5 de fevereiro de 2025

Infojobs lança campanha "O emprego que se encaixa com você" com foco na Geração Z

 


O Infojobs, plataforma de empregos mais utilizada no Brasil, acaba de lançar sua campanha institucional. Com o mote “O emprego que se encaixa com você”, o filme conta com a utilização de inteligência artificial de maneira inovadora para criar a letra de um rap para criar uma conexão com a Geração Z.

A campanha, que terá duração de seis meses e tem foco no Brasil e no México, foi criada pela agência Drop&Vase, e conta com duas principais peças,  “Entrevista Invertida” e “Seu emprego que encaixa como um verso”, e tem como objetivo empoderar a Geração Z e transformar sua interação com o mercado de trabalho. Além disso, chega também para trazer um reforço de marca, destacando-se como líder do setor e o site com mais vagas abertas para os candidatos no Brasil. 

Para Monize Oliveira, Head de Comunicação e Marketing do Infojobs, "Como líder do setor, o Infojobs continua a inovar e a se adaptar às novas necessidades do mercado de trabalho. A campanha não só reforça nossa posição de liderança, mas também solidifica nosso compromisso em apoiar as pessoas em todas as etapas da sua busca por emprego, e oferecer uma variedade de oportunidades que faça com que cada um possa escolher o que mais faz sentido para a sua carreira."

A grande novidade apresentada foi a criação de um rap com o apoio de IA, que posteriormente foi adaptado e gravado por artistas talentosos. Essa combinação de tecnologia e criatividade resultou em uma peça dinâmica e inovadora, alinhada ao estilo digital da nova geração.

Com um olhar 360º, a campanha estará presente também nas redes sociais, com foco no Instagram e TikTok, além de mídias offline em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Belo Horizonte. “Nosso objetivo é ir além da oferta de empregos, queremos transformar a experiência de busca, de maneira simples, através do site ou também pelo aplicativo, que é o onde esse público mais está, e empoderar esses jovens para o mercado de trabalho”, finaliza ela.

Para assistir o vídeo completo da campanha, acesse.

Sobre o Infojobs 

Com mais de 56 milhões de perfis cadastrados e 35 milhões de visitas ao mês, o Infojobs é a HR Tech líder no Brasil e há 20 anos desenvolve soluções de tecnologia para o RH das empresas. Além da plataforma de oportunidades profissionais com cadastro de currículos gratuitos e busca de talentos, a empresa oferece soluções integradas com o Pandapé, software de RH líder na América Latina, que organiza e agiliza a gestão completa dos processos de recursos humanos (da atração ao recrutamento, admissão digital, e gestão de talentos), com ferramentas de tecnologia avançadas e completas. De acordo com a pesquisa Kantar Ibope, o Infojobs foi a marca mais lembrada pelos candidatos de 2022 a 2024, e de acordo com o Grupo Top RH foi reconhecida nos últimos cinco anos como a empresa Top of Mind de RH. Sendo parte do Grupo Redarbor, o maior grupo de empregos na América Latina e segundo maior do mundo, o Infojobs possui atualmente mais de 35 mil empresas que confiam em seus serviços, como Grupo Carrefour, Movida, Unimed, Ofner, Vigor e Sodexo.

4 de fevereiro de 2025

Bar de Curitiba vai distribuir 200 chopes se Neymar balançar as redes em sua reestreia pelo Santos

 


O Bávaro, principal operação da Rua 24 Horas, um dos principais endereços da cidade de Curitiba, preparou uma ação especial para os apaixonados por futebol: 200 chopes serão distribuídos se o craque Neymar marcar um gol em sua reestreia pelo Santos, nesta quarta-feira, dia 5 de fevereiro, a partir das 20h30, na partida contra o Botafogo – SP, válida pelo Campeonato Paulista.

O retorno de Neymar ao time que o revelou é um dos momentos mais aguardados do futebol brasileiro nos últimos anos. “Neymar de volta ao Santos é um marco para o futebol. E se ele fizer um gol, nada melhor do que comemorar essa emoção com um chope gelado por conta da casa”, destaca Luiz Breda, cofundador do Bávaro. Caso o craque balance as redes, a distribuição dos chopes será realizada logo após o apito final, garantindo que os torcedores possam brindar a volta triunfal do ídolo santista.

O Bávaro, conhecido por suas ações temáticas e envolventes, convida os curitibanos a torcerem juntos e celebrarem esse possível momento histórico. A Rua 24 Horas, onde o bar está localizado, fica na Rua Visconde de Nácar (s/n). Para acompanhar as atualizações e mais informações sobre a promoção, siga o perfil oficial do Bávaro no Instagram: @bavaro_.

Confira 3 dicas de como cuidar e manter o corte Hime Cut

 

O Hime Cut, corte de cabelo tradicional japonês que conquistou o mundo, voltou aos holofotes recentemente, após ser adotado por Miley Cyrus e Lady Gaga na noite do Grammy Awards, neste domingo (2). Popular entre cantoras de K-pop e fashionistas asiáticos, o estilo se destaca pelos fios retos e franjas marcantes, proporcionando um visual sofisticado e ao mesmo tempo ousado.  

(Créditos: Cosmopolitan - Matt Winkelmeyer)

Se você quer aderir à tendência e manter o corte, Alan Vivian, cabelereiro e embaixador de Karina, marca de finalizadores de cabelos da Flora, preparou três dicas essenciais para cuidar do Hime Cut: 

  1. Corte em dia: a manutenção regular é fundamental para preservar o formato característico do Hime Cut. Agendar retoques a cada quatro a seis semanas garante que as laterais fiquem sempre alinhadas e as franjas definidas. 
  2. Hidratação e brilho: para destacar o corte, os fios precisam estar saudáveis e sedosos. Aposte em máscaras nutritivas e finalizadores que oferecem efeito gloss, como o Spray de Brilho Ultra Glow de Karina, com tecnologia Glow Last que proporciona 4x mais brilho. Também oferece proteção térmica, sela as cutículas, facilita o desembaraço e proporciona fios brilhantes, macios e delicadamente perfumados.  
  3. Finalização: use chapinha ou escova para alinhar os fios e garantir um melhor caimento. Para um visual mais despojado, experimente texturizadores leves, como o Mousse Karina Fixação Normal para 12h de fixação ou Mousse Karina Fixação Extra Forte para 72h de fixação e um acabamento mais duradouro. Ambos os produtos oferecem antifrizz, proteção térmica, antiumidade e brilho intenso.  

Sobre Karina   

Especialista em finalização capilar há mais de 40 anos, Karina é referência no mercado brasileiro de hair spray. Além de uma linha completa de sprays para cabelos, com duas versões – Fixação normal e Fixação extraforte – possui também uma linha de shampoos a seco, mousses modeladores e spray de brilho. De uso profissional e doméstico, seus produtos podem ser utilizados no dia a dia e em ocasiões especiais, pois modelam os fios sem danificá-los. No mercado desde 1982, a marca pertence à Flora, indústria nacional de cosméticos, higiene pessoal e limpeza.  

Sobre a Flora  

Indústria nacional de bens de consumo, a Flora atua há mais de quatro décadas nos segmentos de cosméticos, higiene pessoal e limpeza com marcas relevantes e muito queridas pelos consumidores, como Minuano, Francis, Neutrox, Albany, OX Cosméticos e Phytoderm. Possui unidades industriais em Goiás, Santa Catarina e Alagoas e Centros de Distribuição em Goiás, Minas Gerais, Alagoas, Santa Catarina e São Paulo. Seus mais de 300 produtos estão presentes em pontos de venda de todo o país e têm em comum o propósito de ajudar cada pessoa a se cuidar melhor.  

ESPM reforça presença de professores internacionais e traz o alemão Waldemar Pfoertsch, autoridade global em marketing, para corpo docente

 

 A ESPM, escola de referência, autoridade em Marketing e Inovação voltada para negócios, reforça a presença de professores internacionais e traz o alemão Waldemar Pfoertsch, autoridade global em marketing, para seu corpo docente. O especialista se une a Philip Kotler, pai do marketing moderno com quem irá dividir, entre outros professores, as aulas do curso Strategic H2H Marketing na ESPM, que inicia nesta terça-feira (4). O programa ainda conta com a presença de Marcos Bedendo, professor de Branding da ESPM e co-autor do livro ‘Marketing H2H - A Jornada do Marketing Human to Human” ao lado de Kotler e Pfoertsch, lançado em 2024. 

Waldemar Pfoertsch veio ao Brasil para participar da aula inaugural do curso e conhecer  presencialmente os alunos. A contratação dos professores faz parte do plano estratégico da ESPM que visa, entre outras iniciativas, consolidar a ESPM como “The Marketing Powerhouse”, concentrando os melhores profissionais, geração de conhecimento, tendências e práticas de vanguarda do Brasil e do mundo em uma única casa de ensino. 

“Para a ESPM é um privilégio poder contar com a presença destes professores tão importantes dentro do Marketing. Fico muito feliz de poder ter participado do livro Marketing H2H: A Jornada Para o Marketing Human To Human junto deles e agora estar dividindo o espaço de aula para debater um assunto tão importante para a sociedade. Tenho certeza que o curso será um sucesso”, diz Marcos Bedendo, professor de Branding da ESPM.

A partir de uma abordagem de marketing mais humana e comunitária, o curso oferece um olhar sobre o futuro da gestão empresarial conectada com as principais tendências do mercado atual. Voltado para gestores, CMOs e interessados em um novo modo de pensar o marketing, o ‘Strategic H2H Marketing’ tem um programa com duração de um semestre, com 32 encontros de três horas e um corpo discente exclusivo. 

O primeiro dia de aula também será marcado pela presença de Philip Kotler ao vivo e online.

 

Sobre a ESPM

A ESPM é uma escola de negócios inovadora, referência brasileira no ensino superior nas áreas de Comunicação, Marketing, Consumo, Administração, Economia Criativa e Tecnologia. Seus 12 600 alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação e mais de 1 100 funcionários estão distribuídos em quatro campi - dois em São Paulo, um no Rio de Janeiro e um em Porto Alegre. Possui cinco unidades regionais em Florianópolis, Chapecó, Goiânia, Salvador e Curitiba. O lifelong learning, aprendizagem ao longo da vida profissional, o ensino de excelência e o foco no mercado são as bases da ESPM.

 

Substituição de proteínas: Não se faz uma omelete sem quebrar os ovos, mas uma dieta sim

 Uma famosa participante de reality show aqui no Brasil tem sido constantemente citada quando o assunto é consumo de proteínas, ou melhor, consumo de ovos. Confinamentos à parte, manter uma alimentação rica em proteínas é essencial para o bom funcionamento do corpo, mas nem sempre é fácil lidar com os imprevistos ou mesmo com as restrições alimentares, como a falta de ovos ou a alergia a eles. Nessas situações, existem alternativas eficientes que garantem o consumo adequado para a saúde.

 

De acordo com Gisele Pavin, head de Nutrição, Saúde e Bem-Estar da Nestlé Brasil, a proteína é vital para a construção e reparação muscular, melhora da imunidade, produção de enzimas e hormônios, entre outros benefícios. “Mesmo sem os ovos, é possível manter uma dieta rica em proteínas, diversificando as escolhas e explorando alimentos igualmente nutritivos e acessíveis. Com certeza, quanto maior nosso conhecimento dos alimentos mais rapidamente percebemos outras possibilidades igualmente nutritivas”, comenta.

 

É importante estar atento aos sinais que podem indicar deficiência de proteínas no organismo. Entre eles estão: fraqueza, fadiga, queda de cabelo, unhas quebradiças e baixa imunidade. Segundo a nutricionista, esses sintomas podem ser um indicativo de ingestão insuficiente de proteínas e devem ser tratados com a orientação de um profissional. “Adotar substituições estratégicas e diversificar as fontes proteicas não só ajudam a suprir necessidades nutricionais como também tornam a alimentação mais variada e interessante”, explica Gisele.


Para ajudar, confira algumas dicas de substituição e como adaptar sua dieta:

 

Substitutos ricos em proteínas: O artigo de Receitas Nestlé explica que proteínas completas – aquelas que contêm todos os aminoácidos essenciais em quantidades adequadas para as necessidades do corpo humano – são frequentemente encontradas em alimentos de origem animal, como carnes, leite e peixes. No entanto, para quem busca alternativas práticas e vegetais, há opções interessantes:

 

  • Tofu e tempeh
  • Leguminosas, como lentilha, feijão e grão-de-bico
  • Quinoa
  • Lanches proteicos práticos


Para substituir os ovos em refeições rápidas ou snacks, invista em:

 

  • Iogurtes ricos em proteínas
  • Sementes e castanhas
  • Barras proteicas ou bebidas proteicas



O site Receitas Nestlé possui  milhares de opções de receitas, livros e cursos gratuitos.

Sobre a Nestlé

A Nestlé tem mais de 100 anos de atuação no Brasil e segue renovando seu compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que contribui para levar nutrição e bem-estar para bilhões de pessoas, criar um ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros e ser o produtor de alimentos mais sustentável do país. A empresa emprega mais de 30 mil pessoas no Brasil e tem 16 unidades industriais em operação localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, além de 12 centros de distribuição e mais de 70 brokers (responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição). 

 

Comprometida com boas práticas que vão do campo à mesa do consumidor, a companhia conta com milhares de produtores fornecedores participando de programas de qualidade nas cadeias de cacau, café e leite, que garantem uma produção sustentável e que trazem modernidade ao campo. Além disso, mantém iniciativas nas fábricas como minimizar a utilização de água e energia e reduzir as emissões, ações de reflorestamento e inovações contínuas em embalagens cada vez mais sustentáveis. A Nestlé Brasil está presente em 99% dos lares brasileiros.

Brasil é top 10 em matrículas GenAI, segundo Coursera

 


Coursera, Inc. (NYSE: COUR), uma das maiores plataformas de aprendizagem online do mundo, revelou suas tendências anuais de alunos para o Brasil, com base em insights de mais de 27 milhões de alunos registrados. Este ano, o Brasil está em 9º lugar globalmente no número total de alunos na Coursera, destacando a ambição e o comprometimento dos alunos brasileiros em aprimorar suas habilidades e permanecer competitivos em uma força de trabalho global em rápida evolução. Duas tendências principais surgiram em 2024: uma demanda sem precedentes por aprendizagem GenAI e uma preferência crescente por conteúdo específico para a função para se preparar para empregos específicos.

De acordo com o relatório da Oliver Wyman “How Generative AI is Transforming Business and Society¨, 83% dos brasileiros querem treinamento em IA, destacando a necessidade urgente dos empregadores fornecerem oportunidades relevantes de desenvolvimento profissional. Essa urgência é aumentada pelo fato de que a aquisição de habilidades em IA se tornou uma das principais prioridades de contratação para os líderes brasileiros. 71% dos líderes declararam que prefeririam contratar um candidato menos experiente com habilidades em IA do que um candidato mais experiente, destacando o quão essenciais essas habilidades estão se tornando para profissionais de todos os setores.

Em 2024, as inscrições no Coursera GenAI no Brasil quadruplicaram, totalizando 67.000 até o momento — a 9ª maior do mundo e à frente da Espanha. Em média, 6 alunos se inscreveram no conteúdo GenAI a cada minuto — um salto impressionante de uma inscrição a cada três minutos em 2023. Embora os cursos básicos do GenAI tenham permanecido populares, o foco mudou para a aplicação do GenAI no trabalho, sinalizando um interesse maduro em aplicações práticas da tecnologia. No Brasil, 81% dos trabalhadores usam IA em suas tarefas diárias.

Além da IA, os alunos brasileiros buscaram cursos como Inglês para desenvolvimento de carreira, Introdução à Ciência da Computação com Python, Google AI Essentials e Marketing Digital, ressaltando a importância de habilidades versáteis no mercado de trabalho dinâmico de hoje. Certificados profissionais de nível básico, que não exigem experiência prévia ou diploma universitário, também tiveram um aumento na demanda em 2024, incluindo Cibersegurança do Google,  Google Data AnalyticsGoogle Project Management, Suporte em TI do Google, Google Cybersecurity e Microsoft Power BI Data Analyst, classificados entre os melhores no Brasil.

“Em 2024, os alunos brasileiros tomaram medidas assertivas para se preparar para o futuro do trabalho, priorizando habilidades em GenAI e outras áreas críticas para permanecer à frente. Seus sucessos de aprendizagem, surgindo em meio aos desafios da disrupção do GenAI, demonstram sua adaptabilidade, resiliência e comprometimento em se destacar em um mercado de trabalho global”, disse Christian Hernandez, Head of Latin America Coursera Enterprise. “À medida que olhamos para 2025, o impulso global para a alfabetização em IA só se intensificará, e estamos comprometidos em apoiar os alunos brasileiros com educação acessível e relevante para o trabalho para prosperar em um mundo movido a IA.”

Insights preliminares do Relatório de habilidades 2025 da Coursera, que captura tendências de alunos entre alunos que vêm para a Coursera por meio de programas de aprendizagem governamentais, universitários ou corporativos, indicam que os esforços dos alunos das empresas brasileiras se alinham estreitamente com tendências mais amplas de alunos. As habilidades OpenAI e GenAI foram as mais procuradas pelos alunos brasileiros, seguidas por Marketing e Email Marketing, Estratégia e Planejamento de Mídia, Gestão de Redes e Sistemas, Gestão de Publicidade e Campanhas e Engajamento e Retenção de Clientes, enfatizando os esforços que estão sendo feitos para construir locais de trabalho resilientes e prontos para o futuro. Essas descobertas destacam a crescente sinergia entre iniciativas de qualificação impulsionadas por instituições brasileiras e os requisitos globais da força de trabalho. O próximo relatório revelará as habilidades de trabalho de crescimento mais rápido para 2025, extraídas de insights baseados nos hábitos de aprendizagem de alunos Enterprise no Coursera.

Dez cursos mais populares no Brasil em 2024:

  1. Inglês para Desenvolvimento de Carreira pela Universidade da Pensilvânia
  2. Introdução à Ciência da Computação com Python pela Universidade de São Paulo
  3. Fundamentos de IA do Google do Google
  4. Aspectos básicos: Dados, dados, em todas as partes do Google
  5. Introdução ao Controle de Sistemas pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica
  6. Marketing Digital pela Universidade de São Paulo
  7. Fundamentos do gerenciamento de projetos do Google
  8. Aprendendo a aprender: ferramentas mentais poderosas para ajudá-lo a dominar assuntos especializados (em Português) [Learning How to Learn] by Deep Teaching Solutions
  9. Fundamentos de segurança cibernética do Google
  10. Fundamentos: dados, dados, em todos os lugares by Google

Dez cursos de GenAI mais populares no Brasil em 2024:

  1. Google AI Essentials do Google
  2. Generative AI para todos da DeepLearning.AI
  3. Introdução à Generative AI do Google Cloud
  4. Generative AI com Large Language Models da DeepLearning.AI
  5. Generative AI com Large Language Models da Amazon Web Services
  6. Prompt Engineering para ChatGPT da Vanderbilt University
  7. Generative AI: Introdução e aplicações da IBM
  8. GenAI para executivos e líderes empresariais: uma introdução da IBM
  9. Generative AI: Prompt Engineering Basics da IBM
  10. ChatGPT Prompt Engineering para desenvolvedores da DeepLearning.AI

Sobre a Coursera

A Coursera foi lançada em 2012 por dois professores de Ciência da Computação de Stanford, Andrew Ng e Daphne Koller, com a missão de fornecer acesso universal ao aprendizado de classe mundial. Agora é uma das maiores plataformas de aprendizado online do mundo, com 162 milhões de alunos registrados em 30 de setembro de 2024. A Coursera faz parceria com mais de 350 universidades e parceiros da indústria para oferecer um amplo catálogo de conteúdo e credenciais, incluindo cursos, especializações, certificados profissionais, projetos guiados e bacharelados e mestrados. Instituições ao redor do mundo usam a Coursera para aprimorar e requalificar seus funcionários, cidadãos e alunos em áreas como ciência de dados, tecnologia e negócios. A Coursera se tornou uma corporação de benefício público de Delaware e uma B Corp em fevereiro de 2021.

Fashion Revolution Brasil marca presença na FebraTêxtil com lançamento de livro sobre cânhamo têxtil

 


A FebraTêxtil 2025, um dos eventos mais aguardados do setor têxtil, acontecerá de 18 a 20 de fevereiro no Expo Center Norte, em São Paulo, reunindo as principais marcas, inovações e tendências da indústria da moda e do design têxtil. Entre os destaques da edição deste ano, o Fashion Revolution Brasil, maior movimento ativista de moda do mundo, marcará presença com uma importante iniciativa voltada para a sustentabilidade no setor.
 

Durante a feira, o Fashion Revolution Brasil lançará o livro digital “Cânhamo é Revolução”, uma publicação que explora o potencial do cânhamo como matéria-prima sustentável para a indústria têxtil. Ainda pouco difundido no Brasil, o material, variedade da Cannabis sativa, se destaca como uma alternativa promissora devido às suas propriedades ecológicas e à versatilidade na produção de tecidos.
 

Além do lançamento do livro, o Fashion Revolution Brasil terá um estande exclusivo para discutir os impactos e as oportunidades do cânhamo na moda, destacando suas aplicações e os desafios regulatórios para sua adoção no país. Durante o evento, ocorrerá uma palestra com Eduarda Bastian, pesquisadora e educadora especializada em materiais, fibras e sustentabilidade na moda, e Fernanda Simon, diretora-executiva do Fashion Revolution Brasil. Elas irão compartilhar suas visões sobre as perspectivas e desafios da implementação do cânhamo na indústria têxtil brasileira, estimulando um debate crucial sobre inovação e sustentabilidade no setor.
 

Fernanda Simon, diretora-executiva do Fashion Revolution Brasil, destaca que realizar a FebraTêxtil em São Paulo, um dos principais polos da indústria têxtil, é essencial para impulsionar práticas mais sustentáveis no setor. "Temos grande expectativa em participar desta feira, reconhecendo-a como uma oportunidade estratégica para ampliar o debate sobre sustentabilidade no setor têxtil. Acreditamos que este evento será um espaço essencial para a troca de conhecimento, a construção de novas conexões e a promoção de práticas mais responsáveis na moda. Nossa presença reafirma nosso compromisso em impulsionar a transformação da indústria por meio da conscientização e da inovação", afirma.

Hélvio Jr., diretor do Febratex Group, destaca a importância da FebraTêxtil 2025 para o setor têxtil no Brasil. “A sustentabilidade não é mais uma escolha, mas uma necessidade. Estamos comprometidos em mostrar para a indústria essas iniciativas, que buscam atender às demandas do mercado enquanto preservam o meio ambiente”, afirma.
 

A FebraTêxtil 2025 promete ser um grande evento, consolidando-se como um pilar fundamental para a construção de uma indústria têxtil brasileira mais forte. O cadastramento para visitar a feira pode ser feito de forma gratuita no site [Link]. Não perca a chance de explorar as últimas inovações e fortalecer a sua rede de contatos no setor têxtil.
 

Sobre o Fashion Revolution Brasil
O Fashion Revolution é um movimento global criado em 2013, após o desabamento do edifício Rana Plaza, em Bangladesh, que abrigava confecções de grandes marcas e resultou na morte de mais de 1.100 trabalhadores. Desde então, a organização atua em mais de 90 países promovendo conscientização sobre os impactos socioambientais da moda e incentivando práticas mais justas e sustentáveis. No Brasil, o Fashion Revolution está presente desde 2014, mobilizando ativistas, acadêmicos e profissionais do setor por meio de campanhas, eventos e projetos voltados para a transformação da indústria da moda.
 

Sobre o Febratex Group

O Febratex Group é a maior promotora brasileira de feiras e eventos para o setor têxtil das Américas e uma plataforma de negócios do setor, realizando eventos nos principais polos têxteis do Brasil. Com mais de 40 anos de história, a empresa possui matriz em Porto Alegre, filiais em São Paulo e Blumenau. O grupo organiza nove feiras, sendo a maior delas a Feira brasileira para a indústria têxtil e de confecção, a Febratex, a terceira maior feira mundial do setor têxtil, responsável por iniciar 40% dos negócios de máquinas têxteis no Brasil. O Febratex Group é pioneiro no setor têxtil na América Latina ao conquistar o Selo Lixo Zero na feira Febratex Summit, além de ser signatário do Pacto Global da ONU e membro da Ubrafe, destacando seu compromisso com a sustentabilidade.

3 de fevereiro de 2025

Bibliotecas retomam Clubes de Leitura em 2025 com novos eixos curatoriais e encontros presenciais

 

Os Clubes de Leitura da Biblioteca de São Paulo (BSP) e da Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL), equipamentos da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, e geridos pela SP Leituras, estão de volta em 2025 com novidades: os encontros passam a ser exclusivamente presenciais, realizados aos sábados, e cada biblioteca terá um novo eixo curatorial. Além disso, os livros discutidos podem ser emprestados nos acervos da BSP, BVL e BibliON - a biblioteca digital gratuita de São Paulo - ampliando o acesso dos participantes às obras.

Na BSP, o clube será voltado para a Literatura Latino-Americana, trazendo uma seleção de autores que representam a diversidade cultural do continente. O primeiro encontro acontece no dia 15 de fevereiro, das 15h às 17h, e terá como obra central Olhos d’água, da premiada escritora brasileira Conceição Evaristo. O livro reúne contos que abordam a vida de mulheres negras em diferentes contextos, explorando suas histórias e vivências com profundidade e sensibilidade. A mediação será conduzida pela equipe da BSP. As inscrições são gratuiras e podem ser feitas pelo site da biblioteca.

Já na BVL, o foco será Olhares Femininos na Literatura Contemporânea, destacando autoras que trazem novas perspectivas e narrativas sobre o mundo atual. O primeiro encontro será no dia 22 de fevereiro, das 15h às 16h15, e terá como obra "Entre rinhas de cachorros e porcos abatidos", da escritora Ana Paula Maia. O livro retrata personagens em situações extremas, com uma escrita impactante e realista. A mediação será feita pela equipe da BVL, e as inscrições também estão disponíveis no site da biblioteca.

 

Biblioteca de São Paulo (BSP): 

Clube de leitura Literatura latino-americana

Neste primeiro encontro, com o objetivo de promover a escuta em grupo e de sentir a obra através de outros olhares, os participantes irão discutir a obra Olhos d'água, da premiada escritora brasileira Conceição Evaristo. A atividade é indicada para pessoas a partir de 16 anos.

Data: Sábado, 15 de fevereiro, das 15h às 17h

Inscriçõesbsp.org.br/inscricao

 

Biblioteca Villa Lobos (BVL):

Clube de Leitura Olhares femininos na literatura contemporânea

Os participantes irão discutir a obra Entre rinhas de cachorros e porcos abatidos, da escritora Ana Paula Maia, primeira obra originalmente publicada na internet por uma grande autora. O clube é ideal para refletir sobre o importante papel das mulheres na literatura de uma maneira leve e descontraída. Indicado para pessoas a partir de 16 anos.

Data: Sábado, 22 de fevereiro, das 15h às 16h15

Inscriçõesbvl.org.br/inscricao



Sobre a Biblioteca de São Paulo

Inaugurada em fevereiro de 2010, a Biblioteca de São Paulo (BSP) está localizada no Parque da Juventude, no terreno em que funcionou a Casa de Detenção de São Paulo (conhecida como Carandiru), na zona norte da capital paulista. A qualidade do acervo, as atividades de programação cultural e os serviços oferecidos deram um novo significado ao espaço, transformando-o em uma praça cultural, local de acolhimento e descobertas. Inspirada nas melhores práticas das bibliotecas públicas do Chile e da Colômbia, soma mais de 3 milhões de visitantes e visa promover o incentivo à cultura, à leitura e à literatura. Ocupa uma área de 4.257 metros quadrados para atender o público - crianças, jovens, adultos e idosos com ou sem deficiência. A BSP é um equipamento cultural da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerido pela Organização Social SP Leituras.



Sobre a Biblioteca Parque Villa-Lobos

A Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL), localizada dentro do parque de mesmo nome, é um espaço convidativo para a leitura, fruição da cultura e interação entre as pessoas. Além de um amplo acervo literário, atualizado semanalmente, oferece várias atividades gratuitas, como encontro com escritores, contação de histórias, saraus, oficinas, cursos, apresentações musicais, entre outros eventos de uma extensa programação. O local conta ainda com sala de games, ludoteca, computadores com acesso à internet, auditório, aparelhos de tecnologia assistiva, deck com vista para o parque, bicicletário e skatário. É um equipamento cultural da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerido pela Organização Social SP Leituras.