22 de janeiro de 2025

Em ano de COP, manifesto da Natura sobre ESG reforça a importância das marcas realizarem ações em prol do meio ambiente

 

O manifesto lançado pela Natura, nesta semana, em prol de ações voltadas ao impacto positivo no meio ambiente, abre discussões sobre a importância de marcas e empresas investirem em ESG. O professor de sustentabilidade e coordenador do Centro ESPM de Desenvolvimento Socioambiental, Guilherme Costa, afirma que o texto mostra que o ESG vai muito além das questões ambientais. Ou seja, não é uma defesa do meio ambiente, mas, sim, uma outra forma de entender as relações interdependentes.

“Fazer gestão pensando na interdependência é mais complexo. O cenário das mudanças climáticas coloca o mundo em um estado de instabilidade e é isso que as empresas têm muita dificuldade de fazer, porque aprendemos a fazer gestão do negócio e da marca olhando para cenários estáveis, então era uma gestão mecânica.”

O professor explica que, por mais que os cientistas tenham dados e façam projeções, ainda há incertezas, e eventos climáticos que eram esperados para daqui 10 anos, por exemplo, estão acontecendo agora. “Esse cenário de incertezas faz com que tenhamos um outro posicionamento de gestão e de marca. A Natura, ao fazer o manifesto, reafirma sua visão de interdependência, o que é essencial para o cenário, para o momento que a gente vive e para a gestão de qualquer marca.”

Guilherme diz que para as marcas é sempre desafiador se posicionar a respeito de um determinado tema, mas que existem grandes nomes, como Natura, Nike e Ben & Jerry 's  que conseguem se posicionar sem grandes arranhões e “burburinhos” na mídia e sociedade, porque faz parte de fato de como elas pensam. 

Hoje, para que as marcas se posicionem, o professor da ESPM conclui que não é apenas mais um processo de branding, mas, também, educacional sobre esses grandes temas e pautas. “A Pantys, por exemplo, marca brasileira de roupas absorventes, tem um processo educacional muito claro para aquilo que ela está falando sobre os direitos relacionados às mulheres, aos homens trans, porque ela precisa educar aquilo que ela se posiciona.” 

Uma marca que queira se posicionar, não pode deixar de considerar que ela tem um trabalho quase que pedagógico de educar também a sua audiência sobre aquele posicionamento. “A Natura faz isso muito bem há muitos anos. O manifesto reafirma os seus valores. Quando está todo mundo parecendo dar passos atrás, ela vai lá e finca os pés naquilo que ela defende. E isso é muito positivo de ver e de ver uma marca brasileira fazendo.”

 

Sobre a ESPM

A ESPM é uma escola de negócios inovadora, referência brasileira no ensino superior nas áreas de Comunicação, Marketing, Consumo, Administração, Economia Criativa e Tecnologia. Seus 12 600 alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação e mais de 1 100 funcionários estão distribuídos em quatro campi - dois em São Paulo, um no Rio de Janeiro e um em Porto Alegre. Possui cinco unidades regionais em Florianópolis, Chapecó, Goiânia, Curitiba e Salvador. O lifelong learning, aprendizagem ao longo da vida profissional, o ensino de excelência e o foco no mercado são as bases da ESPM.

Cervejaria Turatti realiza oferta com hambúrguer em dobro nesta quarta-feira em seus restaurantes

 


A Cervejaria Turatti realiza, exclusivamente nesta quarta-feira (22), a oferta "Burger em Dobro". A iniciativa proporciona aos clientes a oportunidade de saborear o hambúrguer da casa, reforçando o compromisso da marca em oferecer experiências gastronômicas diferenciadas.

Das 11h às 23h, na compra de um hambúrguer tradicional, os clientes receberão outro igual adicional. A promoção estará disponível em todas as unidades da Cervejaria Turatti, localizadas nos seguintes endereços:

  • Varjota: Rua Ana Bilhar, 1178

  • RioMar Papicu: Rua Des. Lauro Nogueira, 1500

  • North Shopping: Av. Bezerra de Menezes, 2450

  • RioMar Kennedy: Av. Sgt. Hermínio Sampaio, 3100

  • Turatti Sul (Cambeba): Av. Ministro José Américo, 1321

Sobre o Grupo Turatti
O Grupo Turatti é um dos principais nomes no mercado de cervejas artesanais do Nordeste, conhecido por sua produção de alta qualidade e inovação constante. O grupo coleciona prêmios nacionais e internacionais e é amplamente reconhecido por seu compromisso com a excelência e a promoção da cultura cervejeira na região. Com a nova aquisição, o portfólio é composto por Cervejaria Turatti, Eita Mah!, 5 Elementos e Hey Ho.

Podcast Vai de Vinho Brasileiro aborda desafios e soluções para uma vitivinicultura sustentável

 

Nesta quarta-feira (22), às 19h, o podcast Vai de Vinho Brasileiro estreia seu quinto episódio, com o tema Sustentabilidade na Vitivinicultura. O programa estará disponível nos canais do Vinho Brasileiro no YouTube e Spotify e nas principais plataformas de streaming.

Apresentado por Daniel Percheswine influencer e especialista em vinhos do perfil @vinhosdecorte, o episódio traz como convidados Marcos Bottom, pesquisador da Embrapa Uva e Vinho; Helio Marchioro, diretor-executivo da Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul (Fecovinho); e Ricardo Pagno, presidente da Associação da Comissão Interestadual da Uva (ACIU). Juntos, eles discutem práticas sustentáveis na produção de vinhos e o papel da vitivinicultura brasileira no cenário global.

 

O episódio explora diferentes abordagens, como a viticultura orgânica, que prioriza o cultivo de vinhas sem o uso de pesticidas sintéticos e fertilizantes químicos, e a viticultura biodinâmica, que considera a vinícola como um organismo vivo e utiliza ciclos lunares e preparações específicas para fortalecer o ecossistema local. Além disso, o episódio aborda o manejo integrado de pragas, as técnicas de irrigação controlada e o cultivo de variedades nativas, que visam preservar recursos naturais como a água e a biodiversidade local.

O programa apresenta como a sustentabilidade impacta a indústria vitivinícola e como as tradições e práticas locais podem ser integradas em um modelo de viticultura perene. Além das questões ambientais, o episódio ressalta a relevância da sustentabilidade econômica e social no setor vitivinícola. Os especialistas discutem como iniciativas responsáveis podem otimizar custos, impulsionar a competitividade das vinícolas e criar oportunidades de trabalho, contribuindo para o desenvolvimento das comunidades locais.

Para fechar, o programa apresenta um quadro de perguntas rápidas, com dicas de harmonização, recomendações de livros, filmes e influenciadores, além de uma divertida discussão sobre a polêmica prática de consumir vinho com gelo.

O podcast Vai de Vinho Brasileiro é uma iniciativa do Consevitis-RS em parceria com a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi-RS) e com apoio do Sicredi e do Sebrae.

 

Sobre o Consevitis-RS

O Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) atua no apoio, difusão e financiamento de demandas relacionadas à produção de uvas, vinhos, sucos de uva e demais produtos derivados no âmbito agrícola, produtivo, técnico, promocional, cultural, ambiental, jurídico e institucional. O instituto também está envolvido em programas de ensino, pesquisa, extensão e inovação, visando ao constante desenvolvimento e aprimoramento do setor vitivinícola.

 

17 de janeiro de 2025

YouTube e TikTok são as redes sociais favoritas dos influenciadores, enquanto Instagram é a favorita das marcas

 


Pesquisa realizada pela Influency.me e pela Opinion Box, que ouviu 900 profissionais do segmento, aponta que o YouTube é considerado a rede social com modelo de monetização que mais agrada aos criadores de conteúdo. Em segundo lugar, o TikTok conta com a melhor estratégia de monetização, segundo os influenciadores. O Instagram ocupa a terceira posição da lista. 

Na pesquisa anterior (2023-2024), 53% dos criadores de conteúdo acreditavam que o Instagram era a melhor rede social em relação ao desempenho do algoritmo. Neste ano, somente 43% dos influenciadores destacam o Instagram nesse aspecto, o que demonstra que essa rede social tem perdido a preferência dos criadores de conteúdo.  

Para Rodrigo Azevedo, CEO da Influency.me, essa percepção dos criadores acontece devido à diminuição na entrega de conteúdo no Instagram. “O algoritmo do Instagram costuma entregar stories de influenciadores a uma taxa entre 5% e 15% dos seguidores do influenciador. Já no TikTok, vídeos com bom desempenho na amostragem inicial podem atingir 100% ou mais do número de seguidores, além de alcançar milhões de pessoas que não seguiam o influencer”, explica. 

 

Opinião das marcas 

Já para 85% das marcas que participaram da pesquisa, o Instagram continua sendo a melhor rede social para ações com influenciadores. Em segundo lugar, a preferência das marcas é por trabalhar com influenciadores no Facebook e, em terceira posição, no YouTube. 

E por que o Instagram é a rede social que as marcas preferem? Conforme explica o CEO da Influency.me, uma das razões é que essa rede social foi lançada em 2010, enquanto o TikTok só chegou em 2016. “Seis anos de diferença podem parecer pouco. Mas, em redes sociais, é uma diferença significativa. Esse tempo a mais foi usado para criar e amadurecer influenciadores, além das marcas aprenderem e se acostumarem às ferramentas da rede social”, explica. 

O nível médio de profissionalização no Instagram é maior do que no TikTok, complementa Rodrigo Azevedo. “As marcas também estão mais treinadas a rodar campanhas no Instagram. Em termos simples, tem um pouco de inércia: ‘tenho feito assim, já sei fazer assim, estou na minha zona de conforto, por isso continuo fazendo desse jeito’. Então, acreditamos que é uma questão de tempo, para que os influenciadores no TikTok amadureçam, as marcas aprendam e ganhem mais confiança nesta rede”, finaliza. 

Sobre a Influency.me 

Lançada em 2018, a Influency.me é a principal empresa brasileira especializada em Marketing de Influência. Com foco em alta performance, oferece soluções completas para marcas que desejam impulsionar seus resultados por meio da contratação de influenciadores digitais, conforme abaixo.  

  • Influency.me Studio: plataforma para gestão de campanhas com influenciadores digitais. Com mais de 8 milhões de influenciadores registrados, auxilia centenas de marcas a executarem campanhas de forma a maximizar seus resultados;  
  • Influency.me House: agência de influencer marketing com foco em alta performance, que conta com time especialista na gestão completa de campanhas para empresas de todos os portes e segmentos;  
  • Influency.me Stars: agência de talentos da Influency.me. Conta com casting exclusivo de influenciadores digitais, selecionados mediante entrega de resultados excepcionais às marcas.  

Nos últimos cinco anos, a empresa cresceu mais de 200%, finalizando 2024 com faturamento superior a R$ 11 milhões. A Influency.me tem como propósito liderar o movimento que visa torna o Brasil referência mundial em influência digital. Ainda, disponibiliza gratuitamente cursos na Academia Influency.me e conteúdos ricos em seu blog a fim de estimular o desenvolvimento da influência digital no País.   

Sabores de Portugal conquistam São Paulo com rodízio exclusivo da Quinta do Olivardo

 


No coração do Brooklin, em São Paulo, a Quinta do Olivardo oferece aos visitantes uma verdadeira imersão na gastronomia portuguesa. De sexta a domingo e nos feriados, o restaurante apresenta o Rodízio Português, oferecendo uma variedade de sabores e pratos. Com um valor de 219 reais por pessoa, o rodízio reúne entradas, pratos principais e sobremesas que transportam os frequentadores para os sabores autênticos de Portugal.

No menu, destaque para as entradas como o famoso bolinho de bacalhau, alheira e a tradicional punheta, que antecedem antepastos como o caponata e os patês de sardinha e bacalhau.

Entre os pratos principais, o bacalhau é a estrela, servido em preparos clássicos como o Bacalhau à Moda da Casa (Preparado na brasa com batata dourada, brócolis, cebola, couve, ovo cozido, pimentão vermelho, alho e azeitonas), Bacalhau Espiritual (Bacalhau desfiado puxado no azeite, alho, cebola, cenoura ralada, pão embebido no leite e salsa, finalizado ao forno com molho bechamel e parmesão) e o Bacalhau à Moda do Valdir (Posta de bacalhau assada na brasa com brócolis, alho laminado, tomate, cebola, pimentão vermelho, ovos cozidos, batatas coradas, azeitona portuguesa e cheiro verde). O Bitoque também faz parte dos pratos principais e traz Escalope de Filé Mignon ao molho madeira, acompanhado de batatas douradas, arroz e ovo frito. Para finalizar, sobremesas tradicionais como pastel de nata, rabanada e quindim encantam o paladar.

"Queremos que nossos clientes tenham uma experiência completa, se sentindo como se estivessem em Portugal, sem sair de São Paulo. O cuidado e a autenticidade com cada detalhe são os nossos diferenciais", afirma Olivardo Saqui, proprietário do restaurante.

O espaço, conhecido por sua atmosfera acolhedora, também conta com uma adega com rótulos portugueses que harmonizam perfeitamente com o rodízio (bebidas não inclusas no valor).

As reservas podem ser realizadas no Instagram @quintadoolivardo.sp ou pelo WhatsApp (11) 99110-1777 e o restaurante está localizado na Rua Arizona, 1.485 no bairro do Brooklin em São Paulo. O serviço de valet no local facilita o acesso para quem busca aproveitar a experiência sem preocupações.


Vicunha apresentará novidades para 2025 na FebraTêxtil

 


 


Vicunha, líder global em soluções para o setor têxtil, marcará presença na FebraTêxtil 2025, uma das mais aguardadas feiras de negócios do setor, que acontecerá de 18 a 20 de fevereiro de 2025, no Expo Center Norte, em São Paulo. A empresa apresentará uma série de lançamentos inovadores, destacando-se com tecnologias sustentáveis e soluções criativas para o mercado.
 

A Vicunha trará os últimos lançamentos, além de alguns destaques exclusivos da coleção 2025, com ênfase em tecidos que incorporam tecnologias sustentáveis e promovem a redução do impacto ambiental. Entre as principais inovações da empresa, destaca-se a utilização de 100% de água de reúso no processo produtivo de denim e brim. Esta novidade é possível graças à estação de tratamento VSA, inaugurada em maio de 2024, em Pacajus (CE). Ela purifica o esgoto doméstico urbano para uso industrial, eliminando a necessidade de captação de água de mananciais naturais, representando um marco para a sustentabilidade hídrica no setor têxtil.
 

Outro grande destaque é a linha Less Water, que agora inclui os artigos Taipe e Frades (no Denim), além de Cyros, Sardenha e Mykonos (no Denim Colour). Esses produtos têm um consumo muito baixo de água no processo produtivo (de um a três litros de água por metro de tecido fabricado, dependendo do artigo).
 

Além disso, a Vicunha leva à feira a linha Regen, que utiliza algodão cultivado com práticas agrícolas regenerativas. Essa abordagem não só reduz a quantidade de água usada, mas também ajuda a melhorar a saúde do solo. Entre os produtos dessa linha está o Pietro Royal Regen.
 


“A FebraTêxtil é uma oportunidade valiosa para compartilharmos nossas inovações e fortalecer o relacionamento com nossos parceiros e clientes. Estamos prontos para contribuir para um futuro mais sustentável, com soluções inovadoras que atendem às demandas do mercado e do meio ambiente”, afirma Renata Guarniero, gerente de Marketing da Vicunha.

Giordana Madeira, diretora-executiva do Febratex Group, destaca a relevância da participação de empresas como a Vicunha no evento. “A FebraTêxtil é um espaço onde o setor se reúne para impulsionar a inovação e trocar experiências valiosas. Ter empresas que lideram o mercado como a Vicunha traz uma contribuição significativa, tanto para inspirar novas práticas quanto para estabelecer tendências que atendam às demandas do consumidor”, afirma.
 

A feira reunirá profissionais, expositores e especialistas de diversas partes do Brasil e da América Latina, com expectativa de atrair entre 10 mil a 12 mil visitantes. Entre os produtos exibidos estarão fios, tecidos, aviamentos, estamparia e muito mais, com um foco especial em inovação e sustentabilidade. As inscrições para visitantes já estão abertas no site oficial da feira.

Coleção limitada da KIKO Milano em parceria com Emma Roberts chega ao Brasil

 


 

Imagem: Divulgação

 

A marca italiana de maquiagem e skincareKIKO Milano, traz para o Brasil sua coleção limitada do batom Unlimited Double Touch, um dos produtos best-sellers da companhia, em parceria com a atriz e embaixadora da marca, Emma Roberts. O aclamado batom de longa duração acaba de receber seis novos tons a sua paleta, mas por tempo limitado.

Por meio de uma colaboração criativa com a atriz, essa coleção foi inspirada nos principais e mais icônicos pontos de Milão, cidade conhecida por ser um centro de arte, cultura, beleza e moda, com o objetivo de exemplificar a confiança e a beleza natural que apenas o Unlimited Double Touch é capaz de promover, em contraste com os os monumentos artísticos dessa metrópole italiana.

 

“Foi especial gravar essa campanha, pois tive uma experiência muito divertida e entendi que estávamos trabalhando com um produto must have. Desde o início, trabalhamos juntos para criar uma campanha que se destacasse, e acredito que conseguimos isso usando Milão como peça central para essa coleção”, revelou Roberts. “Foi incrível fazer parte disso e acompanhar toda a equipe dar vida e sentido a essa jornada visual deslumbrante, a partir de diferentes perspectivas sobre beleza e criatividade. Para mim, beleza é sobre confiança e não ter medo de se arriscar para tentar coisas novas e é exatamente isso o que sinto quando uso o Unlimited Double Touch”, concluiu.

 

O produto está disponível no Brasil e pode ser encontrado em todas as lojas físicas da marca: em São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo.

 

Abaixo, confira os detalhes da edição limitada do batom que possui alta fixação, garantindo que sua maquiagem ficará intacta por mais de 16 horas:

 

Limited Edition Unlimited Double Touch – R$ 99,90 

Esse batom líquido de longa duração, um dos produtos queridinhos pelos consumidores da marca, acaba de ganhar seis novas tonalidades exclusivas.

O produto pode ser aplicado em 2 passos: primeiramente, aplica-se o batom cremoso com acabamento intenso e luminoso, na sequência, é aplicado o gloss de longa duração - o produto se mantém intacto por até 16 horas. Sua formulação permite que o batom fique confortável aos lábios e tenha uma secagem extremamente rápida. Esse produto 2 em 1 é o queridinho de toda it girl, pois além de ser extremamente prático, garante um look lindíssimo e extremamente brilhoso, com o tipo de gloss que apenas a KIKO Milano tem!

A edição limitada do Unlimited Double Touch conta com seus tons adicionais a sua paleta, todos com o objetivo de criar looks noturnos com cores brilhantes, fortes e ousadas, exatamente como todas as pessoas que usam esse batom devem se sentir. A adição dessas cores totaliza 30 tonalidades diferentes ao portfólio desse produto, oferecendo ao consumidor uma ampla gama de opções. Todas as cores são testadas dermatologicamente e não comedogênicas.


 

SOBRE A KIKO MILANO

Referência em maquiagem, produtos para o cuidado do rosto e do corpo e acessórios, a KIKO Milano tem como objetivo promover beleza a todas as pessoas. A marca chegou no Brasil em 2017 e já conta com oito lojas em São Paulo – Shopping Pátio Paulista, Shopping Pátio Higienópolis, Shopping Eldorado, Shopping Center Norte, Shopping Morumbi, Shopping Anália Franco, Shopping Ibirapuera e Shopping Tamboré, além de duas lojas em Campinas, interior de SP, no Shopping Parque Dom Pedro e no Shopping Iguatemi Campinas. Fora do estado de São Paulo, a marca conta com duas lojas em Minas Gerais, no Boulevard Shopping Belo Horizonte e no Pátio Savassi, além de uma loja no Espírito Santo, no Shopping Vitória. Pelo mundo, são mais de 1.000 lojas espalhadas por 21 países, entre eles Bélgica, Catar e Rússia. Intimamente ligada à atmosfera e às tradições de Milão, que é referência em arte, design e moda, a KIKO interpreta e reconhece as principais tendências do momento, bem como os fenômenos sociais e os torna acessíveis para todas as mulheres. Com abordagem inovadora, preços competitivos e uma variedade de produtos – são muitas cores, tons, texturas e fórmulas exclusivas – a KIKO, há 27 anos, satisfaz as necessidades até dos amantes mais exigentes de beleza.

Sob as águas cristalinas das Maldivas, o IASO Spa do Heritance Aarah é pura harmonia

 


O Heritance Aarah, joia do Atol Raa, nas Maldivas, segue marcando seu espaço como referência no turismo de luxo. Além das paisagens paradisíacas, seu serviço colecionou premiações em 2024, como o “Melhor Resort All- Inclusive” no Travel Trade Maldives Awards e a consagração como um dos “Melhores Resorts do Mundo” na categoria Oceano Índico pelo Condé Nast Traveller Readers’ Choice Awards.

Para quem visita o Heritance Aarah, desacelerar é quase um requisito. No IASO Spa, o tempo parece ganhar um ritmo diferente, convidando os hóspedes a redescobrir o equilíbrio em terapias que conectam a calma do oceano com técnicas modernas. Na abertura de temporada de 2025, o spa revelou promoções especiais para os hóspedes, com uma experiência ainda mais personalizada: uma consulta de bem-estar gratuita ao reservar uma sessão de 30 minutos.

Entre as opções, o Facial Medi agora por US$ 300,00 oferece alta tecnologia para promover a renovação da pele com tratamentos que estimulam a produção de colágeno e refinam a textura facial. Já o Sun Soother por US$ 250,00 é perfeito para tratar os efeitos de longas exposições ao sol tropical, ajudando a pele a se recuperar com suavidade.

Mais do que uma proposta de luxo, o Heritance Aarah também se destaca por seu compromisso com a sustentabilidade. Toda a operação do resort é orientada para preservar o ecossistema único das Maldivas, e isso se reflete até nos tratamentos oferecidos no spa.

As terapias utilizam produtos naturais e técnicas projetadas para não interferirem no delicado equilíbrio ambiental do entorno.