22 de dezembro de 2024

Magia em alta: de livros e filmes a restaurantes temáticos, conheça o refúgio dos fãs de mundos fantásticos

 

Vassoura Quebrada é a casa para bruxos, fadas, elfos e todas as criaturas de universos incríveis da ficção

Um dos maiores atributos da literatura, além de ampliar vocabulário e dar acesso a conhecimento, é permitir que o leitor viaje sem sair do lugar. E não apenas para este mundo ou dimensão, mas sim para lugares extraordinários, onde ele pode lutar ao lado de feiticeiros e dragões, criar poções com alquimistas e realizar missões com elfos e duendes. Desde os clássicos internacionais, como O Senhor dos Anéis, As Crônicas de Nárnia, Harry Potter e Caverna do Dragão, até o patrimônio nacional Castelo Rá-Tim-Bum, a brincadeira da magia nunca foi tão levada a sério como hoje, com eventos, jogos, reedição de filmes, livros, até exposições temáticas e teatros musicais. 

Divulgação/Universal Pictures

Em cartaz há apenas um mês, o filme Wicked, derivado de O Mágico de Oz e estrelado por Ariana Grande, já ultrapassou US$ 360 milhões em bilheteria somente nos Estados Unidos. Somado ao mercado internacional, a produção chega a US$ 530 milhões, o equivalente a R$ 3,3 bilhões. 

No Brasil, o Vassoura Quebrada, rede de restaurantes pioneira na temática de magia e bruxaria, tornou-se a casa dos apaixonados por ficção, que desfrutam do menu enfeitiçado de hambúrgueres e porções, além dos elixires encantados de receitas exclusivas. Para Otávio Junior, sócio e diretor criativo da marca, o objetivo é incorporar cada vez mais elementos mágicos e realizar um verdadeiro sincretismo fantástico, acolhendo diversos grupos de fãs. “Somos um espaço familiar, democrático e imersivo, onde o público pode sentir-se dentro de sua história favorita. Além da decoração, o cardápio é totalmente personalizado, fazendo brincadeiras com produtos famosos em múltiplas sagas”. 

Entre São Paulo e a capital goiana, já são cinco unidades preparadas para receber fandoms, com estimativa de dobrar o volume no próximo ano, incluindo versões com parque de diversões, a exemplo das lojas nos shoppings Parque da Cidade e Atrium, na região metropolitana da capital paulista. 

Crédito: Viviane Boscaro/Vassoura Quebrada

 

Sobre o Vassoura Quebrada

O Vassoura Quebrada, rede de restaurantes pioneira na temática de magia e bruxaria, nasceu em 2018, no bairro de Perdizes, em São Paulo. Proposta de sucesso entre fãs do universo mágico, as unidades contam com ambientes decorados por varinhas, vestes de bruxos, caldeirões, animais fantásticos e, claro, vassouras. Inspirado em feitiços, o cardápio traz sabores mágicos nos hambúrgueres e acompanhamentos. Entre os drinks, poções e elixires de diversas cores que simbolizam grupos de bruxos caracterizados por sua bravura, lealdade, sabedoria e astúcia. Há, ainda, deliciosos milkshakes apelidados de "cerveja espumosa", em alusão a uma clássica bebida do bar fantástico. Atualmente, a rede possui cinco unidades, sendo quatro no estado de São Paulo, duas delas com parques de diversão acima dos 200 m², e uma em Goiás. Em outubro de 2024 passou a integrar a Antaris Foods Brands Franchising, holding especializada em franquias de gastronomia, responsável pela expansão nacional para 2025, com estimativa de 10 lojas e faturamento de R$ 25 milhões. Saiba mais aqui.

Saint Germain lança colar e anel com relógios embutidos para oferecer mais funcionalidade e estilo aos brasileiros

 

Conhecida por oferecer acessórios que misturam elegância e funcionalidade no mercado, a marca Saint Germain irá lançar em breve dois novos produtos: um colar relógio e um anel relógio. A novidade da empresa tem como foco a “geração z”, que demonstra apreço por esses acessórios que misturam praticidade e estilo na hora de se vestir.

“A utilização de um relógio no colar ou em um anel não é algo comum atualmente, mas ganhou protagonismo recentemente com a cantora internacional Taylor Swift utilizando uma choker relógio”, explica Uana Amorim, Fundadora da Saint Germain. “Nossos dois produtos têm muito destaque porque são bem transformadores, tendo em vista que um look básico pode ganhar muito mais força com um colar ou anel que tenha um relógio embutido”, completa.

Os dois novos produtos da Saint Germain são feitos de metal e banhados em aço inox, e o colar relógio tem variações importantes no design. Para ele, há opções com a caixa do relógio tanto dourada quanto prata, além das opções rendonda e quadrada. As novidades são vistas com grande expectativa pela marca, uma vez que representam um estilo clássico e, ao mesmo tempo, atemporal.

“Mesmo sendo algo diferente, não deixa de ser um relógio, acessório bastante útil para as pessoas. Nossas novas peças podem ser usadas em diversas ocasiões, pois oferecem algo diferente e prático ao look. Acredito que o público vai se impressionar com nosso lançamento, afinal, ele vem pra chamar atenção da marca, trazer branding e visibilidade”, finaliza Amorim.


Sobre a Saint Germain
Fundada em 2020, a marca de relógios Saint Germain atua no mercado para oferecer um perfil clássico de relógios minimalistas por um preço acessível. Com atuação on-line e também física, a empresa tem a missão de entregar estilo e qualidade aos seus clientes.


Helena Bordon é capa da Forbes Life

 


Helena Bordon, empresária à frente da marca de roupas que leva seu nome, By Helena Bordon, e da marca de beleza Hela Beauty, conta como equilibra os negócios e a maternidade - ela é mãe de Humbertinho, de três anos. Para a Forbes Life, ela conta como a moda virou profissão. “Percebi que podia transformar minha paixão [pela moda] em carreira… a moda não era apenas sobre roupas, mas sobre criar experiências e histórias. Isso me motivou a querer empreender e levar o meu olhar para outras pessoas”, afirma.

 

Helena ainda adianta seus planos e metas para 2025. “Continuar expandindo as marcas. Temos novos projetos para By Helena Bordon, com plano de abrir mais duas lojas, uma em São Paulo e a outra ainda estamos estudando a praça. Quero trazer mais inovação e explorar essa conexão entre o Brasil e o exterior. Também estamos desenvolvendo novos produtos para Hela Beauty, sempre pensando em como trazer soluções reais para as pessoas", disse Helena.

Bode, cordeiro e frango caipira: saiba como harmonizar pratos regionais e vinhos na sua ceia natalina!

 


O Brasil é um país de dimensões continentais e essa vastidão também se reflete na rica diversidade de suas ceias de Natal. Cada região tem seus pratos típicos que, além de encantarem pelo sabor, carregam uma história de tradição e cultura local. Embora pratos vindos do hemisfério norte marquem presença, como o peru e o bacalhau, são as receitas regionais que capturam a essência do Brasil nas festas de fim de ano. 

Thamirys Schneider, sommelière da Wine, o maior clube de assinatura de vinhos do mundo, explica que a chave de uma boa harmonização é encontrar equilíbrio um vinho cujo sabor esteja equilibrado com o prato principal: "Ao harmonizar vinhos com pratos natalinos, é importante balancear a intensidade dos sabores. Espumantes frescos  e vibrantes combinam bem com pratos leves como um salpicão, enquanto vinhos mais estruturados, como Syrah, que é ideal para carnes mais intensas, como bode e cordeiro. Toda ceia pode ser elevada quando se encontra uma boa harmonização.”


Confira indicações de harmonização da sommelière para ceias com pratos regionais. 


  1. Brasil


Quatro pratos são bem comuns no Brasil todo, são ótimos acompanhamentos e não podem faltar nas ceias brasileiras. São eles: farofa, salpicão, arroz à grega - que de grego só tem o nome, porque o prato é brasileiro - e a salada tropical. Os ingredientes podem variar em cada lugar do Brasil, mas é certo que eles são figuras carimbadas nas ceias natalinas. 


Para tantas variedades, um espumante é sempre um vinho coringa, por trazer leveza e frescor, uma acidez mais destacada que ajuda a limpar o paladar, e uma certa cremosidade que acrescenta um charme a mais à harmonização. Sem contar que é uma ótima opção para os dias quentes, pois você pode beber mais geladinho, em torno de 6ºC. 


O espumante ideal para esses pratos tipicamente nacionais é um vinho brasileiro: o Espumante Maraví Brut! Produzido em vinhedos do Vale do São Francisco/BA, é um exemplar da linha Maraví, composta por espumantes alegres e vibrantes que combinam com momentos leves, descontraídos e festivos. O Espumante Maraví Brut é um blend das uvas Chenin Blanc e French Colombard, elaborado pelo Método Charmat com breve contato com as borras para ganhar complexidade, volume e cremosidade no paladar. 


(https://www.wine.com.br/vinhos/espumante-maravi-brut/prod30799.html


  1. Região Norte: Pirarucu


O Pirarucu é um dos principais sabores da Amazônia, que  também é conhecido como o “bacalhau brasileiro”. É um dos maiores peixes de água doce do mundo e sua carne por ser considerada nobre, vem conquistando cada vez mais chefs do mundo inteiro. Possui baixo teor de gordura, textura mais suave e menos fibrosa, e tem elevado em teor de proteína de alta qualidade e um sabor suave, o que possibilita a criação de uma ampla variedade de pratos deliciosos.   


Este peixe é a base de muitas receitas no norte do país, como o famoso Pirarucu de Casaca. Por ter um sabor mais neutro, pode ser preparado de muitas formas, então, o ideal é estar atento à sua estrutura, aos temperos e tipos de preparo na hora de escolher o vinho mais adequado. No geral, um vinho branco mais encorpado e estruturado faz uma bela harmonização, como os Chardonnay com passagem por barrica, ou o Alvarinho (Albariño, em espanhol). No caso de um pirarucu na brasa, geralmente feito com a barriga do peixe que tem um pouco mais de gordura, pode-se  agregar um Pinot Noir jovem e leve. 


Independentemente do tipo de preparo escolhido, um bom Chardonnay com passagem com barrica, com mais corpo, volume e estrutura será uma escolha super assertiva, compondo uma harmonização muito saborosa. Uma dica é o chileno Sibaris Gran Reserva D.O. Valle de Leyda Chardonnay 2023, que amadureceu 9 meses em barricas de carvalho francês sobre processo de bâtonnage, para trazer mais estrutura e cremosidade à bebida, sem perder os aromas minerais, de frutas cítricas, pêra e pêssego, e acrescentando um toque de mel delicioso.


(https://www.wine.com.br/vinhos/sibaris-gran-reserva-d-o-valle-de-leyda-chardonnay-2023/prod30808.html


  1. Região Nordeste: bode assado


Já na região nordestina, o bode assado é um dos grandes astros da ceia natalina,  comumente servido com mel, melaço de cana ou calda de rapadura. Por ser uma carne mais estruturada, harmoniza bem com vinhos tintos que apresentam taninos e acidez média para alta. E, para harmonizar quando o preparo traz o agridoce do mel, melaço ou calda de rapadura, vale apostar num belo Syrah, ou blends que têm a uva Syrah, assim como alguns vinhos tintos californianos. 


O norte-americano Apothic Red 2021, um blend de Zinfandel, Syrah e Merlot com breve passagem por carvalho, é uma boa escolha para harmonizar com bode assado, principalmente se acompanhado pelo toque doce do molho. Os aromas chamam atenção pelas intensas notas de frutas pretas maduras, especiarias, baunilha, mocha e chocolate. Na boca, tem corpo médio, boa estrutura, acidez agradável, taninos macios e suculentos. 

(https://www.wine.com.br/vinhos/apothic-red-2021/prod29682.html


  1. Região Centro-Oeste: frango caipira com pequi


O Natal no Centro-Oeste brasileiro geralmente tem um frango caipira. Bem temperado, é comum que seja preparado com açafrão-da-terra e pequi, o ouro do Cerrado. O frango caipira tem sabor mais forte e é uma carne mais escura e firme, que permite harmonizar com vinhos tintos mais jovens, leves, com boa acidez e taninos mais discretos, como os elaborados com a uva Merlot, Garnacha, Sangiovese, Tempranillo e Pinot Noir


Mas atenção, os taninos do vinho e as características do pequi brigam entre si, podendo deixar uma sensação desagradável na boca. Por isso, opte por tintos com taninos mais delicados, preferencialmente os mais jovens, frutados e sem, ou com pouquíssima passagem por barrica, como o francês Ropiteau Frères Les Plants Nobles Pinot Noir 2022. Elaborado pela Ropiteau Frères, renomada vinícola francesa, este exemplar é jovem, leve, frutado e elegante, apresenta taninos delicados, acidez média para alta e agradável frescor. Será uma experiência saborosa, elegante e refrescante, e pode ser degustado mais gelado, em torno de 14ºC, o que é  ótimo em dias quentes do verão. 


(https://www.wine.com.br/vinhos/ropiteau-freres-les-plants-nobles-pinot-noir-2022/prod30524.html


  1. Região Sul: cordeiro assado


A ceia de Natal no sul do Brasil tem fortes influências europeias e são as carnes assadas que mais se destacam à mesa, sendo a carne de cordeiro a que ganha maior destaque por ser mais considerada mais nobre. É uma carne que tem um sabor mais suave, embora marcante e levemente adocicado, que pede por vinhos mais requintados na hora da harmonização. 


Um clássico das harmonizações de vinho com cordeiro é a escolha de um vinho tinto de Bordeaux, França. Outras duas opções tradicionais são os intensos e elegantes tintos do Douro, Portugal, ou os volumosos e arrojados tintos da D.O.Ca Rioja, na Espanha. Uma boa pedida é o vinho português Burmester D.O.C. Douro Tinto 2021, que  tem grandes chances de agradar com suas notas e estrutura. Elaborado pela renomada vinícola Burmester que tem mais de 260 anos de tradição, conhecimento e história na produção de vinhos na D.O.C. Douro, este exemplar é um blend de Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz, em que parte do vinho amadurece por 9 meses em barricas de carvalho francês e americano, para trazer corpo e estrutura, sem atropelar as características primárias das uvas e o expoente do seu terroir. Tem aromas sedutores de frutas vermelhas, chá preto, nuances de cacau e toques minerais. Na boca, é rico, elegante e bem estruturado. Apresenta corpo médio, taninos presentes e macios, acidez média-alta bem integrada com todo o conjunto, e um final longo e harmonioso.

(https://www.wine.com.br/vinhos/burmester-d-o-c-douro-tinto-2021/prod29926.html


  1. Região sudeste: bacalhau


Assim como a região sul, o sudeste tem em sua ceia influências europeias, com diversidade de carnes assadas, como peru, porco, tender, chester, mas a carne que se destaca é o bacalhau. São muitas variações de receitas com bacalhau, desde salada, bacalhoada, bacalhau com natas, bacalhau com batata, à gomes de sá, entre outros. De uma forma geral, para todas as receitas citadas acima, é possível harmonizar com um vinho branco mais estruturado, como, por exemplo, um Chardonnay com passagem por barrica, um vinho branco da região portuguesa Alentejo ou um espumante brut.


Outra ótima dica é o português Casa de Vila Verde Alvarinho D.O.C. Vinho Verde 2023, um vinho elaborado com a uva Alvarinho na o D.O.C. Vinho Verde pela Casa Santos Lima. Os vinhos elaborados com a uva Alvarinho são muito aromáticos, apresentam notas de frutas cítricas e flores, além de trazer notas minerais. Na boca, são cítricos, volumosos e apresentam acidez alta que traz um caráter refrescante. Esta é uma excelente oportunidade para conhecer o perfil fresco, vibrante e aromático da Alvarinho. A safra de 2023 recebeu 90 pontos Wine Enthusiast.


(https://www.wine.com.br/vinhos/casa-de-vila-verde-alvarinho-d-o-c-vinho-verde-2023/prod30662.html)

Philips Walita traz segredos e todo sabor de Natal com a receita de biscoitos com efeito de vidro

 


 

 

Com pouco menos de 10 dias para o Natal, é hora de pensar nas deliciosas e tradicionais iguarias que fazem parte da tradição e da magia da data. Pensando nisso, o HomeID, aplicativo da Philips Walita – pioneira na criação de produtos que revolucionaram a maneira de cozinhar dos brasileiros – desenvolveu uma receita especial de biscoitos amanteigados com efeito de vidro.

Com o apoio dos produtos Philips Walita, como a Airfryers da marca, é possível preparar diversos pratos típicos para celebrar as festas de fim de ano. Confira a lista de ingredientes e o modo de preparo da receita para 12 porções:

  • 100 gramas de manteiga amolecida;
  • 80 gramas de açúcar de confeiteiro;
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha;
  • 1 ovo pequeno;
  • 180 gramas de farinha;
  • 1 colher de chá de tempero para biscoito de gengibre;
  • 2 pitadas de sal
  • 12 balas

 

Modo de preparo

Passo 1/5

  • Bata a manteiga na batedeira;
  • Adicione o açúcar e o extrato de baunilha e até obter um creme claro e fofo;
  • Misture o ovo.
  • Adicione a farinha, o tempero de gengibre, o sal e continue mexendo por aproximadamente dois minutos ou até ficar homogêneo.

Passo 2/5 

  • Abra a massa com aproximadamente 5mm de espessura e transfira para geladeira deixando esfriar por cerca de 30 minutos até ficar firme

Dica: ao abrir a massa, coloque-a entre duas folhas de papel manteiga para evitar o grude.

Passo 3/5 

  • Separe os doces duros por cor, coloque cada um em um saco para freezer separado e esmague-os até obter uma textura grossa de areia;
  • Retire a massa da geladeira. Usando cortador de biscoito, corte-os em no formato desejado e, em seguida, faça furos no meio usando um cortador menos;
  • Faça um pequeno furo no topo de cada biscoito com um palito para fazer a fita. Abra as sobras de massa e corte mais biscoitos, continuando até ter utilizado todo produto;
  • Transfira com cuidado 4 biscoitos para assadeira e adicione uma colher de doce triturado no meio;
  • Coloque os biscoitos restantes na geladeira até a hora de assar.

Passo 4/5 

  • Coloque a assadeira na cesta. Ligue o aparelho com aa configurações indicadas abaixo (sem necessidade de seleção de programa);
  • Asse os biscoitos em porções: tempo (7 minutos) temperatura (160ºC).

Passo 5/5 

  • Retire a assadeira do aparelho e deixe os biscoitos esfriarem por cerca de 15 minutos ou até meio endurecer, antes de retirá-las.

 

Sobre a Philips Walita:

Fundada em 1939 no Brasil, a Philips Walita é uma das marcas mais tradicionais do setor de eletroportáteis presente até hoje no mercado brasileiro. Pioneira na criação do Liquidificador (1944) e da Airfryer (2011), a companhia traz a tecnologia e inovação em seu DNA. A Philips Walita é líder em vendas de Airfryer no mundo, além de contar com uma completa linha de produtos para casa e cozinha, que contam com 2 anos de garantia de fábrica. No país, a companhia conta com uma fábrica e um centro de pesquisa e desenvolvimento na cidade de Varginha, em Minas Gerais. Para saber mais, acesse: www.walita.com.br


Rótulos de vinhos, queijos artesanais e azeites mineiros são destaque no "Encontros de Natal 356"

 


O Encontros de Natal 356, realizado até o dia 22 de dezembro, sempre de quarta à domingo, das 14h às 20h, no Espaço 356, localizado na saída para o Rio de Janeiro, em Belo Horizonte, promete mais do que uma experiência de compras com marcas autorais e momentos especiais. O evento também se consolida como uma vitrine da produção mineira, evidenciando a qualidade e o crescente reconhecimento de vinhos, queijos artesanais e azeites produzidos no estado. Com curadoria criteriosa de Natalia Dornellas, comunicadora e empreendedora social, e Sâmara Merrighi, especialista em moda e sustentabilidade, a iniciativa busca valorizar a identidade local e oferecer aos visitantes uma imersão completa nas riquezas gastronômicas e culturais de Minas Gerais.

“Minas Gerais é um estado completo. Podemos montar uma mesa natalina inteira apenas com produtos mineiros, dos aperitivos aos vinhos. Poucos lugares no mundo têm essa capacidade de oferecer tanto com identidade própria. Este evento é mais do que uma celebração, é uma forma de apresentar ao público o que há de melhor em nossa terra e resgatar o orgulho pelos nossos rótulos”, afirma Natália.

Como berço do queijo artesanal, Minas celebrou recentemente o reconhecimento do modo de fazer queijo como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO. “O queijo é a alma de Minas Gerais. Ele representa a história, o cuidado e a excelência dos nossos produtores”, afirma a curadora do evento. No Encontros de Natal 356, o famoso queijo mineiro será representado pela GOA, marca nascida em Mantiqueira de Minas com sabor que remete ao parmesão, mas com características únicas dado a localização de sua produção.

Criado em 2016, o queijo GOA é produzido em Aiuruoca, na Serra da Mantiqueira, feito a partir de leite cru. Guilherme Maciel, médico e idealizador do produto, destaca que o compromisso com a segurança alimentar é um pilar inegociável da produção. “Meu principal foco foi exatamente a segurança alimentar. Nossa fazenda foi a primeira da região a ser certificada pelo IMO como livre de tuberculose e brucelose. É um trabalho desafiador, mas eu sempre digo: a gente faz queijo, a gente não faz mágica”.

A produção do queijo segue um rigoroso controle de qualidade, desde o plantio da silagem para alimentação do gado até a maturação do produto. “Para fazer um bom queijo, a gente precisa ter uma boa matéria-prima. Por isso, a gente planta a silagem, alimenta nosso gado, todo certificado, e leva o leite diretamente à queijaria para passar por análises rigorosas”. O resultado é um queijo de altíssima qualidade, naturalmente zero lactose, que carrega o sabor único da Mantiqueira e a tradição mineira em cada pedaço.

O Queijo GOA já conquistou reconhecimento nacional e internacional, como a medalha de ouro e duas de prata no Mundial de Queijo de Tours, na França, e o super ouro no 3º Mundial de Queijo no Brasil, em São Paulo. A marca valoriza sua produção de alta qualidade que carrega a essência da Mantiqueira. “O queijo é a alma de Minas Gerais. Ele representa a história, o cuidado e a excelência dos nossos produtores”, afirma Natalia Dornellas. 

O 356 também é casa do Centro de Referência do Queijo Artesanal de Minas Gerais (CRQA) que celebra a tradição mineira do queijo.  

Vinhos - Outro produto de produção mineira tem ganhado destaque no cenário nacional e internacional: os vinhos finos. O segredo por trás deles está em uma técnica criada no próprio estado, adaptada pela Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais). A “dupla poda” permite que a colheita ocorra no inverno e garante que as uvas de altíssima qualidade, ideais para a produção de vinhos finos. A combinação do inverno seco com a ampla variação térmica diária em Minas Gerais cria condições semelhantes às das principais regiões vinícolas da França.

Segundo dados da Emater-MG, Minas Gerais deve atingir uma produção de 2,5 mil toneladas de uvas em 2024. Além disso, o estado conta com 403 hectares dedicados ao cultivo, concentrados principalmente no Sul de Minas, em municípios como Caldas, Andradas e São Gonçalo do Sapucaí.  “Há apenas uma década, muitos achavam que Minas não tinha condições de produzir vinhos de qualidade. Hoje, nossos rótulos são premiados internacionalmente, e é hora dos mineiros se sentirem orgulhosos dessa conquista. Por isso trouxemos a Vinhos de Minas Gerais, que estará no evento com 12 vinícolas”, reforça Natalia Dornellas. 

Entre os grandes nomes presentes no Encontros de Natal 356 está a Vinícola Stella Valentino, um exemplo de pioneirismo e visão estratégica. José Procó Pistela, fundador da vinícola, é neto de imigrantes italianos que chegaram a Andradas em 1910 e apresentaram à Minas Gerais a cultura do vinho. Criada em 2002, a Stella Valentino nasceu de um projeto que se diferencia por unir a produção de vinhos finos à experiência enoturística, ou seja, integra o cultivo das uvas, a elaboração dos vinhos e a comercialização diretamente na própria propriedade. 

Outro produto tem levado Minas para outro patamar no cenário da alta gastronomia. “Minas está se consolidando como um grande produtor de azeites finos. E o Encontro de Natal 356 é uma ótima oportunidade para o público conhecer as marcas e aprender sobre o processo de produção do azeite mineiro”, afirma Natalia Dornellas. Serão  7 olivicultores presentes na loja da Azeites de Minas, entre eles estão o Azeite Veroli e o Azeite Solar da Ópera, reconhecidos por seus produtos de qualidade excepcional que atendem aos padrões internacionais e conquistam premiações em competições renomadas. 

A atuação da Associação dos Olivicultores dos Contrafortes da Serra da Mantiqueira (ASSOOLIVE) tem fortalecido a olivicultura no estado por meio de ações como capacitação de produtores e divulgação das características únicas do azeite mineiro. “A olivicultura do Sudeste se caracteriza por pequenos pomares onde todas as atividades são realizadas com cuidado, com muita paixão pela cultura, paixão pela oliveira e paixão pelo belo azeite que é produzido e reconhecido internacionalmente”, destaca Moacir Batista do Nascimento, presidente da associação, engenheiro florestal e olivicultor. Segundo ele, Minas está expandindo suas plantações de oliveira para além da Serra da Mantiqueira, como para a Cordilheira do Espinhaço e o Vale do Jequitinhonha.

Para consolidar ainda mais produção de azeite no estado de Minas, Moacir também menciona a criação da Câmara Técnica Setorial de Olivicultura, através da  Secretaria de Agricultura do Estado. Objetivo da câmara é buscar recursos para pesquisa e linhas de crédito no setor da olivicultura. “A olivicultura é muito nova no Brasil, aqui no Sudeste começou com a iniciativa da Epamig, em 2008, portanto, apenas 16 anos. Precisamos muito trazer as Universidades e Instituições de pesquisa para ajudar nesta tarefa de consolidar a cultura em nosso estado”, ressalta.

Encontros de Natal 356

O evento busca oferecer aos visitantes momentos memoráveis enquanto encontram presentes exclusivos para o Natal.

A iniciativa reúne um mix diversificado de marcas autorais como a a Watson Brand e Marcelo Blade, voltadas para o público masculino; Lacenza Beauty e Calma, especializadas em maquiagem; Libretto, no segmento de papelaria; Velv Shoes, com bolsas e sapatos; Gissa Bicalho, focada em acessórios; e Mobri, dedicada ao público infantil. As opções gastronômicas incluem, Pipoca Gourmet, Elisa Café, GOA Queijos e Azeites de Minas, além de rótulos tradicionais da Vinhos de Minas Gerais. Para presentes e itens decorativos, destacam-se Matula, Casacafina (mineiridades), Avosidade e Flávia Lage e Maria Cecília Lage (arquitetura). O evento também contará com roupas inclusivas da Freeda e sapatos de Débora Germani.

As marcas foram selecionadas para complementar ainda mais o mix de lojas do 356 que conta com a como a Almacor e a Pop Up Galeria (moda autoral e decoração), Maison Deboá (aromatizantes e cosméticos), One Only One (joalheria e gemologia),  Lemos de Sá (arte) Up Premium (esmalteria),  Oásis (bem-estar) e Atelier Mu (moda experimental). Para moda sustentável, destaque para a Bôhho, enquanto a boutique A Estilosa oferece alfaiataria de qualidade. A Max Visual garante cuidados masculinos com sua barbearia. Na área gastronômica, o destaque é o Rizoma, que oferece buffet no almoço e pratos à la carte à noite, com opções que vão da parrilla às culinárias oriental e mediterrânea. E para garantir a diversão, o Extremo Park oferece atividades como escalada, camas elásticas, jump line e uma pista de velotrol, além de programação infantil com oficinas. 

Além disso, o Encontros de Natal 356 promove oficinas interativas e experiências que exploram tendências em moda, gastronomia e sustentabilidade. Para mais informações sobre o Espaço 356, acompanhe as novidades no Instagram @espaco356 (https://www.instagram.com/espaco356).

 

Serviço: Encontros de Natal Espaço 356
Data: de 11 a 22 de dezembro
Funcionamento: de quarta a domingo
Horário: das 14h às 20h

 

DENDEZEIRO CRIA LOOKS INSPIRADOS NO FILME “MUFASA: O REI LEÃO”

 

A Dendezeiro, reconhecida por sua inovação e representatividade na moda brasileira, apresenta uma coleção inédita, que será lançada dia 18 de dezembro, unindo tradição e contemporaneidade em looks inspirados em “Mufasa: O Rei Leão”, que estreia em 19 de dezembro nos cinemas. A parceria celebra a ancestralidade, a conexão com a natureza e a força de quem constrói sua própria trajetória, resultando em criações que transcendem o conceito de moda e se tornam manifestações culturais.



 

A coleção, composta por oito looks, é marcada pela fusão do universo africano de “O Rei Leão” com a estética nordestina da Dendezeiro. Cada composição é inspirada em personagens e elementos do filme, representados pela ótica da marca baiana. Elementos como tons terrosos, amarelos vibrantes, verdes intensos e texturas naturais, como palha e couro, trazem vida às peças, conectando as savanas africanas ao sertão brasileiro. “É incrível quando a gente desenvolve um trabalho que se conecta com o mundo, e é cada dia mais importante que a Bahia seja o mundo. É uma honra sem tamanho cuidar da arte de Barry Jenkins (diretor do filme) e transformar isso a partir da nossa visão. Mostra não só a potência da moda nacional, mas como a Bahia é uma fonte inesgotável de criatividade. A Dendezeiro é uma prova de que o design emergente é sinônimo de futuro e por isso a gente está muito empolgado em mostrar o que construímos”, afirma Hisan, CEO e Diretor Criativo da Dendezeiro.
 

Reconhecida pelo portal Mundo Negro como a maior grife negra de moda do Brasil, a Dendezeiro é liderada por Hisan Silva e Pedro Batalha, fundadores que foram incluídos na lista The Next 100 da Hypebeast. A Dendezeiro conta com o suporte e apoio da Ashé Ventures, empresa fundada pela atriz Viola Davis e o empresário Maurício Mota, focada em Soft Power brasileiro. No último São Paulo Fashion Week, a Ashé foi patrocinadora master do desfile da marca baiana. Além disso, a marca ganhou mais de 10 prêmios esse ano, incluindo “Marca do Ano” pelo Instituto C&A e Bazaar Brasil e o reconhecimento internacional com o projeto "Respeita meu Capelo", que conquistou um Leão de Prata no Cannes Lions e um bronze na categoria Brand Experience & Activation.


 

A coleção "Mufasa: O Rei Leão" promove um encontro poderoso entre o storytelling da Disney e a criatividade local da Dendezeiro. Mufasa, símbolo de liderança e legado, ressoa com a visão da marca de empoderar as pessoas a usarem roupas que expressem autenticidade, poder e orgulho cultural.
 

Mais que uma simples coleção, esta parceria une histórias e valores que celebram o impacto do legado africano no Brasil e no mundo, provando que a moda pode ser uma ponte entre diferentes culturas. Com esse projeto, a Dendezeiro continua a consolidar sua posição como uma referência no cenário nacional e internacional, transformando narrativas e inspirando novas gerações. “Acredito que existe uma explosão cultural dentro dessa parceria. Uma vez que o universo de ‘O Rei Leão’ conecta pessoas no mundo todo, a visão da Dendezeiro sobre esse projeto cria uma ponte entre a identidade nordestina e outros países. Além disso, reflete o olhar de uma empresa global que enxerga potencial na moda brasileira”, afirma Pedro, CEO e Diretor Criativo da Dendezeiro.
 

“Diversidade, Equidade e Inclusão é um tema de extrema relevância para a The Walt Disney Company e permeia todas as nossas linhas de negócio. O lindo trabalho realizado pela Dendezeiro para ‘Mufasa: O Rei Leão’ mostra toda a potência criativa do nosso país, e reforça atributos importantes dessa história como a ancestralidade e a cultura africana”, comenta Mara Ronchi, Head de Produtos de Consumo da Disney Brasil.
 

Essa coleção foi um desenvolvimento artístico, por isso as peças são únicas e não estão à venda.
 

Ficha Técnica
 

Diretor Criativo - Hisan Silva (@hisandeverdade)
 

Fotografia - Gui Luz (@guiluz__)
 

Videomaker - Leonardo (@leonardo.mf)
 

Drone: Agência lopes (@agency.lopes)
 

Social media - Gian Almeida (@gianallmeida)
 

Produção Executiva - Lorena Gomes (@llorena.gomes)
 

Gerente de Projeto - Ana Carolina Soares (@carol_cssoares)
 

Ass. de Produção - Camila Aduke (@camilaadukefotografia)
 

Beauty - Weiny (@Weinymk)
 

Ass. Beauty - Pamela Cássia (@pamelacassia20)
 

Styling - Hisan Silva (@hisandeverdade)
 

Ass. Styling - Fernanda Monteiro (@afemonteiro)
 

Modelos:
 

Huan Pedroso (Zazu) (@huan.pedroso), Felipe Cruz (Skar) (@lipecruzz_), Renan Luz (Raafiki) (@wuzrenan), Tom Sant (Crocodilo) (@wevertonsant4), Lucas Gringo (Leão do frio) (@llucas__griingo), Ian Cerqueira (Mufasa) (@iancerqueiraa), Maria Clara (Sarabi) (@m.claraleiite) e Luna Marta (Deserto) (@_lunamarta)

A exposição Jurassic World By Brickman anuncia Extensão de Temporada e fica até o dia 2/2/25 no Shopping Eldorado.

 


Crédito: Marcos Mesquita. Para mais fotos e vídeos

Sucesso entre crianças e adultos, a exposição Jurassic World by Brickman acaba de anunciar a extensão da temporada e fica até o dia 2 de fevereiro no Shopping Eldorado, em São Paulo. Criada por Ryan ‘Brickman’ McNaught, o evento dá vida a histórias e personagens da Jurassic World, franquia de grande sucesso da Universal Pictures e Amblin Entertainment. No espaço, o público poderá interagir com as peças, montar suas próprias obras e se divertir em família. São mais de 6 milhões de peças de LEGO® que compõem as diversas esculturas que vão desde grandes herbívoros, bebês dinossauros, os icônicos personagens dos filmes (Blue e Delta -velociraptors fugitivos da Ilha Nublar), o temido TRex, o Jeep de fuga, entre muitas outras. 

A experiência também traz mais de 2,5 milhões de peças de LEGO® para interação direta dos presentes, que podem se divertir montando sua própria ilha, dinossauros híbridos ou veículos de fuga. Algumas atividades cognitivas são também propostas. Entre elas estão reproduzir as pegadas de alguns dinossauros ou participar da construção de um painel colaborativo seguindo um gabarito estabelecido. As instalações do evento são inclusivas contando com acesso por elevadores, banheiros adaptados e abafadores de som.

A experiência, que já passou pela Austrália, Espanha, Suécia e Nova Zelândia, está agora em São Paulo trazendo suas gigantes e extraordinárias esculturas de dinossauro feitas inteiramente de LEGO®. Dentre elas, a mais esperada e favorita dos fãs é a criação mais recente de Brickman: o Baryonyx. Pesando 400kg e com 2,5m de altura, o mais novo dinossauro da experiência imersiva levou 790 horas para ser projetado e criado, e usou exatamente 102.317 peças de LEGO®! 

Crédito: Marcos Mesquita. Para mais fotos e vídeos

Logo na chegada, o público é recebido com a imponente entrada pelos icônicos portões de Jurassic World, com mais de 4 metros de altura. A partir daí, todos se tornam verdadeiros exploradores, passando por instalações que reproduzem um laboratório, o recinto dos bebês dinossauros (onde um Braquiossauro de LEGO® com mais de 2 toneladas cria o cenário perfeito para interações e fotos), além de diversos outros ambientes que apresentam pteranodontes, os velociraptors Blue e Delta, um enorme T-Rex, entre muitas outras atrações do universo da franquia cinematográfica.

Crédito: Marcos Mesquita. Para mais fotos e vídeos

Jurassic World by Brickman® tem ingressos à venda pela plataforma FEVER, mais informações no serviço. A experiência é apresentada em São Paulo pela produtora BE FUN ENTERTAINMENT em co-produção com a Lab Cultural, e desenvolvida pela equipe Brickman, liderada por Ryan McNaught, o único profissional certificado pela LEGO® no hemisfério sul e jurado estrela do programa de TV de sucesso LEGO® Masters Austrália.

ACOMPANHE

instagram.com/jurassicworldbybrickman 

SERVIÇO

JURASSIC WORLD BY BRICKMAN

SHOPPING ELDORADO - SÃO PAULO

Av. Rebouças, 3970 - Pinheiros, São Paulo - SP, 05402-600

 

PERÍODO DA EXPOSIÇÃO

Até 2/2/25

 

CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: LIVRE (A partir de 16 anos desacompanhados) .

Estacionamento pago no local. 

 

DURAÇÃO DA EXPERIÊNCIA: TEMPO LIVRE (tempo estimado para fazer todo o percurso com as atividades: aproximadamente 90 minutos) 

 

INGRESSOS E HORÁRIOS

Terça a Quinta: das 11h às 22h, com último horário de entrada às 20h30

Sexta e Sábado: das 10h às 22h, com último horário de entrada às 20h30

Domingos: das 11h às 22h, com último horário de entrada às 20h30. 

 

Vendas em https://jurassicworldbrickman.com/sao-paulo/

Não é cobrada taxa de conveniência no site. 

(Preços especiais de férias. Confira descontos no site.)

 

Sobre a Lab Cultural

Criada em 2017 por José Toro e Robert Lima, a Lab Cultural atua como um HUB de entretenimento, especializando-se na criação e execução de projetos que transformam a cena cultural através de produções inovadoras e experiências memoráveis para o público. Pioneira em estratégias para esses mercados, a Lab Cultural oferece serviços que abrangem desde a concepção artística até o planejamento de marketing, unindo a força do entretenimento e proporcionando uma experiência única entre as marcas e seu público.

Com um time de profissionais renomados, a empresa tem um portfólio que inclui mais de 45 projetos e conta com colaborações com artistas como Maestro João Carlos Martins, Paula Fernandes, Raimundo Fagner, Vanessa da Mata, Fernanda Abreu, Daniel Boaventura, Thiago Arancam, Tiago Barbosa, Myra Ruiz, Fabi Bang, Alessandra Maestrini, Alírio Netto, entre outros. No mercado corporativo, a Lab já trabalhou com grandes marcas como Bradesco, Huawei, Nacional Inn, Clariant, Ernest Young, Banco Honda, entre outros.

Além de projetos especiais e corporativos, a Lab Cultural tem em seu portfólio a criação de musicais originais como “Brilha La Luna”, “Gatsby”,  "Noite de Patroa", “Saloon", “Era Uma Vez – Um Show”, "Túnel do Amor", "Illuminare - Natal em Joinville" e também co-produziu o espetáculo da Broadway “Cinderella” e a montagem original de "Patrulha Canina". Com o Maestro João Carlos Martins, encabeçou a gestão e criação da exposição “João Carlos Martins 80 anos de música” e diversos projetos sociais e de entretenimento através da Fundação Bachiana. Atua diretamente em parceria e na gestão de pauta artística do Teatro Liberdade, administrado pelo Grupo Infinitus. 

Em parceria com a T4F, foi responsável pela produção de projetos como "Parque do Terror" desenvolvido com a Warner Bros. e a exposição "Vingadores - S.T.A.T.I.O.N." em parceria com Marvel Studios e Disney Brasil. 

Em 2024, a Lab Cultural firma parceria com a empresa chilena BE FUN Entertainment, trazendo para o Brasil uma grande gama de experiências imersivas e interativas com o foco em entretenimento para toda família, começando por Hot Wheels City Experience e a Jurassic World By Brickman.

 

Sobre BeFun Entertainment

A BeFun Entertainment, parte do Grupo GyT Marketing Experiences CO, é referência na criação de experiências culturais e projetos dedicado a família em todo o mundo. Com presença internacional, tendo produzido eventos de grande porte e de grande impacto, associados a licenças como Lego, Hot Wheels, Avengers, Harry Potter, entre outros. 

Destaca-se pela criatividade e capacidade de combinar dados, estratégia e imaginação. A BeFun Entertainment cria instâncias memoráveis que conectam pessoas a marcas de uma forma única. Além disso, é pioneira no desenvolvimento de projetos “originais” com exportação de eventos no modelo de licenciamento de experiência e na utilização de tecnologias inovadoras para tornar suas interações ainda mais emocionantes.

Mais informações em: www.befun.cl