23 de março de 2025

Colchões e qualidade de sono: confira três mitos e verdades para uma boa noite de descanso


Uma boa noite de sono é fundamental para o equilíbrio entre corpo e mente, impactando diretamente na concentração e saúde emocional, além de revigorar as energias para o dia seguinte. De acordo com um estudo efetuado pela ResMed, o Brasil é um dos quatro países com maior média de sono, registrando cerca de 7,8 horas por noite, no entanto, 26% dos brasileiros acordam cansados pela manhã. A qualidade do sono pode ser influenciada por diversos fatores, entre eles, a escolha do colchão. 

Jeziel Rodrigues, especialista do sono da Anjos Colchões & Sofás, rede especializada em colchões e estofados, destaca que, na hora de escolher um colchão, é necessário considerar a densidade da espuma, o tipo de material e, é claro, o conforto pessoal. "Produtos de baixa qualidade podem gerar dores e desconforto, prejudicando o sono e, consequentemente, a saúde", alerta. Além disso, há muitos mitos e verdades sobre a escolha do colchão. "Acredita-se, por exemplo, que um colchão mais macio seja sempre a melhor opção e que a higienização regular é essencial para evitar problemas como alergias. Buscar informações corretas é fundamental antes de tomar qualquer decisão", completa o especialista.

Abaixo, o especialista explica três mitos e verdades sobre a relação da qualidade do colchão para uma boa noite de sono, confira:

  • Trocar o colchão depende do uso e das condições

Verdade. Primeiramente, é importante ressaltar que colchões possuem prazo de validade e a vida útil gira em torno de 5 a 10 anos. Quando a aparência não estiver agradável e a marca do corpo permanecer por mais tempo do que quando o comprou, pode ser o momento de trocar o colchão para evitar complicações no sono. 

“Manchas, descoloração, rasgos ou mau cheiro evidenciam a presença de agentes alergênicos, bactérias e até outros contaminantes prejudiciais à saúde. Além disso, observar o tempo em que o colchão fica marcado devido ao peso corporal é importante, pois se a marca permanecer por muito tempo, pode indicar que a firmeza e elasticidade não são mais as mesmas”, explica Rodrigues.

  • Manter o colchão limpo e em bom estado impacta positivamente o sono

Verdade. A higienização em dia do produto evita o acúmulo de poeira, ácaros e alérgenos que causam problemas respiratórios, como asma e rinite alérgica. Recomenda-se que o colchão seja higienizado de três a seis meses, dependendo do uso. 

“Para a limpeza regular, o recomendado é usar aspirador de pó. Já para uma higienização mais profunda, é essencial contar com profissionais e equipamentos especializados para remover manchas e eliminar agentes nocivos. O uso de um protetor impermeável para o colchão também é uma excelente opção, ajudando a preservar a qualidade do produto e a aumentar sua durabilidade”, orienta. 

  • Colchão mais macio é sempre a melhor opção

Mito. Esse tipo de colchão nem sempre é o ideal devido a falta de suporte necessário para a coluna, principalmente para quem tem problemas nas costas. 

“Colchões muito macios podem causar desalinhamento da coluna, resultando em desconforto e até dores. Por outro lado, colchões excessivamente duros também não são ideais, pois podem gerar pontos de pressão, principalmente nos ombros e quadris. O melhor é optar por aquele que ofereça equilíbrio entre firmeza e conforto, garantindo o suporte necessário para a postura. Na hora da compra, vale a pena testar diferentes modelos para encontrar a opção que melhor se adapta às suas necessidades”, esclarece Jeziel. 

Sobre a Anjos Colchões & Sofás

Fundada no Paraná em 1990, a Anjos Colchões começou suas atividades com produção de estofados e apenas quatro funcionários. Em 2001 a marca estruturou um complexo que atende hoje padrões e normas internacionais de qualidade e segurança, gerando mais de 500 empregos diretos e 1800 indiretos. Em 2007, foi criada a Anjos Franchising, projeto que deu início a Rede Franquias Anjos Colchões & Sofás, que atualmente conta com mais de 300 lojas comercializadas e está presente em 24 estados brasileiros, seis unidades no Paraguai e uma no Uruguai.

Shopping Interlagos realiza Campanha de Páscoa e sorteia kits com cafeteira Arno Dolce Gusto e Ovo de Páscoa da Cacau Show

 


Shopping Interlagosum dos principais pontos comerciais e de lazer da zona sul de São Paulo, preparou uma campanha especial para tornar a Páscoa ainda mais doce. Até o dia 06 de abril, a Campanha de Páscoa 2025 oferece aos clientes a chance de ganhar kits exclusivos, que incluem uma cafeteira Arno Dolce Gusto DGS2 e um ovo de Páscoa clássico sortido da Cacau Show de 2kg. São 50 kits, tornando as chances de ganhar ainda maior.

Como Participar. A cada R$ 350,00 em compras realizadas nas lojas participantes, o cliente garante um número da sorte. O valor pode ser acumulado, somando notas fiscais de diferentes compras.

Cadastro. O participante pode se cadastrar de duas maneiras, no balcão de Autoatendimento, localizado no corredor do Shopping, próximo à praça de eventos, de segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingos e feriados, das 12h às 22h. O cadastro também pode ser feito pelo aplicativo Prizor, disponível para Android e iOS.

 

Sorteio. Os sorteios acontecerão no dia 12 de abril de 2025 e os vencedores serão notificados. É importante consultar os regulamentos e lojas participantes disponíveis nos sites www.interlagos.com.br.

 

Essa é a oportunidade perfeita para deixar a Páscoa mais doce e cheia de surpresas.

 

Serviço:

 

“Campanha de Páscoa – Shopping Interlagos”

Data: Até 06 de abril de 2025.

 

Horário de funcionamento do shopping:  

Shopping: Todos os dias da semana, das 10h às 22h  

Lojas: das 10h às 22h  

Lojas: aos domingos e feriados opcional das 14h às 20h

 

Sobre o Complexo Comercial do Shopping Interlagos

Formado pelos Shoppings Interlagos e Interlar Interlagos, Hipermercado Carrefour, Leroy Merlin (primeira loja do país), Max Atacadista, Hotel Íbis, Cobasi e Kalunga é um dos maiores centros de compras, serviços e lazer de São Paulo. No espaço reservado ao lazer, dispõe de 10 salas de cinema Cinemark, com exibições em 3D, Playland e Boliche. Para mais informações, acesse: www.interlagos.com.br e www.interlarinterlagos.com.br


Grupo Bacardí transforma a Orla do Rio em palco de experiências com drinks exclusivos no verão

 


O verão no Rio de Janeiro tem tudo a ver com bons drinks à beira-mar. E para tornar a estação ainda mais especial, a Bacardí, referência mundial em destilados premium, apresenta a ação "Sabores de Verão", uma iniciativa que leva um menu exclusivo de coqueteis a 65 bares e quiosques na orla carioca, além de 11 pontos em São Paulo e 4 em Santa Catarina.

Entre janeiro e março, o público poderá degustar nove drinks elaborados com os icônicos rótulos da Bacardí, como Bombay Sapphire, Grey Goose, Bacardí e Dewar's. Entre os destaques do cardápio estão clássicos como Bacardí Mojito, Grey Goose Caipiroska e Bombay & Tonic, além de criações refrescantes como o Bianco de Verano,  Bombay Fitzgerald e Dewar 's Penicillin.

Além do menu exclusivo, algumas casas participantes recebem, nos finais de semana, a equipe de promotores da Bacardí para a ativação "The Wall", um jogo interativo que garante brindes personalizados – como aventais, bonés, baralhos e bolsas – para os consumidores que comprarem drinks da marca.

O sucesso da ação já reflete o comportamento dos consumidores neste verão. Até o momento, a Grey Goose Caipiroska se destaca como a favorita, representando 40% das vendas, com uma aceitação ainda maior na orla carioca, onde chega a 50% das vendas. O Bombay & Tonic também conquistou espaço, respondendo por 33% das escolhas, reforçando a preferência por coqueteis leves e refrescantes.

Outra revelação da ação é o Bombay Fitzgerald, que fez sua estreia no Rio de Janeiro com uma representatividade média de 12% nas vendas totais de drinks nas oito casas de maior consumo. Esse número indica o crescente sucesso do coquetel, que, segundo a marca,  vem substituindo o auge da gin tônica e continua a expandir sua popularidade, alcançando um público cada vez mais amplo.

Já em Santa Catarina, o Bacardí Mojito tem sido o queridinho do público, com 40% das vendas. 

Com sabores equilibrados e um clima de descontração, o "Sabores de Verão" do Grupo Bacardí transforma a experiência dos consumidores e reforça a presença da marca nas praias e bares mais badalados do país. Afinal, verão combina com bons momentos – e bons drinks.

 

Sobre o Grupo Bacardi

Fundada por Don Facundo Bacardí Massó, em Santiago de Cuba, em 1862, a Bacardi está na sétima geração da sua família a comandar a empresa. Com presença em mais de 170 países, a companhia tem um portfólio com mais de 200 marcas e rótulos, incluindo o rum Bacardí, líder de vendas e premiações no mundo; o Gin Bombay Sapphire, líder mundial em sua categoria; e a Vodka Grey Goose, líder na categoria super premium.

22 de março de 2025

Lu, do Magalu, chama "magalovers" para participar de campanha de cupons inspirada em "Beleza Fatal"

 


 Enquanto o Brasil inteiro aguarda ansiosamente, nesta sexta-feira, pelo capítulo final de “Beleza Fatal”, novela de sucesso no streaming, a Lu, do Magalu, já entrou na onda e convidou seus “lovers” para participar de uma ação que distribuirá descontos em produtos de beleza no app da companhia. Inspirada na vilã da história, a influenciadora virtual publicou há pouco no Instagram o “Post do Sim”, baseado na famosa “Casa do Sim”, bem conhecida pelos espectadores da trama.

“Oi, my lovers, eu sei que muitos de vocês estão ansiosos pelo final da novela e para acalmar os ânimos eu vim fazer um esquenta, é o seguinte: vai rolar o post do sim, votem bastante pq os produtos mais pedidos nos comentários eu vou falar SIMM para o desconto!”, diz a legenda da publicação (https://www.instagram.com/p/DHd32THxUy1/).

Para revelar quais são os produtos em votação, a Lu aparece com um “Lolook” animal print em frente a um carro rosa, parecido com o da personagem que caiu nas graças do público. Entre os itens que podem ser escolhidos estão o modelador Taiff Curves Turbo Íon, de 499,90 reais por 270,90 reais, a escova alisadora elétrica Revlon Root Booster, de 549,90 reais por 419,90 reais, o gloss “Liphoney” Franciny Ehlke, de 69,99 reais por 57,90 reais, o perfume feminino “La Vie Est Belle” da Lâncome, de 340,43 reais por 249,90 reais no pix, o kit Lola Cosmetics Danos Vorazes com cinco produtos, de 256,90 reais por 89,90 reais e o kit Creamy com três produtos, de 365,90 reais por 187,90 reais. Os descontos serão válidos enquanto durarem os estoques.

Ampliação de alcance

Para aumentar o potencial da conversa, o Magalu contratou um time de influenciadores que estão no elenco da novela para agitar as redes sociais: Kiara Felippe, Julia Stockler, Drayson Menezzes, Breno Ferreira e Romaní. A expectativa é que, juntos, eles provoquem alcancem quase 500 000 perfis. 

No final da tarde, a Lu irá então revelar os produtos mais votados e liberar os descontos. Além disso, haverá também uma seleção de itens de beleza com vários descontos para que os clientes do Magalu possam aproveitar a promoção.

Sobre o Magalu. O Magalu é a empresa que está digitalizando o varejo brasileiro. Desde maio de 2011, a companhia é listada no Novo Mercado da B3. Nos últimos anos, fez diversas aquisições, consolidando sua presença nacional. Além de mais de 1.250 lojas, em 20 estados do país, o Magalu conta com mais seis marcas online (Netshoes, Zattini, Época Cosméticos, Estante Virtual e KaBuM!), 360 000 sellers em seu marketplace, e a plataforma de food delivery aiqfome. O app da companhia é acessado por mais de 50 milhões de usuários ativos mensais. Sua política de gestão de pessoas foi reconhecida com diversos prêmios.

18 de março de 2025

Vivo leva o chamado da Amazônia para o LollaBR 2025

 


Em linha com seu compromisso de promover pautas relevantes nos festivais de música pelo país, a Vivo traz ao LollaBR 2025 uma discussão essencial: a preservação da natureza, tema emergente em tempos de mudanças climáticas aceleradas. 
 
Para trazer essa conversa ao festival, a Vivo desenvolveu a campanha "Raízes Vivas", com ações e conteúdos que valorizam a potência da Amazônia para o equilíbrio do clima e da vida na Terra. Assinado pela Africa Creative, o conceito da campanha é norteado pela imponente Sumaúma, árvore que chega a medir 60 metros de altura, conhecida como Rainha da Floresta e sagrada para os povos originários da Amazônia. 
 
“Em um ano em que os olhos do mundo se voltam para a Amazônia por causa da COP-30 no Brasil, usamos nossa força de marca para ampliar a sensibilização da sociedade sobre a questão ambiental. A Sumaúma e a Amazônia são exemplos de como a natureza é a maior tecnologia que temos. Como marca líder no mercado, queremos reforçar nosso compromisso com as pessoas e o planeta e mostrar que as tecnologias ancestrais e contemporâneas devem conviver para construirmos um futuro mais sustentável”, explica Marina Daineze, diretora de Marca e Comunicação da Vivo. 
 
O projeto Raízes Vivas faz parte da plataforma de sustentabilidade "Futuro Vivo", que promove iniciativas de comunicação com temática ambiental e linguagem pop e acessível. Com o apoio dos embaixadores Alok e Medina, a plataforma visa reforçar o compromisso contínuo da marca com a sustentabilidade.
 
O filme “Raízes Vivas” dá o tom de como a Vivo vai abordar o tema e levar para dentro do Lolla toda a inspiração que a natureza traz. Como fio condutor, a narrativa explora os sons produzidos pelos sapopemas - estruturas das raízes da Sumaúma que emitem sons e eram utilizados pelos indígenas para se comunicar e produzir músicas. No vídeo, as vibrações extraídas por um indígena de um sapopema gigante na Amazônia encontram os sons celebrativos do festival, unindo os dois mundos. 
 
“Os povos originários se comunicavam através da Sumaúma, usando as raízes ocas para emitirem sons. Em outros tempos, essas árvores eram como o ‘smartphone da floresta’. Por isso, em Raízes Vivas, queremos conectar o público do Lollapalooza à potência da Amazônia de forma autêntica e sensorial”, afirma Rodrigo Barbosa Executive Creative Director (ECD) da Africa Creative. 
 
Neste ano, o squad de influenciadores da Vivo para o festival irá receber peças produzidas por artistas amazônicos para compor os looks dentro do Lolla. A entrega das peças terá uma dinâmica diferenciada, chamada de “Os Escolhidos” – em vez dos famosos “Recebidos”: os criadores de conteúdo escolherão o que usar em um catálogo digital com peças produzidas por empreendedores da região Norte que produzem peças autorais e com materiais e modelos locais. Tudo isso como forma de incentivar o consumo consciente e, paralelamente, dar visibilidade a esses produtores.  
 
A marca também lançará o Tour Vivo Recicle, que acontecerá em 5 lojas em São Paulo - Center Norte, Eldorado, Guarulhos, Interlagos e Morumbi - com dinâmica de descarte de lixo eletrônico e conquista de prêmios – dentre eles, ingressos para curtir o Lolla. A ação, que acontecerá no dia 22 de março, terá as informações divulgadas no perfil da marca no Instagram e contará com a participação surpresa de creators. A estratégia de influência da Vivo é assinada pela agência Spark Inc. 
 
Ativações 
A natureza e sua tecnologia ancestral que conecta tudo no planeta, junto com a Sumaúma, serão as inspirações para as ações da marca em seus dois espaços no festival. No lounge, a ambientação traz a imersão na floresta com a Sumaúma como protagonista. Uma tela de led dará a impressão de profundidade com imagens da floresta, ajudando a reproduzir a sensação de estar entre as árvores, inclusive com a luminosidade conforme o dia for terminando e a noite chegando.  Quem passar pelo espaço poderá participar de uma ação de vídeo oportunity que simula uma caminhada no meio da floresta com o auxílio de uma esteira e, na sequência, participar de um quiz sobre sustentabilidade na Vivo para concorrer a brindes. Também vão estar à disposição espaços de descanso e de recarga das baterias de celular. 
 
Já para a pista, a Vivo traz uma grande casa na árvore, que mescla cenografia digital com elementos que fazem referência à natureza amazônica. No térreo, além da ambientação com as raízes da Sumaúma, o público vai encontrar uma ativação que une um balanço com uma queda d’água, e que terá imagens formadas com água, como o Vivinho, ícone da marca, enquanto ele estiver em movimento. Os produtos Ovvi vão ganhar um espaço especial de exposição, incluídos na cenografia que remete à floresta. Quem precisar recarregar a bateria do celular vai encontrar cabos disponíveis e ainda poderá relaxar no espaço de descanso entre um show e outro. No piso superior, a Vivo vai oferecer uma experiência exclusiva para clientes, que deverão mostrar seu celular na entrada para usufruírem das ativações especiais, como salão de cabelo e maquiagem, massageadores elétricos para aliviar o cansaço e snacks para repor as energias. O espaço ainda contará com uma varanda externa com uma vista privilegiada de todo o festival. 
 
Tanto na pista quanto no lounge, a Vivo convida a Gang do Eletro, grupo paraense conhecido por seu papel fundamental na difusão do tecnobrega e do sampler pelo Brasil e pelo mundo, para dar visibilidade ao estilo musical nos espaços da marca. 
 
A Vivo ainda vai disponibilizar totens para recarga de celular por todo o festival para garantir que o público não fique sem bateria para curtir.   
FICHA TÉCNICA  
Agência: Africa Creative  
Anunciante: Vivo  
Produto:  Festivais 
Título: Sumauma 
 
CCO: Sergio Gordilho 
Co-CCO: Mariana Sá 
Direção Executiva de Criação: Rod Barbosa 
Direção de Criação: Thiago Monteiro e Diogo Dutra 
Criação: Adriano Nuevo, Mateus Martins, Bruno Ferreira, Julia Xavier, Mayara Sayuri Kimura 
VP de Conteúdo: Patricia Colombo 
Conteúdo: Aline Botelho, Sacha Brasil 
CEO: Marcio Santoro  
Co-COO: Heloisa Pupim  
Atendimento: Camilla Steiman, Larissa Bertin, Barbara Passos  
VP de Mídia: Pedro Eustachio  
Mídia: Jefferson Sales, Tatiana Melchiori, Jefferson Mendes 
CSO: Ana Paula Kuroki 
Planejamento: Anne Corbucci e Katiane Soares 
Produção Agência: Rodrigo Ferrari, Patrícia Melito e Felipe Lopes 
Insights - Inovação e pesquisa criativa: Estevão Meneguzzo, Eduardo Berardinelli, Bea Ribeiro e Mana Black 
Aprovação/cliente: Marina Daineze, Raphael Mesquita, Roberta Scola, Helen Oliveira, Fernanda Tavares 
Produtora de imagem: Landia  
Diretor de cena: Gui Bohn 
Managing directors: Carol Dantas e Sebastian Hall  
Produtora executiva associada: Valentina Baisch 
Produtora executiva jr: Larissa Delfini 
Ass. de produção executiva: Renan Coutinho   
Coordenadora criativa: Thayna Pacheco 
Asst. Criativos: Ferpa Dias e Anna de Assis 
Coordenação: Luciana Andrade e Cidy Campos 
Facilities: Neia Santos 
HR / DE&I: Samuel Mendes  
1º assistente de direção: Ju Cretela 
2º assistente de direção: Patricia Soares 
Diretor de fotografia: Fabio Politi 
Diretor de produção: Marcos Teshima 
Assistentes de produção: Livia Santos e Larissa Weichsler 
Line producer: Marcelo Maximo (Mazão) 
Produtor (Alter do Chão): Daniel Gutierrez Govino 
Produção de elenco São Paulo: Alice Wolfenson e Neto 
Produção de elenco Belém: Amanda Rabelo 
Equipe de plateau e logística floresta: Associação de Moradores de Jamaraquá (ASMOJA) 
Catering e base de produção: Restaurante da Conce Jamaraqua 
Elenco: Mauri William e Aila Vitória 
Figurinista: Armando Algo 
Make/hair elenco: Veruska 
Coordenação de pós-produção: Jamila Ambar e Elton Bronzeli  
Montadora: Fernanda Krumel 
Montador reduções: Wellington Martinelle 
Assistentes de pós produção: Gabriel Ferreira (Pinda), Ivan Gomes, Matheus Pizani, Renan Prado e Filipe Rizzo 
Color: Erick Moraes 
Pós produção: Globetrotter 
Acervo figurino / objeto / arte: Utimura 
 
Produtora de Som: Satélite Audio 
Direção Musical: Roberto Coelho, Kito Siqueira e Hurso Ambrifi 
Atendimento: Fernanda Costa, Renata Schincariol, Daniel Chasin e Karen Nakamura 
Produção Musical: Roberto Coelho, Hurso Ambrifi, Thiago Colli, Koitty, Alexandre Avicena, 
Pedro Pelotas, Aloizio Lows e Luna França 
Finalização: Carla Cornea, Vithor Moraes, Arthur Dossa, Andre Giannini e Esteban Romero 
Coordenação de Produção: Camila Guedes, Letícia Oliveira, Bea Vieira e Mariana Tardelli 

Museu do Videogame Itinerante chega ao SP Market com exposição interativa e programação especial

 


Uma verdadeira viagem no tempo sobre a história e a evolução dos videogames. Essa é a proposta do Museu do Videogame Itinerante, que chega ao Shopping SP Market de 22 de março até 6 de abril, com acesso gratuito, sempre das 15h às 21h, de segunda a sexta, sábado das 10h às 22h e aos domingos 14h às 20h.

A exposição interativa apresenta a evolução dos consoles desde o primeiro fabricado no mundo, passando pelo primeiro fabricado no Brasil até os modelos mais tecnológicos e atuais. 

A experiência é bastante divertida não só para os fãs mais experientes de jogos eletrônicos, como para toda a família, pois ao longo da história é possível perceber a evolução da indústria e como os jogos se tornaram um setor que movimenta bilhões de dólares no Brasil e no mundo, todos os anos. Além disso, o evento também oferece uma oportunidade de se conectar com outros jogadores e fazer novos amigos que compartilham dos mesmos interesses.

Todos os modelos que atravessaram gerações trazem uma breve história, ano de fabricação, detalhes técnicos e telas de jogos. Alguns de mais sucesso acompanham telas de TVs e demonstram os clássicos da época. São equipamentos que ajudaram a transformar o entretenimento digital no mundo.

O cronograma de torneios do evento inclui Just Dance, International Superstar Soccer Deluxe, Bomba Patch, Street Fighter 6, Super Smash Bros, Mario Kart 8 Deluxe, Naruto Storm 4, Ultimate Mortal Kombat 3, E-football, Tekken 8, Dragon Ball Fighter Z, Guitar Hero 3 e Concurso de Cosplay.

“Acabamos de completar 30 anos e esse sentimento de nostalgia e inovação ainda está muito presente no shopping. Quem visitar o museu certamente vai entrar na mesma energia, além de muito divertida, a experiência ativa a criatividade e a imaginação de todas as idades”, comenta Maíra Santos, gerente de marketing do SP Market.

O Museu do Videogame Itinerante já percorreu diversas cidades do país, atraindo milhares de visitantes interessados na história e na experiência de jogar em consoles de diferentes épocas. No Shopping SP Market, o evento promete envolver o público com nostalgia, tecnologia e interatividade.

Para mais informações, acesse o site oficial do SP Market e fique atento às redes sociais: @shoppingspmarket_oficial

 

Sobre o SP Market: O shopping SP Market está localizado na Avenida das Nações Unidas, Zona Sul de São Paulo, próximo à estação Jurubatuba. O empreendimento, que é referência de diversão em todo o país, concentra o Parque da Mônica, maior parque de diversão indoor da América Latina e terceiro maior do mundo e o Hello Park, maior rede de parques multimídias do mundo. Além disso, conta com um mix de mais de 250 operações, 11 salas Stadium Cinemark com tecnologia XD, 3 praças de alimentação, restaurantes e completa ala de serviços. O complexo atrai mensalmente mais de 1 milhão de visitantes e destaca-se pela forte gastronomia com marcas como Outback, Coco Bambu, Paris6, Madero, Mania de Churrasco Premium e Pecorino.

Endereço: Av. das Nações Unidas, 22540, Jurubatuba 

Central de Atendimento: (11) 5541-2006 - www.shoppingspmarket.com.br 

Mais informações: @shoppingspmarket_oficial

Quais vinhos mais combinam com o Outono?

 


Com a chegada do outono em março, o Brasil entra num período de transição entre o calor intenso do verão e as temperaturas mais frias do inverno. A estação, marcada pelo equinócio – momento em que o dia e a noite têm duração semelhante, traz um clima mais ameno, um ar mais seco e uma paleta de tons terrosos na natureza. A hora é de aproveitar a mudança e celebrar o fim do calorzão, com vinhos que combinam perfeitamente com a estação. 

“O outono pede rótulos com um pouco mais de estrutura, mas que contém frescor e elegância”, conta Marina Bufarah Sommelière da Bodegas Grupo Wine. “Se a ideia é explorar novas experiências, vale apostar tanto em tintos mais encorpados quanto em rosés gastronômicos, especificamente elaborados para harmonizar bem com uma variedade de pratos.” 

Confira três sugestões de vinhos que têm tudo a ver com a estação. 

1. Rosés estruturados para dias amenos 

Para quem aprecia vinhos rosés, o chileno U by Undurraga D.O. Región del Valle Central Rosé é uma excelente escolha. Produzido com Cabernet Sauvignon, entrega corpo e intensidade suficientes para acompanhar pratos como tábua de frios, pizza marguerita, estrogonofe de frango e risoto de camarão. Um rosé versátil e sofisticado para os dias mais suaves do outono.

https://www.amazon.com.br/Vinho-Chileno-Undurraga-Valle-Central/dp/B0CRW8P5TK 

2. Tintos elegantes e aromáticos

Os tintos ganham mais espaço, conforme as noites ficam mais frescas. Uma ótima pedida é o Chac Chac Reserva Pinot Noir, um vinho argentino que passa 12 meses em barricas novas, combinando carvalho francês e americano. O resultado é uma bebida com taninos macios e notas defumadas e de baunilha, perfeita para acompanhar carnes leves, cogumelos e massas com molhos cremosos.

https://bootstrap.rbi.skyhigh.cloud/clientless/#url=https://www.charutaria.com.br/vinho-tinto-argentino-chac-chac-reserva-pinot-noir-750ml 

3. Malbec para momentos aconchegantes

Para noites mais frias e pratos mais encorpados, a Malbec se destaca. O argentino Humberto Barberis Gran Reserva Malbec entrega aromas de frutas negras maduras, especiarias, chocolate e tabaco, criando uma harmonização perfeita com carnes grelhadas, caldo verde e pizza de quatro queijos. Um vinho que combina robustez e elegância para os dias mais acolhedores do outono.

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Sobre Bodegas Grupo Wine

A Bodegas Grupo Wine é uma importadora e distribuidora de vinhos que combina tradição e inovação para oferecer rótulos exclusivos ao mercado brasileiro. Uma empresa do Grupo Wine que se destaca pelo pioneirismo na distribuição digital para o mercado B2B e pelo rigor na seleção de vinhos. Com um modelo de autosserviço online, a Bodegas Grupo Wine otimiza a experiência de compra para bares, adegas, restaurantes e varejistas. Seu portfólio prioriza vinícolas da América do Sul, com destaque para a Argentina e Chile, mas também possui rótulos da Itália, Portugal, França, Espanha, Uruguai e EUA. Mais informações em www.bodegasgrupowine.com.br.    


Elas dominam o jogo: conheça 12 mulheres que estão transformando os e-Sports

 

Imagem: Instagram

A participação feminina nos eSports tem conquistado cada vez mais espaço, refletindo um avanço significativo rumo a um ambiente mais diverso e inclusivo no universo dos jogos eletrônicos. No entanto, apesar dos avanços, as mulheres ainda enfrentam desafios expressivos, como a sub-representação em torneios de elite e barreiras estruturais que dificultam sua ascensão profissional.

De acordo com a Pesquisa Game Brasil 2024, as mulheres já representam 50,9% do total de gamers no país, consolidando-se como uma parcela fundamental da indústria. Esse crescimento está diretamente ligado à popularização dos smartphones, que democratizou o acesso aos jogos eletrônicos e permitiu que mais mulheres ingressassem nesse universo.

Ainda assim, a percepção do público sobre os eSports continua sendo um desafio. A pesquisa revelou que 79,5% dos 13.360 entrevistados enxergam os games apenas como entretenimento, o que pode dificultar a consolidação dos eSports como uma carreira viável para muitas jogadoras.

Os desafios das mulheres no eSports

Em um setor que prevê crescimento global de cerca de 10 bilhões de dólares até 2032, segundo a Statista, as mulheres ainda enfrentam obstáculos significativos no cenário competitivo. O preconceito e o assédio continuam sendo desafios persistentes, tanto durante as competições quanto no ambiente digital. Comentários ofensivos e ataques nas redes sociais são realidades frequentes para muitas jogadoras e profissionais da área.

Além disso, a desigualdade de oportunidades ainda é um entrave. Muitas organizações, equipes e patrocinadores demonstram resistência em investir no desenvolvimento de talentos femininos, dificultando o acesso a torneios de alto nível, patrocínios e suporte financeiro.

Outro ponto crítico é a falta de representatividade. Apesar do crescimento da participação feminina nos eSports, a predominância masculina nas principais ligas e transmissões ainda é evidente. No entanto, cada vez mais mulheres estão superando essas barreiras e conquistando espaços importantes, inspirando uma nova geração de jogadoras e profissionais do setor.

Conheça as mulheres que estão transformando o cenário dos eSports

1) Bizerra 

 


Imagem: Instagram

Jogadora de destaque no cenário de Valorant, Bizerra é reconhecida por sua consistência e desempenho de alto nível, inspirando outras mulheres no competitivo.

2) Natália "daiki" Vilela


Imagem: Instagram

Com apenas 19 anos, Daiki já é uma das melhores jogadoras de Valorant do mundo. Atuando pela Team Liquid, iniciou sua trajetória nos games influenciada pelos irmãos, jogando títulos como WolfTeam e PointBlank. Sua equipe é a atual vice-campeã mundial do Valorant.

3) Luiza "Croft" Trindade 

Arquivo pessoal

Ex-jogadora e atual diretora do Team Solid, Croft se destaca no cenário de FPS, produzindo conteúdos educativos para ajudar outros jogadores a aprimorarem suas habilidades.

4) Camilota XP 



Imagem: Instagram 

Apresentadora, atriz e uma das personalidades mais carismáticas dos eSports. Camilota XP conquista o público com conteúdos envolventes e criativos, tornando-se referência para fãs e aspirantes a profissionais do setor.

5) Gabi Serranone

Foto Divulgação Team Solid

Integrante do Team Solid, Serranone se destaca por suas habilidades em campanhas publicitárias e por incentivar a conexão entre eSports e bem-estar por meio da prática de atividades físicas.

6) Malena 



Imagem: Instagram

Pioneira na popularização de gameplays no YouTubeMalena acumula mais de 6 milhões de inscritos e mais de 1 bilhão de visualizações. Ao longo de mais de uma década, consolidou-se como influenciadora digital, criadora de conteúdo, palestrante e apresentadora.

7) Nyvi Estephan



Imagem: Instagram 

Um dos nomes mais reconhecidos dos eSports no Brasil, Nyvi se destacou como apresentadora em eventos nacionais e internacionais, como o Prêmio eSports Brasil e o reality No Gás com Just Dance. Em 2023, foi homenageada no Prêmio eSports Brasil por sua contribuição ao setor.

8) Roberta Coelho


Imagem: MIBR/ Divulgação

CEO da Made in Brazil (MIBR), uma das equipes mais tradicionais de eSports do país. Especialista em inovação para o mercado de entretenimento, Roberta lidera iniciativas que promovem diversidade e inclusão no cenário competitivo.

9) Letiltz


Imagem: Instagram 

Uma das streamers de Fortnite mais assistidas, Letiltz conquistou uma grande comunidade com seu carisma e autenticidade, tornando-se uma referência na Twitch.

10) Isa Fonti


Imagem: Instagram 

Influenciadora e jogadora profissional de Free Fire, Isa Fonti fez história na B4 e, após um período dedicado à maternidade, retornou ao cenário competitivo pelo FlaSports. Sua trajetória inspira milhares de fãs no Brasil.

11) Carol Bombshell 


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Nome em ascensão no cenário de eSports, Carol já participou de grandes eventos como host, conquistando o público com seu carisma e profissionalismo.

12) Deylanne Nayara 


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Criadora de conteúdo da LOUD, Nayu se destaca nas redes sociais e vem ganhando reconhecimento no cenário competitivo de eSports.

A crescente participação feminina nos eSports não é apenas uma tendência, mas uma transformação concreta do setor. Com mais mulheres se destacando em diversas frentes — seja na competição, na criação de conteúdo ou na gestão —, o universo dos jogos eletrônicos se torna mais diverso e representativo. O desafio agora é garantir que esse crescimento continue, com mais investimentos, visibilidade e oportunidades para todas.

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Team Solid

Team Solid, fundado em 2019, surgiu como uma organização profissional de e-sports, conquistando rapidamente seu espaço no cenário competitivo. A trajetória começou no Clash Royale, onde a equipe se consagrou campeã brasileira e venceu a prestigiada NoTilt, uma das principais competições internacionais da modalidade. Com o sucesso inicial, a organização expandiu sua atuação para outros jogos mobile, como PUBG Mobile, Mobile Legends e Free Fire, alcançando as ligas mais importantes de cada jogo e acumulando conquistas como campeão das Américas no PUBG Mobile, campeão da 515 Blitz no Mobile Legends e acesso à elite do Free Fire, sendo campeão da Série B em 2021 e da Copa FF em 2024. Em busca de novos desafios, a Team Solid migrou para o cenário de jogos de PC, com forte investimento no Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) e, na mais recente atualização, agora chamado Counter-Strike 2 (CS2). O resultado veio rápido: a equipe já figura entre as dez melhores do ranking HLTV, com presença marcante em torneios internacionais. Com um crescimento acelerado e sustentável, a Team Solid se estrutura como uma organização sólida e confiável, consolidando sua posição no mercado. Seus sócios possuem ampla experiência em empreendedorismo, investimentos e gestão em empresas multinacionais, garantindo uma visão estratégica para o futuro do time. Saiba mais