas, Vice-presidente da Cimed.


Com um apelo familiar e inovador, o produto se posiciona como uma lembrança especial que transcende a ideia de um simples presente – é uma experiência de Natal. A novidade representa, ainda, mais um passo importante na trajetória de “contemporanização” da Bauducco®, reforçando o posicionamento do Bauducco Chocottone® como um símbolo das celebrações de fim de ano para o público jovem.


“Esse lançamento simboliza uma colaboração inédita entre dois sucessos nacionais, cada um com sua relevância e propósito. Não foi à toa que escolhemos o Bauducco Chocottone® para essa parceria, já que o Chocottone® é só da Bauducco®. Em 2023, pela primeira vez em mais de 40 anos, o Bauducco Chocottone® superou as vendas do panettone. Essa collab com a Cimed ajuda a compor o pilar de rejuvenescimento da categoria com uma marca que conversa bem com as novas gerações, oferecendo uma nova experiência que vai além do produto na mesa e permitindo que nossos consumidores sintam a essência do Natal em um formato diferente. Além disso, essa inovação nos ajuda a criar experiências surpreendentes, que carregam emoção e significado. São poucas as marcas que tem essa capacidade. Bauducco é uma delas", afirma André Britto, CMO da Bauducco®.


O produto já está disponível nas farmácias e perfumarias com valor de R$ 24,90 - a produção será limitada.


Natal Carmed: ativações exclusivas e Interativas que reforçam o espírito natalino da nova collab com Bauducco®


Para celebrar o lançamento, Carmed apresentará diversas ações interativas com o público, tanto nas redes sociais quanto em espaços físicos.


Entre as ações está um concurso de cartas mágicas - que será lançado no dia 11 de novembro nas redes sociais de Carmed e da VP da companhia, Karla Felmanas - onde os participantes poderão escrever uma carta de Natal para concorrer a prêmios, incluindo iPhones, um Nintendo Switch e um tablet, todos acompanhados pelo Carmed Bauducco Chocottone®. Ativações com influenciadores também farão parte da estratégia de comunicação e ajudarão a reforçar a mensagem do Natal como algo mágico, familiar, nostálgico e aconchegante.


A campanha também levará a magia do Natal aos shoppings, onde haverá uma cabine de fotos. Ainda haverá uma ação de trade marketing com a customização da fachada da drogaria São João em Gramado, no famoso Natal Luz da cidade.
 

Sobre a CIMED

A Cimed é a 3ª maior indústria farmacêutica do país em volume de vendas, com mais de 47 anos de história, e um dos poucos grupos que permanece totalmente brasileiro e independente até hoje. São mais de 600 produtos no catálogo e uma distribuição nacional para mais de 60 mil pontos de vendas atendidos diretamente, marcando presença em 90% das farmácias brasileiras. Além disso, a Cimed é líder em segmentos de produtos como antigripais, vitaminas e medicamentos isentos de prescrição médica (MIP). Com sede administrativa em São Paulo, a empresa tem mais de 5 mil colaboradores em todo o país. Seu complexo fabril está localizado em Pouso Alegre (MG), e o centro de distribuição central e a gráfica da companhia em São Sebastião da Bela Vista (MG), além de contar com 26 centros de distribuição espalhados pelo país. Atualmente, a empresa é uma das maiores apoiadoras do esporte nacional, patrocinando a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).


Sobre a Bauducco®

Uma das marcas mais valiosas e consumidas do Brasil, a Bauducco® foi fundada em 1952 e é hoje líder em diversas categorias, como torradas, wafers e cookies. Está presente em mais de 80% dos lares no Brasil, é a marca de alimentos mais consumida fora do lar e, além disso, é a maior produtora de panettones do mundo. Moderna e industrializada, possui seis unidades fabris e sete centros de distribuição, atendendo a mais de 200 mil pontos de vendas no Brasil e exportando seus produtos para mais de 50 países. Mais informações: www.bauducco.com.br | SAC: 0800 701 1599.

Loja da Wine Jardins realiza happy hour de aniversário para clientes

 Olá, amores!



A Wine, o maior clube de assinatura de vinhos do mundo, celebra o aniversário de sua loja no bairro Jardins com uma programação especial para os amantes de vinhos. Para comemorar, no dia 9 de novembro, a partir das 18h, a loja oferece um happy hour, que consiste em oferecer degustação de vinhos e petiscos para clientes.  Entre os dias 09 e 19 de novembro, os clientes poderão participar da ação "Compre e Ganhe" em que, ao realizarem compras a partir de R$ 399, levarão para casa um exemplar do vinho tinto francês Le Petit Cochonnet como presente. Além disso, os clientes que participarem do Happy Hour, poderão aproveitar a oportunidade para adquirir os rótulos com descontos.

Para seguir em clima de comemoração, vale muito a pena abrir os trabalhos com o delicioso Espumante Maraví Rosé Brut, um vinho super aromático e com frescor arrebatador. Por ser espumante rosé, é curinga para diversos momentos e harmonizações, pois sua estrutura é versátil e traz frescor, mais corpo e até mesmo uma delicada percepção tânica proveniente do rápido contato com a casca (que dá, inclusive, a cor aos vinhos). Disponível na Loja Wine Jardins está com 22% de desconto e sai por R$70,47, sendo uma aposta certeira para diversos momentos, acompanhando desde aperitivos, canapés, saladas, peixes, frutos do mar, carnes brancas diversas e até mesmo num bom churrasco!

https://www.wine.com.br/vinhos/espumante-maravi-rose-brut/prod30800.html?srsltid=AfmBOop-Y7vju5xXdTONibb2aNHqhNXU73HooIa_s8Ijf8lhSNxMssIz

Agora, para quem é do time dos vinhos tintos, o Metropolitano D.O. Valle Central Red Blend 2023 é uma boa pedida. Elaborado com as uvas Cabernet Sauvignon (52%) e Carménère (48%), este exemplar tem breve passagem por carvalho francês, o que trouxe um toque a mais de complexidade, onde a fruta e a madeira se fundem de maneira equilibrada e elegante. As frutas pretas se destacam nos aromas e no paladar, e geram camadas delicadas de chocolate, além de nuances mentoladas. Na boca, apresenta-se sedoso e envolvente, com taninos macios. A acidez média equilibra perfeitamente o conjunto, proporcionando frescor e vivacidade. Este um rótulo está com 17% de desconto, saindo por apenas R$38,71, faz uma bela dupla com uma tábua de queijos e frios diversos. A acidez equilibrada, juntos aos taninos macios, ajudam a limpar o paladar e deixar a sensação de quero mais, fazendo com que a harmonização seja um sucesso.

https://www.wine.com.br/vinhos/metropolitano-d-o-valle-central-red-blend-2023/prod30214.html?srsltid=AfmBOoouZRYgg5SDeYTvUjuntfjtd42YNaGcQVvdrA16ep-ILqUvR4rN

Serviço

Loja Wine - Jardins (SP)

Endereço: Alameda Lorena, 2093 - Jardim Paulista, São Paulo - SP, 01424-007

Horário: Seg - sáb das 10h às 22h.  Dom, das 11h às 17h. Delivery até X

Telefone: (11) 98975-2656

Novo modelo Andiamo, Bottega Veneta

 Olá, lindezas!

Celebrando as grandes apostas de Matthieu Blazy, diretor criativo da Bottega Veneta, a bolsa Andiamo entrou para a história da marca. O nome Andiamo se traduz como “Vamos” em italiano, incorporando o espírito da bolsa. Uma homenagem a ir a lugares e ao conceito de arte em movimento de Blazy. 

Andiamo é uma carry-all bag elegante e funcional. Estruturada, mas com um visual leve, a bolsa tem cantos arredondados que garantem um design suave e dinâmico. Com a opção de usá-la sobre o ombro ou de mão com a alça superior, seu pragmatismo é complementado por um gancho de metal tradicional da marca. O detalhe sutil adiciona ao ideal de artesanato Bottega, assegurando a visão atemporal da peça. 

A bolsa queridinha das celebridades, entre elas nomes como Hailey Bieber e Michelle Yeoh, já se tornou um grande item de desejo no mundo fashion. Entre os diversos designs, a nova aposta vinda direto do último desfile, é no couro liso. 

Essa nova confecção ganhou destaque nas bolsas Winter 24, retomando ao artesanato Bottega Veneta pré-Intrecciato e chamando a atenção para as silhuetas de bolsas icônicas. Na ausência do Intrecciato, é a qualidade dos materiais – cuidadosamente selecionados para serem tão macios e sedosos quanto possível – e as silhuetas dos acessórios, que encarnam o DNA da Bottega Veneta.  

O couro liso tem uma textura excepcionalmente macia, sem granulação visível. O material é produzido com um processo de produção conhecido como “Slow Leather”, referindo-se à natureza demorada do tratamento do couro e à subsequente redução do uso de água, sulfeto de sódio, resíduos de cromo e agentes de curtimento. 

 

Talks gratuitos debatem economia criativa com jovens em SP

Olá, amores!


O projeto itinerante Geração Curto Circuito Talks: Profissões da Economia Criativa viaja o Brasil com a apresentadora Thais Polimeni e convidados levando informação de qualidade sobre o mercado de trabalho e as profissões para jovens da educação pública. Neste mês o projeto está em São Paulo com o tema Moda e os talks acontecerão em espaço de cultura e ETEC da capital.

No dia 13 de novembro, Diversidade na Moda inclusiva será debatida com Helo Rocha e Fernanda Melare na ETEC Rocha Mendes, na Vila Prudente; e no dia 26 de novembro a Moda Periférica é o tema da conversa com Alex Santos e Letícia Cortes na Fábrica de Cultura Jardim São Luís. Esta edição é patrocinada pelo Instituto C&A dentro do programa ProAC.

“A Moda é um dos segmentos da Economia Criativa categorizada na área de Consumo e ela vai muito além da “roupa”. Falar de moda é promover uma reflexão sobre sociedade, sustentabilidade e comportamento. Estamos muito felizes de levar esses profissionais que pensam a moda de um jeito amplo para conversar com novos estudantes e futuros profissionais do segmento, incentivando a transformação social por meio da criatividade e do diálogo”, comenta Thais.

PROGRAMAÇÃO

13/11 - Diversidade na Moda Inclusiva
Local: Etec Rocha Mendes - Rua Américo Vespucci, 1.241, Vila Prudente (São Paulo - SP)
Horário: 10h às 11h30
Convidadas: Helo Rocha e Fernanda Melare

26/11 – Moda Periférica
Local: Fábrica de Cultura Jardim São Luís - Rua Antônio Ramos Rosa, 651 - Jardim São Luís (São Paulo - SP)
Horário: 19h às 20h
Convidados: Alex Santos e Letícia Cortes

Acessibilidade Libras (Língua Brasileira de Sinais)
Instagram l Youtube l Tik Tok @geracaocurtocircuito

Hellmann's e SBT lançam reality show inédito para escolher a melhor salada de maionese do Brasil com prêmio de R$10 mil

 Olá, amores!

 

A partir de novembro, uma nova atração irá agitar a audiência das manhãs na TV, com muito sabor e boas histórias de família. Hellmann’s, maionese nº1 do País, se junta ao SBT, ao lançar no programa Chega Mais toda a originalidade do reality show “A melhor salada de maionese do Brasil”, o primeiro totalmente dedicado a esse prato. A atração busca escolher e consagrar a família com a melhor receita deste prato icônico que já é parte da tradição brasileira, principalmente no almoço dos domingos e em celebrações. A estreia do novo reality na TV acontece nesta sexta-feira, dia 08 de novembro.

A disputa acirrada, que será dividida em seis episódios, conta com 10 participantes representando suas respectivas famílias, que terão seus conhecimentos culinários de salada de maionese colocados à prova para disputar, além do título, R$10 mil e 1 ano de Hellmann’s grátis. Durante 5 episódios, o público conhecerá em cada um deles as histórias de família de dois participantes e acompanhará a competição culinária entre eles. Para avaliar a salada de maionese preparada por cada participante, os jurados analisarão características como apresentação, sabor e criatividade. A disputa vai envolver receitas dos mais variados tipos desse prato icônico, dos clássicos até os mais inusitados, passando também pela diversidade culinária de Norte a Sul do Brasil. Salada de batata com maionese, salada de maionese com frango, salada de maionese com frutas, salada de maionese com cachaça, entre tantas outras versões.

No sexto e último episódio, será apresentada uma retrospectiva de cada família vencedora dos episódios anteriores e o aguardado desfecho da história, consagrando a melhor salada de maionese do Brasil. O reality show será apresentado por Regina Volpato e contará com convidados especiais que farão parte do time expert de jurados: os chefs Aline Guedes, Guilherme Doná, e Diego Assalve (Receitas de Pai).

“O entretenimento já é um território em que temos atuado fortemente, então resolvemos também trazer para esse universo a conexão que o consumidor tem com salada de maionese nos almoços em família e que é o tema central de nossa nova campanha. Por isso, criamos um conteúdo que fizesse sentido para prolongar essa conversa, de uma maneira divertida e criativa, colocando diferentes versões desse prato tão tradicional no lugar de destaque que merece”, declara Carolina Riotto, diretora de marketing da categoria de alimentos da Unilever no Brasil.  

“Além disso, o reality vem não só para quem está no programa mostrando todos os seus dotes culinários, como também para o telespectador, que vai se ver ali representado por tantas receitas diferentes e histórias de família brasileira”, completa Riotto.

“Este reality show consolida a parceria do SBT e Hellmann’s em um formato inovador e autêntico, que celebra uma tradição culinária tão icônica presente na vida dos brasileiros. Combinamos nossa expertise em entretenimento com a confiança de uma marca líder no segmento, criando uma plataforma para conectar consumidores e valorizar o relacionamento afetivo que os brasileiros têm com a salada de maionese", afirma Vicente Varela, diretor de Operações Comerciais e Inteligência de Mercado do SBT.

O reality é uma das ações que integra a campanha “Com Hellmann’s, o domingo fica tudo de bom”, lançada pela marca em outubro. Nela, Hellmann’s faz um paralelo entre essa histórica e cultural combinação, os almoços de domingos e as saladas de maioneses, e reforça sua presença de muitos anos sendo um ingrediente indispensável e irresistível nesse prato e nessa ocasião, tornando isso tudo de bom.

A campanha foi lançada com um vídeo que reúne personagens com “Domingos” no nome ou sobrenome e são os verdadeiros especialistas desse dia. Nele, a marca mostra diferentes receitas de salada de maionese que acompanham os domingos em diferentes regiões do Brasil, e algo que não muda entre elas: todas usam o sabor e a cremosidade de Hellmann’s. O público pode conhecer essas histórias em detalhes aqui e por meio da TV e redes sociais da marca.  

Além do reality show e do filme, a campanha “Com Hellmann’s, o domingo fica tudo de bom” também trará até o fim do ano uma promoção imperdível com prêmios exclusivos e conteúdos próprios e em parceria com influenciadores nos perfis oficiais da marca no Facebook (@hellmannsbrasil) e Instagram (@hellmannsbr). As comunicações contam ainda com mídia em plataformas de busca, marketplaces e out of home.

 

Sobre Hellmann’s   

Criada em 1913 pelo imigrante alemão Richard Hellmann e sua esposa Margaret Hellmann, Hellmann’s é uma das mais tradicionais marcas de maioneses, ketchups, mostarda e molhos para salada do mundo. Marca Unilever presente na vida dos brasileiros há mais de 60 anos, Hellmann’s é a maionese mais vendida do país. Além da verdadeira maionese, a qualidade inconfundível de Hellmann’s está nos demais produtos da marca, como maionese vegana, ketchup, mostarda, molho barbecue e molho para saladas. 

 

Sobre SBT

Em 19 de agosto de 1981, foi inaugurado o Sistema Brasileiro de Televisão. Considerado o canal da família brasileira, o SBT cobre mais de 187 milhões de telespectadores e 66,7 milhões de lares*. Atualmente conta com 118 emissoras em todo país, 24 horas de programação diversificada com participação de 9,2% na Grande São Paulo e 8,1% nas Regiões Metropolitanas. O complexo SBT tem uma área total de 230.000 m² com 74.00 0m² de área construída. Conta com oito estúdios, somando uma área de mais de 4.400 m² e uma cidade cenográfica de 6.500 m². Além de ser um sucesso consolidado em programas de auditório e referência na produção de conteúdo infanto-juvenil, a emissora conta com um jornalismo imparcial e de credibilidade e uma forte presença nos meios digitais, com diversos conteúdos exclusivos. *Fonte: Atlas de Cobertura SBT - Fev/24 | Kantar IBOPE Media - Instar Analytics - Dados Domiciliares - SHR% Total Ligados - Grande São Paulo e Regiões Metropolitanas (15 mercados) - 24 horas - Jan a Dez/23

 

Site: https://www.hellmanns.com.br/   

Instagram: @hellmannsbr

TikTok: @hellmannsbr

Facebook: @hellmannsbrasil


FICHAS TÉCNICAS

 

Anunciante: Unilever

Marca: Hellmann's

Agência criativa: Euphoria Creative

Agência de Mídia: Initiative

Agência de Digital – Buena Onda

Agência de PR – Edelman Brasil

 

NISSIN conquista prêmio Effie Awards Brasil 2024 com campanha criativa e sucesso de vendas

 Olá, amores!

 

 

NISSIN FOODS DO BRASIL celebra mais uma conquista ao vencer o Effie Awards Brasil 2024 com o case Artiojo: Arte de Miojo e de Vendas, desenvolvido em parceria com a Dentsu Creative. 

A premiação realizada no Vibra São Paulo, no último dia 5, elegeu as melhores campanhas de publicidade e marketing da América Latina, consagrando a NISSIN com dois troféus de bronze nas categorias: Alimentos e Inteligência Artificial, em um ano de recorde de inscrições.

“Para nós, estar entre os finalistas do Effie Awards já representava uma vitória, mas conquistar o prêmio reforça o impacto do nosso trabalho e nosso compromisso em oferecer campanhas que conectam e ressoam com o público,” celebra Ana Fossati, gerente de Marketing da NISSIN.

Outras premiações

Além do Effie Awards, recentemente a NISSIN conquistou Estrela de Bronze na categoria Filme do 49º Anuário do Festival do Clube de Criação, com a campanha GEKIGA – Pra Curtir Mesmo. Nesta mesma premiação, outros trabalhos se destacaram e entraram para o Anuário do Festival: GEKIGA: Energia Interior, Cup Play: No Calor Do Faroeste, Cup Play: Última Decisão, Cup Play: O Perigo Está À Espreita, e Cup 12 Cores e 12 Sabores. Mais cedo, este ano, a campanha “Artiojo” já havia sido finalista do festival internacional The One Show.

Essas premiações reforçam a capacidade da marca de traduzir criatividade em resultados, reafirmando a posição da NISSIN como referência em inovação no mercado de alimentos e na maneira de se comunicar com o consumidor.

 

A NISSIN FOODS DO BRASIL é uma empresa do Grupo NISSIN FOODS e se consolidou no País como líder no segmento de macarrão instantâneo. Atualmente, fábrica 60 produtos para consumidores diretos no Brasil e 18 produtos para exportação. Com fábricas em Ibiúna (São Paulo) e Glória do Goitá (Pernambuco), investe sempre em boas práticas para satisfazer as necessidades de seus consumidores e melhorar continuamente seus produtos e serviços.

5 de novembro de 2024

AliExpress anuncia o festival de compras 11.11: "Uma baixaria de preços”

 Olá, amores!

O AliExpress, empresa do Alibaba International Digital Commerce Group, anunciou nessa terça-feira (5) o seu plano para o 11.11 de 2024. A data, criada pelo Grupo Alibaba em 2009 em comemoração ao Dia dos Solteiros, é o grande momento de vendas do e-commerce mundial. Com a campanha "Mais do que preços baixos. Uma baixaria de preços", estrelada pelo comediante Rafael Portugal, o AliExpress oferece aos consumidores uma oportunidade única de aproveitar os menores preços e uma curadoria de produtos exclusivos.

 

A partir de 11 de novembro, principal data da campanha, os consumidores poderão acessar ofertas especiais e descontos inéditos, que se estenderão até dia 18. Neste ano, o AliExpress traz o maior desconto da história da marca no Brasil, com ofertas de até 80%, mais de R$13 milhões em descontos e, pela primeira vez, uma dinâmica gamificada dentro do app que garantirá até R$800 em cashback.

 

Briza Bueno, Diretora do AliExpress Latam, comenta: “O 11.11 é sempre uma data muito aguardada. Nesta edição traremos algumas novidades para atrair ainda mais a atenção do consumidor, como o desafio do cashback. Iremos oferecer experiências inédita de compras, focadas em social commerce, além de condições especiais, cupons e descontos exclusivos, tudo para oferecer a experiência única do maior festival de compras do mundo ao consumidor brasileiro.”

 

Desafio do cashback*
Uma competição gamificada dentro do AliExpress premiará os consumidores com até R$ 800 em cashback. Serão 5 times, que terão criadores de conteúdo como líderes de equipe. A dinâmica vai consistir em concluir desafios para desbloquear as conquistas. Ao entrar em um time, o usuário já garante 5% de cashback. Os times que tiverem a maior pontuação ao final da campanha, ganham como recompensa um percentual de cashback de 10%, podendo economizar até R$800 em compras.

 

 

Compra em Combo e a Estreia dos Produtos Magalu na Plataforma

Outra grande aposta do AliExpress para o 11.11 deste ano é a Compra em Combo. A seção, que já está disponível no app e site, trará itens a partir de R$7,99. A Compra em Combo é uma seção especial do site e app, que oferece uma condição especial na compra de 3 itens escolhidos pelo consumidor.

Neste ano, o 11.11 também traz a novidade dos produtos Magalu, oferecendo ao consumidor a combinação da variedade dos itens do Magalu com o jeito AliExpress de comprar, com preços imbatíveis e cupons exclusivos. Agora, os consumidores poderão aproveitar o maior festival de compras do mundo para adquirir produtos do Magalu. Com uma curadoria que combina itens nacionais e internacionais, o festival se torna ainda mais atrativo e completo para os brasileiros.

 

*Consulte o regulamento da promoção.

Sobre o AliExpress - Lançado em 2010, AliExpress é uma plataforma de e-commerce business-to-consumer (B2C) que possibilita consumidores a comprarem diretamente de fabricantes e distribuidores da China e de todo o mundo. Além da versão global em inglês, a plataforma do AliExpress também está disponível em outras 15 línguas. AliExpress é parte do Alibaba International Digital Commerce Group.    

O que fazer ao sofrer um acidente e não ter como conseguir renda?

 Olá, amores!

 Acidentes acontecem. Seja qual for a gravidade, podem atingir qualquer pessoa, a qualquer momento. A grande questão é: você está preparado financeiramente para lidar com as despesas inesperadas que vão surgir? Quem tem uma condição financeira organizada, consegue arcar com os custos médicos necessários para a recuperação. Por outro lado, ficar sem trabalhar por um período pode impactar diretamente a renda e o bem-estar familiar.

Se o acidente ocorre no ambiente de trabalho, os dados do eSocial do Ministério do Trabalho mostram a gravidade do problema: 57 pessoas sofreram acidentes de trabalho a cada hora no Brasil em 2023, totalizando 499.955 ocorrências no ano. Nesses casos, o trabalhador tem direitos importantes, como o auxílio-doença e, em situações mais graves, a aposentadoria por invalidez, ambos garantidos pelo INSS.

Além disso, quem sofre acidente de trabalho tem estabilidade no emprego por pelo menos 12 meses após o retorno e pode ter direito ao recebimento de indenizações ou cobertura do seguro contra acidentes de trabalho. No entanto, quando o acidente acontece fora do ambiente de trabalho, a proteção é menor, e o impacto na renda pode ser significativo, especialmente se não houver uma reserva financeira.

Como se preparar financeiramente para o inesperado?

Segundo o educador financeiro, João Victorino, ninguém espera passar por um acidente ou gosta de pensar sobre, mas todos deveriam se preparar para essa possibilidade. Ele cita o exemplo de um pai de família que acaba sofrendo um acidente e não pode trabalhar por meses. Mesmo que outras pessoas da casa tenham renda, se o pai for o principal provedor, a família terá dificuldades para se manter, além dos custos com a recuperação.

João orienta que o planejamento financeiro deve ser uma tarefa familiar, envolvendo todos. “Quando todos sabem quanto possuem, quanto gastam e quanto precisam economizar, é mais fácil criar uma reserva de emergência. Essa reserva pode ser guardada ou até investida em produtos de baixo risco a alta liquidez (possibilidade de resgatar o dinheiro em pouco tempo), oferecendo um respaldo para momentos difíceis, como acidentes”, reforça.

Qual o valor ideal para uma reserva de emergência?
De acordo com João, a reserva de emergência deve ser suficiente para cobrir de 6 a 12 meses do custo de vida mensal da família. Esse valor inclui todas as despesas essenciais, como aluguel ou financiamento, contas de água, luz, internet, alimentação e transporte. O objetivo é garantir que a família consiga manter o padrão básico de vida mesmo sem renda por um período significativo.

Além disso, é importante considerar que, em uma emergência, reduzir custos se torna essencial. “Cortar despesas supérfluas ou negociar condições melhores de pagamento em serviços pode aumentar a durabilidade da reserva. O ideal é que todos na família estejam alinhados com esse plano de contenção durante o período de crise, para que consigam lidar melhor com a situação”, destaca.

Seguro e previdência: proteções essenciais a serem consideradas
O educador financeiro pontua que além da criação de uma reserva financeira, é importante avaliar a contratação de um seguro pessoal ou de vida. Os seguros podem ajudar bastante a cobrir despesas médicas ou fornecer um valor em caso de afastamento por acidente, garantindo uma renda temporária. Ter esse tipo de proteção evita que um imprevisto se torne uma crise financeira.

“Outro ponto crucial, especialmente para quem é Microempreendedor Individual (MEI) ou possui uma microempresa, é manter os pagamentos da Previdência Social em dia. Mesmo trabalhando por conta própria, essas pessoas têm direito a benefícios como o auxílio-doença e aposentadoria por invalidez, que podem ser fundamentais em momentos de necessidade. Sem essa contribuição regular, o trabalhador pode ficar desamparado em casos de incapacidade temporária ou permanente”, finaliza João.

 

Sobre João Victorino



João Victorino é administrador de empresas, professor de MBA do Ibmec e educador financeiro, formado em Administração de Empresas, tem MBA pela FIA-USP e Especialização em Marketing pela São Paulo Business School. Após vivenciar os percalços e a frustração de falir e se endividar, a experiência lhe trouxe aprendizados fundamentais em lidar com o dinheiro.

Hoje, com uma carreira bem-sucedida, João busca contribuir para que pessoas melhorem suas finanças e prosperem em seus projetos ou carreiras. Para isso, idealizou e lidera o canal A Hora do Dinheiro com conteúdo gratuito e uma linguagem simples, objetiva e inclusiva.