10 de março de 2025

Para Adobe, personalização, estratégias phygital e agentes de IA são os caminhos para o comércio varejista

 

 Personalização do varejo, experiência digital, IA generativa no atendimento ao cliente e Retail Media 2.0 - monetização inteligente de audiência com precisão e automação. Essas foram algumas das principais tendências apontadas para o varejo durante o Retail Connections. O evento foi promovido pela Adobe e reuniu executivos de grandes empresas - como Grupo Pão de Açúcar, Granado, CVS e Carrefour - para compartilhar experiências e debater as principais tendências globais do setor. A proposta foi conectar o mercado às inovações tecnológicas, com destaque para a personalização e inteligência artificial. 

Camila Miranda, Marketing Leader da Adobe no Brasil e responsável pelo evento, destacou a importância da experiência do consumidor. “Reunir grandes players do mercado fortalece conexões e cria um ambiente de troca de visões, inovações e aprendizado sobre as melhores ferramentas tecnológicas que geram valor real para o varejo”, afirmou a executiva. “Neste evento, por exemplo, trouxemos as principais tendências da NRF para mostrar o impacto da personalização no setor.” Camila se referiu à maior feira de varejo do mundo, realizada anualmente em Nova York e que recebe 40 mil profissionais de vários países. 

A inteligência artificial foi um dos temas mais debatidos. Para Olivia Best, Líder Global de Estratégia Digital de varejo da Adobe em Nova York, a IA funciona como um “facilitador e orquestrador da jornada do consumidor, ajudando as empresas a personalizar a comunicação e a oferta de produtos”. A executiva trouxe para o Brasil insights das principais tendências de tecnologia entre os executivos e empresários do setor. “Os varejistas dos EUA e do Brasil estão passando pelos mesmos desafios: como escalar em personalização para todos os clientes, atingindo diferentes canais de comunicação de uma maneira conectada”, conta Olívia. 

A integração entre os ambientes físico e digital – conhecida como phygital – é uma realidade, mas o desafio das empresas é adotar tecnologias que tornem a experiência de compra mais fluida. Douglas Montalvao, General Manager da Adobe, ressaltou que o consumidor já não diferencia os canais online e offline. “As empresas precisam estar preparadas, focando em soluções que melhorem a jornada do cliente e no uso estratégico de dados para aumentar conversões”, explicou.

O uso inteligente de dados e tecnologia permite mapear oportunidades de negócios, viabilizar a expansão de companhias brasileiras para mercados globais e melhorar a experiência do consumidor. Pablo Pilon, Head de Produtos da Adobe, reforçou que a empresa atua com dois focos principais: produção de conteúdo em escala e eficiência operacional. “A incorporação da IA nas interações entre clientes e empresas otimiza a experiência e potencializa resultados”, disse. 

Aplicação de conceitos do Retail Media 2.0 para monetizar audiências com precisão e automação, conversão de interações em vendas, estratégias de phygital e omnicanalidade foram destaques no Retail Connections como tecnologias e ferramentas que, quando bem aplicadas, podem transformar o varejo e gerar vantagem competitiva para as empresas que atuam no setor. 

 

Sobre a Adobe Experience Cloud
A Adobe Experience Cloud é um conjunto de soluções de marketing digital que utilizam IA generativa e Machine Learning para personalização em larga escala. A plataforma global é líder em operações B2B e B2C e usa tecnologia para melhorar a experiência de e-commerce e marketing digital com foco no cliente. Com uma combinação de produtos, a Adobe está mudando o mundo por meio de experiências digitais.
Site: https://business.adobe.com/br/ 
Linkedin: https://www.linkedin.com/showcase/adobe-experience-cloud/ 

 

Camila Miranda - Marketing Leader Brasil, Adobe
Há 15 anos no mercado, Camila Miranda passou por grandes marcas como Claro e Kroton, e uma startup de tecnologia referência em API Management. Formada em comunicação e pós graduada em marketing pela Unicamp e FGV, Camila participou do programa de liderança para pessoas negras da Stanford University (EUA). Na Adobe, lidera ações de marketing B2B focadas em entender os clientes e criar estratégias de ABM que conectem insights da Adobe diretamente com as necessidades da indústria.
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/camilarsmiranda/ 

 

Douglas Montalvao - General Manager Latam, Adobe
Na Adobe desde 2016, Douglas Montalvão tem experiência em pós-venda, expansão regional e liderança de equipes enterprise. Estatístico formado pela Unicamp, com MBA pela Kellogg School of Management, acumula mais de 20 anos no mercado de tecnologia, com especialização em transformação digital e data science. Com passagens por países como Chile e México, é reconhecido como um líder no setor de marketing digital e dados, com forte capacidade de formar equipes de alta performance e impulsionar resultados expressivos. Como General Manager da Adobe Experience Cloud, tem o desafio de expandir ainda mais o crescimento da empresa na América Latina, uma das regiões de maior potencial para a empresa no mundo.
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/douglasmontalvao/

 

Pablo Pilon - Head of Products Specialists & Strategy Latam, Adobe 
Com mais de 23 anos de experiência no setor de TI, Pablo Pilon é formado em Ciência da Computação e possui mestrado em Harvard. Começou a carreira como programador e participou de projetos importantes no Brasil como a digitalização do Banco Central, início de abertura de contas digitais em bancos como o Itaú, assim como importantes projetos regionais, Banco Galicia, Grupo Falabella, Banco de Crédito del Peru, entre outros. Na Adobe desde 2017, Pablo lidera o time de especialistas de produtos focado em entender as necessidades digitais das empresas e orientá-las a criar estratégias que coloquem o cliente verdadeiramente no centro, através de experiências personalizadas.
Linkedin Pablo Pilon: https://www.linkedin.com/in/pablopilon/ 

Instituto Tomie Ohtake apresenta Patricia Leite - Olho d'água



Ministério da Cultura, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, e o Instituto Tomie Ohtake com e apoio da Mendes Wood DM e Thomas Dane Gallery, têm o prazer de anunciar Patricia Leite – Olho d’água, exposição realizada na esteira dos projetos que vem promovendo nos últimos anos acerca da representatividade e da importância de artistas mulheres na cena artística nacional – Anna Maria Maiolino; Vânia Mignone; Iole de Freitas, Maria Lira Marques e Mira Schendel são os exemplos mais recentes. Paralelamente à mostra da artista mineira, será inaugurada a exposição Instituto Tomie Ohtake visita Coleção Vilma Eid – Em cada canto.

Com curadoria de Germano Dushá Olho d’água reúne cerca de 30 obras, entre desenhos, pinturas e objetos que perpassam os quarenta anos da trajetória artística de Patricia Leite. Estão presentes desde os trabalhos da década de 1980 até outros inéditos realizados em 2025. Segundo Dushá, o público encontrará “um recorte específico que dá testemunho, igualmente, da capacidade elástica e da coesão estilística de uma artista tão inventiva quanto fiel ao seu condão”.

Do início de carreira, quando a artista produzia sobretudo desenhos abstratos, há um destaque para um grupo de pastéis sobre papel que datam de 1986, além da sua primeira pintura, uma acrílica sobre tela de 1988. Tempos depois, Leite passaria a usar a madeira como principal suporte para suas pinturas. Segundo o curador, apesar do abstracionismo inquestionável, esses trabalhos iniciais já sugerem um percurso para o que mais tarde será sua figuração. “Para uma imaginação desprendida, certamente será possível entrever os princípios de um jardim, de um parque ou de uma serra”, afirma Dushá. 

Algumas das mais emblemáticas obras de Patrícia Leite estão na exposição. São pinturas nas quais a artista cria o que chama de “sensações de paisagens” – um pôr do sol, um luar, uma praia ao anoitecer, cachoeiras, recortes da mata, céus estrelados ou com fogos de artifício. Obras cujas fontes de inspiração possam ter sido viagens, diálogos com amigos, letras de músicas, cenas de filmes, trechos de poesias, recordações marcantes ou fotografias tiradas por ela ou encontradas. Segundo Dushá, “Num balanço entre o magnetismo da brasilidade e a vocação para o universal, sua obra celebra o que há de singular na cultura brasileira, sem, no entanto, limitar-se”.

Do ponto de vista pictórico, as pinturas trazem composições sintéticas formadas por grandes blocos de cor, pinceladas visíveis e texturas marcantes. A paleta cromática é ao mesmo tempo sensível e vibrante, expondo contrastes sutis entre tons rebaixados e forte luminosidade. 

Uma novidade apresentada ao público pela primeira vez nesta exposição são os objetos produzidos entre 2020 e 2025. São pequenas peças compostas pela união de itens encontrados, como pedaços de vidro, madeiras, pedrinhas, miçangas e miudezas decorativas. Segundo o curador, “guardam em si o contraste entre a delicadeza e o rudimentar, afirmando, de modo proposital, sua incompletude”. Dushá lembra que, ao serem expostas ao lado dos primeiros desenhos abstratos, essa peças “parecem conferir corpo aos diagramas de cores e texturas. De igual modo, formam pequenas paisagens, remetendo às praias e morros que observamos nas pinturas de fases mais recentes”, observa o curador.

Programa Público

A estas exposições soma-se um programa público de encontros, oficinas e vivências, com programação atualizada pelo site e redes sociais do Instituto ao longo do período expositivo.

Amigo Tomie

Programa de Amigos do Instituto Tomie Ohtake quer aproximar o público de um dos espaços de arte mais emblemáticos da cidade de São Paulo. Além de apoiar, o Amigo Tomie fará parte de uma comunidade conectada à arte, contará com benefícios especiais e experiências únicas. São três categorias de apoio, contribuindo com novas exposições, programas educativos, orçamento anual e manutenção do Instituto.

Serviço:

Patricia Leite – Olho d’água

De 14 de março a 25 de maio de 2025

De terça a domingo, das 11h às 19h – entrada franca



Instituto Tomie Ohtake

Av. Faria Lima 201 (Entrada pela Rua Coropé, 88) – Pinheiros SP

Metrô mais próximo - Estação Faria Lima/Linha 4 – amarela

Fone: 11 2245 1900

Site: institutotomieohtake.org.br

Facebook: facebook.com/inst.tomie.ohtake

Instagram: @institutotomieohtake

Youtube: www.youtube.com/@tomieohtake


7 de março de 2025

Treloso garante muita trela para o Dia da Pipoca

 


Comumente associada a momentos de diversão, não há sessão de cinema ou festa junina, por exemplo, sem que a pipoca marque presença, não é mesmo? Além disso, também é um lanche coringa, que pode auxiliar a matar a fome após a trela. Por ser um alimento tão querido por todas as idades, essa iguaria possui uma data para chamar só de sua: em 11 de março é celebrado o Dia da Pipoca no Brasil.

Treloso, a marca de biscoitos recheados mais vendida do Brasil, sabe que momentos de diversão são muito importantes e sempre garante o lanche para depois da trela. Para as crianças comemorarem o Dia da Pipoca da melhor forma possível, a marca ensina a brincar de “Corrida da Pipoca”, ótima para trabalhar a coordenação motora e também proporcionar muitas risadas. Aprenda ainda a preparar uma Pipoca Gourmet de morango e chocolate com os Biscoitos Treloso.

Na “Corrida da Pipoca”, os pequenos devem ser divididos em equipes e cada uma receberá uma colher e um recipiente com pipoca. Os participantes devem pegar uma colher cheia de pipoca e correr até o ponto de chegada e voltar para o time. Se uma pipoca cair da colher, é necessário voltar até o ponto de início para tentar de novo. Ganha a equipe que conseguir fazer a corrida primeiro, sem perder a pipoca da colher.

Ao fim da brincadeira, os pequenos podem auxiliar no preparo da Pipoca Gourmet e depois aproveitá-las. Confira o modo de preparo da receita abaixo!

Pipoca Gourmet com Treloso

Ingredientes:

  • 200 g de Biscoito Treloso Recheado Sabor Morango
  • 200 g de Biscoito Treloso Recheado Sabor Chocolate
  • 240 g de milho de pipoca
  • 800 g de chocolate branco
  • 400 g de leite em pó
  • 80 ml de óleo de soja
  • 320 g de açúcar
  • 80 ml de água
  • Corante rosa (opcional)
  • Corante marrom (opcional)

Modo de preparo:

- Colocar o milho na pipoqueira em fogo alto e esperar ele ficar meio douradinho.

- Adicionar o óleo, o açúcar e a água. Fechar a pipoqueira e ir mexendo, aumentando a rotação da pipoqueira até todo milho tiver pipocado.

- Retirar a pipoca e dividir em dois bowls grandes.

- Derreter o chocolate branco dividido em dois bowls.

- Adicionar ao chocolate branco derretido o corante rosa em um bowl e o corante marrom no outro bowl. (opcional)

- Despejar o chocolate derretido na pipoca e mexer bem com cuidado para a pipoca não se quebrar. Quando estiver quase sequinha adicionar o leite em pó e o biscoito Treloso recheado sabor chocolate quebradinho. (lembrando que se for usar o corante nessa etapa, é o chocolate derretido com o corante marrom)

- Repetir o processo com o biscoito Treloso recheado sabor morango. (se for usar o corante, nessa etapa é o chocolate derretido com o corante rosa).

- Servir em seguida.

Siga as redes sociais da marca pelo facebook.com/BiscoitoTreloso
e @trelosooficial, no Instagram

Sobre a Vitarella

A Vitarella, marca n°1 em biscoitos no Brasil* de acordo com a Nielsen e destaque no segmento de massas, foi fundada em 1993, em Pernambuco. A marca possui um portfólio versátil, com mais de 150 produtos, entre as categorias de biscoitos, massas e torradas, além das submarcas Treloso e Nikito. Com produtos que unem sabor e qualidade, Vitarella é uma das 10 marcas de alimentos mais escolhidas pelos brasileiros**. A marca também tem posição de destaque em pesquisas que refletem a preferência dos consumidores.

*Fonte: Nielsen, Retail Index, Bolachas/ Biscoitos – Total categoria – T. BRASIL INA+ C&C – YTD 2024 (JAN’24 ATÉ DEZ’24)

** fonte: Kantar Ranking BrandFootPrint Brasil2024

 

Sobre a M. Dias Branco  

Fundada em 1953, a M. Dias Branco é uma multinacional brasileira do setor de alimentos, signatária do pacto global da ONU e com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3. Sua história começou na década de 40, com a Padaria Imperial, uma iniciativa de Manuel Dias Branco em Fortaleza (CE). Hoje, as suas operações geram mais de 17 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social do país. A Companhia possui 17 indústrias ou complexos industriais, sendo que sete deles possuem estruturas de moinho de trigo, além de 30 filiais comerciais, que favorecem a distribuição de seus produtos em todo o Brasil e para mais de 40 países.

Sediada em Eusébio (CE), a M. Dias Branco é líder brasileira em biscoitos e massas. A partir da aquisição da Jasmine Alimentos, concluída em agosto de 2022, a Companhia ampliou a sua participação no mercado de alimentos saudáveis, com produtos orgânicos, funcionais, integrais, sem glúten, sem lactose e zero açúcar. Em outubro do mesmo ano, anunciou sua primeira aquisição internacional, a Las Acacias, do Uruguai, focada no segmento de massas, mas que também tem no portfólio misturas para bolos e molhos. 

A Companhia detém marcas líderes, como Vitarella, Piraquê, Adria, Fortaleza, Richester e Isabela, produzindo biscoitos, massas, farinhas, margarinas, snacks e torradas. Em novembro de 2021, foi feita a aquisição da marca FIT FOOD, a primeira iniciativa da Companhia no mercado de healthy food, com produtos como biscoitos de arroz, pasta de amendoim, chocolates e chips. Destacam-se ainda as marcas Frontera, de snacks, e Smart, de temperos e condimentos. Para saber mais sobre a M. Dias Branco, acesse: www.mdiasbranco.com.br


Dia da Mulher: cinco vinhos para celebrar e presentear com estilo

 


No próximo sábado, 8 de março, comemora-se o Dia Internacional da Mulher, uma ocasião especial para reconhecer a influência de mulheres inspiradoras em nossas vidas. Pensando nisso, o Vino!, maior rede de bar de vinhos do Brasil, reuniu cinco sugestões de vinhos do seu portfólio – rótulos que refletem elegância, autenticidade e histórias únicas – perfeitos para brindar a data ou presentear mulheres especiais.

Confira abaixo as sugestões de vinhos do Vino e aproveite!

  1. Espumante Vero Brut Rosé – Família Bebber

 


O Vino! Brut Rosé é a expressão perfeita de frescor e juventude. Elaborado com uma combinação refinada de Chardonnay, Pinot Noir e Sangiovese, este espumante encanta pelo seu equilíbrio e vivacidade. As notas de frutas vermelhas trazidas pela Sangiovese conferem um toque vibrante, tornando-o uma escolha versátil para diferentes momentos.

Com método Charmat, é um espumante leve, refrescante e democrático, ideal para acompanhar canapés, frutos do mar, risotos leves e saladas. Melhor apreciado entre 4ºC e 6ºC, já foi premiado diversas vezes, incluindo quatro Medalhas de Ouro no Concurso Mundial de Bruxelas.

  1. Leticia Malbec – Las Estelas Winery

Originário do prestigiado Vale de Uco, em Mendoza, este vinho criado pela Las Estelas Winery exalta a autenticidade e a complexidade do terroir local. O Leticia Malbec apresenta aromas intensos e refinamentos, sendo um presente certeiro para apreciadores exigentes.

 

  1. Leticia Cabernet Sauvignon – Las Estelas Winery

 


Também produzido pela renomada vinícola argentina, este Cabernet Sauvignon é marcado por seu equilíbrio e riqueza de sabor. Elegante e robusto, o vinho promete agradar aos paladares mais sofisticados.

 

  1. Raiz – Quinta Don Bonifácio

 


Este Tannat da safra de 2020 é um vinho estruturado e encorpado, mantendo a elegância. Apresenta coloração vermelho escuro com traços púrpura e aromas de frutas vermelhas maduras, ameixas pretas, blueberry, especiarias e chocolate escuro. No paladar, é equilibrado, com taninos marcantes e longa persistência. Ideal para acompanhar churrasco, rosbife, cordeiro assado, ossobuco, risoto de queijos e vegetais grelhados na parrilla.

 

  1. Chardonnay – Família Bebber

 


Este Chardonnay brasileiro oferece mineralidade e frescor característicos da região da Serra Gaúcha. Uma garrafa perfeita para harmonizar com entradas leves ou pratos refinados.

Sobre o Grupo Vino!

Com o objetivo de democratizar o consumo de vinhos a um preço acessível, o Grupo Vino! inaugurou a primeira loja em 2015. A partir de 2019, passou a expandir a operação para outros estados brasileiros e hoje conta com mais de 61 unidades de wine bars espalhadas pelo país.


NISSIN celebra o Dia do Momofuku Ando, criador do macarrão instantâneo

 


Março é um mês especial para a NISSIN FOODS. No dia 5, a marca celebra o legado de Momofuku Ando, fundador da empresa e responsável por uma das maiores inovações da alimentação mundial: o macarrão instantâneo. Sua invenção, que há mais de seis décadas transformou a forma como milhões de pessoas se alimentam, segue impactando gerações com praticidade, sabor e acessibilidade. 

Foi em 1958 que Ando criou o Chicken Ramen, o primeiro macarrão instantâneo da história, conhecido na época como “Lámen Mágico”. O sucesso foi imediato e abriu caminho para um novo conceito de refeição rápida e fácil de preparar.  Em 1971, ele inovou mais uma vez com o lançamento do icônico Cup Noodles, consolidando o segmento e provando que a praticidade não precisa abrir mão do sabor.

A busca constante por inovação levou Ando ainda mais longe – literalmente. Em 2005, ele desenvolveu o “Space Ram”, o primeiro macarrão instantâneo pensado para ser consumido no espaço. A criação fez parte da missão do ônibus espacial Discovery, levando sua invenção além dos limites da Terra. Em pesquisa realizada pelo Instituto Fuji, em 2000, o macarrão instantâneo foi considerado a maior invenção do século XX no país, antes mesmo do karaokê e do CD.

No Brasil, o espírito inovador de Ando continua vivo no portfólio da NISSIN FOODS DO BRASIL, que mantém a missão de oferecer produtos práticos e saborosos para o dia a dia. “Março é sempre um mês de celebração para nós. O Sr. Momofuku Ando é uma inspiração, e relembrar sua trajetória nos motiva a seguir inovando sem perder nossa essência de acessibilidade e qualidade”, comenta Mirella Marchi, gerente de Comunicação e Relacionamento da NISSIN FOODS DO BRASIL.

A NISSIN FOODS DO BRASIL é uma empresa do Grupo NISSIN FOODS e se consolidou no País como líder no segmento de macarrão instantâneo. Atualmente, fabrica 54 produtos para consumidores diretos no Brasil e 12 produtos para exportação. Com fábricas em Ibiúna (São Paulo) e Glória do Goitá (Pernambuco), investe sempre em boas práticas para satisfazer as necessidades de seus consumidores e melhorar continuamente seus produtos e serviços.

O VAZIO NA MALA estreia em São José do Rio Preto dia 14 de março. Entre ficção e realidade, peça premiada revela os segredos de uma família sobrevivente da 2ª Guerra Mundial

 


 


A obra mescla fatos históricos a uma narrativa ficcional para reconstruir a jornada de uma família que, fugindo das perseguições nazistas, deixou a Alemanha rumo à China. Após enfrentar os desafios da ocupação japonesa em Xangai, em 1941, a família migrou para o Brasil, onde recomeçou sua vida. O Vazio na Mala será apresentado em temporada popular nos Teatros do Sesi de Campinas, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e Itapetiningade 17 de janeiro a 22 de junho de 2025Ver roteiro das cidades no final do textoA turnê começou por Campinas dia 17 de janeiro e agora chega a São José do Rio Preto, de 14 a 23 de março de 2025, no Centro Cultural SESI São José do Rio PretoAv. Duque de Caxias, 4656 - Jardim dos Seixas, São José do Rio Preto - SP, 15061-001. Dias 14, 15, 16 de março | Sexta-feira e sábado às 20h, e domingo às 19h.  21, 22 e 23 de março | Sexta-feira e sábado às 20h, e domingo às 19h

 

Inspirada e provocada pelas marcas deixadas pela perseguição nazista, a dramaturgia inédita de O Vazio na Mala constrói uma ficção atual que desdobra temas universais e atemporais. A peça aborda como o silêncio permeia as relações familiares e sociais, ao mesmo tempo em que explora o poder do afeto na regeneração de feridas, muitas vezes de forma inesperada. No espetáculo, o silêncio é elevado à condição de personagem principal, guardado e vigiado dentro de uma antiga mala. Este objeto, aparentemente banal, carrega os horrores de um passado que insiste em permanecer oculto. É na busca pelo vazio que habita essa mala que a história ganha vida e revela seus segredos.

 

O Vazio na Mala estreou em março de 2024 em São Paulo através do Edital SESI Artes Cênicas – Teatro do SESI-SP Inéditos, com grande êxito. Em sua temporada de estreia, alcançou um público de 22 mil pessoas. Venceu o Prêmio Bibi Ferreira 2024 nas categorias Melhor Dramaturgia Original, Melhor Atriz (Noemi Marinho) e Melhor Peça de TeatroNo mesmo ano, recebeu o Prêmio CENYM nas categorias Melhor Qualidade Artística e Melhor Cenário, além de indicações, com resultado para 2025, para o Prêmio Shell (Melhor Atriz – Noemi Marinho) e para o Prêmio APCA (Dramaturgia – Nanna de Castro e Melhor Atriz – Noemi Marinho). Concepção e idealização de Dinah Feldman, texto de Nanna de Castro e direção de Kiko Marques. No elenco, Noemi MarinhoFabio Herford, Marcelo Varzea e Dinah Feldman. Compõem também a equipe Gregory Slivar (trilha sonora), Márcio Medina (cenário), João Pimenta (figurinos), Louise Helène (visagismo) Wagner Pinto (luz), André Grynwask (videomapping) e Marcela Horta (direção de produção). Está prevista uma circulação do espetáculo com 30 apresentações por seis cidades do Estado de São Paulo em 2025, incluindo seis sessões com interpretação em Libras para garantir acessibilidade e inclusão.

 

Idealização  e texto


A atriz Dinah Feldman idealizou o espetáculo ao tomar conhecimento, por meio do depoimento em vídeo do primo William Jedwab, dos fatos ocorridos com pais e avós dele. De valor narrativo, os dados fornecidos na gravação e uma mala de couro surrada vinda da Segunda Guerra (contendo documentos em alemão e chinês), trazida pelos parentes, contam a trajetória e o drama dos Jedwab. Hoje são documentos preservados e guardados no Museu Judaico de São Paulo. À saga da família, junta-se a ficção em torno da curiosidade sobre o conteúdo de uma velha mala de couro. A ideia de montar a peça nasceu paralelamente ao trabalho de Dinah no núcleo Educação e Participação do Museu Judaico de São Paulo, quando conviveu por um ano com a mala, exposta no local depois de doada pelo primo. Nas visitas guiadas, a atriz contava a história do objeto. “Falando da mala, fui desenvolvendo o projeto do espetáculo”, diz, informando que ela e o primo logo escolheram Nanna de Castro para escrever o texto.

 

Sinopse

Silêncio, memória e afeto em cena: O Vazio na Mala explora os ecos do trauma familiar e da perseguição nazista. O Vazio na Mala é um espetáculo teatral baseado em fatos reais, que mergulha nas profundas marcas deixadas pelo Holocausto e suas repercussões nas gerações subsequentes. A trama explora o impacto do silêncio e dos traumas nas relações familiares, revelando como o passado molda o presente e como o afeto pode ser uma poderosa ferramenta de cura. A história se desenrola em torno das memórias de uma família que fugiu da Alemanha nazista, atravessou a China e chegou ao Brasil, destacando os segredos guardados por décadas. Temas universais como os ciclos familiares, a busca por significado e a herança emocional permeiam a narrativa, enquanto a peça nos convida a refletir sobre o que resta de uma vida vivida em meio à violência e ao medo. A mala, objeto central e símbolo do espetáculo, guarda não apenas documentos, mas o silêncio e as memórias reprimidas de uma família que lutou pela sobrevivência. À medida que essas memórias são desvendadas, o público é levado a contemplar as complexidades do passado e o impacto dessas histórias no presente. O Vazio na Mala é uma jornada emocional que explora a força da memória, do tempo e da resiliência humana.

 

Sobre a montagem – por Kiko Marques

A encenação de Kiko Marques é centrada nas atuações, no poder das palavras, na qualidade ao mesmo tempo particular e pública daquilo que está sendo contado e também na comunhão desses fatores com o cenário, figurinos, luz, som e projeções. “Contamos uma história criada a partir de um fato real, e que trazemos ao espectador na forma de uma visita aos protagonistas dessa história, um encontro com suas vidas particulares e seus dramas mais íntimos.” Kiko pretende levar o espectador a ser testemunha e cúmplice dessas vidas e suas trajetórias. “Pra isso, os apresentamos à intimidade das personagens, às suas casas, aos quartos de sua infância, seus hábitos, suas roupas.” Ao mesmo tempo, a proposta é centrada na perspectiva ampla dessa história que nasce no holocausto, da fuga de uma mulher judia à perseguição nazista durante a 2ª guerra mundial, história de uma sobrevivente ao projeto nazista de extermínio em massa de seres humanos.

 

“Em cena temos as casas de Esther e Franz, mãe sobrevivente e filho já morto, que aparece na forma de espectro/memória; Sami, neto de Esther e filho de Franz, que chega para visitar ao mesmo tempo a avó e suas memórias de infância; e uma mala fechada onde Esther pretendeu aprisionar sua história, como sua memória que se esvai. Também temos um céu de malas por sobre nosso mundo e nossa mala particular. Um céu de histórias iguais a dela. Temos as duas casas, espelhadas, onde a ação acontece, e que se separam à medida que as memórias se encarnam e o vazio se instaura; temos a segunda guerra e a perseguição que são projetadas nas paredes dessas casas, como balas e bombas a corroer não mais a matéria presente, mas a perspectiva do futuro.”

 

Sobre o texto de Nanna de Castro

Nanna de Castro foi uma das pessoas entrevistadas por Dinah e William quando selecionavam quem escreveria o texto. Da história ouvida por ela, o ponto considerado marcante da trama, “o que tocou minha alma” - foi a relação entre pai e filho. De forma intuitiva e emocional, a autora logo imaginou o resgate dessa relação danificada. “Propus o caminho e William topou”, conta, lembrando do frio na barriga ao imaginar “andar pela história de uma família, pelos meandros afetivos das relações”. Para escrever o texto, Nanna baseou-se também em entrevistas que fez com pessoas da família de William – a irmã, os amigos do pai, uma tia. “Aprofundei-me em pesquisas no Museu Judaico, estudei histórias similares e li alguns livros, entre eles A Garota Alemã, de Armando Lucas Correa; Maus, a História de um Sobrevivente, de Art Spiegelman, e Ten Green Bottles, de Vivian Kaplan”, conta, observando que a peça tem um lugar quase de uma constelação familiar. “De alguma forma, o teatro tem o poder de revisitar a ligação de pai e filho e trazer para um lugar mais saudável”, finaliza.

 

Sobre a cenografia de Marcio Medina

A velha mala de couro – com os segredos e as memórias de uma história de vida - foi o objeto que inspirou e norteou a cenografia de Marcio Medina.  Para reproduzir o passado de duas gerações - o quarto de Esther (Noemi Marinho) e do seu filho Franz (Fábio Herford) – o cenógrafo concebeu dois quadrantes espelhados com objetos e mobiliário. O fundo do palco abriga um grande telão de papel - como uma antiga carta -, emoldurado com palavras e fragmentos de frases em hebraico, chinês etc.  Medina explica que as peças retratam o que resta de memória no cérebro e alma de Esther e servem de superfície para inúmeras projeções de lembranças e fatos passados. “Os quadrantes pouco a pouco deslizam para as coxias, deixando o palco nu, deserto. Como o apagamento da mente, fica o nada absoluto. Várias malas ocupam todo o espaço aéreo do palco. “Iluminadas, revelam em seu conteúdo imagens de vários grupos perseguidos pelos nazistas na segunda guerra”, explica. “Uma mala pode transportar uma história de sobrevivência, resguardada e reduzida por um apagamento de memória da personagem Esther, de 92 anos. São histórias, objetos e documentos consumidos pela luta e manutenção de uma família”, finaliza Marcio.

 

Sobre o figurino de João Pimenta

O figurinista João Pimenta inverteu seu processo de trabalho na construção do figurino dos personagens. Depois de receber o briefing do diretor Kiko Marques, solicitando “uma roupa casual, do cotidiano”, o criativo logo partiu para a criação das peças. Pelo que absorveu, começou a desenvolver as roupas antes mesmo de ter o texto finalizado e de saber o perfil, as características dos personagens - quem era essa família - mãe, pai,  cuidadora e filho. “Minha proposta com o Kiko foi fazer este caminho inverso - criar o figurino e depois encaixá-lo na necessidade do espetáculo. A gente costuma dizer que na moda a roupa é a segunda pele e que no figurino ela é a primeira pele, a casca do personagem.” Pimenta considera positivo o processo pois permite que o elenco ensaie com as roupas desde o começo e não em uma etapa mais adiante. “Assim, o ator já pode sentir o personagem. E a ideia agora é ir ajustando até finalizar.”

 

Uma única cor foi concebida para todas as peças - o cinza e suas várias tonalidades. No design, a proposta de mesclar referências de várias não define tempo nenhum. Todas as roupas foram confeccionadas em tecido de alfaiataria, como risca de giz, lã fria, cinza mescla. Para dar a ideia de uma roupa com história, o figurino passou por um tratamento de envelhecimento, menos na roupa do filho. Um vestido em tecido de gola fechada transmite a austeridade demandada pela personagem Esther. Desgastado, o figurino do pai – “uma roupa de ficar em casa” – é formado por camiseta regata, roupão e chinelo. Já o da cuidadora, em tom mais claro, tem fluidez e passa o conceito de um anjo. Camisa e calça social, o do filho jornalista é mais elegante e atual.

 

Sobre a trilha sonora de Gregory Slivar

O universo da música judaica e suas variadas matizes são o foco da pesquisa de Gregory Slivar, autor da trilha sonora. “Com a ajuda de Dinah Feldman, entrevistamos pessoas ligadas à música deste contexto cultural, como músicos de Klezmer, cantores e pesquisadores, bem como também assistimos reuniões em sinagogas. Para além dessas pesquisas, ainda estou experimentando como me apropriar deste material a fim de poder colaborar com a história da peça”, conta Gregory. Uma vez imerso neste universo, Greg pretende usá-lo como inspiração para suas composições. “As músicas irão aparecer como traços de memória e ligações entre os recortes de espaço e tempo da peça.”  Slivar explica que as vozes serão um elemento sonoro de lembrança e, remetendo aos conjuntos tradicionais, uma base instrumental será usada para realizar a costura das cenas. “Penso na trilha como este caminho entre o subjetivo destas personagens, suas buscas de um lugar de pertencimento, a fuga dos traumas e seus ritos de cura.”

 

SERVIÇO

Circulação O VAZIO NA MALA

Culturas em Movimento – coletivo artístico e produção cultural

Drama, adulto, 90 min. Recomendado para maiores de 14 anos.

 

Dramaturgia: Nanna de Castro. Direção: Kiko Marques. Elenco: Dinah Feldman, Fábio Herford, Marcelo Varzea e Noemi Marinho.  

 

De 17 de janeiro a 22 de junho de 2025

 

Centro Cultural SESI São José do Rio Preto

Av. Duque de Caxias, 4656 - Jardim dos Seixas, São José do Rio Preto - SP, 15061-001

14, 15, 16 de março | Sexta-feira e sábado às 20h, e domingo às 19h

21, 22 e 23 de março | Sexta-feira e sábado às 20h, e domingo às 19h

Sessão com intérprete de Libras: sábado, 22 de março

Gratuito

Oficina de Produção:  Dia 22 de março, das 10h às 13h.

Reserva de ingressos: https://www.sesisp.org.br/evento/367fe4c0-1705-44fa-abec-9841d255f16f/o-vazio-na-mala

 

Sobre a oficina - A "Oficina de Produção Teatral" tem como objetivo proporcionar uma vivência prática no âmbito da produção teatral, com foco na resolução de problemas enfrentados no dia a dia da área. Os participantes terão a oportunidade de trabalhar em grupo para superar desafios reais da produção, desenvolvendo habilidades de trabalho em equipe, comunicação e solução criativa de problemas. O projeto final dependerá da capacidade de cada participante em lidar com as dificuldades apresentadas ao longo da oficina.

 

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Centro Cultural SESI São José dos Campos

Av. Cidade Jardim, 4389 - Bosque dos Eucaliptos, São José dos Campos - SP, 12232-000

11, 12 e 13 de abril | Sexta-feira e sábado às 20h, e domingo às 19h

Sessão com intérprete de Libras: sábado, 12 de abril

Oficina de Produção:  Dia 12 de abril, das 10h às 13h.

 

Centro Cultural SESI Sorocaba

R. Gustavo Teixeira, 369 - Vila Independência, Sorocaba - SP, 18040-425

9, 10, 11 de maio | Sexta-feira e sábado às 20h, e domingo às 19h

16, 17 e 18 de maio | Sexta-feira e sábado às 20h, e domingo às 19h

Sessão com intérprete de Libras: sábado, 17 de maio

Oficina de Produção:  Dia 17 de maio, das 10h às 13h.

 

Centro Cultural SESI Itapetininga

Av. Padre Antônio Brunetti, 1360 - Vila Rio Branco, Itapetininga - SP, 18208-080

20, 21, 22 de junho | Sexta-feira e sábado às 20h, e domingo às 19h

Sessão com intérprete de Libras: sábado, 21 de junho

Oficina de Produção:  Dia 21 de junho, das 10h às 13h.

"Vem Marisar": Marisa apresenta novo posicionamento que reforça sua relação com a mulher brasileira e traz Viih Tube como embaixadora

 


Dona de um legado de mais de 70 anos de história e com um dos slogans mais conhecidos do Brasil, a Marisa, uma das maiores varejistas de moda do país, construiu uma relação sólida com a mulher brasileira, gerando uma conexão autêntica e profunda ao longo do tempo.  Para reforçar sua presença no mercado como uma marca de moda acessível e conectada emocionalmente com suas consumidoras, Marisa apresenta novo posicionamento e conta com ações robustas de marketing em TV, rádio e canais digitais, e traz a influenciadora Viih Tube como embaixadora ao lançar o "Vem Marisar”.  

Para criar ainda mais conexão e aproveitar a já existente proximidade da marca com elas, o novo posicionamento da Marisa traz um mote que quer cair na boca do povo, ou melhor, das consumidoras. O "Vem Marisar" faz referência à um dialeto próprio das clientes fiéis da marca, que soa como uma conversa entre amigas. Pensando em personificar esse novo momento da empresa, Marisa traz a influenciadora, mãe e empresária Viih Tube como embaixadora da marca e rosto das campanhas publicitárias, devido à forte identificação com público da loja. 

Além disso, ciente do papel essencial que a moda desempenha no dia a dia das mulheres, Marisa revisitou sua identidade e resgatou seus elementos icônicos como a tradicional paleta cor de rosa e o icônico slogan "De mulher para mulher", trazendo a promessa da marca como um espaço seguro e íntimo para as consumidoras.  

A principal mensagem que permeará todas as campanhas ao longo de 2025 será democratizar a moda de qualidade, promover a autoestima feminina, propagando estilo e possibilitando o acesso à moda por um preço que cabe no bolso. Para lançar esse movimento importante para a Marisa e dar mais um passo no seu trabalho de reposicionamento, a marca escolheu dar início a essa nova campanha em uma data muito significativa e para todas as suas consumidoras, o Dia Internacional da Mulher. 

"Nós já mudamos a comunicação da Marisa nas lojas e fizemos um ajuste no que diz respeito a preço e produtos, isso já reaproximou a marca das consumidoras e trouxe mais movimento, chamando a atenção da mulher da classe C, nosso público-alvo. Conseguimos reposicionar a Marisa com uma opção acessível e bom custo-benefício, entre as principais marcas pops do país. Agora, em 2025, com essa nova campanha, vamos mostrar que iremos muito além de preços acessíveis. Nosso foco é entregar também estilo e versatilidade, tornando a nossa marca cada dia mais atual e relevante para as mulheres e suas famílias ", explica Karla Longo, Diretora de Marketing da Marisa.   

Em 2024, Marisa trabalhou o seu reposicionamento no mercado com a diretriz criativa "Papo de Provador", que evidencia o momento decisivo da compra e as conversas que acontecem nesse espaço, e o mote "Na Marisa você resolve tudo com cem-zinho", reforçando o compromisso de oferecer moda acessível sem abrir mão da qualidade.  

 

Sobre a Marisa   

Há mais de 75 anos, a Marisa é referência em apresentar moda brasileira de forma acessível, para todos os estilos, e em oferecer serviços que aproximam seu público à marca, através de um cuidado único e de mulher para mulher. Uma das principais varejistas de moda do país, segue uma estratégia omnichannel, contando com lojas físicas e canais digitais, e cumpre seu propósito de fortalecer a autoestima da mulher, apoiando a realização de seus sonhos e conquistas. A Marisa atende a mulher versátil com seus múltiplos estilos, qualidade, preço e diversidade de itens para todas as ocasiões, ofertando também o acesso a crédito e serviços. Comprometida com a frente ESG na moda, a marca investe em iniciativas socioambientais e foca na ampliação de boas práticas de diversidade e inclusão para os públicos interno e externo.     

Dádiva lança cerveja especial para celebrar mulheres na indústria cervejeira

 


No dia 8 de março, a Cervejaria Dádiva vai lançar uma nova cerveja que faz parte da iniciativa Criado por Elas, Liderado por Elas: uma West Coast IPA que chega ao mercado em latas de 473ml, com 6,8% de teor alcoólico. Mais do que uma cerveja, a novidade é um tributo às mulheres que fazem a diferença na indústria cervejeira e além dela.

A nova cerveja da Dádiva foi elaborada com uma seleção criteriosa de lúpulos para trazer uma combinação equilibrada de aromas e amargor. O Cascade, clássico da escola americana, entrega notas cítricas e florais marcantes. O Comet adiciona toques frutados e resinosos intensos, enquanto o Southern Cross, de origem neozelandesa, contribui com nuances tropicais e um leve toque de limão. Para completar, o Zeus reforça o amargor característico do estilo, trazendo um perfil picante e terroso que equilibra a experiência sensorial.

O rótulo carrega um conceito poderoso, trazendo estampados os nomes de diversas mulheres, simbolizando a força coletiva daquelas que constroem, transformam e inovam.

Como um manifesto visual, a embalagem traz também os lemas "Somos muitas" e "Apoiar, inspirar e celebrar", reforçando a importância da união e da valorização feminina em todos os setores.

“A indústria cervejeira, historicamente, sempre foi um ambiente predominantemente masculino, mas essa realidade está mudando. Cada vez mais mulheres conquistam seu espaço na indústria cervejeira. Por isso, essa cerveja simboliza não só a presença crescente das mulheres no setor, mas também o impacto significativo que nós temos em cada etapa do processo, desde a criação até a liderança”, afirma Luiza Lugli Tolosa, fundadora da Dádiva.

No sensorial, a cerveja apresenta aromas de frutas amarelas, trazendo um dulçor sutil. No paladar, destaca-se um resinoso agradável, equilibrado por um leve toque cítrico. O final é bem seco e refrescante, garantindo alta drinkability e convidando para o próximo gole.

O lançamento celebra a diversidade e a força feminina na cultura cervejeira. Com esse rótulo, a Dádiva convida o público a brindar não só a uma cerveja de qualidade, mas a um movimento de transformação e reconhecimento.

Dádiva expande movimento de apoio a negócios liderados por mulheres

No ano passado, a Cervejaria Dádiva deu início a um movimento significativo com a campanha “Criado por Elas, Liderado por Elas”, reunindo 26 cervejarias fundadas e comandadas por mulheres para celebrar o Dia Internacional da Mulher. 

O projeto não apenas destacou a força feminina no setor cervejeiro, mas também reforçou a importância do apoio mútuo e da visibilidade para negócios liderados por mulheres em diferentes partes do Brasil.

Agora, a Dádiva convida outras empresas a fazerem parte desse movimento. Para reforçar seu compromisso, todos os rótulos da marca passarão a exibir o selo “Eu apoio negócios criados e liderados por mulheres”, uma iniciativa que vai além do setor cervejeiro e busca unir diferentes mercados em uma rede de apoio ao empreendedorismo feminino.

Mais do que um símbolo, o selo é um convite para que outras empresas incorporem essa mensagem em seus produtos e comuniquem seu compromisso com a valorização de negócios liderados por mulheres.

“Queremos que essa iniciativa inspire outras marcas a adotarem o selo e se unirem ao movimento. Pequenas ações podem gerar grandes transformações, e acreditamos que essa rede de apoio pode crescer ainda mais se cada empresa fizer sua parte”, afirma Luiza Lugli Tolosa, fundadora da Dádiva.

Nos próximos meses, novas ações serão implementadas para expandir essa rede e estimular ainda mais o crescimento de projetos independentes, com o objetivo de fortalecer o ecossistema empreendedor.

Empresas interessadas em aderir ao selo podem entrar em contato com a Dádiva para mais informações sobre como fazer parte do movimento.