![](https://i.imgur.com/3TdZgFP.png)
5 de fevereiro de 2025
Zilda Del Prette promove evento online gratuito para professores e psicólogos sobre a formação e prática no campo das habilidades sociais
Debate sobre Inteligência Artificial nas Artes Gráficas destaca a importância das histórias em quadrinhos
Com o intuito de informar as pessoas sobre os cuidados ao usar a IA na produção de conteúdo nas artes gráficas, e a valorização dos artistas nacionais, seus direitos e de sua produção autoral, será realizado, em formato on-line, no dia 8 de fevereiro, das 11h às 12h30, um bate-papo com o tema “Inteligência Artificial nas Artes Gráficas”.
Na ocasião, seis especialistas do mercado nacional das artes gráficas debaterão sobre a IA, de acordo com suas experiências profissionais nas diversas áreas. Estarão reunidos o editor e jornalista Marcelo Alencar; o designer Bruno Honda Leite; o cartunista Gilmar Machado; a pesquisadora de quadrinhos Dani Marino; o quadrinista e designer gráfico Will André Filho; e o jornalista, cartunista e atual presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil (ACB), José Alberto Lovetro (JAL).
O encontro faz parte da programação especial da Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL) no mês de fevereiro, aberta ao público, que aborda o tema Quadrinhos. A atividade integra o projeto do 36º Troféu HQMIX, contemplado pelo Edital nº 21/2023 da Lei Paulo Gustavo - Governo do Estado de São Paulo - Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas.
A iniciativa, voltada para participantes com idade a partir de 14 anos, é uma celebração das artes gráficas brasileiras e destaca a importância das histórias em quadrinhos como ferramenta de comunicação, educação e cultura. Além disso, o evento reforça o papel da BVL como um espaço de incentivo à leitura e à valorização do mercado criativo nacional.
O público poderá acompanhar a transmissão ao vivo pelo canal do HQMIX no YouTube - Inteligência Artificial nas Artes Gráficas.
Serviço
Inteligência Artificial nas Artes Gráficas
Data: 8 de fevereiro de 2025
Horário: das 11h às 12h30
Local: formato on-line – Inteligência Artificial nas Artes Gráficas
Gratuita
Classificação: a partir de 14 anos
Sobre o Troféu HQMIX
Criado em 1989 pelos cartunistas Jal e Gual, com a finalidade de premiar e divulgar a produção de histórias em quadrinhos, cartuns, charges e as artes gráficas como um todo no Brasil.
A cada ano são escolhidos, por meio de votação, os que mais se destacaram entre as várias categorias que compõem a premiação.
Desde o início, o apresentador Serginho Groisman tem sido um grande parceiro nesta jornada, assim como tem sido fundamental o apoio do Sesc São Paulo. A Associação dos Cartunistas do Brasil e o Instituto do Memorial de Artes Gráficas do Brasil são as duas entidades que organizam o Troféu HQMIX.
Volta às aulas 2025: Grupo Leonora lança novidades de papelaria para todas as idades
O Grupo Leonora, referência no segmento de papelaria, apresenta uma série de lançamentos inovadores para a volta às aulas 2025. Entre as novidades estão produtos que atendem a diferentes necessidades e perfis de consumidores, como estudantes, profissionais e criativos. Além de oferecer praticidade e funcionalidade, os novos itens se destacam pelo design diferenciado e materiais de alta durabilidade, acompanhando as tendências do mercado.
Os lançamentos incluem desde itens voltados para a educação infantil, como o avental infantil cristal e o guache em bastão Leo&Leo, até produtos para escritório, com destaque para a linha Jocar Office, que traz novidades como a caneta esferográfica perfumada Wow Fun e os blocos adesivos mini com formato. Para os fãs de papelaria divertida, a LeoArte apresenta itens criativos como a fita corretiva em formato de pirulito e a caneta esferográfica pompom.
“Com tantas novidades, esperamos encantar o consumidor desde as séries iniciais, passando pelas meninas adolescentes e jovens, até os adultos com a linha office da Jocar. Estamos com produtos que se destacam no mercado, além das coleções de marcas licenciadas como Hello Kitty, Harry Potter, Sonic, Fini, Disney e Looney Tunes. Nossa expectativa é faturar 10% a mais em relação ao período volta às aulas de 2024, destaca Bruno Astolfi, Gerente de Marca e Produto do Grupo Leonora.
A campanha de lançamento já está em andamento, com a participação de 30 influenciadores nas redes sociais para promover a linha Leo&Leo. Além disso, a marca conta com mídia em lojas parceiras como Armarinhos Fernando e ativações digitais para as linhas Jocar e LeoArte.
Com mais de 14 mil pontos de venda em todo o Brasil, os novos produtos estão disponíveis em grandes redes como Armarinhos Fernando, Kalunga, Lojas Americanas, Havan e nas papelarias e livrarias em todo o Brasil.
| Guache em Bastão - Leo&Leo
É a solução ideal para pintar com diversão e sem sujeira. Com design inovador e mecanismo rosqueável, similar ao da cola bastão, a tinta guache possui uma consistência rígida, parecida com giz de cera, garantindo menos bagunça, secagem rápida e cores vibrantes em cada criação. A caixa vem com seis cores: branco, preto, azul, verde, amarelo e vermelho.
Disponível aqui. |
| Avental Infantil Cristal com Bolso e Manga Comprida - Leo&Leo Com mangas longas e fechamento ajustável no pescoço, o avental oferece conforto e cobertura total durante atividades lúdicas. Feito de material impermeável e transparente, é fácil de limpar e ideal para crianças de 4 a 6 anos. O bolso frontal com três divisórias traz praticidade, permitindo armazenar pincéis, lápis de cor e outros materiais essenciais.
Disponível aqui. |
| Caneta Esferográfica Pompom - LeoArte É uma opção prática e versátil, com corpo de metal e duas cores de tinta. O mecanismo de giro permite retração da ponta, facilitando o uso e transporte. Com design colorido e criativo, é ideal para uso diário, presentes ou coleções. Disponível em display com 12 unidades.
Disponível aqui. |
| Fita Corretiva Food Trends em Formato de Pirulito - LeoArte Oferece correção rápida e eficaz com um toque divertido. Disponível nas cores rosa, amarela e azul, tem o design em formato de pirulito, que traz estilo e personalidade para o seu estojo. Prática e fácil de usar, é perfeita para corrigir erros de forma limpa e eficiente. O pote contém 12 unidades.
Disponível aqui. |
| Caneta Esferográfica Perfumada Wow Fun Ponta 0.7mm - Jocar Em cinco cores vibrantes e aromas únicos: maçã verde, jasmim, laranja, morango e lavanda. Com ponta de 0.7 mm, é ideal para escrever e desenhar com precisão. Seu design moderno em espiral e o clip na tampa tornam o uso prático e confortável. Perfeito para estudo, trabalho e criatividade, o estojo contém cinco unidades, com cores e aromas diferentes.
Disponível aqui. |
| Bloco Adesivo Mini com Formato - Jocar Com 48 blocos de 50 folhas cada, os adesivos têm formatos criativos e coloridos, como corações, estrelas, folhas, setas e círculos, perfeitos para destacar informações ou decorar anotações. Ideais para uso em papel, esses blocos adesivos oferecem uma solução prática e estilosa para manter seu dia a dia organizado e produtivo.
Disponível aqui. |
Sobre o Grupo Leonora
O Grupo Leonora é um dos maiores distribuidores de produtos de papelaria do Brasil, em constante movimento rumo à expansão. Fundada em 1984, a empresa gerencia as marcas de consumo Leo&Leo, Jocar Office, LeoArte e Letron, que oferecem produtos escolares, artísticos, papelaria fina e de escritório, além de eletrônicos e brinquedos educativos; e administra a Leonora Ventures, que fomenta ideias inovadoras de educação e startups. Para mais informações, acesse: https://www.grupoleonora.com.
Última semana: evento exclusivo com o tema Moana 2 vai até o dia 09 de fevereiro no Tietê Plaza
As férias escolares chegaram ao fim, mas o evento exclusivo do shopping Tietê Plaza com o tema Moana 2 continua recebendo seus mini fãs até o dia 09 de fevereiro. Quem ainda não conseguiu levar a criançada para aproveitar a atração, tem ainda a última semana para se divertir em um circuito completo de atividades.
O evento conta com um cenário temático que contempla brincadeiras como, piscina de bolinhas, labirinto suspenso, atividade de puxar as cordas laterais para controlar os obstáculos e navegar até o topo, tiro ao alvo e oficina de gesso para as crianças levarem para a casa uma estrela similar a que aparece no recém-lançado filme da saga - Moana 2.
“Escolhemos um evento exclusivo e inédito no Brasil com tema Moana 2, por ser uma animação linda que foi lançada recentemente nos cinemas e já está fazendo o maior sucesso entre os nossos pequenos visitantes. O circuito de brincadeiras foi pensado para ficar no shopping com data estendida para que todos consigam aproveitar cada momento, por isso, esperamos que quem ainda não conseguiu comparecer, venha realizar esse sonho conosco”, diz Jessica Zanela, gerente de Marketing do Tietê Plaza.
Serviço
Evento de férias com Moana no Tietê Plaza Shopping
Endereço: Av. Raimundo Pereira de Magalhães, 1465
Data: até 09/02
Horário: segunda a sexta das 12h às 20h e sábado e domingo das 10h às 22h
Local: Atrium, Piso Térreo
Faixa etária: 3 a 12 anos
Valor: gratuito
Duração: 25 minutos
Capacidade: 20 crianças por vez
Link para cadastro: https://syn.crmall.com/
Sobre o Tietê Plaza Shopping
Inaugurado em 2013, o Tietê Plaza Shopping, na Zona Noroeste de São Paulo, conta com mais de 200 lojas distribuídas em três pavimentos. Com ampla variedade de marcas e diversos serviços, o Tietê Plaza se destaca como uma importante opção para compras, lazer e diversão que tem impulsionado o desenvolvimento da região de Pirituba. O empreendimento possui 37 mil metros quadrados de área total com um estacionamento coberto com capacidade para 2.400 vagas. O Tietê Plaza é o shopping da família e, por isso, conta com uma série de serviços pensados para o bem-estar e conforto de todos, como fones abafadores de ruído para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), fraldário, salas de amamentação, carrinhos de bebê, além de serviços como Wi-Fi gratuito, workspace, banco 24 horas, academia, cabeleireiro, cinema e pet shop. O Tietê Plaza é administrado pela SYN, uma das principais empresas de aquisição, locação, venda e operação de imóveis comerciais do Brasil. Também fazem parte da rede administrada, os shoppings Grand Plaza, Cidade São Paulo, Shopping D e Shopping Metropolitano Barra.
Fini e Pipó transformam clássicos em pipoca gourmet com sabores inéditos
A Fini, líder absoluta no segmento de balas de gelatina e regaliz no Brasil, dá início ao ano com uma parceria inédita e saborosa ao lado da Pipó, marca pioneira no segmento de pipocas gourmet no Brasil que reinventou a forma de comer pipoca. Juntas, as marcas apresentam uma novidade que promete surpreender o paladar dos brasileiros: três novos sabores inspirados nos clássicos da Fini: Bananas, Beijos e Dentaduras, agora reimaginados em uma experiência única de pipoca premium.
Os novos produtos, que chegam às prateleiras de todo o país no final de janeiro, foram desenvolvidos com ingredientes da linha Food Service da Fini, como recheios e caldas, que garantem um toque especial de sabor e textura. Disponíveis nas versões a granel e em pacotes de 80g (preço sugerido de R$14,90), as Pipós prometem agradar jovens e adultos, conquistando espaço no varejo, escolas, redes de hotéis, e, também, nas franquias e sites das marcas.
O processo de criação foi ágil, com execução completa em apenas dois meses, reunindo expertise de ambas as marcas para entregar produtos que combinam inovação e nostalgia. Segundo Thais Carminato, gerente executiva de Marketing da The Fini Company, o lançamento reforça o compromisso da marca em atender diferentes públicos com criatividade e qualidade para surpreender os Finilover`s.
“Na Fini, estamos sempre em busca de novas formas de encantar nossos consumidores. A linha Fini Profissional nos permite explorar possibilidades únicas, e esta parceria com a Pipó traduz nossa essência de inovação ao trazer sabor, cor e diversão para diferentes ocasiões e negócios”, explica.
Segundo a Adriana Lotaif, CEO e sócia-fundadora da Pipó, “O nosso propósito é compartilhar alegria. Sabemos que o consumidor brasileiro compartilha pipoca com quem ama em momentos de prazer e indulgência. Na Pipó, estamos sempre em busca de criar experiências únicas e inovadoras para os nossos consumidores, e a parceria com a FINI representa mais uma combinação incrível e surpreendente para toda a família. Pipoca combina com tudo, e tudo combina com pipoca! Venha se divertir com essas novas delícias crocantes que vão invadir o mercado!”, comenta.
A união entre Fini e Pipó é um convite para revisitar memórias afetivas de um jeito inusitado, provando que os clássicos podem sempre ganhar novas versões – ainda mais deliciosas.
Sobre a Fini
Fini é líder no segmento de candies no Brasil e faz parte da marca global The Fini Company. Com o propósito de que sempre é tempo de se encantar, a marca está presente em mais de cem países e conquistou a posição de uma das principais produtoras mundiais de balas de gelatina, marshmallows, tubes e chicles. Com mais de 50 anos na Espanha e 20 anos no Brasil, tem presença em importantes canais de vendas do varejo, plataformas de delivery, e-commerce, cinemas, parques e franquias em todo o País. Em 2024, a companhia conquistou o prêmio Kantar Outstanding Innovation Awards por demonstrar sua excelência como uma das marcas mais inovadoras do mundo. Neste mesmo ano, foi reconhecida como marca de Alto Renome pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), como reflexo da sólida reputação e o prestígio da marca, assegurando proteção abrangente em diversos setores de atuação.
Sobre a Pipó
A Pipó Gourmet, marca pioneira em pipocas gourmet no Brasil, foi criada com objetivo de mexer não apenas com o paladar das pessoas, mas com os próprios hábitos de consumo ligados à pipoca. A marca faz parte da holding Fabfoods, também dona da Flow Foods. O grupo tem como propósito transformar a vida das pessoas através de uma alimentação mais saudável e consciente, mas sem deixar de lado o prazer das pequenas indulgências. A holding traz uma experiência sensorial através de produtos exclusivos, colecionando parcerias com grandes marcas como Nestlé, Ovomaltine e Netflix.
Instagram: @pipogourmet
NISSIN anuncia lançamento de Lámen sabor Cuscuz com Calabresa
A NISSIN FOODS DO BRASIL começa o ano com um lançamento que promete conquistar os corações e paladares dos consumidores das regiões Nordeste e Norte: o novo Nissin Lámen sabor Cuscuz com Calabresa. Com embalagem ilustrada pelos traços inconfundíveis de J. Borges, ícone da xilogravura pernambucana, o produto é um tributo às tradições nordestinas e à riqueza cultural do Brasil.
Combinando o sabor do tradicional e amplamente apreciado prato da culinária nordestina, o cuscuz, com a intensidade e o tempero característico da linguiça calabresa, a novidade reafirma a conexão da NISSIN com os sabores regionais e as tradições brasileiras. “O cuscuz é uma verdadeira paixão no Nordeste, e trazer essa combinação em um lámen é nossa forma de celebrar a energia, os sabores e as histórias dessa terra tão vibrante”, destaca Danielle Ximenes, gerente de Marca da NISSIN FOODS DO BRASIL.
Embalagem especial
A arte da embalagem, que traz os traços do artista pernambucano precursor da xilogravura brasileira, também dialoga com as raízes nordestinas e transmite a essência da região. “Estamos honrados em ter o trabalho de J. Borges neste projeto. Mais do que uma embalagem, é uma homenagem a um mestre que ajudou a contar a história do Brasil por meio da arte. Esperamos que os consumidores sintam a mesma emoção ao experimentar o produto”, completa Danielle.
- Borges foi um dos maiores nomes da arte popular brasileira, conhecido por transformar histórias em imagens através da xilogravura. Este lançamento carrega um significado especial, pois foi um dos últimos projetos assinados pelo artista, falecido em julho de 2024, que deixou um legado cultural imenso e imortalizado em obras que encantam colecionadores, artistas e intelectuais em todo o mundo.
O lançamento chega aos principais pontos de vendas das regiões Nordeste e Norte, a partir de fevereiro de 2025. Ao longo do ano, a marca vai realizar ações especiais, com campanhas para as redes sociais, para divulgar o lançamento.
A NISSIN FOODS DO BRASIL é uma empresa do Grupo NISSIN FOODS e se consolidou no País como líder no segmento de macarrão instantâneo. Atualmente, fabrica 54 produtos para consumidores diretos no Brasil e 12 produtos para exportação. Com fábricas em Ibiúna (São Paulo) e Glória do Goitá (Pernambuco), investe sempre em boas práticas para satisfazer as necessidades de seus consumidores e melhorar continuamente seus produtos e serviços.
Riscos e arranhões nas lentes: como proteger óculos de forma prática no dia a dia
Além de uma peça-chave para completar o visual, os óculos são essenciais para garantir uma visão saudável e confortável. E para que as lentes cumpram sua função corretamente, é importante escolher produtos de boa qualidade e adotar alguns cuidados.
Entre eles, estão as questões relacionadas aos riscos e arranhões, que comprometem tanto a visão quanto a aparência dos acessórios. No entanto, muitas dúvidas surgem sobre como lidar com esse tipo de problema. Milson Cunha é diretor franqueado, consultor, treinador e palestrante com foco em lentes das Óticas Diniz, maior rede de óticas com capital 100% nacional e mais de mil unidades em todo o país, e esclarece algumas dúvidas frequentes nos cuidados com as lentes:
- É possível tirar riscos de lentes de óculos? Infelizmente, não há uma solução caseira eficaz para remover riscos das lentes de óculos de maneira segura. Embora existam mitos na internet, como o uso de bicarbonato ou pasta de dente, essas composições podem danificar ainda mais as lentes. O ideal é buscar uma ótica especializada para avaliar a necessidade de troca das lentes e fazer a manutenção adequada;
- Como recuperar lente de óculos riscada? Quando as lentes estão riscadas, o mais indicado é procurar um profissional em uma ótica de confiança.
Tentar realizar polimentos na superfície da lente é totalmente contraindicado, uma vez que ao fazer esse procedimento a curvatura da lente irá mudar e automaticamente o grau também mudará.
Dessa forma, quando as lentes estão arranhadas é necessário trocá-las para garantir nitidez e conforto visual novamente;
- Que cuidados tomar para evitar riscos? Prevenir os arranhões nas lentes é sempre a melhor opção. Algumas medidas práticas incluem:
- Usar estojo rígido: quando os óculos não estão em uso, deve-se guardá-los em um estojo resistente para evitar atrito;
- Evitar superfícies ásperas: não se deve apoiar os óculos diretamente em mesas ou bancadas, a fim de evitar riscos;
- Usar cordinhas de segurança: elas ajudam a prevenir quedas e danos acidentais;
- Realizar ajustes: sempre que necessário, é importante procurar uma ótica para fazer ajustes e garantir o encaixe perfeito, e dessa forma evitar quedas durante o uso.
- Evitar limpar as lentes a seco: isso pode gerar atritos de micro sujeiras que as vezes são imperceptíveis. Sempre que possível, lavar as lentes com água corrente, detergente neutro e enxugue com papel macio. Limpar as lentes com a própria roupa contribui para arranhar as lentes, assim como usar os acessórios na cabeça como “tiara”.
As Óticas Diniz são uma rede especializada que oferece uma enorme variedade de modelos de óculos de grau e de sol para atender a diferentes estilos e necessidades. Com lentes de alta qualidade e tecnologia de ponta, a marca garante durabilidade e conforto visual. Contar com a orientação de um profissional confiável é o melhor caminho para solucionar problemas com óculos, especialmente quando as lentes estão danificadas.
“Nas lojas da rede há consultores prontos para oferecer orientação sobre a melhor solução para lentes danificadas e disponibilizar opções de produtos com tratamentos especiais, como resistência a riscos. Isso contribui para a manutenção da clareza visual por mais tempo”, afirma Milson. Para o diretor franqueado, investir em óculos de qualidade e em cuidados adequados é a forma mais indicada para garantir a saúde ocular.
“Manter os óculos em perfeito estado é essencial para a saúde visual e para prolongar a vida útil das lentes. Com os cuidados certos e a ajuda de profissionais adequados, é possível aproveitar ao máximo a qualidade dos óculos, seja no uso diário ou em atividades específicas”, conclui o profissional.
Sobre as Óticas Diniz
Fundada em 1992 por Arione Diniz, na cidade de São Luís (MA), é hoje a maior rede brasileira do varejo óptico com capital 100% nacional. Presente em todo o país, oferece um diversificado mix de produtos e soluções ópticas de qualidade, alta tecnologia para lentes e óculos de grau e de sol das principais grifes. Autoridade em saúde visual há mais de 30 anos, a rede também proporciona aos seus clientes um ambiente aconchegante e acolhedor nas lojas modelo clássico e prime.
Desde 2016 a rede atua com a plataforma de responsabilidade Diniz Social. Essa iniciativa pioneira visa contribuir para a mudança da realidade da visão infantil no Brasil e já beneficiou 100 mil crianças em idade de alfabetização de escolas públicas e entidades parceiras, que passaram por consultas com médico oftalmologista gratuitamente – e cerca de 35 mil receberam a doação de óculos de grau completo.
Recebeu o Selo de Excelência em Franchising da Associação Brasileira de Franchising (ABF), que é sinônimo de qualidade e padronização, por dois anos consecutivos, em 2023 e 2024. Recebeu o prêmio do Reclame Aqui como o melhor atendimento do mercado óptico por mais um ano, colecionando três premiações nesta categoria (2020, 2021 e 2023), e conquistou o selo de 5 estrelas do prêmio Melhores Franquias do Brasil, chancelado pela revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios (PEGN), em parceria com a Serasa Experian.
Governo de SP levará empresas paulistas para a GDC, um dos maiores eventos sobre games do mundo, nos EUA
O Governo de São Paulo levará uma comitiva com até dez empresas paulistas para a Game Developers Conference (GDC), um dos maiores eventos sobre games do mundo, realizado de 17 a 21 de março, em São Francisco, nos Estados Unidos. A missão empresarial será realizada pelo CreativeSP, programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado e da InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
As empresas interessadas devem consultar o regulamento do programa e se inscrever pelo site da InvestSP até 7 de fevereiro. Além de incentivar a troca de conhecimentos, o CreativeSP busca promover novos negócios, atrair investimento estrangeiro e potencializar a geração de emprego e renda na indústria cultural.
"São Paulo já é um grande polo da indústria de games no Brasil, e a participação na GDC é uma oportunidade estratégica para ampliar parcerias e atrair investimentos. O setor tem um enorme potencial de crescimento e inovação, e essa missão reforça nosso compromisso em impulsionar negócios e gerar empregos”, comentou a secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Marilia Marton.
O setor de games movimenta quase R$ 1 bilhão por ano e emprega 6 mil pessoas no Estado, apontam dados da Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Games (Abragames). São Paulo ainda concentra 35% dos desenvolvedores de games do país, o que dá mais de 300 empresas.
O CreativeSP
O programa oferece um reembolso máximo de US$ 3 mil em despesas elegíveis para custear até 50% dos gastos das empresas selecionadas com a viagem. Ele ainda promove eventos de networking durante as missões e oferece ações de consultoria, monitoramento de resultados e acompanhamento pós-evento.
Só no ano passado, foram nove missões, que levaram 103 empresas da indústria cultural para eventos sobre inovação, tecnologia, entretenimento, audiovisual, cinema e literatura, por exemplo – entre eles a própria GDC e a Gamescom, na Alemanha. A projeção de negócios gerados pelo programa chegou a R$ 725 milhões, além de 6,4 mil empregos.
Para 2025, além da GDC, outras duas missões estão com inscrições abertas, para os festivais de Cinema e de Publicidade de Cannes (França). No primeiro semestre, o CreativeSP ainda estará no Festival de Cinema de Berlim (Alemanha) e no South by Southwest (EUA).