22 de fevereiro de 2025

Iguatemi Hall anuncia show de Paralamas do Sucesso em julho

 


Após divulgar Paulinho da Viola como nome confirmado em sua lista de atrações de 2025, o Iguatemi Hall anuncia o show da banda Paralamas do Sucesso, que desembarca em Fortaleza com a turnê “Paralamas Clássicos”. O evento acontece no próximo dia 26 de julho, a partir das 19h, com a abertura dos portões.


No formato, o trio, formado por Herbert Vianna (guitarra e voz), Bi Ribeiro (baixo) e João Barone (bateria), faz um verdadeiro passeio pelo repertório dos 40 anos de trajetória. O público poderá ouvir canções como “Lanterna dos Afogados”, “Meu Erro”, “Alagados”, Uma Brasileira”, “Vital e Sua Moto”, entre outras. Ao todo, os artistas selecionaram 33 faixas para compor o repertório das apresentações ao longo da turnê.


A banda acumula mais de 40 anos de atividade musical. No palco junto com o trio, estão os três músicos que acompanham a banda há décadas: João Fera (teclados), Monteiro Jr. (saxofone) e Bidu Cordeiro (trombone).


A venda de ingressos inicia nesta sexta (21), no site ou aplicativo Ingresse, a partir do meio-dia. Além do site, os interessados podem se dirigir até a bilheteria física do Iguatemi Hall, que funciona de segunda a sexta das 13 às 19h e aos sábados, de 9h às 13h.


Sobre o Iguatemi Hall

Com capacidade para 5 mil pessoas na área interna, o Iguatemi Hall conta com diversas as propostas para acomodação do público, inclusive camarote no mezanino. Com área total de 20 mil metros quadrados, a casa de shows e eventos conta ainda com a área externa, logo em frente a sua entrada principal, sendo possível realizar shows ao ar livre ou ser estacionamento para os clientes durante o funcionamento. Artistas como Fábio Júnior, Simone, Zeca Pagodinho, Diogo Nogueira, Jão e Luísa Sonza já passaram pelo local.


SERVIÇO

Paralamas do Sucesso em Fortaleza

Data: 26 de julho

Local: Iguatemi Hall

Horário: 19h (abertura dos portões)

Ingressos: ingresse.com

Moda, inovação e acessibilidade se destacam na passarela da FebraTêxtil 2025


 

Desfile Moda Inclusiva. (Foto: Divulgação)


A FebraTêxtil 2025 transformou o Expo Center Norte, em São Paulo, em um verdadeiro palco de inovação e criatividade entre os dias 18 e 20 de fevereiro. Ao longo do evento, uma programação intensa de desfiles trouxe à passarela grandes nomes da indústria têxtil, revelando coleções que uniram tecnologia, diversidade e funcionalidade. Cada look desfilado traduzia as últimas tendências do setor, criando um ambiente vibrante onde marcas e profissionais se conectaram, trocaram ideias e impulsionaram o futuro da moda.
 

Ricardo Gomes, Gerente de Novos Projetos do Febratex Group, ressaltou a importância da visibilidade. "Os desfiles vão além de revelar talentos, eles também elevam a percepção dos produtos e enaltecem o trabalho técnico dos expositores, garantindo mais projeção na passarela. São uma poderosa vitrine de divulgação e um grande atrativo para o público, que tem participado de forma cada vez mais engajada", destacou.

 

Entre os destaques do evento, o espaço Fashion Show trouxe grandes nomes da indústria, como Vicunha, Capricórnio, Total Fios, Manatex, Bonor, Macias Tecelagem, Sticle e Fiação Fides. As marcas apresentaram coleções que aliaram criatividade, inovação e a busca por soluções tecnológicas aplicadas ao design de tecidos.
 

Expositores apresentaram suas coleções. (Foto: Divulgação)


Para João Bordignon, Diretor de Marketing, Comunicação e Sustentabilidade da Capricórnio Têxtil, a participação da empresa no Fashion Show é motivo de grande satisfação. "Estamos muito felizes em participar da FebraTêxtil, especialmente no Fashion Show, que é uma excelente oportunidade de exposição. A Capricórnio acredita fortemente em iniciativas que apoiam, fortalecem e incentivam a visibilidade e o amadurecimento do setor têxtil nacional. Estamos comprometidos com o consumidor e com tudo que envolve o denim de forma verdadeira", afirma Bordignon.


A FebraTêxtil também foi palco para a Moda Inclusiva, que, em parceria com a Casa de Criadores, realizou um desfile com peças que uniram estilo e funcionalidade. As coleções abordaram a representatividade e a diversidade, utilizando tecidos inteligentes e modelagens inovadoras para atender às diversas necessidades de pessoas com deficiência. A iniciativa reflete o compromisso da indústria em promover uma moda mais acessível e inclusiva.


“A Moda Inclusiva é essencial para garantir a representatividade de modelos com deficiência, ampliando a diversidade na indústria e fortalecendo o compromisso com a acessibilidade. Participar de um evento como a FebraTêxtil é uma oportunidade estratégica para sensibilizar o mercado e demonstrar que a inclusão está diretamente ligada à sustentabilidade, um tema cada vez mais relevante para as empresas. Sem acessibilidade, não há sustentabilidade, e essa é uma mensagem urgente que precisa ser compartilhada”, afirma Daniela Auler, idealizadora do conceito de Moda Inclusiva e CEO da Moda Inclusiva Conexões.


Com uma programação que uniu inovação e negócios, a FebraTêxtil 2025 consolidou seu papel como um evento essencial para o setor, impulsionando a indústria têxtil e proporcionando conexões estratégicas para profissionais e empresas.


Gigante global do setor de jogos amplifica alcance do plano de mídia com soluções e tecnologia do Grupo Unik

 

No último ano, o Grupo Unik - ecossistema de empresas que oferecem diferentes soluções para agências e marcas - tornou-se responsável pela produção, desenvolvimento, operação e otimização das campanhas de lançamento de alguns dos jogos da Ubisoft, editora francesa de jogos eletrônicos. 

 

O formato escolhido para amplificar o potencial do plano de mídia, foi o StreamingAds, tecnologia de mídia eficaz, que veicula vídeos em alta qualidade (Full HD) dentro do inventário de display, garantindo maior engajamento e atenção do usuário. Além disso, é uma alternativa mais sustentável, pois otimiza a transferência de dados, reduzindo significativamente o consumo de energia e a emissão de CO2, o que gera um impacto ambiental positivo.

 

Com isso, a campanha inicial  obteve mais de 1% de CTR (taxa de clique) e 42% de visualizações completas. Inclusive, as campanhas de Star Wars e Just Dance 2024, também obtiveram resultados positivos, consolidando o potencial e eficácia da tecnologia.

 

“Nosso foco é cada vez mais poder ajudar marcas e agências a alcançarem seus objetivos de mídia usando tecnologia de ponta atrelada a uma compra de mídia inteligente, eficiente e sustentável. Nossos clientes têm o desafio de se destacar em um ambiente digital cada vez mais fragmentado, onde a atenção dos consumidores é constantemente disputada por diversas marcas e plataformas. Nosso objetivo então é ajudá-los a capturar essa atenção de forma estratégica e inovadora.” afirma Patricia Abrell, diretora geral da BHalf Digital.

 

Durante o processo de desenvolvimento, implementação e suporte, a BHalf Digital -  empresa especializada em trazer tecnologias internacionais para o mercado Latino Americano - liderou o projeto, oferecendo suporte integral ao cliente, desde o primeiro contato até a entrega do resultado final. A equipe foi responsável pela elaboração do plano de mídia, definição da segmentação, criação dos criativos e otimização da campanha, garantindo máxima eficiência e desempenho para a Ubisoft.

 

Já a Hunx AI, empresa de deep tech voltada para inteligência artificial, automação e machine learning, transformando dados em valor estratégico, entrou com todo o desenvolvimento da tecnologia do formato StreamingAds para o projeto, E a Exiber, empresa que opera compra de mídia com excelência e performance, foi responsável pela operacionalização da entrega do formado. Ambas também fazem parte do Grupo UNIK.

"O foco do grupo é oferecer soluções inovadoras e personalizadas, utilizando tecnologia de ponta para ajudar marcas a alcançarem seus objetivos  no mundo digital de forma mais eficiente e inteligente. Nosso compromisso é gerar um impacto positivo para nossos clientes e estamos determinados a expandir ainda mais nossa atuação no mercado nos próximos anos.", complementa Michelucci.  

Sobre o Grupo Unik

O Grupo Unik é um ecossistema de empresas que oferecem diferentes soluções aos seus clientes, desde mídia, criação e edição de vídeo, desdobramento criativo até desenvolvimento tecnologico e automação de processos para agências e marcas. É formado pelas empresas BHalf Digital, Exiber, Dead Pixel e Hunx AI, que, juntas, prometem entregar experiências únicas e resultados incríveis.

Circuito Grey Goose traz coquetel exclusivo para os bares cariocas durante o Rio Open


Grey Goose, vodka francesa super premium do Grupo Bacardi, além de ser o destilado oficial do maior torneio de tênis da América do Sul, o Rio Open, promove o ‘Circuito Grey Goose’, uma iniciativa que levará a experiência do torneio para bares icônicos do Rio de Janeiro entre os dias 12 e 23 de fevereiro, proporcionando um momento de experimentação e engajamento.

Reconhecida por seu sabor excepcional e por ser destilada exclusivamente com trigo macio de inverno da região da Picardia e água da nascente de Gensac La Pallue, a Grey Goose reforça sua presença como parte indispensável do lifestyle premium do Rio Open. Com seu bar exclusivo dentro do torneio e o Circuito Grey Goose nos bares cariocas, a marca oferece uma experiência sofisticada para os apreciadores de coquetéis e tênis.

O Circuito Grey Goose convida o público a vivenciar o universo sofisticado do torneio por meio de um coquetel, criado especialmente para a ocasião. O ‘Match Point’drink oficial do Rio Open, que conquistou o público com sua combinação leve, refrescante e equilibrada. Na edição anterior do evento, o coquetel foi responsável por mais da metade das vendas totais de drinks, consolidando-se como o favorito entre os participantes.

O nome, inspirado no universo do tênis, reflete a tensão e a emoção dos momentos decisivos de uma partida. Servido em um elegante copo souvenir, o drink não apenas eleva a experiência dos convidados durante o evento, mas também oferece uma lembrança única para levar para casa, prolongando o vínculo com o torneio e a marca.

 

Serviço: 

  • Esch Café

Instagram: https://www.instagram.com/eschcafe_/ 

Endereço: Rua Dias Ferreira, 78 - Leblon, Rio de Janeiro - RJ, 22431-050.

 

  • Masi

Instagram: https://www.instagram.com/masi.rio/ 

Endereço: Av. Niemeyer, 769 - São Conrado, Rio de Janeiro - RJ, 22450-221.

 

  • Hotel Nacional

Instagram: https://www.instagram.com/hotelnacionalrio/ 

Endereço: Av. Niemeyer, 769 - São Conrado, Rio de Janeiro - RJ, 22450-221.

 

  • Arp Bar

Instagram: https://www.instagram.com/arpbar/ 

Endereço: R. Francisco Otaviano, 177 - Ipanema, Rio de Janeiro - RJ, 22080-046. 

 

  • Elena Horto

Instagram: https://www.instagram.com/elenahorto/ 

Endereço: Rua Pacheco Leão, 758 - Jardim Botânico, Rio de Janeiro - RJ, 22460-030.

 

Sobre Grey Goose

Grey Goose é uma renomada marca de vodka francesa, adquirida pelo grupo Bacardi em 2004, e líder no segmento de vodkas super premium. A vodka, destilada na região de Cognac, França, está no Brasil há mais de uma década e rapidamente se tornou sinônimo de sofisticação e qualidade entre consumidores de alto padrão. 

 

Sobre o Grupo Bacardi

Fundada por Don Facundo Bacardí Massó, em Santiago de Cuba, em 1862, a Bacardi está na sétima geração da sua família a comandar a empresa. Com presença em mais de 170 países, a companhia tem um portfólio com mais de 200 marcas e rótulos, incluindo o rum Bacardí, líder de vendas e premiações no mundo; o Gin Bombay Sapphire, líder mundial em sua categoria; e a Vodka Grey Goose, líder na categoria super premium.

Osklen apresenta nova edição limitada inspirada no Inhotim

 

Osklen e Inhotim respiram a mesma fonte de inspiração: a arte. O encontro de dois universos que expressam um movimento de integração com a exuberância botânica, a arquitetura e expressão artística, e que tem como objetivo em comum a construção de um novo olhar para as riquezas naturais e o design brasileiro. A nova coleção é parte do Osklen ArtSeries, projeto que busca promover o encontro da moda e arte com coleções de séries limitadas. Mais uma vez a composição paisagística e estética de Inhotim é protagonista e consolida essa sinergia que este ano celebra uma década de história.

 

Em 2015, Oskar Metsavaht e sua equipe mergulharam nas paisagens do Inhotim, museu de arte contemporânea e jardim botânico, localizado em Brumadinho, Minas Gerais, transformando o ambiente em um laboratório criativo. Dessa imersão nasceu uma expressão que explora, de forma singular a estética, a identidade e a cultura.
 

“Inhotim educa, seduz e transforma. É diferente de todos os museus do mundo, é onde você contempla a exuberância da nossa natureza, aliada à uma estética programada. É a mão da natureza e do homem em perfeita sintonia, em um cenário que emociona.” afirma Oskar.
 





As peças são vistas como uma tela em branco, prontas para contar novas histórias e evocar sentimentos, é o reflexo de um olhar artístico associado ao lifestyle e aos processos criativos de Metsavaht.
 

O resultado traduz a infinita flora do maior museu a céu aberto da América Latina. A cartela de cores traz o verde forest que faz parte do DNA da marca, além do preto e do off-white sempre presentes. Tons vibrantes das estampas tropicais reeditadas trazem o frescor da paisagem para vestidos, lenços e pareôs. Os acessórios também marcam presença com totes, pulseiras, pochete, mochila e chapéu.

 

“O Inhotim é o lugar onde arte, natureza e conhecimento se encontram de maneira singular, promovendo experiências transformadoras. A conexão com a Osklen transpõe para a moda elementos que fazem parte da identidade do Inhotim, como a valorização da cultura, o respeito à biodiversidade, o pensamento voltado à sustentabilidade e a promoção de diálogos entre diferentes expressões artísticas”, comenta Paula Azevedo, diretora-presidente do Instituto Inhotim.

 





A coleção estará disponível em edição limitada na Inhotim Loja Design, em lojas selecionadas da Osklen e em sua Digital Flagship.

 

Para ampliar a imersão entre arte e moda, a exposição Osklen Inhotim será apresentada no Studio OM.art, no Rio de Janeiro. A mostra resgata a experiência sensorial e conceitual vivida por Oskar Metsavaht durante sua residência artística no museu, revelando as interseções entre a profunda relação entre o corpo humano e a paisagem exuberante que abriga as obras. Aberta ao público de 20/02 a 23/03, a instalação convida à contemplação desse diálogo entre expressão criativa, natureza e estética.
 

Para saber mais, acesse: osklen.com.br/inhotim
 

Sobre OSKLEN Art Series 

Representação de um dos pilares da Osklen, através de um projeto de valorização da cultura brasileira e das vivências artísticas. A arte é um elemento constante em nosso inspiracional, o reflexo de um olhar artístico e arquitetônico que está diretamente associado ao lifestyle e aos processos criativos da marca. Ao longo dos anos, essa conexão se materializou em coleções que dialogam com grandes ícones da arte e do design, como Instituto Burle Marx, Bienal de São Paulo, Tarsila do Amaral e Lygia Clark, fortalecendo a narrativa que une moda e cultura.

 

Sobre Inhotim

Museu de Arte Contemporânea e Jardim Botânico, o Instituto Inhotim nasce da interseção entre arte, natureza e educação. Nos 140 hectares que compreendem a sua área, a pessoa visitante caminha entre milhares de espécies de plantas de diferentes continentes e um acervo artístico composto por esculturas, instalações, fotografias, pinturas e muitos outros formatos artísticos de grandes nomes da arte contemporânea nacional e internacional. Devido à sua extensão e localização – entre os biomas Mata Atlântica e Cerrado –, o Inhotim possibilita que artistas criem obras de forma singular e inovadora, além de viabilizar a exibição permanente de trabalhos em grande escala. É essa experiência integrada da criação artística, natureza, território, em uma programação sempre viva, que faz do Inhotim um lugar único no mundo. Aberto ao público desde 2006, o Instituto Inhotim já recebeu mais de 4 milhões e 400 mil pessoas e, atualmente, têm ingressos gratuitos em todas as quartas-feiras e no último domingo do mês.

 

Sobre o Studio OM.art

O ateliê de artes plásticas de Oskar Metsavaht reúne o seu estúdio para desenvolvimento e produção de diversos projetos de arte e um espaço expositivo. Abriga conteúdos de reflexão contemporânea sobre arte, ciência e filosofia, por meio do olhar de curadores, artistas e intelectuais convidados. Promove a difusão de ideias criativas e o pensamento crítico por meio da arte, em suas mais diversas formas, técnicas, linguagens e plataformas.
 

Inaugurado em maio de 2018 com ‘Rhodislandia: Hélio Oiticica’, seguido por diversas exposições coletivas e individuais, tais como: ‘Dialética’, uma coletiva com obras de artistas contemporâneos brasileiros; ‘Experienza Live Cinema #4’, dos artistas Raul Mourão e Cabelo; ‘Respire Comigo − Lygia Clark’ - abrindo as comemorações do centenário da artista, entre outras.


PARA TODAS AS IDADES! STYLIST DÁ DICAS DE FANTASIAS PARA APROVEITAR O CARNAVAL E CURTIR A FOLIA EM GRANDE ESTILO

 

Sinônimo de alegria e diversão, o Carnaval é uma das festas mais aguardadas do ano! Marcado por muito brilho e looks divertidos, o clima carnavalesco permite que todos despertem o lado mais criativo – de adultos a crianças - e aproveitem o feriado com tudo que se têm direito: muito brilho, cores e diversão!

 

E quem ainda não decidiu qual será a combinação perfeita para curtir a folia, a Caedu tem a escolha certa. A coleção de Carnaval da varejista traz uma seleção de peças e acessórios com muito brilho e personalidade para todas as idades aproveitarem a festa ao máximo. Confira!

 

:: FANTASIAS ENTRE AMIGOS

Para deixar o Carnaval ainda mais animado, nada melhor do que investir em fantasias que podem ser usadas em grupo! “Além das fantasias de ‘times’, como super-heróis, vale também apostar em personagens de filmes mais recentes, como Divertida Mente. Para escolher a melhor combinação, minha sugestão é sempre optar por elementos que remetam às cores da animação”, comenta.

 

 

 

:DIVERSÃO ENTRE AS CRIANÇAS

Além de muita animação, o Carnaval tem o poder de despertar o lado lúdico dos pequenos. “Além das opções mais clássicas, como princesas e heróis, esse é um momento superlegal para aproveitar com as crianças e apostar em fantasias combinando. Desde uma camiseta estampada, até algo mais temático, como se vestir de sereia, aproxima ainda mais os adultos dos pequenos.”



 

:: O PODER DOS ACESSÓRIOS

“Se, por conta da correria do dia a dia, não der tempo de escolher uma fantasia para chamar de sua, a solução é fácil: invista nos acessórios.”

 

A parceira da Caedu comenta que, com as escolhas certas, até o look mais simples pode ganhar um toque especial. “As tiaras, por exemplo, além de divertidas, garantem personalidade à combinação. Outra opção que também estará em alta são os óculos com formatos diferenciados, como flor e coração, que, além de tudo, ajudam a proteger do sol”, Samanta.  

 


 

:: METALIZADO, BRILHO E MAIS UM POUCO! 

O Carnaval é a época do ano em que é permitido usar e abusar de todas aquelas peças que, às vezes, ficam guardadas no guarda-roupa por chamarem muita atenção no dia a dia. Por isso, essa festividade é a desculpa perfeita para tirar esses modelos do armário e colocá-los para jogo!

 

“Gosto de dizer que, durante a folia, quanto mais, melhor! Para 2025, as principais apostas seguem sendo os conjuntos de top e hot pants, que garantem muito conforto e praticidade, principalmente para quem vai curtir os bloquinhos.”

 


 

Sobre a Caedu

 

Presente no mercado há 50 anos, a Caedu é uma empresa varejista nacional com posicionamento de negócios voltado para o melhor custo-benefício, que atua com moda feminina, masculina, juvenil e infantil, especializada em roupas, lingerie, calçados e acessórios. Com mais de 98 lojas localizadas em cidades do estado de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Brasília, no Distrito Federal e Rio Grande do Sul, além do e-commerce: www.caedu.com.br, e via aplicativo Caedu, a marca é referência ao oferecer a seus clientes um mix de produtos completo, variado e moderno para toda família brasileira, oferecendo qualidade a preços acessíveis com atendimento alegre e acolhedor.

 

 

Oscar 2025: Especialista Comenta sobre Estilo de Fernanda Torres e Faz Previsões sobre o Look da Premiação

 

Fernanda Torres tem se destacado no cenário internacional, especialmente após a campanha do filme Ainda Estou Aqui. Com uma estética que mistura o clássico contemporâneo e o conceito de quiet luxury, seu estilo passou a ser visto com uma nova perspectiva — mais minimalista, sofisticado, sensual de forma sutil e sempre impecável nos materiais e modelagens. Para Manu Carvalho, stylist, consultora de moda e coordenadora do curso de Fashion Styling do Istituto Europeo di Design, esse é o tipo de estilo que tem se tornado a assinatura da atriz. Ela define: "O estilo de Fernanda é clássico, minimalista e sofisticado. Ela escolhe peças que equilibram sensualidade e austeridade, o que reflete uma elegância atemporal e discreta."

A maratona internacional de Fernanda trouxe à tona um estilo que não só se distanciou dos exageros de brilho e cores vibrantes, mas abraçou uma linha mais austera, alinhada à sua história e ao personagem que interpreta. "Ela está se conectando com um estilo que é o oposto dos looks exagerados e ultracoloridos. Como ela mesma disse, está usando o que Eunice Paiva usaria", comenta Manu. "Essa escolha por um visual mais discreto e até austero tem tudo a ver com a sua jornada e o papel que está desempenhando."

Quando questionada sobre o look mais marcante de Fernanda em premiações, Manu aponta sua aparição no Golden Globe: "Eu diria que o look do Golden Globe foi o mais marcante. O que chamou atenção foi a sensualidade que ela conseguiu transmitir de forma sutil e elegante, sem exageros. Foi um visual que exalava confiança e sofisticação de uma maneira muito natural."

E o que podemos esperar do look dela no Oscar? Para Manu, a aposta é clara: "Acredito que Fernanda vai continuar com a mesma linha minimalista e chique que tem sido sua assinatura. No Oscar, ela provavelmente irá seguir essa estética clássica, minimalista, mas com aquele toque de sofisticação que sempre a acompanha." Quando questionada sobre qual estilista ela acredita que Fernanda escolherá, Manu fica em dúvida, mas se arrisca: "Se eu tivesse que apostar, diria que Dior ou Chanel são as opções mais prováveis, baseando-me nas escolhas anteriores e na identidade que ela tem demonstrado."

Em um mundo aonde as tendências vêm e vão, o estilo de Fernanda Torres se mantém relevante e intemporal, marcando sua presença com escolhas que celebram o que há de mais elegante e sofisticado no universo fashion. Como Manu Carvalho conclui: "Fernanda é um exemplo perfeito de como o estilo pode evoluir, mas sempre mantendo a essência da pessoa. Ela tem conseguido equilibrar o clássico e o contemporâneo de maneira impecável."

Sobre o IED
Com quase 60 anos de história internacional, o Istituto Europeo di Design celebra, em 2025, 20 anos de atuação no Brasil. Desde a inauguração de sua primeira sede em São Paulo, em 2005, e posteriormente no Rio de Janeiro, em 2014, o IED se consolidou como a melhor faculdade de Design no país e a única integralmente dedicada ao tema.

O IED oferece cursos de Graduação, Pós-Graduação, Extensão, sendo reconhecido como um centro internacional de excelência em Design. Com mais de 300 cursos de Pós-Graduação, atende anualmente 10 mil estudantes, conta com 3 mil docentes em suas sedes e oferece mais de 100 títulos de cursos de Graduação. Ao longo de sua trajetória, já formou mais de 100 mil alunos de diferentes nacionalidades, conectados através de sua plataforma Alumni, facilitando networking e colaboração além de reforçar seu pilar de internacionalização da educação. Também, conta com mais de 170 parcerias acadêmicas internacionais que fortalecem a conexão entre mercado e academia no IED no mundo todo.

20 de fevereiro de 2025

Bets: a importância da educação financeira na adolescência

 


A relação dos adolescentes com jogos de apostas pode se tornar complexa e preocupante. Casos de adolescentes endividados em razão das bets, as apostas online, têm se tornado cada vez mais frequentes. O pagamento de apostas por pessoas menores de 18 anos costuma acontecer de diversas formas, sendo as mais comuns via PIX, cartões pré-pagos, cartões de crédito e aplicativos de pagamento que permitem transferências rápidas. 

“Por serem menores de idade, quem acaba se responsabilizando pelas dívidas decorrentes do descontrole do valor gasto em apostas online são os pais e responsáveis, já que muitos usam meios de pagamentos vinculados aos deles. Por essa razão, o impacto do valor gasto pela faixa etária entre 14 e 18 anos nessas plataformas na saúde financeira das famílias requer atenção. Além de questões emocionais, esse descontrole pode se dar por não terem uma relação saudável com o dinheiro”, observa Camila Poltronieri Flaquer, head de Cobrança Digital da Recovery, empresa do Grupo Itaú e líder na compra e gestão de créditos inadimplentes no Brasil.

Segundo um estudo do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em 2024, no Brasil, 71,7% dos estudantes de 15 anos não conseguiam fazer cálculos de um orçamento. A maioria também não entendia como funcionam os empréstimos nem sabia analisar extratos bancários.

Isso reforça a importância de educar crianças e jovens a usar conscientemente o dinheiro, visto que são hábitos mais fáceis de serem adquiridos cedo. “Ensinar educação financeira para adolescentes é fundamental para que eles desenvolvam uma relação saudável com o dinheiro desde pequenos”, aponta a especialista. 

Confira a seguir algumas dicas práticas que os pais podem seguir para aprimorar a educação financeira dos adolescentes:

  1. Converse abertamente sobre dinheiro - Crie um ambiente onde falar sobre finanças seja natural. Em supermercados e lojas, comente o valor dos itens que costumam consumir e esclareça a importância de fazer boas escolhas para gerenciar bem o orçamento familiar.  Comente, por exemplo, se o valor de um item está mais caro e apresente alternativas que sejam adequadas à realidade financeira de vocês.
  2. Dê o exemplo - Demonstre hábitos financeiros saudáveis no dia a dia. Mostre como você planeja despesas, economiza e prioriza gastos. Explique, por exemplo, que é necessário primeiro separar uma quantia para despesas essenciais como água, luz e alimentação e, só depois, investir em momentos de lazer e afins.
  3. Crie um orçamento simples - Ensine-os sobre a importância de todos os membros da família contribuírem com o orçamento mensal. Elabore uma planilha ou use um aplicativo simples de celular para mostrar como podem controlar as receitas (mesada ou trabalho) e as despesas (transporte, alimentação e lazer) pessoais. Converse com frequência sobre se estão conseguindo equilibrar o orçamento e ajude-os a resolver dúvidas.
  4. Incentive que realizem sonhos - É comum adolescentes desejarem comprar um item de vestuário que não possui, um celular novo ou um ingresso para um show com os amigos. Incentive que economizem, sempre que possível, para atingir esse objetivo. Explique o quanto deveriam economizar para cumprir esse objetivo e, quando conseguirem, celebre. Isso reforça comportamentos positivos e mostra a importância de ter metas.
  5. Estimule a reflexão sobre escolhas financeiras - Após compras, incentive-os a refletir sobre as decisões que tomaram. Pergunte se foi uma boa compra e o que poderia ter sido feito de diferente.   Aproveite para ajudá-los a diferenciar entre o que realmente precisam e o que desejam. Esse entendimento é fundamental para incentivar um consumo consciente (algo essencial para evitar gastos por impulso).
  6. Oriente o que fazer se gastaram mais do deveriam - Esteja sempre disponível para ajudar, caso o orçamento saia do controle. Comente o que são dívidas e como os juros funcionam. Use exemplos práticos, como cartões de crédito, para ilustrar os riscos de não pagar em dia, visto que na fatura de pagamento geralmente há indicações sobre tarifas e juros por pagamento em atraso. Planeje a quatro mãos um plano de economia para colocar o orçamento em dia e evitar novas dívidas.

“Ao implementar essas estratégias, os pais e responsáveis podem ajudar os adolescentes a desenvolverem habilidades financeiras que serão valiosas ao longo de suas vidas. A chave é manter o diálogo aberto e encorajar a prática contínua. Assim, caso ocorra algum descontrole, será viável avaliar se foi uma falha na gestão do dinheiro disponível ou alguma questão emocional. Se for, vale procurar uma ajuda de um especialista”, conclui Camila.

Sobre a Recovery  

A Recovery é uma empresa do Grupo Itaú e plataforma focada em recuperação de crédito no Brasil. Líder de mercado, a companhia possui sob sua gestão mais de R$ 150 bilhões de créditos inadimplidos e, atualmente, mais de 35 milhões de clientes com dívidas ativas em sua base. Mais informações em https://www.gruporecovery.com