27 de fevereiro de 2025

SP House discutirá como as produções regionais de games estão conquistando o mercado global

 


A SP House, iniciativa do Governo de São Paulo, realizada durante o South by Southwest (SXSW), traz programação com muita tecnologia, inovação, economia criativa, jogos e muito mais. No último dia da programação, 11 de março, acontecerá um painel para discutir sobre como a produção local de games vem conquistando uma audiência cada vez mais global.

O painel “Glocal Games: Bridging Local Cultures with a Global Audience” com tema ‘O regional é mais autêntico?’ é apresentado pela Abragames - Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais. O debate conta com a presença do presidente da Abragames, Rodrigo Terra; da curadora digital e produção criativa da Filmgate Miami/FilmGate Interactive, ⁠Diliana Alexander e o diretor e XR Creator, Steye Hallema.

“O setor de games movimenta quase R$ 1 bilhão por ano e emprega em média 6 mil pessoas no Estado, isso demonstra um grande potencial. Por isso, vamos trazer essa discussão para a SP House, mostrando o nosso compromisso para consolidar o estado como referência global no setor”, destaca a secretária de Cultura, Economia e Indústria Criativas, Marília Marton.

O estado já tem se destacado no cenário internacional de games. Em 2024, com apoio do Governo de SP, a capital paulista recebeu a primeira edição da Gamescom Latam, a versão latino-americana de um dos maiores eventos sobre games do mundo, a Gamescom, realizada em Colônia, na Alemanha. A articulação para a vinda do evento para o estado de São Paulo foi realizada durante as missões do CreativeSP, programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e da InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

“A SP House e SXSW são um marco na promoção e divulgação da cultura brasileira e paulista neste que é o maior festival de inovação do mundo. Falar de games, XR, tecnologia, música, esporte e políticas públicas em um espaço de pensamento tão simbólico quanto neste grande evento em Austin, no seu segundo ano consecutivo, é emblemático. Fico honrado de poder participar e contribuir com a Abragames para que o pensamento flua que que nosso Brasil e São Paulo esteja tão bem entrosado e integrado ao resto das discussões sobre futuro no mundo’, afirma o presidente da Abragames, Rodrigo Terra.

Sobre a SP House

A SP House, organizada pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, InvestSP (agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico) e Prefeitura de São Paulo, será um hub de oportunidades de negócios e investimentos internacionais, com uma programação focada em tecnologia, impacto social, economia criativa, jogos e audiovisual. Além disso, terá uma estética voltada à cultura urbana e grafite, com shows e debates que reforçarão os temas de sustentabilidade e inovação.

O espaço também contará com a presença de diversas secretarias e empresas do Governo do Estado, como as de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Abastecimento, além de empresas como Sabesp e Prodesp. A iniciativa recebe o apoio de grandes patrocinadores, como Ambev, Fundação Itaú, Itaú, Toyota, Sabesp e Prodesp. Durante o evento, essas empresas desempenharão um papel central, participando de apresentações e debates focados em temas como inovação, sustentabilidade e impacto social.

Sobre o CreativeSP

Pelo quarto ano seguido, o programa CreativeSP, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e da InvestSP, levará 10 empresas para o SXSW com o objetivo de fomentar negócios internacionais. O programa oferece um reembolso de até US$ 3 mil para custear até 50% dos gastos com a viagem, além de promover eventos de networking e consultorias especializadas.

Em 2024, o CreativeSP levou 103 empresas para grandes eventos internacionais, como o próprio SXSW, o Festival de Cinema de Cannes, a Gamescom e a Feira do Livro de Frankfurt, gerando novos negócios da ordem de R$ 725 milhões. Além disso, o programa criou 6.400 empregos e tem mais missões confirmadas para o primeiro semestre de 2025, com a participação em eventos como a Games Developers Conference (EUA) e o Festival de Cinema de Berlim (Alemanha).


Ricosti Cosméticos lança e-commerce com entrega em todo o Brasil

 


A Ricosti Cosméticos anuncia o lançamento de seu e-commerce próprio, com o objetivo de facilitar o acesso aos seus produtos para clientes em todo o Brasil. A plataforma, que já está disponível em www.ricosti.com.br, promete uma experiência de compra fluida e a entrega de todos os itens da marca em qualquer região do país.

A nova loja virtual traz todos os produtos já consagrados pela marca, além de permitir o acesso a lançamentos e novidades em primeira mão. O site foi desenvolvido com foco na praticidade e na experiência do usuário, visando facilitar a navegação e otimizar o processo de compra.

"O lançamento do nosso e-commerce é um marco importante para a Ricosti. Após muito planejamento, finalmente conseguimos levar nossos produtos a todos os cantos do Brasil, com a qualidade e a atenção que nossos clientes merecem. Estamos muito felizes com essa conquista e prontos para atender ainda melhor a cada um de nossos consumidores," declara Flávia Ricosti, CEO da marca.

Além do novo canal de vendas, a Ricosti aproveita a ocasião para anunciar o lançamento de dois novos produtos em sua linha de cuidados faciais: o Pó Rosado e a Blindagem. O Pó Rosado é indicado para aumentar a durabilidade da maquiagem, controlar a oleosidade e proporcionar um acabamento perfeito ao longo do dia. Já a Blindagem oferece uma fórmula multifuncional, atuando como primer, diluidor e fixador, garantindo uma maquiagem impecável durante todo o dia.

A Ricosti é reconhecida no mercado pela qualidade e inovação de seus produtos. A marca também se destaca por seu compromisso com a sustentabilidade, sendo pioneira no desenvolvimento de cosméticos 100% veganos, livres de parabenos e testes em animais. Além disso, a empresa adota práticas de logística reversa de embalagens e contribui ativamente para a reciclagem.

Com o lançamento do e-commerce, a Ricosti amplia seu alcance e reafirma seu compromisso com a inovação e responsabilidade social, oferecendo aos consumidores uma nova forma de adquirir seus produtos de forma prática e sustentável.

Sobre a Ricosti Cosméticos

Fundada há mais de 30 anos, a Ricosti é uma das marcas mais tradicionais e inovadoras do mercado brasileiro de cosméticos. Comprometida com a qualidade e com a ética, a empresa continua a se reinventar, oferecendo produtos veganos, livres de ingredientes de origem animal e não testados em animais. Além disso, a Ricosti se preocupa com o futuro do planeta, promovendo práticas sustentáveis, como a logística reversa de embalagens, que contribuem para a reciclagem e preservação ambiental.

Oscar 2025: Cinemark prepara ações especiais e descontos exclusivos para a temporada de premiação

 

Cinemark anuncia oficialmente uma série de ações especiais como aquecimento e celebração ao melhor do cinema no Oscar 2025. Neste ano, os filmes indicados à premiação, que estejam atualmente em cartaz na Rede, estarão com ingressos a R$ 12 nos dias 27 e 28 de fevereiro, Após a premiação, entre os dias 6 e 12 de março, a vantagem retorna e o público encontrará os filmes premiados com ingressos a partir de R$ 12. A promoção não é válida para salas XD, Prime, Poltronas D-BOX e nas unidades Iguatemi SP e Cidade Jardim (SP) e Village Mall (RJ).

Dessa forma, nenhum cinéfilo perderá a chance de conferir produções elogiadas pela crítica especializada, como “O Brutalista”, “Flow” e “Conclave”, além se emocionar pela primeira vez ou reassistir a “Ainda Estou Aqui”, torcendo muito pelo nosso representante nacional na conquista à estatueta de ouro no evento de Los Angeles.

Filmes elegíveis da promoção:

  • Ainda Estou Aqui
  • Conclave
  • Duna II (reexibição a partir de 27/2)
  • Emília Perez
  • Flow
  • O Brutalista
  • Um Completo Desconhecido

Oscar de Pijama com o Jovem Nerd

A Cinemark estará acompanhando todos os detalhes da premiação por meio da live “Oscar de Pijama”, liderada e realizada pelo Jovem Nerd, a partir das 20h do dia 2 de março, com transmissão simultânea no Instagram da Rede (@cinemarkoficial) e no seu canal do YouTube e  Jovem Nerd. Este ano, a Cinemark patrocina a transmissão e o cenário estará personalizado com os melhores baldes da Rede. Serão anunciadas ações envolvendo o Cinemark Club — o serviço de assinatura da empresa —, o Snack Bar, com revelações de produtos colecionáveis inéditos dos filmes “Branca de Neve” e “Minecraft”, além de uma novidade especial para o Dia da Pipoca que promete chacoalhar o mercado.

Comandada por Alexandre Ottoni - o Jovem Nerd - e Deive Pazos - mais conhecido como Azaghal, a edição deste ano será ainda mais especial, com temática 100% brasileira para celebrar Fernanda Torres, indicada ao troféu de Melhor Atriz, e “Ainda Estou Aqui”, que concorre ao prêmio de Melhor Filme Internacional e também à maior categoria da noite, Melhor Filme. Além dos apresentadores, a live contará com convidados especiais, como Katiucha Barcelos - podcaster e especialista em cinema -, Anderson Gaveta - criador de conteúdo e “maluco profissional” -, Max Valarezo - influenciador do canal EntrePlanos -, e Ale Santos - roteirista e escritor. 

“Este ano o Oscar tem um gostinho especial para nós brasileiros e a Cinemark se preparou para estar junto do público na celebração do cinema e na torcida pelo nosso representante na premiação. Mais uma vez colaboramos com uma dupla de profissionais que admiramos muito e que reúne uma legião de fãs de cinema iguais a nós. Participar do terceiro ano desse projeto do Alexandre Ottoni e do Deive Pazos é uma alegria para a empresa e estamos preparando diversas novidades para o público que vai acompanhar a premiação conosco. Para completar a experiência, revelaremos ações promocionais inéditas para aqueles que ainda não conseguiram prestigiar as obras em cartaz ou para quem gostaria de revê-las. É a oportunidade perfeita de maratonar grandes produções na melhor experiência de cinema do país”, comenta Vinicius Porto, Diretor de Marketing da Cinemark.

Promoção Oscar 2025 na Cinemark:
Quando: Dias 27 e 28 de fevereiro e de 6 a 12 de março.
Onde: Em todos os complexos da Rede. Consulte o site da Cinemark para conferir a programação completa do cinema mais próximo.
Valor: Nos dias 27 e 28 de fevereiro: R$ 12. Entre 6 e 12 de março: R$ 12 (durante a semana) e R$ 17 (no fim de semana). Venda de ingressos disponível no app e site da Cinemark.

Live “Oscar de Pijama - Jovem Nerd e Cinemark
Quando: Dia 2 de março, às 20h. 
Onde: Transmissão simultânea no Instagram da Cinemark e no canal do YouTube do Jovem Nerd.

Sobre a Rede Cinemark no Brasil

Líder mundial em venda de ingressos, a Rede Cinemark representa cerca de 30% do mercado brasileiro de cinema, com 627 salas de cinema em 85 complexos distribuídos por 47 cidades, em 15 estados e no Distrito Federal.

Também trouxe ao Brasil a tecnologia Extreme Digital Cinema - XD, com telas maiores que as convencionais e uma sonorização ainda mais potente, reunindo o que há de mais moderno em tecnologia 2D e 3D. A Rede ainda apresentou a primeira sala com conceito VIP do país, com cardápio exclusivo e atendimento diferenciado desde a bilheteria até o serviço de snack bar. As salas Bradesco Prime oferecem mais conforto, com poltronas que seguem o conceito da classe executiva dos voos internacionais.

A Cinemark também oferece o serviço de compra de ingressos e combos através do aplicativo exclusivo da Rede. Pelo APP, é possível conferir a programação dos complexos, realizar compras da bilheteria e bomboniere sem filas, acessar cupons de descontos exclusivos e mais.

Perdigão Na Brasa anuncia patrocínio ao segundo jogo da NFL no Brasil

 


Perdigão, marca de alimentos mais vendida¹ e escolhida no Brasil², anuncia patrocínio ao segundo jogo da National Football League (NFL) no Brasil. Por meio de sua submarca Perdigão Na Brasa, a marca reforça a credencial de churrasco oficial da NFL em uma estratégia de conexão e aproximação com o público. Marcado para o dia 05 de setembro, o jogo reafirma a estratégia da liga em estabelecer um compromisso de longo prazo com o Brasil.

              De acordo com o estudo Sponsorlink, realizado pelo IBOPE Repucom, os brasileiros já constituem a segunda maior base de fãs do esporte fora dos Estados Unidos, com 41 milhões de fãs declarados, representando um crescimento de 310% comparado a 2014. O primeiro jogo no Brasil, realizado na Arena Corinthians, concentrou um público estimado em mais de 50 mil pessoas, o que revela a popularidade crescente do esporte.

              “Fomos pioneiros ao patrocinarmos a transmissão da NFL ainda em 2023, e poder fazer parte da construção deste legado do esporte aqui no Brasil é uma grande honra para nós. A estreia da liga no país com o primeiro jogo em São Paulo foi um marco histórico para os fãs do esporte, e poder levar o churrasco oficial da NFL para essa celebração no segundo jogo reforça ainda mais o nosso compromisso de estarmos onde o consumidor está e celebrar o 'sabor de comer juntos' nas mais variadas ocasiões de consumo”, afirma Luiz Franco, diretor de Marketing e Inovação da BRF.

              Perdigão Na Brasa é também patrocinadora oficial do NFL In Brasa, o maior evento oficial da liga já realizado para um Super Bowl fora dos Estados Unidos. Para a edição deste ano, a marca levou para o evento um portfólio ainda mais completo de produtos Perdigão Na Brasa, que conta agora com novos cortes bovinos para um churrasco ainda mais completo, além de ativações interativas para o público. O NFL In Brasa 2025 movimentou cerca de R$6 milhões, com um público de mais de 10 mil pessoas.

Os fãs podem se cadastrar para mais informações sobre o jogo da NFL em São Paulo 2025 no site: nfl.com/saopaulo

¹ Fonte: RETAIL INDEX EVOLUTION | Período: MOV'24 (SET'23 - AGO'24) | Total Brasil INA + C&C | Mercado: CP 198 – INDUSTRIALIZADOS DE CARNE

² Fonte: Kantar, Divisão Worldpanel | BrandFoot Print| CRP (Penetração e Frequência) | Período: últimos 12 meses terminados em outubro 2023 | Total Brasil

 

Sobre a Perdigão

A Perdigão está presente na casa do consumidor há nove décadas e acredita nas relações humanas para celebrar as refeições, sejam em ocasiões especiais ou situações cotidianas.  Com o posicionamento ‘Sabor de Comer Juntos’, a marca tem em seu portfólio opções democráticas que atendem diferentes públicos e ocasiões de consumo, que vão desde café da manhã, passando pelo almoço, lanches até o jantar. 

Novo trailer de Mortal Kombat 1: Reina o Kaos revela a primeira gameplay do T-1000

 

 “Policial bom” ou “policial mau”? A Warner Bros. Games revelou hoje um novo trailer de Mortal Kombat 1: Reina o Kaos, que mostra mais da gameplay do futuro lutador convidado da DLC, Exterminador T-1000. Com a voz e rosto do ator Robert Patrick, o assassino cibernético feito em metal líquido do filme “O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final” (1991) utiliza um conjunto de movimentos mortais que permitem que o protótipo avançado mude de forma e crie organicamente armas perfurantes. O T-1000 se juntará ao elenco de Mortal Kombat 1 em 18 de março como parte do período de acesso antecipado para quem adquiriu a expansão Reina o Kaos, seguido de disponibilidade geral para compra em 25 de março.

O vídeo também apresenta um vislumbre de Senhora Bo, a nova Lutadora de Parceria da DLC que pode ajudar durante as partidas com uma variedade de movimentos de suporte. A Senhora Bo estará disponível como uma atualização de conteúdo para todos os proprietários da Expansão Mortal Kombat 1: Reina o Kaos, Mortal Kombat 1: Pacote Reina o Kaos e Mortal Kombat 1: Koleção Reina o Kaos, sem custo adicional, ou por meio de compra autônoma em 18 de março.

Assista e compartilhe o trailer oficial de T-1000 em Mortal Kombat 1: Reina o Kaos aqui.

O novo trailer foi lançado na Pro Kompetition México, o evento de abertura da Mortal Kombat 1 Pro Kompetition: Temporada 2, sediado na Cidade do México. A nova temporada do programa de esports globais com Mortal Kombat 1 apresenta um prêmio total de US$255.000, com uma variedade de eventos ao vivo e presenciais na América do Norte, América Latina, América do Sul e Europa, além de vários torneios online. Para mais informações ou para se registrar em um evento, visite o hub online.

Mortal Kombat 1: Reina o Kaos é uma nova expansão para Mortal Kombat 1, o último lançamento da aclamada franquia de videogames Mortal Kombat desenvolvida pelo NetherRealm Studios, vencedor de prêmios. Mortal Kombat 1: Reina o Kaos está disponível agora digitalmente para PlayStation 5, Xbox Series X|S, Nintendo Switch e PC (Steam e Epic Games Store), incluindo uma expansão da história com lutadores jogáveis Cyrax, Sektor, Noob Saibot, Ghostface, Conan, o Bárbaro, e T-1000 Terminator (18 de março), juntamente com a lutadora Kameo Senhora Bo (18 de março).

Para saber mais sobre Mortal Kombat 1: Reina o Kaos, visite o site oficial do jogo ou participe da conversa da comunidade no Instagram (@MortalKombat), TikTok (@MortalKombat), Twitch (NetherRealm), YouTube (Mortal Kombat), Facebook (MortalKombat), Discord (MortalKombat) ou Reddit (MortalKombat).

Todos os assets podem ser encontrados no site de imprensa da Warner Bros. Para acessar, visite o site e clique no botão “Register Now”.

Sobre a Warner Bros. Games

Warner Bros. Games é a principal editora, desenvolvedora, licenciadora e distribuidora mundial de conteúdo de entretenimento para o espaço interativo em várias plataformas, incluindo consoles, portáteis, mobile e jogos para PC de títulos próprios e de terceiros. Para mais informações sobre a Warner Bros. Games, acesse aqui.

Sobre a NetherRealm Studios

A NetherRealm Studios é líder no desenvolvimento de entretenimento interativo e criadora da franquia Mortal Kombat. Mortal Kombat gerou dois filmes, várias séries de televisão e vendeu mais de 80 milhões de jogos até o momento. Localizada em Chicago, Illinois, a equipe premiada da NetherRealm trabalha e cria jogos juntos desde 1992. Informações adicionais sobre a NetherRealm Studios podem ser encontradas no site oficial.

Em 2025, nos 80 anos da morte de Mário de Andrade, seus relatos da jornada amazônica em 'O turista aprendiz' revelam uma pessoa à frente de seu tempo


 


Praia do Chapéu Virado Belém, maio 1927
Fundo Mário de Andrade/Acervo IEB-USP/MA-F-0175

 

Mário de Andrade morreu aos 52 anos em 1945. Para os parâmetros do século XXI, muito cedo. Seu legado, no entanto, é digno de uma dinastia. Romances, poemas, ativismo cultural, implementação de políticas públicas culturais, um acervo de mais de 30 mil obras, e uma pesquisa etnográfica colhida em dezenas de viagens pelo Brasil.

Foi uma dessas viagens, para a região Amazônica, que Mário transformou, a princípio sem grandes pretensões, no maior clássico brasileiro de literatura de viagem: O turista aprendiz.

 Em O turista aprendizMário de Andrade relata a viagem que fez pela Amazônia em 1927 na comitiva da amiga e mecenas Olívia Guedes Penteado. A prosa leve, ora reflexiva, ora irônica, sugere um escritor entregue à experiência e à realização do sonho de conhecer o Brasil.

Publicado pela primeira vez em 1970, o livro é relançado pela Tinta-da-China Brasil, em edição que recupera o manuscrito original de 1943, revisto pelo autor, e é acompanhado de 14 fotos tiradas com sua "codaque" ao longo da viagem e um mapa detalhado do trajeto percorrido. 

A nova edição, organizada e apresentada por Flora Thomson-DeVeaux, diretora de pesquisa da Rádio Novelo e tradutora do livro para o inglês, conta com capa dura e design assinado pela artista portuguesa Vera Tavares.

 

O olhar de aprendiz sobre a Amazônia

Há uma espécie de sensação ficada de insuficiência, de sarapintação, que me estraga todo o europeu cinzento e bem-arranjadinho que ainda tenho dentro de mim. (Mário de Andrade, 1927)

A viagem aconteceu cinco anos depois da Semana de Arte de 22. Mário de Andrade embarcou no Rio de Janeiro rumo a Belém do Pará. A bordo de um vaticano — embarcação a vapor típica da região, que fazia paradas periódicas para abastecimento de lenha — navegou pelos rios Amazonas, Solimões e Madeira, até as fronteiras do Peru e da Bolívia. Se hoje a Amazônia ainda oferece desafios de acesso aos visitantes, em 1927 uma viagem dessas era uma epopeia.

Os contratempos que todo mundo experimenta quando viaja não faltaram. Ele constata que levou itens errados na mala e para dar conta do calor, decide mandar fazer novas roupas em Belém, de linho branco. O escritor se besunta de repelente para evitar as picadas de uma grande fauna de mosquitos: “é um desespero [...] Pela primeira vez, não resisto e me emporcalho da tal pomada inglesa”.

Sem pretensões de uma pesquisa etnográfica rigorosa, como faria na sua viagem ao Nordeste no ano seguinte, o autor concentrou em menos de 200 páginas um impressionante manancial de informações sobre um Brasil até então completamente desconhecido. Mário aproveita para conversar com a população ribeirinha, provar frutas como graviola e guaraná, peixes e pratos típicos como salada de abacate, banhar-se nas praias, remar barquinhos e encalhar num banco de areia, cantar ao luar, beber uísque com água de coco. Ele não poupa a si mesmo, e nem suas companheiras de viagem, em comentários divertidos com seu olhar de “aprendiz”.

 

Uma viagem que inspira gerações

Nos orgulhamos de ser o único (grande?) país civilizado tropical… Isso é o nosso defeito, a nossa impotência. Devíamos pensar, sentir como indianos, chins, gente do Benin, de Java… Talvez então pudéssemos criar cultura e civilização próprias. Pelo menos seríamos mais nós, tenho certeza (Mário de Andrade, 1927).

Nos registros do diário de viagem, revela-se a personalidade e o senso de humor de Mário. O tom íntimo por vezes lembra a correspondência do escritor, que ao lado desses diários de viagem tem ganhado destaque nas últimas décadas, não apenas pela importância documental, mas por seu alto valor literário.

Consagrado como um clássico da literatura de viagem no Brasil, O turista aprendiz é um dos livros mais referenciados de Mário de Andrade. Ele vem frequentando cabeceiras de diversas pessoas através de décadas, e influenciando artistas para além das letras. O título dá nome ao documentário da fotógrafa Maureen Bisilliat, em 1979; a uma coleção de roupas do estilista Ronaldo Fraga em 2010; e ao longa-metragem de ficção de Murilo Salles, exibido na 48ª Mostra de Cinema de São Paulo. Também serviu de base para a construção do samba-enredo da escola de Samba Mocidade Alegre em 2024 — ano em que a agremiação se consagrou campeã do Carnaval paulista.

O entusiasmo do escritor com o país e a diversidade de suas culturas e paisagens nos dão fôlego para encarar os dilemas culturais, políticos e sociais que o Brasil vive hoje. Como destaca Flora Thomson-DeVeaux em sua apresentação, O turista aprendiz não é apenas um documento literário, mas também um testemunho da aposta de Mário de Andrade na cultura como uma chave para enfrentar os impasses do Brasil.

A leitura de O turista aprendiz ganha nova relevância no cenário contemporâneo, em que a Amazônia está no centro das discussões sobre mudanças climáticas, desmatamento e sustentabilidade. Um clássico.

 

Sobre Flora Thomson-DeVeaux

É escritora, tradutora e pesquisadora. Traduziu para o inglês Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, e O turista aprendiz, de Mário de Andrade. É diretora de pesquisa da Rádio Novelo. 

 

Sobre a Tinta-da-China Brasil

É uma editora de livros independente, sediada em São Paulo, gerida desde 2022 pela Associação Quatro Cinco Um, organização sem fins lucrativos. Sua missão é a difusão da cultura do livro.

 

Ficha Técnica

O turista aprendiz

Mário de Andrade

ISBN: 9786584835306

Formato: 14 x 19,5 x 2,3
Número de páginas: 224 páginas
Preço: R$ 129,90

Lançamento: outubro de 2024

O que o filme Ainda Estou Aqui ensina sobre comunicação e oratória

 


O filme brasileiro Ainda Estou Aqui - dirigido por Walter Salles e indicado ao Oscar de Melhor Filme, a maior categoria da premiação - apresenta uma narrativa intensa sobre memória, resistência e justiça. 

A história de Eunice Paiva, interpretada por Fernanda Torres, consiste na luta para esclarecer o desaparecimento de seu marido, Rubens Paiva, durante a ditadura militar. Ao longo dessa trajetória, a obra evidencia aspectos fundamentais da comunicação e da oratória e reforça como o poder da palavra também é uma ferramenta de mobilização, resistência e enfrentamento.

A construção da protagonista revela a importância da articulação direta e precisa na fala. Eunice precisa se expressar com clareza para ser ouvida em meio a um cenário de censura e incerteza e é justamente sua capacidade de argumentar de forma coerente que deixa clara a necessidade de uma comunicação eficiente, especialmente quando as verdades são incômodas. De acordo com Giovanni Begossi, especialista em comunicação e oratória com 15 anos de estudos dedicados ao assunto, cada diálogo do filme carrega um peso estratégico que reforça o quanto uma mensagem bem estruturada pode ultrapassar barreiras e alcançar diferentes interlocutores ou resultados.

“A Eunice atuava como uma espécie de advogada em busca de Justiça e reparação por tudo o que seu marido e sua família sofreram. E sabemos que um advogado, além dos conhecimentos técnicos, precisa ter habilidades de comunicação para convencer o magistrado, construir raciocínios sólidos, persuasivos e bem fundamentados, isso é indispensável quando se prepara uma defesa”, pontua Giovanni, que também é advogado.

Outro elemento central do filme é a escuta ativa, habilidade essencial para compreender contextos e interpretar informações além do que é explicitamente dito. A protagonista se depara com verdades fragmentadas e silêncios que falam tanto quanto palavras e se vê obrigada a captar nuances e ler nas entrelinhas, demonstrando como a escuta atenta pode ser tão decisiva quanto a fala na construção de diálogos efetivos.

Outro papel importante na narrativa e na maneira como a protagonista se comunica está relacionado à emoção. O longa mostra que o impacto de um discurso não depende apenas da racionalidade, mas também da forma como os sentimentos são transmitidos. A dor, a indignação e a determinação de Eunice dão força às suas palavras, tornando sua busca ainda mais contundente. “Esse aspecto reforça a importância de equilibrar emoção e objetividade na criação de discursos mais persuasivos”, explica Giovanni.

O especialista que possui o maior perfil de oratória da América Latina no Instagram, com 2 milhões de seguidores, encerra destacando a persistência como um elemento essencial da comunicação. “O filme retrata como a repetição de uma mensagem, aliada à convicção de quem a transmite, pode quebrar barreiras e provocar mudanças. Essa lição vale tanto para o cinema quanto para a realidade e mostra que a oratória não se resume a técnicas, mas também à força de quem sustenta a palavra”, diz.

 


Sobre o especialista: Giovanni Begossi, mais conhecido como El Professor da Oratória, possui 15 anos de estudos dedicados à comunicação, também é advogado e bicampeão brasileiro de oratória. Palestrante e professor de argumentação internacional, foi por meio da comunicação que deixou de ser um “nerd anti social” e ganhou mais de 20 prêmios de debate e oratória em três idiomas diferentes: inglês, espanhol e português. Referência no ramo, é criador dos métodos Hiper Persuasão, Oratória Viral e Destrave Sua Comunicação, além de mentor de grandes influenciadores, empresários multimilionários, ex-BBBs, políticos, atletas profissionais e até desembargadores. Possui o maior perfil de comunicação e oratória da América Latina com 2 milhões de seguidores no Instagram. @elprofessordaoratoria

Maximalismo chic: a nova coleção de Mônica Di Creddo é uma ode ao glamour e à ousadia

 

A designer Mônica Di Creddo apresenta Aurora, uma coleção de joias que celebra o brilho, o movimento e a ousadia feminina. Inspirada na majestosidade das auroras boreais, a coleção traduz a dança etérea das luzes no céu e a incorpora à estética exuberante dos anos 70 para entregar joias expressivas e impactantes.

A inspiração nos anos 70 surge nos volumes expressivos e na atitude das joias, remetendo a um período em que a moda era sinônimo de liberdade e ousadia. O maxi colar se destaca como a estrela da coleção, que captura a beleza da aurora boreal e seus reflexos. 

O design foi pensado para complementar diferentes estilos, transitando entre a alfaiataria, o boho chic e o clássico repaginado. São peças que podem ser usadas tanto individualmente, para um visual elegante, quanto em composições mais ousadas, para quem deseja expressar sua personalidade com intensidade.

Uma fusão entre o retrô e o moderno

Aurora é um reflexo da inquietação criativa de Mônica Di Creddo, que sempre aposta em explorar e desafiar os limites do design. Ousada e disruptiva, a coleção propõe um novo olhar sobre a joalheria contemporânea, indo além das tendências que dominaram os últimos tempos. 

“Meu olhar para o “sofisticated 70’s” veio numa crescente nos últimos dois anos, e encontrar um formato pouco explorado, após uma invasão de orgânicos na joalheria, me fez perceber que essa era a leitura perfeita para inovar sem romper com o nosso DNA”, explica a designer.

Sobre a marca:

 

Mônica Di Creddo é uma designer de joias cujo trabalho é uma fusão de memória, elegância e feminilidade. Com mais de duas décadas de experiência, sua marca homônima, fundada em 2008, conquistou sucesso no Brasil, Europa e Estados Unidos. Mônica cria joias que combinam a sofisticação contemporânea com técnicas da alta joalheria. Desenvolvendo suas coleções em seu atelier em São Paulo, ela continua a buscar inspiração em feiras vintage, alimentando sua paixão por contar histórias através de suas criações atemporais.

 

Para saber mais, visite o site monicadicreddo.com.br e acompanhe o perfil no Instagram: @monicadicreddo.