19 de fevereiro de 2025

Prêmio Glamour de Beleza 2025

 


Pelo quarto ano consecutivo, a Glamour Brasil tem o prazer de listar os mais relevantes itens de beauté no Prêmio Glamour de Beleza 2025. Hoje, 18 de fevereiro, a publicação anunciou a lista com os 133 produtos mais bem votados pelo time de juradas especializadas, que inclui maquiadoras, cabeleireiras, dermatologistas, criadoras de conteúdo digital, ginecologistas, narizes e, é claro, a própria redação. 

“A Glamour carrega na sua editoria de beleza um importante pilar e é com muito orgulho que, pelo quarto ano consecutivo, apresentamos os melhores lançamentos de beauté do mercado por meio do Prêmio Glamour de Beleza. Para 2025, trazemos novidades: além de celebrar “Os Clássicos” em uma categoria inédita, na qual reunimos os produtos eternos e atemporais que conquistaram o time Glamour, lançamos também um vídeo exclusivo em stop motion, criado em parceria com a artista visual Letícia Ribeiro. Ela deu vida à corrida pelos selos do prêmio, diretamente do planeta Glamour”, diz Renata Garcia, diretora de conteúdo da Glamour Brasil.

Nesta edição, concorreram 1.202 lançamentos de 2024, divididos em sete categorias: pele, cabelo, maquiagem, clean beauty, unhas, perfumaria e bem-estar. Também somaram mais de 2.000 votos na categoria “Favoritos do Público”, destinada à comunidade fiel de leitoras e seguidoras da Glamour. 

“O Prêmio Glamour de Beleza celebra mais do que os melhores produtos do ano. Ele também é um retrato das tendências que movimentam o mercado, dos desejos das consumidoras e das marcas que se destacaram por ouví-los. As categorias são vivas e reavaliamos todas elas, ano após ano, para que a curadoria siga relevante, interessante e representativa. É uma chancela construída a muitas mãos, com a credibilidade da Glamour e do júri especializado”, conclui Isabella Marinelli, editora de beleza da Glamour.

Para conferir os ganhadores: https://glamour.premiodebeleza.com.br/. As listas dos anos anteriores também seguem disponíveis para consulta no site.

 

Sobre a Glamour 

Presente em 18 países, a Glamour foi criada em 1939, nos Estados Unidos. A publicação está no Brasil desde 2012, sob o comando do Grupo Edições Globo Condé Nast, que também edita Vogue, Casa Vogue e GQ.


Gigante global do setor de jogos amplifica alcance do plano de mídia com soluções e tecnologia do Grupo Unik

 

No último ano, o Grupo Unik - ecossistema de empresas que oferecem diferentes soluções para agências e marcas - tornou-se responsável pela produção, desenvolvimento, operação e otimização das campanhas de lançamento de alguns dos jogos da Ubisoft, editora francesa de jogos eletrônicos. 

 

O formato escolhido para amplificar o potencial do plano de mídia, foi o StreamingAds, tecnologia de mídia eficaz, que veicula vídeos em alta qualidade (Full HD) dentro do inventário de display, garantindo maior engajamento e atenção do usuário. Além disso, é uma alternativa mais sustentável, pois otimiza a transferência de dados, reduzindo significativamente o consumo de energia e a emissão de CO2, o que gera um impacto ambiental positivo.

 

Com isso, a campanha inicial  obteve mais de 1% de CTR (taxa de clique) e 42% de visualizações completas. Inclusive, as campanhas de Star Wars e Just Dance 2024, também obtiveram resultados positivos, consolidando o potencial e eficácia da tecnologia.

 

“Nosso foco é cada vez mais poder ajudar marcas e agências a alcançarem seus objetivos de mídia usando tecnologia de ponta atrelada a uma compra de mídia inteligente, eficiente e sustentável. Nossos clientes têm o desafio de se destacar em um ambiente digital cada vez mais fragmentado, onde a atenção dos consumidores é constantemente disputada por diversas marcas e plataformas. Nosso objetivo então é ajudá-los a capturar essa atenção de forma estratégica e inovadora.” afirma Patricia Abrell, diretora geral da BHalf Digital.

 

Durante o processo de desenvolvimento, implementação e suporte, a BHalf Digital -  empresa especializada em trazer tecnologias internacionais para o mercado Latino Americano - liderou o projeto, oferecendo suporte integral ao cliente, desde o primeiro contato até a entrega do resultado final. A equipe foi responsável pela elaboração do plano de mídia, definição da segmentação, criação dos criativos e otimização da campanha, garantindo máxima eficiência e desempenho para a Ubisoft.

 

Já a Hunx AI, empresa de deep tech voltada para inteligência artificial, automação e machine learning, transformando dados em valor estratégico, entrou com todo o desenvolvimento da tecnologia do formato StreamingAds para o projeto, E a Exiber, empresa que opera compra de mídia com excelência e performance, foi responsável pela operacionalização da entrega do formado. Ambas também fazem parte do Grupo UNIK.

"O foco do grupo é oferecer soluções inovadoras e personalizadas, utilizando tecnologia de ponta para ajudar marcas a alcançarem seus objetivos  no mundo digital de forma mais eficiente e inteligente. Nosso compromisso é gerar um impacto positivo para nossos clientes e estamos determinados a expandir ainda mais nossa atuação no mercado nos próximos anos.", complementa Michelucci.  

Sobre o Grupo Unik

O Grupo Unik é um ecossistema de empresas que oferecem diferentes soluções aos seus clientes, desde mídia, criação e edição de vídeo, desdobramento criativo até desenvolvimento tecnologico e automação de processos para agências e marcas. É formado pelas empresas BHalf Digital, Exiber, Dead Pixel e Hunx AI, que, juntas, prometem entregar experiências únicas e resultados incríveis.

Primeiro dia da FebraTêxtil 2025 reúne autoridades e movimenta o setor têxtil de São Paulo


 

Presidente do Febratex Group, Hélvio Pompeo. (Foto: Divulgação)


A FebraTêxtil 2025 teve um primeiro dia movimentado no Expo Center Norte, em São Paulo, consolidando-se como um dos principais eventos da indústria têxtil e de confecção da América Latina. A cerimônia de abertura contou com a presença de diversas autoridades e representantes do setor, como o presidente do Febratex Group, Hélvio Pompeo; o diretor-superintendente da ABIT, Fernando Pimentel; o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Rodrigo Hayashi Goulart, o presidente do CIESP e presidente Emérito da ABIT, Rafael Cervone; o presidente do SindTêxtil, Júlio Scudeler; o representante do Sebrae Nacional, Nourival Pantano Júnior; a representante da ApexBrasil, Márcia Nejaim; o secretário-executivo da Frente Parlamentar do Desenvolvimento Econômico de SP, Sérgio Kacas; e o assessor da presidência da ApexBrasil, Silvio Torres.


Na abertura do evento, o presidente do Febratex Group, Hélvio Pompeo Madeira, ressaltou a importância da FebraTêxtil para o setor têxtil e a economia brasileira, destacando São Paulo como um polo estratégico da indústria. “Viemos reafirmar nosso compromisso com o setor e com o Brasil, pois São Paulo é a mola mestra do país. Com o trabalho que estamos realizando, junto aos expositores e parceiros, queremos consolidar esta feira como um evento anual, que represente a força da nossa indústria e seu potencial, não apenas no Brasil, mas em toda a América do Sul. É fundamental mostrar ao mundo a importância do mercado têxtil brasileiro”, afirmou Madeira, agradecendo à imprensa pelo apoio e cobertura do evento.


“Estamos entusiasmados com a retomada da FebraTêxtil em São Paulo, um marco essencial para a cadeia de insumos têxteis do Brasil. Esta feira é estratégica para consolidar o crescimento do setor, com empresas fornecedoras e compradoras de matérias-primas feitas no País. Essa integração é que fortalece um setor”, declara Fernando Pimentel, diretor-superintendente da Abit.
 

Um dos temas abordados foi o fortalecimento dos polos comerciais têxteis na cidade de São Paulo. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Rodrigo Hayashi Goulart, destacou as iniciativas voltadas para as regiões do Bom Retiro, Pari e Brás, reconhecidas como grandes centros de produção e comércio do setor. “Temos dado uma atenção especial a essas regiões, com o objetivo de melhorar as condições para que novos negócios sejam abertos, gerando mais empregos e renda. Além disso, estamos avaliando medidas para potencializar o desenvolvimento local, incluindo ações voltadas à infraestrutura e logística”, afirmou.


Ele também ressaltou os esforços para qualificação profissional, citando o Fashion Sampa, programa que já capacitou mais de 1.200 pessoas em parceria com a São Paulo Fashion Week. “Esse programa tem um impacto significativo na cadeia produtiva da moda, promovendo oportunidades para novos talentos e fortalecendo o setor”, destacou.


Espaço Talks
 


O primeiro dia contou com diversos conteúdos sobre mercado, inovação e sustentabilidade, no Espaço Talks, trazendo insights valiosos para empreendedores, designers e profissionais da cadeia têxtil.


Lorena Botti, especialista em tendências da Vicunha, compartilhou sua visão sobre as soluções sustentáveis da empresa: "Em nossa apresentação, trouxemos dados climáticos e seu impacto no comportamento do consumidor, além do paradoxo entre moda e consumo no contexto atual. Discutimos as soluções inovadoras que a Vicunha está implementando, como a regeneração da água, que trata o esgoto para reutilização na indústria, e destacamos iniciativas como o algodão regenerativo e reciclado, com a Vicunha sendo a empresa que mais reutiliza algodão no mundo", afirmou Lorena.

Além disso, as apresentações do dia abordaram diversos temas como:

  • Revisão de Tecidos Planos: Qualidade equilibrada entre tecelagem, confecção e magazine, com a Engª Me Maria Adelina Pereira.
  • Das Ações ao Impacto: Tecnologia e práticas sustentáveis, com Lorena Nunez Botti, da Vicunha.
  • Desmaterialização da Moda e os Impactos do Digital, com a Dra. Victoria Fernandez, do Senai Cetiqt.
  • Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade nas indústrias têxtil, de confecção e moda, com Carolina Mesquita.
  • Como escalar suas vendas com milhares de revendedores através da venda direta, com Francisco Lúcio de Rodrigues Silva, da Up Vendas.
  • Do Sonho à Realidade: Como uma distribuidora de materiais têxteis construiu sucesso com empreendedores locais, com Michel Costa, da Total Fios.
  • A Importância da Estamparia na Moda & Na Comunicação Social, com João Barcellos, da Impressão e Cores.
  • Por Dentro da Manatex: Lançamentos e Novidades, com Geane Laurentino, da Manatex.
  • Inovação Têxtil: Fibras Químicas e Sustentabilidade, com o Dr. Jorge Chimanowsky, do Senai Cetiqt.
  • [IN]VISIVEL – Tendências de 2026, com Michelle Souza, do Senai Cetiqt.

Arena do Conhecimento
 


A Arena do Conhecimento reuniu especialistas e líderes do mercado, que discutiram os principais desafios e oportunidades do setor têxtil. O espaço, no primeiro dia de evento, abordou temas como economia circular, desenvolvimento sustentável, novas tecnologias e as mudanças no comportamento do consumidor, trazendo insights valiosos para os profissionais da indústria. As apresentações do dia foram:

  • ABIT
  • ABVTEX
  • Made in Portugal: Como Portugal se tornou um dos clusters industriais de moda mais importantes do mundo – Karine Liotino (Etiqueta Certa)
  • Cânhamo Têxtil: Oportunidades e desafios no Brasil – Fernanda Simon e Eduarda Bastian (Fashion Revolution)

Brasil Fashion Designers
 


O Brasil Fashion Designers (BFD) 2025 celebrou mais uma edição de sucesso, revelando novos talentos da moda nacional durante a FebraTêxtil, no Expo Center Norte. A grande vencedora desta edição foi Mariana Rossetto, que conquistou a oportunidade de apresentar sua coleção na Expotextil Peru, uma das feiras mais importantes do setor têxtil na América Latina. Com todas as despesas pagas, ela levará seu trabalho para um público internacional, ampliando sua visibilidade e consolidando sua trajetória no mercado.


O segundo lugar ficou com Lívia dos Passos, que se destacou pelo design inovador e refinamento técnico. Já o terceiro lugar foi conquistado por Douglas Lopes, reconhecido pela criatividade e excelência na confecção de suas peças. Na quinta-feira, o evento ainda contará com a votação do público, onde todos os looks dos finalistas serão expostos para uma votação especial.
 

As coleções criadas pelos finalistas foram apresentadas em um desfile exclusivo para um time de jurados composto por renomados especialistas da moda e da indústria têxtil. Os jurados desta edição foram:

  • Chico – Representante da Vicunha e a indústria têxtil.
  • Eduardo Viveiros – Editor da L'Officiel, simbolizando a imprensa de moda.
  • André Hidalgo – Fundador da Casa de Criadores, representando promotores de eventos e projetos do setor têxtil e de moda.
  • Fred Haydu – Atual editor da Revista Têxtil, representando a família Haydu.
  • João Braga – Professor e renomado pesquisador de moda.
  • Marta De Divitiis - ex-editora da Revista Têxtil, representando todos os funcionários da publicação.
  • Miguel - vencedor do último BFD, realizado em Caruaru (PE).
Mariana Rossetto é a grande vencedora desta edição do BFD. (Foto: Divulgação)

Nesta edição, o concurso celebrou a trajetória de Vivi Haydu, uma figura icônica da moda brasileira, com o tema: Vivi Haydu – O Legado de uma Mulher de Vanguarda. Nascida no Egito e radicada no Brasil desde 1957, Vivi foi responsável por transformar a Fenit (Feira Nacional da Indústria Têxtil) em uma plataforma global, promovendo o design brasileiro no mercado internacional.
 

“O tema não poderia ser outro: o legado de uma mulher de vanguarda. Nossos participantes mergulharam na história da Vivi, desde sua infância no Egito até sua marcante trajetória no Brasil. Para contar essa história tivemos uma linha do tempo e um acervo fotográfico extraordinário, que serviu de referência para a criação das coleções”, destacou Ricardo Gomes, Gerente de Novos Projetos do Febratex Group.
 

Com patrocínio da Vicunha, Andrade Máquinas, Silmaq e da Bonor, o BFD reafirma sua posição como uma plataforma essencial para o desenvolvimento da nova geração de designers brasileiros. Além de incentivar a criatividade, o concurso promove a integração entre diferentes elos da cadeia têxtil, aproximando estudantes, profissionais e a indústria.


Carnaval e Moda Consciente: Como Usar Criatividade de Forma Sustentável

 


O Carnaval é uma das maiores celebrações culturais do Brasil, repleto de cores, alegria e, é claro, criatividade. Durante essa festa vibrante, as fantasias e os looks são parte essencial da diversão, permitindo que todos expressem sua personalidade de maneira única. No entanto, o impacto ambiental do consumo de produtos descartáveis e a produção em massa de roupas nos fazem repensar o modo como nos vestimos, principalmente, no período carnavalesco. E, ainda mais, nos dias de hoje.

Como defensora e empreendedora de moda sustentável acredito que a criatividade pode ser aliada da sustentabilidade, e é possível criar fantasias e looks para o Carnaval que respeitem o meio ambiente. Aqui vão algumas ideias e dicas sobre como adotar uma moda consciente para o Carnaval, sem abrir mão da diversão e da originalidade.

1. Upcycling: Transforme o que já tem em casa

O upcycling, ou reaproveitamento criativo, é uma das formas mais eficazes de criar roupas e acessórios sustentáveis. Ao invés de comprar fantasias prontas ou materiais novos, que muitas vezes são descartados após o uso, que tal olhar para o que você já tem no guarda-roupa ou até mesmo na sua casa?

Roupas antigas, tecidos que sobraram de outras costuras, até mesmo objetos como papéis, metais e plásticos podem ser transformados em peças incríveis. Por exemplo, você pode pegar uma saia velha e transformá-la em uma capa de carnaval, ou ainda usar retalhos de tecido para criar um top criativo. Colar materiais leves em tiaras. O segredo aqui é olhar para os materiais com novos olhos e explorar o potencial de tudo o que já existe.

2. Materiais naturais e reciclados: Conscientize-se na escolha dos tecidos

Se você prefere criar sua fantasia a partir do zero, procure materiais que tenham um menor impacto ambiental. Tecidos naturais como algodão orgânico, linho, juta ou seda são alternativas mais sustentáveis do que os sintéticos, que demoram muito tempo para se decompor e muitas vezes liberam microplásticos nos oceanos.

Outra ótima opção são os tecidos reciclados, que podem vir de garrafas PET, nylon de redes de pesca ou até de restos de outras produções têxteis. Ao optar por materiais reciclados ou naturais, você diminui o impacto da indústria da moda, uma das mais poluentes do mundo, e ajuda a preservar os recursos naturais do nosso planeta.

3. Evite o consumo excessivo de produtos descartáveis

Muitas fantasias de Carnaval são feitas com materiais de baixo custo e alto impacto, como plásticos. brilhos descartáveis, glitters,, que são usados uma única vez e depois jogados fora. Esses itens acabam indo parar em aterros sanitários ou no meio ambiente, causando sérios danos à fauna e flora.

Em vez de comprar itens que você usará apenas uma vez, busque alternativas mais duráveis e reutilizáveis, como acessórios de bijuteria artesanal ou até mesmo maquiagem de carnaval que tenha ingredientes naturais e embalagens recicláveis. Ao optar por essas alternativas, você pode criar um look impactante sem causar danos ao meio ambiente.

4. Fantasias colaborativas e trocas

Outra maneira de reduzir o consumo e a produção de roupas novas é a troca de fantasias e a criação colaborativa. Muitas cidades organizam feiras ou eventos de troca de roupas e fantasias, onde você pode deixar a fantasia do ano anterior e levar uma nova peça, sem precisar comprar algo novo.

Você também pode se reunir com amigos e familiares para criar fantasias coletivas. A troca de materiais e ideias pode gerar looks divertidos e criativos, além de promover um sentido de comunidade e consumo consciente. Quem sabe aquele detalhe especial que você não usa mais, pode ser a peça chave na fantasia de outra pessoa?

5. Investir em peças atemporais

Ao invés de se prender a tendências efêmeras, considere investir em peças que possam ser usadas durante o Carnaval e em outras ocasiões. Alguns itens, como acessórios, saias, tops ou mesmo calçados, podem ser reutilizados em outras festividades e até no seu dia a dia, evitando o desperdício de recursos e prolongando a vida útil de cada peça.

6. Faça o bem para o planeta e para você

Além de adotar práticas sustentáveis durante o Carnaval, é importante lembrar que a moda consciente também contribui para o seu bem-estar. Ao escolher materiais mais naturais e técnicas de upcycling, você estará reduzindo a exposição a produtos químicos prejudiciais que, muitas vezes, são usados na produção de roupas convencionais.

Além disso, a moda consciente promove uma relação mais saudável com o consumo, afastando-se da lógica do "usar e descartar". Isso contribui para um estilo de vida mais equilibrado, onde o prazer de criar e reutilizar se sobrepõe ao desejo imediato de adquirir algo novo.

O Carnaval é a oportunidade perfeita para exercer nossa criatividade e expressar nossa identidade, e não há razão para que isso não seja feito de forma consciente. Ao optar por práticas de moda sustentável e upcycling, podemos criar looks impactantes, originais e que respeitam o meio ambiente sem perder o estilo. Muito pelo contrário, você ganha pontos!

 

Sobre a autora



Flavia Brunetti é empresária, especialista em moda e comunicação, fundadora da CAUSA, uma marca que incentiva a moda sustentável e cíclica. Com ampla experiência internacional e nacional, Flavia trabalha para transformar a relação entre moda, consumo e impacto positivo.

Pelo quarto ano, 3 Corações leva experiência exclusiva ao Baile da Vogue

 


 


A 3 Corações, referência nacional em cafés, líder do segmento e cinco vezes consecutivas Top of mind, marca presença, pelo quarto ano, na icônica celebração do Baile da Vogue.O Carnaval fashionista, uma das festas mais aguardadas do calendário da moda, acontece no dia 22 de fevereiro, no glamouroso Copacabana Palace, no Rio de Janeiro. Desde 2022, a marca tem sido o café oficial do evento, levando experiências inovadoras que conectam o universo do café à moda e à autoexpressão.
 

O Baile da Vogue inicia as comemorações dos 50 anos da revista Vogue Brasil e por isso a 3 Corações criou um cardápio de drinks exclusivos que refletem a evolução da coquetelaria ao longo do tempo, resgatando clássicos e antecipando tendências, assim como o próprio mercado fashion.
 

“O Baile da Vogue é um dos eventos mais aguardados do ano, reunindo o que há de mais criativo, autêntico e genuíno no universo da moda. Pelo quarto ano consecutivo, temos a honra de ser o Café Oficial do evento, e estamos muito animados por essa parceria. Nossa presença reforça o compromisso de levar o café – essa paixão nacional – a momentos inesquecíveis. Queremos proporcionar experiências únicas e reafirmar a bebida como um símbolo de brasilidade, conexão e celebração”, destaca Anderson Spada, Head de Marketing do Grupo 3corações.
 

Entre a coleção de drinks à base de café criada especialmente para o evento, vale destacar o Espresso Martini Salted Caramel 3 Corações, releitura do clássico Espresso Martini que traz um toque de caramelo salgado para um sabor surpreendente. O presente é representado pelo Espresso Spritz, um drink refrescante e leve inspirado no Hugo Spritz que segue a tendência dos cocktails low alcohol. Prevendo o futuro, o Espresso Garden é um mocktail inovador que combina sabores florais e frutados com um toque funcional do vinagre, trazendo um conceito moderno e saudável.
 

São dois espaços da marca inspirados na temática do baile "Voguelândia: O Fantástico Mundo da Moda", convidando os presentes a se inspirar em grandes ícones de estilo, momentos históricos da indústria da moda e personalidades que marcaram gerações. Máquinas multibebidas 3 Corações irão permitir que os convidados desgustem a variedade de cafés da marca ao longo de todo o evento.
 


Baile da Vogue | Coleção de drinks à base de café 3 Corações

 

Espresso Martini Salted Caramel

Alguns ingredientes: Espresso Rituais Chocolate, vodka, cointreau, xarope de caramelo, licor de cacau, gelo, sal e pimenta do reino moídos na hora.
 

Hugo Spritz

Alguns ingredientes: xarope de flor de sabugueiro, espumante Brut Chandon, Espresso Chapada Diamantina, gelo, hortelã e limão siciliano.
 

Espresso Garden

Alguns ingredientes: mel de cacau, água de coco, Iced Coffee, xarope de rosas, Pure Monin de framboesa, água tônica, vinagre de maçã, limão, limão siciliano, grapefruit.

 

Sobre o Grupo 3corações

O Grupo 3corações, empresa líder do segmento de cafés no Brasil, possui um portfólio completo em todas as categorias de cafés: desde tradicionais, especiais, cápsulas, solúveis, instantâneos, até cafés prontos para beber. É reconhecida como líder absoluta nas categorias torrado e moído, bem como em cappuccinos.
 

Além da marca nacional 3 Corações, o grupo detém mais de 30 marcas de cafés, entre elas: Santa Clara, líder no Norte e no Nordeste, as clássicas regionais Pimpinela, Brasileiro, Fort, Iguaçu, Itamaraty, Letícia, Fino Grão, Cirol, Doutor, Divinópolis, Toko, Café Manaus, Cruzeiro, entre outras. Também comercializa filtros, porta filtros e acessórios.
 

A empresa é referência em inovação com a solução exclusiva TRES®️, que conta com um portfólio de máquinas de café e multibebidas, e oferece mais de 50 sabores entre cafés espressos, bebidas cremosas, chás e cafés filtrados em cápsulas.
 

Além de proporcionar diferentes experiências e possibilidades de consumo de cafés, o grupo também atua no segmento de refresco em pó (Frisco e Tornado), achocolatado (Chocolatto), temperos e derivados de milho (Claramil, Dona Clara e Kimimo).
 

Em 2020, ingressou em novos segmentos como leites vegetais e suplementos naturais, fruto da joint venture com a Positive Company, detentora das marcas A Tal da Castanha, Plant Power e Possible.
 

Fundada em 1959, por João Alves de Lima, em São Miguel, cidade do interior do Rio Grande do Norte, a companhia possui 27 Centros de Vendas e Distribuição (CDs), 9 Plantas Fabris, 2 Unidades de Compra e Beneficiamento de Café Verde (Armazéns), uma Unidade Corporativa Integradora e a Escola de Serviços e Sabores.
 

Está presente em mais de 400 mil pontos de venda no país, com estrutura logística e comercial próprias. O Grupo 3corações também exporta café para os principais mercados da América Latina e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse o site: www.3coracoes.com.br .


18 de fevereiro de 2025

Que tal viajar sem sair de casa? Um tour ao redor do mundo a partir de vinhos selecionados

 

Já pensou viajar sem precisar fazer as malas? É exatamente o que uma boa taça de vinho pode proporcionar. Cada rótulo traz, além de sabores únicos, um pedaço da história, da cultura e das paisagens do lugar onde foi produzido. É uma experiência sensorial que transforma sua mesa em um verdadeiro tour ao redor do mundo.

O sommelier Jonas Martins, responsável pela curadoria de vinhos da MMV Importadora, preparou uma seleção especial de “roteiros” para o leitor. A proposta é embarcar em uma viagem através de rótulos cuidadosamente escolhidos.

Tour 1: Raízes Sul Americanas

A jornada começa na Argentina, com o Torrontés da vinícola Cinco Sentidos. Este vinho branco, produzido a partir de uma uva menos comum nas mesas brasileiras, se destaca por sua intensidade aromática, com notas marcantes de lichia, chá de erva-doce, maracujá e pêssego. Refrescante e vibrante, é ideal para harmonizar com entradas leves, como saladas e bruschettas. “A cada gole, o Torrontés encanta com sua complexidade e aroma envolvente”, explica Jonas Martins.

Jonas Martins

Do outro lado da fronteira, no Uruguai, o roteiro segue com o Omn Marselan Rosé. Este vinho, feito a partir da uva Marselan, une frescor e estrutura, características que o tornam altamente versátil para acompanhar uma variedade de pratos, desde carnes brancas até peixes. Com delicadas notas de frutas vermelhas e corpo leve, o Marselan Rosé destaca-se como uma escolha curinga.

O tour se encerra no Chile, com o Fortunatus Reserva de Família Carmenere. Este tinto encorpado passa por 18 meses de maturação em barris de carvalho, resultando em um vinho robusto, com aromas de especiarias, chocolate amargo e frutas negras. Perfeito para acompanhar pratos mais intensos, como carnes assadas ou churrasco, o Carmenere eleva os sabores e finaliza a experiência com grande sofisticação.

Tour 2: Exótico na medida certa

Este roteiro leva o apreciador a explorar vinhos que desafiam tradições e acrescentam um toque de exotismo ao paladar. A aventura começa na Itália, com o Inserrata Inusuale, um surpreendente Sangiovese branco. Conhecida por seus vinhos tintos encorpados, a uva Sangiovese surpreende nesta versão, onde as cascas são retiradas antes da fermentação. O resultado é um vinho refrescante, cítrico e ácido, perfeito para os dias quentes. Esse frescor o torna um excelente par para entradas leves, como frutos-do-mar e saladas verdes.

O próximo destino é a Nova Zelândia, com o HãHã Pinot Noir. A viticultura do país, fortemente influenciada pelo clima marítimo, produz vinhos leves e frescos. Este Pinot Noir, envelhecido por um ano em barricas de carvalho, apresenta equilíbrio impecável e alta acidez, características que o tornam um “curinga” na harmonização. Segundo o sommelier Jonas Martins, “ele acompanha desde assados leves até pratos vegetarianos.”

Para finalizar, retornamos à Itália com o Il Poggiarello Gutturnio Frizzante Doc, um espumante tinto da região de Emília-Romanha, elaborado com as uvas Bonarda e Croatina. Este vinho combina o frescor típico dos espumantes com a estrutura de um tinto, criando uma experiência única. Ideal para harmonizar com pratos mais gordurosos ou defumados, como embutidos ou até mesmo uma feijoada, o espumante limpa o paladar com sua efervescência, suavizando os taninos e dinamizando cada gole.

Tour 3: Vamos de Classe Econômica?

Para quem deseja um vinho memorável sem comprometer o orçamento, o Tour 3 traz opções acessíveis que não abrem mão de qualidade. A jornada começa em Portugal, com o Pedras Negras Branco, um vinho da região de Setúbal refrescante e vibrante. Esse blend de Moscatel e Fernão Pires não passa por madeira, garantindo leveza e aromas agradáveis. É ideal para o clima quente e harmoniza perfeitamente com frutos-do-mar ou pratos leves.

Seguindo para uma experiência descontraída, temos o Felitche Rosé, produzido com a uva Syrah. Leve e aromático, esse vinho se destaca pela versatilidade, sendo um “curinga” que acompanha diversos pratos festivos. Com frescor e equilíbrio, ele é uma escolha segura para agradar todos os paladares.

Encerrando o tour, a Espanha apresenta o Pagos de Arais Joven, um tinto acessível e versátil. O blend de Tempranillo e Garnacha, com 14,5% de álcool, combina potência e equilíbrio, tornando-o perfeito para carnes vermelhas ou pratos vegetarianos. Um vinho robusto e descomplicado, que entrega qualidade sem pesar no bolso.

Tour 4: Glamour e Ostentação

Para quem busca sofisticação, o Tour 4 é uma seleção de rótulos de luxo que garantem experiências únicas. Cada garrafa, com preços na casa dos mil reais, representa exclusividade e requinte, perfeita para momentos memoráveis.

A viagem começa na Itália, com o raro Inserrata Inédito, um Chardonnay que passa tanto pela fermentação quanto por 12 meses de envelhecimento em barricas de carvalho. Com apenas 360 garrafas produzidas anualmente, este vinho apresenta complexidade aromática com notas de frutas maduras, nozes e especiarias. Elegante e estruturado, é uma escolha que impressiona pela exclusividade.

Da Espanha, vem o Valdrinal 24, um tinto icônico da região de Ribera del Duero. Produzido exclusivamente com Tempranillo, ou Tinto Fino, cada garrafa passa 24 meses em barricas de carvalho francês. O resultado é um vinho potente e refinado, ideal para ser apreciado em decanter. Perfeito para o presente, sua safra de 2019 tem potencial de evolução na adega, tornando-o ainda mais especial.

Encerrando o itinerário, o lendário Paradiso Di Cacuci Brunello di Montalcino 2016, da Toscana, representa o auge da vinificação tradicional italiana. Feito com Sangiovese Grosso, envelhecido em grandes tanques de carvalho, oferece uma experiência única, marcada por sua estrutura complexa e sabores delicados. 

MAIS INFORMAÇÕES:

Sobre a MMV: https://www.mmvinhos.com.br/

Pare de buscar a validação dos outros!

 


A dor não precisa ser o destino, mas um ponto de partida para a reconstrução de uma identidade fundamentada na fé. É o que afirma a pastora Bianca Franco no lançamento Aprovada, publicado pela Editora Vida. A fim de ajudar outras mulheres a se libertarem das cicatrizes do passado, ela revela como superou traumas marcados pela rejeição ao encontrar a verdadeira aceitação na Palavra de Deus. 

A autora conta que sempre enfrentou as consequências de ter crescido em um lar com muitos conflitos familiares. A carência emocional a levou a se envolver em relacionamentos abusivos, nos quais buscava ser aceita e amada pelos parceiros mesmo quando se sentia frequentemente desvalorizada – comportamento autodestrutivo que acabava por reforçar a crença de não ser digna do amor. Ela entrelaça esses relatos pessoais com ensinamentos bíblicos para mostrar formas de romper os ciclos dolorosos que provocam ressentimento e sofrimento mental. 

Bullying e preconceito, abuso e violência, abandono, divórcio, traição, gravidez indesejada, ausência paterna ou materna são experiências que, lembra a escritora, podem desencadear sentimentos de rejeição. Para superar esses padrões tóxicos, a obra oferece estratégias práticas e espirituais que passam por perdoar aqueles que erraram; estabelecer limites e construir relações mais saudáveis; praticar oração diariamente; e substituir pensamentos limitantes sobre si mesma pela comunhão com o Espírito Santo. 

Ao compreender essas realidades, devemos, então, nos questionar: “Quem somos?”. E a resposta correta e bíblica é: somos filhos escolhidos, amados e perdoados. É preciso parar de gastar tempo preocupando-se com a opinião dos outros! Existe alguém que conhece profundamente e deseja restaurar a essência perdida. Veja como Deus nos vê.  
(Aprovada, p.90) 

A partir de uma narrativa sincera e inspiradora, Bianca Franco convida as leitoras a abandonarem a necessidade de validação e reconhecerem o próprio valor. Aprovada é um guia de encorajamento para quem deseja fortalecer a autoestima, curar as feridas emocionais e recomeçar, saindo de uma posição de vítima para uma jornada de propósito divino. Afinal, a verdadeira aprovação não vem do mundo externo; mas, sim, da autoimagem que Cristo concede a cada um. 

Ficha técnica
Título: Aprovada 
Subtítulo: A cura da rejeição 
Editora: Vida  
Gênero: Mulheres 
Edição: 1ª ed., 2025 
IBSN: 978-65-5584-582-2  
Formato: capa dura - 16cm x23cm  
Número de páginas: 176  
Preço: R$ 94,90 
Onde encontrar: Amazon | E-commerce Editora Vida 

Sobre a autora: Bianca Franco é pastora sênior na Igreja Batista Lagoinha Cuiabá, formada pelo Seminário Teológico Carisma. Lidera a conferência que inspirou o título deste livro — com frequência anual de mais de 12 mil mulheres — e é uma voz influente nas redes sociais, com milhares de seguidores, conduzindo diariamente mulheres para uma vida de temor e devoção a Cristo, como o único pelo qual precisamos ser aprovadas. 

Instagram da autora: @biancahfranco 

Sobre a editora: A Editora Vida oferece títulos nas áreas infantil, jovem, relacionamentos, espiritualidade, vida cristã, ficção, acadêmicos e bíblias. Com enfoque contemporâneo e respeito a obras clássicas, promove o crescimento espiritual do leitor. Com mais de 60 anos de destaque na publicação e venda de literatura cristã, também se firma como relevante distribuidora de Bíblias, em diversas versões, edições especiais e traduções inéditas. 

Acompanha a editora nas redes sociais @editora_vida 

Frattina adere à tendência dos Earcuffs

 

A moda sempre encontra novas formas de reinventar clássicos, e os earcuffs são um exemplo perfeito dessa evolução. O acessório, que contorna a orelha sem a necessidade de perfuração, conquista cada vez mais espaço entre os amantes de joias estilosas. Democrático e estiloso, o earcuff se destaca não apenas pelo design inovador, mas também pela versatilidade: pode ser usado para dar um toque de personalidade a looks básicos ou complementar produções elegantes.  

A Frattina, referência em alta joalheria, apresenta uma seleção impecável de earcuffs que traduzem essa tendência, com peças criadas com pedras preciosas. 

  

O earcuff em ouro branco 18 quilates é uma expressão de sofisticação. A peça é adornada por 6 diamantes e 16 esmeraldas, criando um contraste luxuoso entre o brilho intenso dos diamantes e o verde vibrante das esmeraldas. Um acessório que transforma qualquer produção. 

  

Para quem deseja um toque de cor e originalidade, o earcuff em ouro rosa 18 quilates é uma escolha marcante. A peça contém pedras como ametista, praziolita, turmalina rosa e rodolita, harmonizando com tons exuberantes. Para um toque extra de brilho, diamantes de diferentes tamanhos completam o design. O resultado é uma joia sofisticada e contemporânea. 

  

A expressão máxima de versatilidade e ousadia se reflete no earcuff em ouro amarelo 18 quilates, com um mix de gemas coloridas. A peça combina topázio London-blue, topázio Sky-blue, peridoto, citrino, granada e rodolita, criando um efeito vibrante e moderno. Ideal para iluminar qualquer produção. 

Os earcuffs da Frattina traduzem a tendência de forma elegante, proporcionando opções para diferentes estilos e ocasiões. 

SOBRE A FRATTINA  

Fundada há 80 anos pela família Waisman, a Frattina é sinônimo de elegância e sofisticação no mercado, onde busca trabalhar em duas frentes: joalheria de alto padrão e relógios de primeira-linha. A marca, possui sua flagship, desde 2014, na rua Oscar Freire, além de uma loja no Shopping Iguatemi São Paulo.  

Sabia mais em:  

@frattina  

www.frattina.com.br