A fabricante de sobremesas congeladas BerryBites criou novos produtos para disputar espaço na categoria de ovos de Páscoa.
A empresa acaba de lançar dois ovos de chocolate de 380 gramas, recheados com as BerryBites, as frutinhas congeladas cobertas com chocolate, pelas quais a empresa vem ficando conhecida no varejo brasileiro.
O primeiro ovo tem cobertura de pistache e recheio de BerryBites de framboesa coberta com chocolate com cobertura extra também de pistache. O segundo é um ovo de chocolate ao leite, com recheio de bites sortidos, com framboesa congelada no recheio e diferentes coberturas: chocolate ao leite, chocolate com framboesa e chocolate com pistache.
Os novos produtos, que são vendidos congelados, começam a chegar nos supermercados parceiros da empresa a partir de abril. A expectativa é estabelecer a marca na concorrida categoria de ovos de Páscoa, oferecendo uma sobremesa com diferenciais de sabor, refrescante e de consumo agradável em dias de altas temperaturas.
“Encontramos uma forma de ingressar numa categoria altamente competitiva e dominada por grandes marcas, com pouquíssimo espaço para novos entrantes, novamente oferecendo ao nosso consumidor inovação, ou seja, um produto gostoso, saudável e que ajuda a enfrentar o calor forte”, afirma Ricardo Cotrim, CEO da empresa.
Antes de fundar a BerryBites, Cotrim havia empreendido no segmento de laticínios. Adquiriu e consolidou a marca Búfalo Dourado, que introduziu no Brasil a categoria de burrata de búfala. No fim de 2019, o empresário decidiu vender o negócio à Ultracheese, empresa controlada pelo fundo de private equity Aqua Capital.
A decisão de estabelecer um negócio de sobremesas veio só no fim de 2023, por sugestão de um executivo de rede varejista, que buscava um fornecedor de um produto análogo ao doce argentino Franuí. O produto havia viralizado na internet, tinha se tornado uma febre no Brasil, mas tinha fornecimento bastante irregular no país.
Cotrim já estava convertendo a antiga fábrica da Búfalo Dourado na Fazenda Sesmaria, no município de Amparo (SP), para produzir sobremesas congeladas. Ele decidiu que seria viável fabricar também lá um bombom análogo ao Franuí e ampliou o cultivo comercial de mirtilo existente na propriedade, usando parte da produção da guloseima.
Foi assim que a BerryBites iniciou suas operações em março de 2024, com o lançamento no mercado de bombons de fruta congelada cobertas com chocolate, inicialmente pensados para concorrer na categoria de sobremesa introduzida no Brasil pelo Franuí.
A BerryBites, no entanto, buscou diferenciação. Os recheios eram de framboesa e também mirtilo, inexistente na concorrência. A cobertura tinha opções de chocolate ao leite e amargo, ambos sem açúcar adicionado, atributos inéditos até então na categoria.
A linha tem hoje bites de framboesa, mirtilo, banana, morango e abacaxi, com coberturas de açaí, coco, pasta de amendoim, chocolates sem açúcar amargo, ao leite e com proteína adicionada (20 gramas por pote de 100 gramas), além dos novos ovos de Páscoa.
“Nosso produto tinha que ser diferenciado em qualidade como condição para que se consolidasse”, conta Cotrim, que também priorizou a venda do produto em redes especializadas em consumidores de alta renda.
Os atuais parceiros da empresa são as redes paulistanas St. Marché e Casa Santa Luzia, a mineira Meu Prata, a carioca Zona Sul e as catarinenses Archer, Imperatriz, Koch e Hippo, além da rede Pão de Açúcar.
“Em menos de um ano, os produtos da BerryBites já são vendidos em cerca de 500 pontos de venda, com absoluto histórico de confiabilidade no fornecimento”, diz Cotrim.