

27 de fevereiro de 2025
Carnaval do Terra traz Thelminha e Carol Peixinho como protagonistas em 2025

Celebrando safra de uva histórica em 2025, setor vitivinícola chega aquecido para a Wine South America
Uma safra excelente em quantidade e qualidade. É assim que o setor vitivinícola vem definindo a colheita de uvas que está sendo realizada no início deste ano. As projeções apontam que mais de 700 mil toneladas da fruta devem ser colhidas até março apenas no Rio Grande do Sul, igualando ou superando toda a produção nacional registrada em 2024. Essa safra histórica para o setor poderá ser celebrada em maio, na Wine South America, que será realizada em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. A feira, que é uma das mais importantes de wine business da América Latina, ocorre de 6 a 8 de maio.
Além de destacar a quantidade acima da média da safra, Daniel Panizzi, presidente da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), reforça que a qualidade das uvas está excepcional tanto na categoria de espumantes e vinhos finos, como no segmento de vinhos de mesa e suco de uva. "Em 2020, tivemos uma safra que elevou os padrões dos nossos vinhos e a procura, consequentemente, foi maior por aqueles rótulos. Isso deve ocorrer também com os vinhos produzidos em 2025. Esse ano se confirmou como mais uma grande safra para os vinhos gaúchos", destaca Panizzi.
Ao ser realizada no primeiro semestre de forma inédita, a 5ª edição da Wine South America ocorre justamente no período pós-safra, onde os primeiros resultados da safra 2025 poderão ser negociados. “Maio é um momento importante porque ele abre uma janela de venda de vinhos tintos para o período de inverno. No Brasil, temos o Sul e o Sudeste com características climáticas que favorecem a venda dessa categoria no frio. Mas logicamente, além dessas regiões, todo o Brasil é contemplado na feira, pois vemos compradores de todo o país”, lembra o presidente.
A WSA é destinada ao público profissional do universo do vinho. Em três dias, a feira deve promover mais de 2 mil reuniões de negócios, confirmando a vocação de reunir compradores qualificados e também de ser uma plataforma de relacionamento e vendas entre o mundo do vinho e a América Latina.
Os compradores que passam pela WSA também podem aproveitar o momento para conhecer as vinícolas da região, já que a WSA ocorre no coração da Serra Gaúcha, principal polo produtor do setor no Brasil. “O Rio Grande do Sul responde por cerca de 85% da produção de vinhos brasileiros e a Serra é a maior região produtora. O período de WSA, portanto, é muito importante para a divulgação dos nossos produtos, mas também para a promoção do nosso enoturismo como um todo”, acredita Panizzi. Todas as informações da WSA podem ser conferidas no www.winesa.com.br.
Fotos: Vagão Filmes, Divulgação
Sobre a Wine South America
A Wine South America será realizada de 6 a 8 de maio de 2025, na Serra Gaúcha. A região é a maior produtora de vinhos e espumantes do Brasil.
A cidade de Bento Gonçalves, sede do evento, é conhecida como a capital brasileira da uva e do vinho e contempla a importante denominação de origem (DO) Vale dos Vinhedos. O município de Pinto Bandeira, que fica a poucos quilômetros de Bento Gonçalves, conta também com a certificação de Denominação de Origem de Espumantes, tornando-se a primeira DO de espumantes do Novo Mundo.
A WSA reunirá em único ambiente mais de 360 marcas nacionais e internacionais, oferecendo um amplo espaço para a realização de grandes negócios dentro de toda a cadeia vitivinícola. A Wine South America é ideal para estreitar relacionamentos e ver de perto a maior concentração de vinhos da América Latina.
NISSIN celebra novo Lámen sabor Cuscuz com Calabresa junto ao grupo 'Fundo de Quintal OFC'
O sabor que surpreendeu consumidores do Norte e Nordeste agora ganha trilha sonora. A NISSIN FOODS DO BRASIL lança a campanha do novo Nissin Lámen Cuscuz com Calabresa, estrelada pela banda Fundo de Quintal OFC. A ação é composta por dois filmes que são embalados por músicas inéditas, destacando a versatilidade do produto e reforçando o slogan: ‘De todo jeito, perfeito’.
O primeiro filme, que estreia em 24 de fevereiro, promete ficar na cabeça do público com um refrão animado: “Nissin Lámen de Cuscuz, tão gostoso que seduz”. Já na segunda produção, prevista para março, o grupo exalta os sabores típicos da região: “Nissin Lámen de Cuscuz, é sucesso garantido! Com charque ou queijo coalho, é meu Lámen preferido”.
“Esse produto foi criado para valorizar os ingredientes típicos do Brasil e oferecer produtos que realmente façam parte do dia a dia dos nossos consumidores. O Cuscuz com Calabresa é um exemplo disso: combina um prato tradicional com a praticidade do Lámen. Para traduzir essa essência, trouxemos os meninos da banda Fundo de Quintal, que têm uma forte conexão com a cultura popular e a alegria que queremos transmitir”, explica Danielle Ximenes, gerente de Marca da NISSIN FOODS DO BRASIL.
A escolha do Fundo de Quintal OFC para protagonizar a campanha não é por acaso. A parceria entre a NISSIN e o grupo já rendeu prêmios, como o Grand Meta Award, conquistado com a campanha da linha Nosso Sabor. Agora, a marca aposta novamente na conexão autêntica do grupo com o público para celebrar o lançamento.
A campanha estará no ar entre fevereiro e março, com presença forte nas redes sociais (TikTok, Facebook, Instagram e YouTube) e veiculação dos filmes na TV aberta no Recife, Salvador e São Luís.
“Cuscuz com Calabresa já é um prato aclamado no Norte e Nordeste do Brasil e agora também virou o novo sabor do Nissin Lámen. Tão popular quanto esse prato, somente os meninos do Fundo de Quintal OFC. Nos juntamos mais uma vez com o grupo pra provar que Nissin Lámen é, de todo jeito, perfeito,” comenta Kojiro Tanoue, Diretor Executivo de Criação da Dentsu Creative.
Ficha Técnica: Nissin Lámen Cuscuz
Anunciante: Nissin Foods Brasil Ltda
Campanha: Lamen Cuscuz
Agência: Dentsu Creative
Chief Creative Officer: Ricardo Dolla
Diretor Executivo de Criação: Kojiro Tanoue e Pedro Reis
Redação: Mário Lins
Direção de arte: Eduardo Ataide
Produção: Juliana D’Antino, Indaiara Pelizario e Marcela Veroneze
Negócios: Bruno Panico, Marcella Sousa, Pamella Kacelnikas e Jennifer Areco
Conteúdo: Viviane Teves Frohlich e Camila Nissim
BI: Silvia Visani, Bruno Honório, Camille Grillo, Diogo Cruz, Naiky Rigatos
Mídia: Viviana Maurman, Leandro Lourenço, Wanderson Esteves e Ana Beatriz Sant’Anna
Aprovado por: Kosuke Hara, Yoshimi Miura, Ana Fossati, Tatiana Curi, Danielle Ximenes, Ingrid Mangiro e Eduardo Almeida
Produtora: Fantástica Filmes
Direção de Cena: dudu
Direção de Fotografia: Elisandro Dalcin
Assistentência de Direção: Eloisa Mendes
Produção Executiva Criativa: Marlon Klug
Produção Executiva: Herminio Vinholi Jr
Gerência de Projetos: Ana Maria Sequinel
Coordenação e Direção de Produção: Marina Rossignoli
Direção de Arte: Gabrielle Windmuller
Efeitos e props: Andrei Sezerino e Jonathan Rodrigues
Elenco: Fundo de Quintal OFC (Riquelme dos Santos, Eulisses Nascimento,
Denilson de Araujo, Rhuan Miranda, Victor Santos, Matusalém dos Santos e Jaime
Santos)
Supervisão de Produção: Karine Barros
Assistência de Produção: Marcela Kozinski
Coordenação de Pós-produção: Maguilla e Renata Peterlini
Montagem: Allan Carvalho
Color: Allan Carvalho
Cleaning: Jean Estevão
Produtora de Áudio: Lua Nova
Produtor: Fred Benuce
Direção Musical: Thomas Roth
Finalizador: Júlio Brasileiro / Gabriel Schubsky
Atendimento: Ana Cristina Izzo
Coordenadora: Adriana Coimbra
A NISSIN FOODS DO BRASIL é uma empresa do Grupo NISSIN FOODS e se consolidou no País como líder no segmento de macarrão instantâneo. Atualmente, fabrica 54 produtos para consumidores diretos no Brasil e 12 produtos para exportação. Com fábricas em Ibiúna (São Paulo) e Glória do Goitá (Pernambuco), investe sempre em boas práticas para satisfazer as necessidades de seus consumidores e melhorar continuamente seus produtos e serviços.
Dia da Ressaca: 5 dicas para evitar o sofrimento no Carnaval
Nesta sexta-feira, 28, é comemorado o Dia da Ressaca, uma data curiosa que lembra a importância de manter certos cuidados ao ingerir bebidas alcoólicas. Além disso, em 2025 a data é celebrada justamente na véspera do Carnaval, período que tradicionalmente o brasileiro costuma conviver com uma boa ressaca após quatro dias de folia.
1. Hidrate-se regularmente
2. Escolha vinhos mais leves
O tipo de vinho pode fazer toda a diferença no dia seguinte. Evite vinhos excessivamente doces ou com alto teor alcoólico, pois eles sobrecarregam o organismo e aumentam o risco de ressaca.
3. Dê preferência para acompanhamentos leves e balanceados
Saber respeitar o corpo é fundamental. À medida que a noite avança, fique atento aos sinais de que é hora de reduzir o ritmo ou encerrar a degustação. O vinho é uma celebração de momentos, e aproveitá-lo com moderação é a melhor forma de garantir o bem-estar e uma experiência satisfatória.
Raphael reforça a importância de equilíbrio e responsabilidade na hora de consumir vinho. “O vinho nos convida a desacelerar e compartilhar momentos inesquecíveis com aqueles que amamos. Quando degustamos sem pressa, apreciando cada detalhe, evitamos excessos e desfrutamos a experiência de forma completa”, conclui Zanette.
Neste ano, o Dia da Ressaca reforça uma mensagem importante: ao evitar excessos, você celebra com mais leveza e saúde. Seja em um baile de Carnaval ou em um jantar tranquilo, essas dicas vão ajudar a aproveitar o melhor do vinho com moderação e saboreie cada momento sem consequências desagradáveis no dia seguinte.
Sobre o Grupo Vino!
Com o objetivo de democratizar o consumo de vinhos a um preço acessível, o Grupo Vino! inaugurou a primeira loja em 2015. A partir de 2019 passou a expandir a operação para outros estados brasileiros e hoje conta com mais de 61 unidades de wine bars espalhadas pelo país.
26 de fevereiro de 2025
A Nova Estratégia do Streetwear Brasileiro para Transformar Consumidores em Fãs
O streetwear deixou de ser apenas um segmento de moda para se tornar um movimento cultural e econômico. Estima-se que o mercado global de streetwear ultrapasse os US$ 200 bilhões até 2024, crescendo a um ritmo consistente impulsionado por marcas independentes que valorizam autenticidade e engajamento de nicho. No Brasil, o mercado segue a tendência, com novas marcas emergindo e explorando a cultura de comunidade, conexão emocional e personalização.
Entre essas marcas, a Akabomb, fundada por Lucca Akabomb, destaca-se com uma abordagem que vai além do produto, transformando consumidores em verdadeiros fãs por meio de marketing centrado na experiência e em valores compartilhados.
De Cliente a Fã: A Estratégia da Cultura de Comunidade
Para Lucca, o segredo do crescimento da Akabomb não está apenas nas peças que vende, mas na mensagem que transmite. “Não estamos vendendo roupas, estamos vendendo uma atitude. Queremos que nossos clientes sintam que fazem parte de algo maior. Cada peça conta uma história e reforça a ideia de que você pode ser você mesmo, sem medo de julgamentos”, afirma o fundador.
Esse posicionamento é reforçado pelo mantra da marca: “Pronto para ser julgado!”, um chamado à autenticidade e à confiança pessoal, que ressoa especialmente entre jovens que buscam se expressar de maneira genuína.
Dados que Sustentam a Estratégia
De acordo com uma pesquisa da McKinsey, 71% dos consumidores estão mais propensos a comprar de marcas que compartilham seus valores. A Akabomb capitaliza esse comportamento, criando campanhas e coleções que dialogam diretamente com seu público-alvo, ao invés de adotar uma comunicação de massa. Como resultado, a marca observou um crescimento de 105% no faturamento entre 2023 e 2024, impulsionado pelo boca a boca e pelo engajamento orgânico nas redes sociais.
Além disso, a Akabomb aposta no conceito de slow fashion, que valoriza produções menores, peças duráveis e consumo consciente. Segundo Lucca, “não queremos apenas vender mais rápido, queremos vender melhor. Cada cliente que veste Akabomb sabe que está comprando qualidade, história e um propósito.”
Como a Akabomb Constrói Engajamento Sustentável
A marca entende que um cliente satisfeito é o maior embaixador de qualquer negócio. Para isso, implementa táticas que estimulam a lealdade e reforçam o vínculo emocional:
- Atendimento Personalizado: Cada compra é acompanhada por mensagens exclusivas e, em alguns casos, brindes inesperados. Essa prática de overdelivery surpreende e fideliza.
- Conteúdo Gerado por Usuários (UGC): Incentivar clientes a compartilharem fotos e experiências nas redes sociais fortalece o senso de pertencimento e aumenta a exposição da marca.
- Eventos e Colaborações: A Akabomb promove encontros e parcerias com artistas e influenciadores que compartilham sua visão, criando um ecossistema cultural em torno da marca.
Crescimento sem Perder a Autenticidade
Um dos maiores desafios das marcas de streetwear é crescer sem perder a essência que as torna únicas. Lucca Akabomb está ciente desse risco e planeja expandir mantendo o DNA da marca. “A autenticidade está no centro de tudo o que fazemos. Mesmo à medida que crescemos, queremos continuar sendo uma marca que representa quem somos e o que acreditamos.”
O Futuro do Streetwear e da Akabomb
Com o mercado de streetwear projetado para continuar crescendo e se fragmentando em nichos ainda mais específicos, marcas que conseguem equilibrar autenticidade, propósito e escala estão melhor posicionadas para o sucesso. A Akabomb pretende dobrar sua base de fãs até 2030, mantendo-se fiel ao seu mantra e continuando a inovar em produtos, marketing e experiências.
“Estamos construindo um movimento, não apenas uma marca”, conclui Lucca. E, no dinâmico universo do streetwear, esse movimento já está deixando uma marca profunda e duradoura.
Sobre a Akabomb
A Akabomb é uma marca de streetwear brasileira fundada em 2017 por Lucca Akabomb. Com o mantra “Pronto para ser julgado!”, a Akabomb busca promover autenticidade e autoconfiança, encorajando seus clientes a expressarem sua verdadeira essência. A marca é reconhecida pela alta qualidade e atendimento personalizado, proporcionando uma experiência única. Desde 2022, a Akabomb tem dobrado suas metas e pretende se tornar a maior marca de streetwear do Brasil até 2032.
Para mais informações acesse:
site: www.akabomb.com.br
instagram: https://www.instagram.com/
Tendências para fotografia de casamento em 2025: De fotografia noturna e cores autênticas a retratos clássicos
O setor de casamentos está evoluindo e com isso, o estilo de fotografia dessas ocasiões também transforma-se. A mídia renomada de moda, como a Vogue, prevê que, em 2025, os casamentos em cidades interioranas e a fotografia analógica estarão em alta. Para os fotógrafos brasileiros, estão em alta: o crescente foco na fidelidade das cores e na imersão da cena, o retorno dos retratos clássicos e o uso da inteligência artificial para simplificar fluxos de trabalho e acelerar a entrega das fotos.
Para trazer mais detalhes sobre essas tendências, a Aftershoot – uma ferramenta completa desenvolvida para simplificar o fluxo de trabalho dos fotógrafos – realizou uma pesquisa com profissionais renomados no Brasil e ao redor do mundo. Confira os principais destaques da fotografia de casamento para 2025.
1. O Brilho da Fotografia com Flash Direto
Historicamente, muitos fotógrafos evitavam o uso do flash direto, associando-o a uma iluminação intensa demais ou a erros de iniciantes. No entanto, a abordagem de 2025 transforma essa concepção e decide explorar as qualidades únicas dessa técnica. Essa tendência permite capturar momentos espontâneos com um toque editorial impactante, independente do ambiente. Para Alexandra e Andrei "TheMezzinoi", fotógrafos de moda e casamentos que atuam na França, Itália e outros países, "o que antes era visto como uma limitação agora é reconhecido como um diferencial."
2. O Retorno dos Retratos Clássicos
Mesmo com casamentos cada vez mais despojados e desconstruídos, os retratos clássicos continuam atrativos. A demanda por fotos bem executadas, que capturam a essência dos noivos, segue em alta. Lucas Lermen, fotógrafo de casamentos de terceira geração no Brasil, destaca que esses retratos remetem às imagens atemporais que nossos pais e avós valorizam, agora aprimoradas com técnicas mais sofisticadas para capturar momentos naturais e espontâneos – mesmo nas fotos posadas.
3. Precisão de Cores e Imersão na Cena
Uma das principais tendências de 2025 é a valorização das cores autênticas e vibrantes, que preservam a história real do casamento. Em vez de filtros exagerados ou edições sem saturação, fotógrafos estão priorizando tons naturais e realistas, que refletem a essência do momento. "Essa abordagem não apenas ressalta a emoção genuína do dia, mas também intensifica a sensação de imersão, transportando o casal e os convidados de volta ao grande dia", afirma Junior Barreto, fotógrafo brasileiro especializado em casamentos.
4. A Magia da Fotografia Noturna
Escapar da pista de dança para uma sessão de fotos noturna, pode criar imagens dramáticas, íntimas e audaciosas. Para Saya Chontag, fotógrafa de casamentos em destinos internacionais, que divide seu tempo entre Paris e Ásia,, essa tendência está ganhando força e traz um toque de encanto extra aos registros dos casamentos.
5. Desfoque intencional para contar histórias dinâmicas
"O blur de movimento não é mais um erro – consideramos uma escolha artística intencional que adiciona dinamismo e emoção à fotografia de casamento", explicam Federica Ariemma e Matte Lomonte, fotógrafos internacionalmente renomados e baseados em Puglia, na Itália.
6. Entrega Instantânea de Fotos
Os casais de hoje querem ver suas fotos o mais rápido possível e não estão dispostos a esperar meses. Ferramentas de inteligência artificial ajudam os fotógrafos a atender essa demanda. "A IA está revolucionando a fotografia de casamento, simplificando o fluxo de trabalho sem comprometer a essência artística. Com ferramentas como a Aftershoot, conseguimos entregar imagens impecáveis em menos tempo, proporcionando um serviço mais rápido e personalizado para os casais", destaca Junior Barreto.
7. Abraçando a Elegância Editorial: O Casamento como uma Obra de Arte
Com experiência na fotografia de moda, Saya Chontag sempre sonhou em ver os casais adotando um estilo editorial para seus casamentos. Em 2025, a criatividade estará no centro das celebrações e irá trazer a sofisticação das revistas de luxo para os álbuns de casamento.
"Para ajudar meus casais a alcançar esse visual, trabalho em conjunto na criação de um painel de inspiração que reflete sua personalidade e estilo. Desde poses marcantes e styling exclusivo, até iluminação dramática e detalhes minuciosamente escolhidos, construímos uma narrativa visual que transforma o casamento em uma história digna de capa de revista", explica Saya Chontag.
Sobre o Aftershoot
Aftershoot é um software inovador de seleção, edição e retoque de fotos com tecnologia de IA, desenvolvido para ajudar fotógrafos em seu fluxo de trabalho de pós-edição. Fundada em 2020, a Aftershoot foi criada com a missão de facilitar a vida dos fotógrafos por meio da tecnologia. Uma plataforma que ajuda as partes mais demoradas do pós-processamento, permitindo que os fotógrafos se concentrem no que amam ou até mesmo invistam em seus negócios. A plataforma possui três módulos principais: AI Culling para seleção inteligente de imagens, AI Edits para edição consistente e o futuro AI Retouching, um novo modo projetado para capacitar os fotógrafos ao lidar com a parte monótona das rotinas de retoque pós-processamento com tecnologias avançadas de IA.
Saiba mais sobre as ferramentas de IA do Afershoot e seus recursos mais recentes em https://aftershoot.co/brazil.
Com ativações em blocos e parcerias, Daki marca presença no carnaval de São Paulo
A Daki, aplicativo de mercado online e referência em entregas ultrarrápidas, preparou uma série de ativações para o Carnaval de rua de São Paulo. A marca distribuirá brindes em seis blocos selecionados, estacionará sua famosa Kombi em um shopping da capital e ainda traz no aplicativo diversas categorias especiais com produtos e descontos de marcas como Mondelez, Pepsico e Ambev. O objetivo é reforçar sua proximidade com o público e se conectar com os consumidores que participam da folia, seja na rua ou em casa.
Nos blocos Sainha de Chita (22/02), Quizomba (23/02), Bloco do Adorno (01/03), Benjores (02/03), Me Lembra (03/03) e Bloco Bastardo (04/03), promotores da Daki distribuirão chapéus em horários estratégicos, garantindo tanto a proteção do sol no calor intenso que tem assolado a cidade nos últimos dias, quanto a interação e visibilidade da marca entre os foliões. Além disso, no app já é possível encontrar categorias como o “Bloquinho da Cerveja”, “Bloquinho dos Destilados” e descontos em chocolates, salgadinhos, sucos e até produtos para casa. Entre as principais marcas parceiras promovendo ofertas este ano estão: Mars, Pepsico, Natural One, Mondelez, Beam, Kellogs, Ambev, Nestlé, Red Bull, Xeque-Mate, Heineken e Reckitt.
Além disso, a Daki segue ainda com as ativações com a sua Kombi personalizada, que já fez sucesso em outros anos e estará instalada no Shopping Eldorado entre os dias 01 e 04 de março. Com a intenção de oferecer experiências divertidas e interativas, como a roleta de prêmios com brindes exclusivos de produtos das marcas parceiras e itens da Daki, a Kombi é uma das apostas da marca para se aproximar das famílias neste feriado.
As expectativas para o período são altas. Para se ter uma ideia, durante o carnaval em 2024, levantamento realizado pela Linx apontou que a venda de bebidas alcoólicas cresceu 12%, em relação a 2023, e a tendência observada nos últimos anos indica que o aumento é constante e gradativo durante as festividades. Somado a isso, uma pesquisa feita recentemente pela MindMinders sobre as expectativas para o Carnaval 2025 aponta que 81% dos foliões planejam consumir bebidas alcoólicas neste período, enquanto 65% consomem alimentos.
O Carnaval de rua de São Paulo é um dos maiores do Brasil, reunindo milhões de foliões em centenas de blocos espalhados pela cidade. Em 2024, mais de 15 milhões de pessoas participaram da festa e a projeção para este ano é atingir os 16 milhões, movimentando a economia local e consolidando a data como um dos momentos mais relevantes do calendário da cidade.
Nos blocos escolhidos, com um público estimado em mais de 70 mil foliões, a ativação da Daki busca comunicar a marca para consumidores com um perfil diverso, criativo e engajado. A curadoria dos blocos foi realizada com base no alinhamento estratégico da marca e na experiência única proporcionada por cada um deles.
“A Daki quer estar presente cada vez mais no dia a dia dos consumidores e o Carnaval é o momento perfeito para reforçarmos essa conexão”, declara Felipe Carlo, Diretor de marketing da Daki. “Nosso objetivo é tornar a experiência dos foliões mais divertida e conveniente, seja com brindes nos blocos ou oferecendo ofertas especiais para quem preferir ficar em casa. Queremos que as pessoas aproveitem a festa tendo tudo que precisam à mão, de forma prática, ultrarápida e sem preocupações.”, finaliza.
SERVIÇO - Ativações
Blocos de carnaval:
Sábado, 22 de fevereiro: Bloco Sainha de Chita - 10h - Praça Rio dos Campos, Pompéia
Domingo, 23 de fevereiro: Bloco Quizomba - 11h - Av Henrique Schaumann, Pinheiros
Sábado, 01 de março: Bloco do Adorno - 13h - Rua Faustolo, Lapa
Domingo, 02 de março: Bloco Benjores - 11h - Praça Rafael Sapienza, Vila Madalena
Segunda-feira, 03 de março: Bloco Me Lembra - 09h - Rua Henrique Schaumann, Pinheiros
Terça-feira, 04 de março: Bloco Bastardo - 13h - Rua João Moura, Pinheiros
Kombi Daki:
De sábado a terça-feira (01 até 04 de março): Shopping Eldorado
Sobre a Daki
A Daki é um aplicativo de mercado completo 100% digital e com estoque próprio, viabilizando a agilidade e eficiência desde a escolha dos produtos até a entrega, garantindo a melhor experiência de compra e cumprindo com sua missão de entregar mercado completo em minutos. Fundada em janeiro de 2021 por Rafael Vasto, Alex Bretzner e Rodrigo Maroja, a Daki, pioneira em entregas ultra rápidas no Brasil, opera em um modelo de dark stores, ou seja, pequenos centros de distribuição urbanos fechados ao público, com raio de entrega reduzido a poucos quilômetros.
Com cerca de 5.000 produtos, que incluem: mercearia, hortifruti fresco, carnes & congelados, padaria, bebidas, casa & limpeza, cuidado pessoal, bebê e até produtos para os pets, a Daki opera e atende em São Paulo, Santos, ABC Paulista, Osasco, Guarulhos, e em Belo Horizonte, e já conta com mais de 1.000 colaboradores. Após 10 meses de operação, em seu segundo aporte de investimentos, a empresa passou a valer 1.2 bilhão de dólares, se tornando o unicórnio mais rápido das Américas.
Mais informações:
Exposição Gratuita de Moda em Diadema/SP
Celebrando a riqueza da moda nacional, a exposição “Moda Brasileira: Uma Retrospectiva” traz uma mostra abrangente que destaca e celebra a evolução da moda brasileira nos últimos 60 anos.
A iniciativa apresenta toda a criatividade presente no cenário da moda nacional, por meio da seleção criteriosa de vestuários confeccionados por artesãos convidados. Os 30 artistas foram escolhidos com base em suas trajetórias profissionais e pessoais, o que garante personalidade através de abordagens inclusivas e representativas para cada peça exposta. A cuidadosa curadoria realizada pelas estilistas e professoras Walquiria Caversan e Nina Florsz teve um papel fundamental na seleção dos artesãos e na organização da exposição.
A mostra se justifica como uma importante ação cultural e social, pois valoriza e potencializa a cadeia produtiva da moda, reconhecendo-a como uma forma de expressão artística e criativa. O vestuário é mais do que simplesmente roupa, é uma manifestação cultural que reflete identidades, valores e épocas. Ao apresentar uma retrospectiva da moda brasileira, a exposição proporciona uma oportunidade para o público conhecer e apreciar a história e a diversidade dessa forma de expressão.
A exposição será inaugurada no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, celebrando com isso a contribuição feminina para a história da moda no Brasil. Além disso, a mostra serve como um espaço para a experimentação e a inovação, permitindo que os participantes explorem novas criações baseadas em modelos originais ou que apresentem novas interpretações e abordagens no Brasil. Isso contribui para o fortalecimento da moda como expressão artística e para o enriquecimento do cenário criativo brasileiro. Artistas como Ronaldo Fraga, Zuzu Angel, Walério Araújo e Denner Pamplona de Abreu são revisitados sob a ótica dos 29 artistas, trazendo aspectos de suas próprias vidas e meios onde estão inseridos.
"Do tropicalismo aos dias atuais, a moda brasileira sempre foi um mosaico de diversidade e riqueza. A exposição 'Moda Brasileira: Uma Retrospectiva' celebra essa rica história, mostrando como a moda se transformou ao longo do tempo, mas sempre mantendo suas raízes e sua identidade única. Através de um olhar contemporâneo sobre o passado, a mostra revela a força e a vitalidade da moda brasileira, capaz de inspirar gerações. Através de peças únicas, criadas por egressos do projeto cultural 'Ponto da Moda', o público poderá apreciar a moda como uma verdadeira forma de arte, capaz de contar histórias e provocar emoções. No foyer do Teatro Clara Nunes, a moda encontra um espaço privilegiado para celebrar a nossa brasilidade e a riqueza do nosso patrimônio cultural." comenta Nina Florsz, co-curadora da exposição.
Ao trazer à tona a história e a evolução da moda brasileira, a iniciativa visa democratizar o acesso a essa forma de arte, tornando-a acessível a todos os públicos. Através da exposição de peças temáticas de artesãos brasileiros, o projeto oferece uma experiência educativa e enriquecedora, permitindo que os visitantes revisitem o passado, compreendam o presente e vislumbrem o futuro da moda no Brasil.
"Moda Brasileira: Uma Retrospectiva" acontece de 8/3 a 13/4, de segunda a sábado, no Foyer do Teatro Clara Nunes, em Diadema. A iniciativa é uma realização da Bakchos Produções Culturais, em parceria com a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, por meio do Programa de Ação Cultural - ProAC e conta com o apoio do Instituto Cenários Futuros A curadoria da exposição está a cargo da Professora Walquiria Caversan e co-curadoria da estilista Nina Florsz.
CURADORIA
Walquiria Caversan
Mestre em Criatividade e Inovação pela Universidade Fernando Pessoa em Porto/Portugal (2014). Possui Graduação em Desenho de Moda (1999) e Pós-Graduação em Moda e Criação (2005), ambas pela Faculdades Santa Marcelina. É docente no Bacharelado em Moda da Faculdade Santa Marcelina desde 2002 , atualmente leciona as disciplinas Processo de Criação, Pesquisa em Moda, Práticas em Criação, Figurino, Práticas de Criação, Estilismo, Práticas de Criação e Coleção. É membro integrante das bancas de avaliações e integra o NDE (Núcleo Docente Estruturante). Tem experiência no desenvolvimento de produto de moda, além de experiência na área de Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: moda, corpo, tecnologia, superfície e criação. Desde 2014 coordena os projetos sociais da FASM junto ao Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), Ponto da Moda, Instituto Focus Têxtil e Instituto C&A.
Nina Florsz
Graduada em Design de Moda e mestra em Desenvolvimento Regional, ambas pela Universidade Regional de Blumenau, iniciou sua carreira no universo da moda, atuando como estilista e produtora de moda. No entanto, a busca por um propósito mais significativo a impulsionou a expandir seus horizontes. Como docente, desenvolveu habilidades pedagógicas e um entendimento das dinâmicas de ensino-aprendizagem, utilizando sua experiência na moda para inspirar e capacitar novos talentos. A docência e coordenação do projeto cultural 'Ponto da Moda' foi um marco em sua trajetória, onde pôde aliar sua paixão pela moda à geração de impacto social, promovendo a transformação de vidas e a inserção de jovens no mercado de trabalho. Atualmente, como coordenadora pedagógica na Quest Consult, é responsável pelo planejamento, gestão e monitoramento de projetos culturais, realizados por meio das leis de incentivos fiscais. Sua carreira também inclui a atuação como consultora de gestão e planejamento com ênfase em moda sustentável, capacitando pequenas marcas para o mercado do Slow Fashion e participação voluntária em iniciativas que visam promover a inclusão social e a geração de renda para mulheres em situação de vulnerabilidade.
SERVIÇO
Exposição “Moda Brasileira: Uma Retrospectiva”
Abertura: 8/3, das 14h às 18h
Temporada: 8/3 a 13/4 (segunda a sábado), das 09h às 18h
Local: Foyer do Teatro Clara Nunes
Endereço: R. Graciosa, 300 - Centro, Diadema - SP, 09910-660
Ingressos: Entrada Gratuita
Classificação: Livre